Ir para conteúdo
Mochileiros.com
trotatorres

Mochilão pela América do Sul! Dúvidas...

Posts Recomendados

Maklouf    0

Olá pessoal. Sou novo aqui no fórum. Estou planejando fazer uma viagem de 30 dias por 5 países da América do Sul: Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Uruguai. Preciso tirar umas dúvidas! Espero que possam me ajudar. A viagem será em janeiro de 2006.

Minha idéia é comprar uma passagem São Paulo/La Paz/São Paulo. Depois que eu chegasse em La Paz, seguiria para Cuzco no Peru, depois desceria para o Chile depois Argentina e Uruguai. O problema é que preciso estar em La Paz para a viagem de volta e a distância de Montevidéo à La Paz é muito grande, não seria nada prático.

1-Seria mais fácil comprar uma viagem só de ida para La Paz e depois ir de Montevidéo até Porto Alegre de ônibus e finalmente seguir para São Paulo?

2-Estou planejando gastar 4 mil reais para essa viagem, é o suficiente? Se positivo, queria se possível solicitar ao pessoal que já fez algo parecido, que me sugerisse um roteiro que incluísse as principais cidades dentro desses países e que se encaixasee dentro desse plano financeiro.

3-Um celular Tri-Banda GSM vai funcionar durante a viagem??

4-Precisamos ter dinheiro em dólar e em moeda local durante toda a viagem? Qual banco vocês sugerem para eu abrir uma conta e poder fazer saques em todos esses países?

Ainda tenho mais algumas perguntas, assim que for lembrando postarei aqui.

Obrigado à todos por antecipação. Um abraço. =)[;)]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
trotatorres    0

FALA MAKLOUF!

1-cara, é isso ai, esquece voltar a LA PAZ só pra pegar o avião, não tem a menor lógica! tenta um voo assim: sp-la paz- montivieo-sp ou mesmo retorna de onibus desde buenos aires ou montovideo...

2-olha teria que saber dos seus gostos pessoais...mas com certeza alguns lugares vc tem que passar:

deserto do atacama com suas atrações basicas, o lago titicaca na bolivia antes de chegar à cuzco no peru...

norte argentino, buenos aires, etc...

3-celular?não tenho IDÉIA!

4-leva dolar e vai trocando aos poucos por moeda local, acho que vc não precisa estar com o dinheiro no banco...toma conta dele direitinho e leva consigo mesmo

é só postar que o pessoal vai respondendo...

abraços

leo

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

Valeu pelas sugestões, trotatorres!

Acho que o meu gosto não é específico. Eu queria visitar é claro os lugares mais famosos, aqueles que ninguém deixa de ir. Também queria visitar cidades em que você pode curtir uma noite legal. E uma pitada de aventura também não é nada mal!

Quero montar o meu roteiro baseado nisso aí! [:)]

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

Beleza tsfrazao já te adicionei no meu MSN, valeu.

E esse lance do celular alguém sabe??

Outra coisa...pra passar 30 dias, uma mochila nas costas é o suficiente pra carregar tudo o que eu preciso?

[8D]

Compartilhar este post

Link para o post
Mike Weiss    0

Cara...

O GSM funciona sim, vc tem q habilitar o roaming internacional com a tua operadora aqui. Pelo que verifiquei, parece que vc paga uma taxa para ativar, e o preços das ligações fica por volta de R$ 3,5 por minuto para receber e quase R$ 5,00 para ligar. Para mochileiros não vale a pena...

Compartilhar este post

Link para o post

maklouf

sugiro que, caso vc realmente queira pegar avião, vc faça sampa-buenos aires-sampa. primeiro que é a conexão mais barata de todas; segundo que é mais fácil para montar o roteiro.

sugiro:

sampa - bsas; vc conheceria o uruguai a partir de bsas, indo a montevideu, colonia e outra cidade que vc queira;

bsas - mendoza

mendoza - santiago

santiago - norte do chile

norte do chile - arequipa (sul do peru)

arequipa - cusco

cusco - copacabana

copa - la paz

la paz - sul da bolivia

sul da bolivia - villazón

villazón - salta (argentina)

salta - bsas

bsas - sampa

citei apenas as cidades que considero chave para o roteiro por ter ligação de transporte com outros países. com o dolar a 2,5, 4000 reais dá uns 1.500 dolares. acho que dá e sobra. só acho pouco a quantidade de dias. eu levaria uns 2 meses pra fazer esse trajeto todo.

e sugiro que vc abra a conta no bb.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Zeba    0

Oi Maklouf,

5 países em 30 dias tá com pinta daquelas trips "se hoje é quinta, aqui deve ser Buenos Aires" e como vão pintar inúmeras trips por terra acho q vc deve tomar cuidado pra não ficar a maior parte do tempo dentro de um ônibus vendo passar a viagem pela janela. Em lugares como a Bolivia demora "ages" pra cobrir uma distância não tão grande assim. Como o tempo é escasso (é o q dá pra fazer, né ? Não somos europeus viajando com grana e tempo de sobra...), melhor ficar ciente disso.

Acho mais esquema tbém começar por Baires (tenta descolar um ticket one way apenas.Não sei qto ao Uruguay mas quem sabe uma visitinha rápida saindo de Baires mesmo, como foi falado no outro post) e de lá subir para o norte da argentina, cruzar a fronteira do Chile entre Salta - Atacama (vc perderia Santiago, por exemplo. Entre nós, não perderia muito não...), dar uma olhada na cidadezinha de Atacama e suas redondezas e depois partir num tour de 3 dias/2 noites atravessando paisagens absurdas até chegar em Uyuni.

Atravessar a fronteira de Mendoza para Santiago tbem seria umas mas pra quem tá vindo de Baires, parando em Mendoza acho q vai demorar uma eternidade, a não ser q tenham onibus noturnos. E o caminho de Santiago pro Norte do Chile não rola muita coisa...e mais um tempão dentro do ônibus. Ou vc pode achar uma oferta pela LAN CHILE pelo menos até parte do caminho mas aí vai depender de sorte...

De volta a Uyuni...

Dali, conforme fôr seu tempo/disposição, ou vc iria para Potosi visitar as minas (passeio absurdo tbem !), depois Sucre (não gostei mas os gringos adoram) e La Paz ou de Uyuni mesmo se mandaria pra La Paz numa trip overnight. Pra não perder tempo, acho q dá pra sair no mesmo dia q finaliza o tour 3d/2n mas leva blusa pq a trip é fria pra kct...

Uma vez em La Paz, fique alguns dias e dentre outras coisas, não perca por nada desse mundo a descida de mountain bike (vide meus posts anteriores) até Coroico. Tenho certeza q vai ser um dos pontos altos (literalmente, afinal a descida começa a 4.200 mts de altitude) da sua trip.

Depois, onibus para pitoresca Copacabana, trip pela Isla del Sol, daí para Cuzco (se quiser, com uma parada em Puno pra visitar as ilhas flutuantes de Uros, o q tbém aconselho. Faça de uma paulada só, não precisa pernoitar em Puno). Uma vez em Cuzco, MPicchu na cabeça e imediações.

Conforme tempo/disposição de novo, vc pode ir para arequipa, depois cuzco e la paz (acho q eh esse o caminho) e pegar um voo one way pro Brasil mas cheque se teria boas ofertas voando direto de Cuzco mesmo. Não gosto de citar valores mas acho q uns US$ 350,00 - US$ 400,00 seriam suficientes pra te deixar em casa.E ainda não tem a encheção de saco da necessidade de comprar ticket ida-e-volta, afinal vc já tá indo pra casa mesmo...

Fique de olho tbém nas "stopovers" dos voos pois numa dessas vc pode passar um dia em, digamos, Lima... q tbém não é lá essas coisas (cidade grande) mas pelo menos vc pode dizer q visitou a capital do Peru. E é sempre legal ver o mar.

Ainda no "tempo/disposição", vc pode encarar vir pro Brasil por terra, parando em Bonito (um verdadeiro a$$alto) no caminho pra casa. Detalhe, uma vez em Cuzco acho dificil alguem querer sair de lá então vc pode deixar , vamos dizer, Arequipa pra outra vez. Foi o q eu fiz.

Obviamente muitos lugares legais seriam "pulados" mas acho q assim dá pra fazer mais sossegado, passar alguns dias em cidades legais sem ficar de olho no calendário e vc ainda vê/curte alguns dos pontos altos da Am. do Sul, como a trip saindo do deserto do Atacama até o salar de Uyuni, simplesmente imperdível. Se bobear dá pra fazer a trilha Inca.

Conforme fôr acho mais esquema mesmo voltar de avião, assim sobra mais tempo para vc se divertir em Cuzco e suas noitadas cheias de gringas.

E não se esqueça de adquirir um guia bacana. Falam muito bem do Guia "O viajante" mas eu fecho com o LP e não abro.

Abraços

id="Verdana">

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

Zeba, valeu pela sugestão de roteiro, curti pra caramba!

A noite em Cuzco é legal mesmo??? Dessa eu não sabia!

Eu tava planejando ficar mais tempo no Chile, aquele tópico Dicas Chilenas me deixou empolgado. Ficaria mais tempo entre Uruguai, Argentina e Chile do que Bolívia e Peru. Será que é certo?

Uma mochila de quantos litros seria ideal pra uma viagem dessa? Preciso levar muita roupa de frio??

Valeu à todos!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Zeba    0

Siufi,

Pois é, acho q em Bonito deveriam mudar a placa de "benvindos à Bonito" para "$orriam, você$ $erão a$$altado$. É $ério, $em $acanagen$ ! Trouxeram $ua$ carteira$ cheia$ ?"

Nem em Noronha eu me senti tão le$ado. Mesmo pagando a tal "taxa de corrupção" q praqueles lados chamam de "taxa de pre$ervação"...

Maklouf,

Sim, a noite de Cuzco além de ser boa é barata e como o lugar é pequeno, todo mundo acaba se esbarrando, pulando de um pico pra outro afinal não precisa pagar pra entrar e vc ainda ganha uns "vale-bebida" na faixa...

Ok, então quer dizer q seu lance é mais Am. do Sul "européia" do q Am. do Sul "sul-americana" com suas cores, mercados, gente simples, cholas, etc... Sei, típico de brasileiros mas uma coisa é certa, independente de qual seja a sua preferência, as duas são boas.

Então vamos lá,

Vc poderia optar então pra uma esticada até a belíssima Patagônia mas aí iria envolver alguns vôos providenciais, tipo Baires - Ushuaia. Daí vir subindo pela patagonia argentina (Ushuaia, El Calafate e El Chaiten) e chilena (Puerto Natales).

Melhor terminar em El Calafate, de lá voar para Bariloche, cruzar pra Pucon no Chile e curtir a cidade e suas atividades como escalada em vulcao (muito louco !), rafting, etc mas pra isso vc vai depender bastante das condicoes climáticas, q praqueles lados mudam mais do q "cabeça/humor de mulher" rsrsrs

E mais, o Chile da regiao dos lagos pra baixo é muito legal, assim como o deserto do Atacama lá pro norte. O resto pra mim foi meio "nothing to write home about" mas aí, como sempre, varia de pessoa pra pessoa.

Já não sei tbem qto ao tempo q vc vai levar, depende de muitas coisas. Quem sabe poderia tentar a Bolivia/Peru mas não sei, me parece muito corrido.

E depois disso tudo, tentar em Santiago um voo para La Paz e continuar a partir de lá até Cuzco mas aí fica com vc...tempo/grana/disposicao, etc. Ou voltar de Santiago mesmo via mendonza, baires e voltando de casa "from Baires". Ou ainda pegar um voo barato Santiago - Baires e depois voltar pro Brasil. Tem q curtir, senao vira maratona.

Falando nisso, uma paulada o ticket pra BAires !!! Acho q mais de US$ 200,00 one way pela GOL ? É isso mesmo ?

Mochila, roupas, etc vai da pessoa. Como vc pode cruzar diferentes climas entao eh bom estar preparado.

abraços

id="Verdana">

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

Olá! Valeu mais uma vez.

Acho que se eu for ao extremo sul até Ushuaia, vou ter que gastar muito tempo e dinheiro...talvez no máximo até Bariloche.

Talvez ficar 15 dias entre Argentina, Chile e Uruguai. Depois 10 dias entre bolívia e Peru, e reservar 5 dias pra volta...será que fica apertado?

E será que eu vou sentir o impacto da altitude e me convencer que não é desculpa do Galvão Bueno quando o Brasil perde pra Bolívia em La Paz???

=)

Compartilhar este post

Link para o post
Zeba    0

Taí, gostei ! Nem muito lá nem muito cá mas ainda fica meio maratona, o q entendo afinal eu tbem gosto de me locomover bastante qdo viajo.

O q ocorre é q nosso continente é muito diverso então tá cheio de coisas legais pra ver. A Patagonia (bem ao sul) é um absurdo...assim como MPicchu q fica quase no meio do continente e o deslocamento entre um e outro é caro pra quem voa e demorado pra quem vai por terra.

Mas ainda tem a regiao dos lagos no meio, outro lugar imperdivel.

Apesar de seu roteiro tá legal, vai ficar meio corrido e cair mais uma vez nos "se hoje é 5a feira...", por mais q se corte aqui e ali.

Argentina (Baires e Brasiloche. Não tô nem contando o tempo gasto entre Brasil-Argentina...) com Uruguay vao dar uma semana. Daí cruza-se de Brasiloche (não perca o passeio dos 7 lagos) pra Pucon (bela travessia) e fica uns dias lá. A partir daí, aponta pro Norte com uma parada em Santiago e depois o Atacama. Numa dessas, meio na correria e dependendo qto tempo vc for ficar nas cidades, já foram mais uma semana.

Do Atacama até Copacabana, passando pelo salar (aquela trip q te falei) e ir direto pra La Paz (alguns dias...acho melhor esquecer a bike pq nao vai dar tempo...viu como tá corrido ?) e depois Copacabana com o passeio pela Isla do Sol, etc. Mais uma semana, não perca a conta.

Depois, nao sei se Puno com as ilhas ou esse passeio já foi pro saco, daí Cuzco com mpicchu corrido e volta pra casa, q de Cuzco é um looongo caminho, pode ter certeza... Tem buzun de La Paz pra Sampa, se vc se interessar...

Brother, correria e com tempo escasso. Dá pra fazer mas vai ficar corrido. E conta-se ainda o tempo gasto nos buzuns...

Mas legal saber q tua trip tá tomando forma, vamos discutindo.

O lance da altitude varia de pessoa pra pessoa (Cuzco tbém é alta) mas tô contigo, desculpa do Galvao Bueno protegendo os maloqueiros jogadores de futebol (da seleção, nem tanto) q têm desculpa pra tudo, principalmente qdo jogam mal.

Mas qqr coisa quem perde o emprego é o técnico, não sao os jogadores entao ganhando ou perdendo tá tudo certo.

Abraços

PS.: Esqueci uma coisa sobre Brasiloche. Chegando lá, dentre outros passeios não perca uma visita ao hotel Llao Llao (onde por sinal eu tentei me hospedar mas...eles não tinham dormitórios pra alberguista, veja vc !! [8D]) e suas imediações.

Pegue um ônibus normal mesmo da cidade de Bariloche, sente-se ao lado DIREITO e vá apreciando a paisagem. Desça no ponto final e ao invés de ir em direção ao hotel (faça isso na volta), dê um perdido e se perca (sem trocadilhos) nas ruazinhas de terra das imediações. Duvido q exista NO MUNDO (Tahiti e Maldivas não valem porque ali são praias) algum lugar mais bonito para se ter uma casa. Não é à toa q até o Pablo Escobar tinha uma ali...

id="Verdana">

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

Valeu Zeba...

Nossa percebi que a viagem vai ficar corrida mesmo...

Falei com meu primo (que vai comigo) e decidimos aumentar a viagem para 40 dias. Agora acho que vai dar uma folguinha.

Fiquei com muita vontade de visitar Bariloche...Aliás tenho uma prima que se diz médium, e de vez em quando ela incorpora uma velhinha de Bariloche...Quero ir lá e depois perguntar algumas coisas pra ela pra ver se bate...

Compartilhar este post

Link para o post
Zeba    0

Diga lá,

Puxa, agora sim. Vc viu q mesmo cortando um monte ainda ia ficar hiper super apertado. Agora com mais esses dias extras vai dá pra fazer a trip com um pouco mais dema calma... e ainda averiguar a "veracidade da incorporação do espírito da velhinha de Bariloche". Essa foi boa, quero saber o resultado depois ! rsrsrs

Abraços

id="Verdana">

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

A velhinha será desmascarada...

Agora surgiu uma dúvida que estou compatilhando com o tsfrazao. Ele vai fazer uma viagem bem parecida com a minha. Queremos começar por baixo, e também queremos visitar Montevideo.

Qual seria a melhor idéia de trajeto até lá? Ou seria melhor ir até Baires e depois voltar?

A vantagem de ir até Baires e depois voltar é que a passagem de avião para Baires tem um preço aceitável, agora se depois de Baires seguirmos para Montevideo, gastaremos mais.

A questão é, gastaremos mais indo de avião de SP ou Rio para Baires e depois voltando para Montevideo ou indo de ônibus para Montevideo e depois para Baires?

Compartilhar este post

Link para o post
Zeba    0

Agora nao entendi mais nada. Se vc realmente pretende chegar até Cuzco o q tem a ver voltar de Baires ? Não seria mais esquema ir por Baires e voltar por outro caminho, afinal vc vai "subir" não é mesmo ?

qto a precos, se vc for realmente ir e voltar por baires (o q acho esquisito) que tal procurar um pacote barato pra lá ? Conversando com uma gde amiga minha ela comentou algo sobre bons pacotes pra Baires onde vc descola psg, hotel e alguns passeios por um preço bacana, aí é só mudar a data da volta.

Qdo vc voltar pra BAires pra pegar seu voo de volta, qqr coisa vc chega mais cedo e fica num hostel. Mas ainda achei estranho esse seu roteiro agora. Ou seria o espirito da velhinha querendo complicar sua trip ? CREDO !! hehehehe

Qto ao Uruguay, não sei. Não manjo nada mas de Baires dar pra ir e voltar fácil pro Uruguay.

Acho nada a ver ir pra Baires, depois subir até Cuzco e aí voltar pra Baires, realmente nao faz sentido. Isso, claro, se vc for subir mesmo pra Bolivia e Peru...

Ok, a psg pode sair mais barata mas vc vai está la encima em Cuzco !?!?!?!? Daí voltar pra Baires... Não é mais facil e talvez mais barato voltar de lá direto pro Brasil, como comentamos anteriormente ?

Abraços

Vamos nos falando,

id="Verdana">

Compartilhar este post

Link para o post
Maklouf    0

Eu quis dizer isso de Baires, apenas no começo da viagem, onde posso ir até Montevideo e voltar para Baires e de lá seguir a viagem. Vou começar por ali. Vou sim subir até Cuzco e voltar até La Paz para o vôo da volta...queria voltar de Lima mas o preço do vôo aumenta demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora