Ir para conteúdo

Bolívia/Chile/Peru - Jul/2013 (19 dias)


Posts Recomendados

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

14/07 – MP – Cusco

 

Os ônibus que sobem para MP começam partir as 05:00h, e o parque de MP abre as 06:30h. A fila do ônibus é grande, então garanta seus tickets de bus e vá para a fila. A subida dura cerca de 30/40 minutos. Os meninos iam subir Huayna no primeiro horário, das 07:00h as 08:00h. Eles entraram direto, nós ficamos na fila de MP. Nosso guia, Alex, foi apelidado ‘carinhosamente’ de Mestre dos Magos. Sumia, aparecia. Sumia, aparecia.

 

SAM_7663.JPG

 

Quando fechamos o pacote, não sabíamos quem seria nosso guia, nem o nome dele. Só ficamos sabendo porque os meninos conheceram ele no passeio anterior. Teoricamente ele ficaria nos guiando por 2 horas e meia, mas não deu nem 1 hora e o cara ‘tchau’. Quando os meninos desceram de MP e quiseram ser guiados, o guia já tava sabe lá Deus onde. As 11:30 tínhamos que pegar nossas mochilas e ir pra estação.

 

O trem sairia as 12:35h. Uma desorganização o embarque. Primeiro falaram que não era pra entrar no trem, que tinha que esperar não sei quem. Mas começou chover, ninguém apareceu, tiramos 2 ou 1 e resolvemos entrar. Aliás, todo mundo foi entrando depois e já sentados que vieram checar nossas passagens.

A viagem de trem até a hidrelétrica é rápida. Quando chegamos na hidrelétrica, achamos a van que ia trazer a gente mas o motorista começou falar que não tinha a lista de passageiros, que isso era responsabilidade do nosso guia. Mas, cadê o guia? Esperamos, esperamos, esperamos... Nós e um monte de gente. Todo mundo meio perdido. Eis que surge o nossa guia e mesmo assim o rolo das vans não foi resolvido. Demorou pacas.

 

Só que a gente não sabia que a volta seriam mais ou menos 150km em 8 horas. Pois é. 8 horas. Só desfiladeiros, abismos e a estrada é mega tensa. Horrível MESMO! Não víamos a hora de chegar. Chegamos e tentamos vaga no Hostel Wild Rover. Conseguimos um quarto pra 4 com wc. Nos arrumos, fizemos esquenta no hostel, saímos pra comer no Tratoria Adriano e fomos conhecer o famoso Mama Africa. Fica localizado na Plaza de Armas, não tem erro. A balada é legalzinha, só que tem muito local caçando gringo, o que ‘estraga’ um pouco. É bacaninha de turma, mas parece inferninho hehehe.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

15/07 – Cusco

 

Logo cedo compramos a passagem para Puno s/ 30. Fomos andar na city, almoçamos num restaurante turístico em frente a praça. Queríamos comer carne de alpaca. Não lembro o nome do restaurante mas todos os clientes estavam nitidamente insatisfeitos. Nossa comida demorou pacas, e a entrada que pedimos nem veio. No fim da tarde voltamos pro hostel. Ficamos tomando uma cervejinha lá e 3 amigos brasileiros foram nos encontrar lá. Logo era hora de partir.

 

L7rV30-fv0_mZKU1TtH73VKnveTg8I5jUygZdHHBdbQ=w337-h189-p-no

 

16/07 – Puno – Desaguadero – La Paz

 

Chegamos cedinho em Puno e a quantidade de gente oferecendo passeios e passagens é insuportável. Só faltam te segurar. Aliás, em todo lugar é assim. Muito chato. Nós achávamos que daria para fazer no mesmo dia Islas Flotantes, ir para Copacabana para ver a Isla del Sol e no mesmo dia ir pra La Paz, mas o trajeto de Puno a Copacabana é mais demorado que o imaginável.

 

Decidimos passear em Puno e cortar Copa >/ . Fechamos o passeio das Islas Flotantes numa agência ali mesmo na rodoviária s/ 20. O passeio é algo bem diferente, tem o transfer de ida e volta ao porto (cuidado com esse transfer, pois quiseram dar o balão na gente na volta) e o passeio de barco. Não comam nada da Ilha. Todos que ouvimos que comeram tiveram piriri dos bravos.

 

Terminando o passeio, fomos pra rodoviária e descobrimos um jeito de chegar mais rápido a La Paz. A funcionária que nos vendeu o passeio disse que tem um caminho alternativo por Desaguadero. Ela nos indicou onde pegar as vans, s/ 10, 1 hora e meia até Desaguadero. A van vai beirando o lago Titicaca, e é uma vista de deixar boquiaberto.

 

9dH3Q6EIactqOAX2oTv4cB4l1xoj5HXyBzJP9_lcKW8=w368-h207-p-no

jEH8kHqDvwf2lMgar63FGi8Q1ogXK1M5oo81BhGnpF8=w368-h207-p-no

 

Olha o perrengue de novo!!!

 

Chegando em Desaguadero, fomos fazer os trâmites a pé. A cidade é linda SQN! Na fronteira, passamos batido pela imigração ao lado esquerdo, vimos uns policiais do lado direito e fomos perguntar. Aí vieram com uma história de que precisariam conversar com a gente individualmente. Trancaram a gente, um por vez, numa sala e vieram com um blábláblá falando que precisariam checar se tava tudo ok com nossos docs, só que o cara mal olhou pro meu passaporte. E para os meninos vieram com um papo de dinheiro, pediram até para ver a carteira. Certeza que queriam grana.

 

Saímos meio revoltados, mas de boa porque ninguém tinha dinheiro dando sopa então não tiraram nada da gente. Chegamos a Aduana Boliviana e indicaram onde ficava a Peruana. Finalmente, fizemos a imigração e pegamos um táxi para La Paz (Bs 40,00). A viagem durou cerca de 2 horas. Chegamos no dia do aniversário de La Paz, a cidade estava em festa.

 

Conseguimos vaga no Wild Rover (Bs 54,00 – quarto para 10). O banheiro mais limpo da viagem toda. A mulher da limpeza ficava a todo momento limpando, impressionante! Os meninos foram ver o Downhill só que a volta ia bater com o horário do voo deles. Tem muita opção de passeio em La Paz, muita mesmo. Fomos comer no Burger King ::love:: e voltamos pro hostel. O pub era super badalado e nos divertimos muito.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

17/07 – La Paz

 

Compramos a passagem de ônibus La Paz – Santa Cruz (Bs 200,00 – bus cama, cia transcopacabana, que aliás foi muito bom). Os meninos iriam fazer esse trecho de avião (sai cerca de Bs 540,00). Durante o dia fizemos um city tour e fomos ao Valle da Luna. Voltamos pro hostel, tomamos mais umas cervejinhas e então nos despedimos. A partir daqui seguiria só com a Jú.

 

TyOlb03YivKirrFZC7n7G9iVJCOGZbi5H02s0yDqAD4=w337-h189-p-no

RBO_tW218o0oGPerbTbCs35ybwiW6vvPKncs01n52Sc=w337-h189-p-no

Vale da Luna

 

Aqui descobrimos que cada cia tem uma plataforma e na maioria das vezes tem vários ônibus saindo no mesmo horário e claro, da mesma plataforma. Esqueçam pontualidade na Bolívia. O ônibus era tão confortável que nem vimos as 17 horas de viagem passar. Conhecemos uma francesa no ônibus e ela se juntou a nós.

 

18/07 – Santa Cruz de La Sierra

 

Chegamos em Santa Cruz e descobrimos que não havia mais passagem de trem para Quijarro. No dia sairia o Ferrobus e são só 2 vagões. Ficamos com medo mas a saída era voltar de ônibus mesmo. Pagamos Bs 130,00 no melhor ônibus da melhor cia (não lembro o nome). Deixamos nossas bagagens e fomos andar na cidade. Fomos a um shopping, almoçamos por lá e depois fomos a uma feira – Mercado de los pisos (acho). Terminamos de gastar nosso dinheiro lá com muambas. Fica umas 8 quadras da Plaza 24 de Septiembre. Deu a hora, voltamos pra rodoviária.

 

gqiqgs5RtbuEmWlDwa5Y1IIDWDfpL3SRfNfFGmAEggM=w337-h189-p-no

rIQvSh0g8vTupc6H16eEtd80AAKC_01GRTFp-LzTCYM=w337-h189-p-no

 

Logo que pegamos estrada, a 1 hora e meia mais ou menos de La Paz, o ônibus começou dar sinais que ia pifar. Pararam o bus, tentaram arrumar, e seguiram viagem. Dormi, e acordei as 03:00h da manhã parada na estrada, e assim ficamos até as 07:00h. Como não bastasse, no início da viagem, o ‘rodomoço’ avisou a todos que o banheiro era somente para xixi. Foi ele falar e veio um cagão, empesteou o banheiro e tiveram que interditar.

 

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

19/07 – Puerto Quijarro - Corumbá

 

SAM_8019.JPG

fYGnvEzBS5t6A_iNrEzpsWq1NHFDJy_fN08zjDocA_M=w335-h188-p-no

 

As 07:00h finalmente chegou outro ônibus, uma sucata, fedida, não sei como não tinha rato e morcego. Até transferir todas bagagens (inclusive cama box), eram umas 09:00h, seguimos pra Puerto Quijarro e chegamos por volta do meio dia. Fizemos amizade com um brasileiro que mora em Santa Cruz, e ele ficou para dividir o táxi com a gente. Até fazer os trâmites de fronteira deu 13:00h. E quando chegamos à rodoviária, o único ônibus com vaga sairia as 00:00h.

 

Surtamos! O voo da Ju para a Bahia sairia as 06:00h da manhã do dia seguinte. Eis que a solução surge. Um funcionário de uma agência de turismo ouviu nossa conversa e ofereceu nos levar a Campo Grande de carro por um valor pouco acima do ônibus R$ 125,00. Claro que topamos. Estávamos em 4 e queríamos chegar logo, não pensamos duas vezes.

 

Demos muita sorte, o cara era muito gente boa. Rimos, cantamos e papeamos o caminho todo. E finalmente, estávamos praticamente em casa.

 

1DvAFo_DF-Bfj0d0A0hl543tucItfsVggW_OsI0nFDo=w346-h188-p-no

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito massa o relato!

 

E é bom contar (não viver, hahaha) os perrengues que aí o povo 'perdido' entende que é terra sem lei esses lados... hahaha... Mas com bom humor a gente supera tudo :)

 

Beijos!!! e parabéns de novo!! =)

 

Valeu Camila ::otemo::

 

Se não fosse o bom humor teríamos pirado ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Chegando em Desaguadero, fomos fazer os trâmites a pé. A cidade é linda SQN! Na fronteira, passamos batido pela imigração ao lado esquerdo, vimos uns policiais do lado direito e fomos perguntar. Aí vieram com uma história de que precisariam conversar com a gente individualmente. Trancaram a gente, um por vez, numa sala e vieram com um blábláblá falando que precisariam checar se tava tudo ok com nossos docs, só que o cara mal olhou pro meu passaporte. E para os meninos vieram com um papo de dinheiro, pediram até para ver a carteira. Certeza que queriam grana.

 

 

Olha, esse Desaguadero é uma bomba! Quando voltei do Peru pra Bolívia enfrentei uma situação parecida. Estávamos atravessando a fronteira a pé e nisso os policiais nos chamaram, "vem cá, vem cá", e ingenuamente fomos, e chegando lá nos arrastaram pra uma salinha SINISTRA dentro da delegacia, e os 3 policiais começaram a falar rápido e ao mesmo tempo coisas do tipo "vamos te revistar", "cadê a maconha", "canguru, canguru" (referindo-se a alguma pochete, sei lá), implicaram com uns dólares que acharam na minha carteira, e só amansaram mesmo quando perguntaram o que eu fazia da vida e eu respondi que era advogado. Daí me liberaram felizes da vida e falando coisas do tipo "ahhh o Mundial, Brasil gañará!", etc., pra cima de mim? ::quilpish::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olha, esse Desaguadero é uma bomba! Quando voltei do Peru pra Bolívia enfrentei uma situação parecida. Estávamos atravessando a fronteira a pé e nisso os policiais nos chamaram, "vem cá, vem cá", e ingenuamente fomos, e chegando lá nos arrastaram pra uma salinha SINISTRA dentro da delegacia, e os 3 policiais começaram a falar rápido e ao mesmo tempo coisas do tipo "vamos te revistar", "cadê a maconha", "canguru, canguru" (referindo-se a alguma pochete, sei lá), implicaram com uns dólares que acharam na minha carteira, e só amansaram mesmo quando perguntaram o que eu fazia da vida e eu respondi que era advogado. Daí me liberaram felizes da vida e falando coisas do tipo "ahhh o Mundial, Brasil gañará!", etc., pra cima de mim? ::quilpish::

 

Olha, uma bomba mesmo! Foi bem isso que aconteceu, e acho que entramos na mesma salinha hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...