Ir para conteúdo

Bolívia - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 768
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Olá =)

 

Eu vejo muitos roteiros semelhantes envolvendo Bolívia/Peru. O pessoal opta por ir de bus da região sudeste do Brasil até Corumbá, atravessa a fronteira e de lá pega o trem da morte até Santa Cruz. Daí optam por fazer um roteiro circular descendo até Uyuni indo ao Atacama e atravessando a fronteira do Chile ao Peru, indo a Cusco e depois retornando pela região do titicaca até Santa Cruz.

 

Outros optam por descer até Uyuni e de lá não irem ao Atacama e subirem ao Peru pela Bolívia e depois retornam pela Bolívia.

 

As reclamações são sempre as mesmas, mesmo os que gostam da viagem do trem da morte na ida, já não tem saco para fazer a mesma coisa na volta. É bem longa a viagem e é exatamente a mesma paisagem da ida.

 

Quando eu fui para a região, meu planejamento era subir até Lima e de lá voltar de avião (de milhas). Eu queria ir ao Atacama, Uyuni, La Paz e Copacabana e não tinha interesse algum de passar pelas cidades fronteiras entre Chile e Peru e também sou averso a roteiros circulares e por isso pesquizei alternativas.

 

O caminho que eu decidi ir foi (preços atuais):

São Paulo - Foz do Iguaçu - Pluma/13 hrs de viagem - 138 reais

Puerto Iguazu - Salta (Flechabus ou qq outra cia que você achar em Puerto Iguazu) - 23 horas - 185 pesos

Salta - San Pedro do Atacama (fui de gemini, tem que reservar por telefone com certa antecedência, mas vc só paga na hora, só vai 3 x por semana) - 10 hrs/ 170 pesos

 

Ou seja, você sai em um dia a noite e chega 3 dias depois a tarde, um total de umas 60 horas e, na cotação de hoje, 255 reais gastos em bus. Só o bus São Paulo a Corumbá custa quase 200 reais. Além disso, por relatos as pessoas demoram entre 48 horas a 60 horas para sair de São Paulo até Santa Cruz! Depois tem que se virar para chegar a Uyuni (ou então na volta chegar de Uyuni a Santa Cruz...), perdendo mais tempo ainda. Isso quando não vão para Uyuni fazem o passeio e do Atacama voltam direto por Uyuni (perdendo mais 1 dia de viagem).

 

Há de se considerar também que Salta e Foz do Iguaçu são cidades bem interessantes, que você pode ficar alguns dias se quizer (eu infelizmente não fiquei nessa trip) que irá curtir. Além disso, o paso de jama (estrada que liga Salta a San Pedro do Atacama) é bem famosa, e uma das estradas mais lindas que passei em minha vida (algumas fotos: http://www.lonelyplanet.com/travelblogs/57/1645/The+Spectacular+Bus+Ride+from+San+Pedro+de+Atacama+to+Salta?destId=363278 ). Eu pagaria só pelo passeio naquela estrada :P.

 

Outro fator é que os ônibus da Argentina são super confortáveis, até eu que não durmo muito em bus durmia tranquilo, oferecem várias refeições e rolou até um bingo lá valendo um vinho (não ganhei :( ). Você faz tudo também por empresas confiáveis e reserva tudo com antecedência, algo que não rola muito no trem da morte.

 

Na época eu até comentei no fórum, mas desde então vejo poucas pessoas fazendo esse roteiro (pelo menos de bus, de carro é menos incomum). Eu sinceramente acho que é uma excelente alternativa, e com ela você pode até economizar tempo e evitar voltas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa, galera!

 

Então, fui comprar as passagens para Santa Cruz pelo submarino viagens, consegui por R$550,00 mas acabou ficando R$850,00 devido a taxa de embarque. É isso mesmo?

Eles tem a opção de selecionar seguro também, mas sempre ouvir que comprando no cartão de crédito já tem seguro, vocês sabem me dizer algo sobre isso? O meu cartão é VISA e eu vi que eles tem isso sim, mas na hora da compra da passagens não diz nada...

 

Outra coisa seria como levar o dinheiro para lá. Vale a pena o Visa TravelMoney lá ou não tem necessidade?

 

Valeo! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

George, esse valor é ida e volta ou só um trecho? Se for só ida está bem caro...

Procure as passagens no site da própria cia aérea porque pode sair mais barato comprar direto deles

Além das taxas de embarque o Submarino cobra também taxas de serviço, já que eles funcionam como uma agência de viagens

 

Esse seguro que eles ofereçem é diferente do seguro do cartão. Não certeza absoluta sobre isso, mas até onde eu sei o seguro que se compra com a passagem é só relacionado ao vôo, cobre por exemplo extravio de bagagem. Já o seguro do cartão de crédtio é um seguro saúde, ele varia de acordo com bandeira e o banco, mas pelo menos o meu (BB Ourocard Visa) não cobre extravio de bagagem, só saúde mesmo. Entra no fórum de saúde do viajante que você encontra informações mais detalhadas, não sei te dizer mais que isso.

 

VTM não posso te informar porque nunca usei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É passagem para ida e volta! Eu procurei direto na cia aérea já, mas como tem que comprar os vôos separados eu fiquei meio assim em comprar 1 e acabar sielá haha já que vou com a minha namorada. Mas acho que irei acabar fazendo isso. Pretendo comprar hoje mesmo as passagens.

 

O extravio da bagagem é o mais complicado mesmo! Imagina ficar sem a mochila?!

 

Acho que vou levar em dinheiro mesmo, nada de VTM. Fazer um moneybelt e boa :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gente, estou precisando de informações concretas de Voos saindo de Guayaramerin com destino à La Paz e de La Paz com retorno à Guayaramerin.

 

Vou para a Bolivia saindo de Porto Velho. Vou pegar um onibus da Real Norte para Guajará-Mirim.

 

ME AJUDEM, preciso marcar com data segura meu voo de volta de Porto Velho à Fortaleza.

 

Ja pesquisei sobre a Tam boliviana, mas nao acho nada, o site nao funciona. Queria saber preços e horarios.

 

=))))

 

 

20110518010757.jpg

 

o voo sai a partir de 156.5 U$$, creio que terá uns $$ a mais pelas taxas, de onibus o custo é de 180 a 220B$ e leva apenas 33 horas de viagem.. coisa pouca.. hahahaha, estou fazendo esse percurso mes que vem e irei de onibus, vou me acostumando com a altitude, nao q seja muita coisa, mas acho q vale a pena e a galinha toda, nao quero ter o Mal da Altitude.

Fiz pesquisa no site da AEROCON.BO e a passagem está 1.481,00B$ cada trecho, se tem pressa, aviao, caso contrario vá de onibus e curta a viagem via el Camiño Coroico. ::otemo::

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Rafael

 

Por favor leia o tópico e/ou use a caixa PESQUISAR que exite na parte superior de qualquer tela do site.

 

Evite ficar postando perguntas que já foram amplamente debatidas aqui nos fóruns.

 

Pesquise bastante, pois uma boa viagem depende disso.

 

Abraço e bem-vindo ao fórum,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

Vou de La Paz até Cuzco fazendo os respectivos passeios, mas na volta quero fazer o passeio ao Salar na Bolivia...

Eh melhor pegar um voo de Cuzco ate Calama ou Cuzco até Potosi (pergunta).

Como sao esses trajetos...Calama para Uyuni e Potosi para Uyuni (pergunta).

 

Agradeço o retorno de vcs.

Um abraço.

Renato

bigrenatoni@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...