Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia e Peru 15 dias c/fotos e gastos Agosto 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Bem pessoal primeiramente gostaria de agradeçer a toda ajuda que obtive no site mochileiros que foi essencial para que a trip fosse sem maiores problemas,e gostaria de alguma forma retribuir com alguma informação para quem planeja fazer essa viagem que foi inesquecível,e quem estiver pensando em ir nem pense vá mesmo pois são países maravilhosos cultura maravilhosa e paisagens surreais,primeiramente fiquei com medo de ir sozinho mas havia lido muito aqui no site que é perigoso,perrrengues etc,que você passa mal com comida com tudo soroche,não senti nada com relação a altitude de la paz apenas um cansaço nas ladeiras mas pra isso tem a folha de coca hehehe e a comida meu estômago e meio de cabrito e aceita tudo etc cuidado com os taxis notas falsas,comigo pelo menos não teve nada disso,me preparei como todo mundo comprando pilhas e pilhas de remédios pra serem usados,graças a deus não usei nenhum,impressão que tive da bolívia,povo fechado porém nos recebem muito bem,eles tem mais medo da gente do que nós deles não tem a estrutura de turismo igual a do peru mas mesmo assim não tive qualquer problema em obter auxílo e informações que foram essenciais,para trip vou tentar relatar os gastos também na medida do possível e que for lembrando achei la paz demais também levei 1440 doletas peguei cotação ruim infelizmente peguei a maior alta do dólar dos últimos anos,sou um cara de sorte anos sem férias quando resolvo tirar o dóla pula lá no alto,não levei cartão internacional Visa travel nada apenas os dólares num envelopinho que vivia no bolso da frente de minha calça e cuidava dele como se fosse um soldado cansado abatido mutilado de guerra cuida de sua única perna mas bem vamos lá ao começo da trip

 

 

1º DIA SÃO PAULO AEROPORTO DE GUARULHOS DESTINO CAMPO GRANDE AVIÃO .

 

 

Bem como não sabia quando ia sair de férias não tive como comprar as passagens de avião ida e volta e resolvi ir de avião ate campo grande 1 hora e 20 minutos peguei o voo 1 e 15 da tarde 186 reais, e havia comprado a passagem para corumbá no site da andorinha para as 11 da noite 86 reais mas como cheguei cedo em campo grande peguei um táxi ate a rodoviária pois e muito longe do aeroporto 30 reais o taxi ,chegando lá meio com ansioso pois ali vi que a trip ia realmente começar de verdade tem um ônibus que sai de campo grande destino a corumbá as 3 e meia da tarde tentei trocar as passagens pois ia esperar muito até meu busão chegar ia ser obrigado a ficar tomando cerveja na rodovíaria pois estava 40 graus por ai mas estava lotado consegui trocar as passagens para as 5 e meia se me lembro bem,cometi um erro ai pois cheguei de madrugada em corumbá,devia ter pego o das 11 pois chegava cedinho em corumbá e ja ia para a fronteira mas a ansiedade pegou e fui mais cedo grave erro pois imaginei a rodoviária de corumbá tipo a do tietê algo assim,cheguei de madrugada por volta de 1 e poco da manhã se me lembro bem em corumba uma rodoviária mixuruca mas tava aberta ainda,pessoal desceu do busão e vazou tudo pra suas casas só eu de turista uma e poco da manhã rodoviária toda aberta com 1400 dólares no bolso ai um cara me disse assim pode ficar ai que tem vigia a noite toda disse beleza realmente vi o vigia lá ,fui escovar meus dentes no banheiro ele foi atrás e me disse jovem estamos fechando você não poderá ficar aqui só estava esperando esse busão chegar,pensei fudeu vou ficar moscando na rua com dinheiro da trip no bolso num dá meu caro,ai olhei para um lado olhei para o outro tudo deserto parecia a cidade de faroeste caboclo e lá quase não tem traficante também pensei legal vou chegar nem na fronteira mas ele me disse tem uma pousadinha ali na frente juro pra vocês a pousada é em frente a rodoviária mas fiquei com medo até de atravessar a rua ,meu erro tive que gastar com hospedagem poderia ter ido a noite e economizava bem atravessei a rua com o c na mão cheguei na pousadinha até legalzinha ar condicionado duas camas banho paguei 30 reais o tiozinho da pousada gente boa mas a pousada parecia aquele hotel onde o carinha mata a mãe e os hóspedes filme antigo do hitckok não lembro o nome agora pensei caramba vai arrombar a porta aqui me matar o jogar o corpo no rio mas era neura mesmo de marinheiro de primeira viagem mas correu tudo bem tomei uma ducha merecida arrumei a mala liguei o ar condicionado e consegui dormir continua

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 102
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

2º dia manhã em corumbá atravessando a fronteira

 

 

bem acordei cedo pra ser um dos primeiros na fronteira agradeci ao tiozinho com cara de Jason do 6ª feira 13 tomei um café la mesmo na faixa claro hehe afinal tinha pago um absurdo na diaria rssss 30 pila peguei a mochila e vi corumbá pela primeira vez vi que era neura minha mesmo é uma cidade linda de dia de noite parece silent hill rssss desculpa as citações de filmes mas sou muito fã de filmes hehe, fui pra rodoviária pra ver se via algum turista pra dividir um táxi até a fronteira 30 reais,ou tem o ônibus que leva até a fronteira no ponto bem em frente a rodoviária mesmo 2,75 reais e tem os moto taxis também do lado do ponto que oferecerem apesar de não ter usado é bem confiável os moto taxis são credenciados,bem encontrei um tiozinho idoso já na rodoviária com cara de alemão mas falava um espanhol fluente,ele era alemão mas radicado na bolívia por 51 anos perguntei se ele queria dividir um taxi ate a fronteira mas ele ficou meio desconfiado e disse que ia de ônibus mesmo pensei beleza desisiti de achar alguém e fui pro ponto de onibus também ai ele se aproximou começamos a conversar ele viu que eu eu era mais confiável que o maníaco do parque hehe ai apareceu mais um brasuca que ia buscar uns documentos em santa cruz começamos a conversar também e o busão demorando ai propus o táxi novamente pois estava ansioso para ver o povo bonito da bolívia kkkkk eles abraçaram 10 conto pra cada rapidinho fomos a fronteira o taxista pede 40 mas só falar que paga 30 que ele vai de boa e pertinho,chegamos na fronteira parte brasileira já vi vários brasileiros na fila mochileiros também começamos a hablar até a fronteira abrir abriu 9 horas da matina dei saída no brasil com RG mesmo não tive tempo de tirar o passaporte, anda-se um pouco ja está na aduana boliviana,ai demorou dei sorte de ser o dia de indepência da bolívia ai tinha desfile com os jatos e tanques bolivianos e todo seu exército kkkkk mentira claro heheh ai demorou pacas pois o desfile fazia questão de ir até la na aduana atrapalhar os guardas da imigração,fomos eu e o tiozinho alemão ele me levou onde fazia câmbio contou sobre a vida dele muito gente boa ele me deu altas dicas sobre a bolívia,ai na aduana encontrei dois brasucas também o rodrigo e a roberta irmãos que estavam no mochilão também perguntei o roteiro deles disse que o meu era parecido perguntei se podia ir com eles eles disseram claro simbora,outra impressão que tive de puerto quijarro tem nada a ver de faroeste como dizem é uma cidadela que tem de tudo não precisam ficar com medo bem tranquilo,demos entrada na bolívia e fomos andandano até achar um táxi para puerto quijarro estavam lotados pois a festa havia acabado e estava tudo lotado até que enfim achamos uma alma boa que resolveu nos levar por 10 bolivianos até o terminal para comprar a passagem para o trem da morte, outra dica hoje a estrada de puerto quijarro até santa cruz esta um tapete e tem onibus que chega mais rapido e são confortáveis não compensa ir de trem da morte,fui mais pela aventura ,chegamos no terminal um calor de 40 graus,já estava ansioso para ter meu primeiro contato com as PAÇENAS ótima cerveja,comprei a passagem para a classe super pulmam 100 bolivianos sem nenhum problema o trem ia sair mais tarde ai fomos até uma estalagem em frente ao terminal la tem local pra tomar um bom banho por 5 bolivianos muito bom bem de roupa trocada banho tomado cheirando a bundinha de bebê fomos atras das paçenas pois o trem ia demorar ainda ai no terminal conheci outro brasuca o cristiano que perguntou se estavamos mochilando disse que sim perguntou o roteiro disse putz vei seu roteiro e igual ao meu falei beleza agora pois o roteiro do rodrigo e da roberta se desviaria do meu eles iam de santa cruz para cochabamba primeiro e eu ia pra la paz,comemos um refeição em frente ao terminal também bem barato 8 bolivianos simples mas saborosa e eu e o cris fomos atrás de mais Paçenas até o trem chegar tomamos uma caixinha ficamos de boa,e chega a hora de partir entramos no trem disse nossa essa é a super pulmam os bancos são confortáveis tem ar condicionado que funfa legal mas se fosse hoje eu iria de onibus o trem pula demais vc não consegue dormir e demora pacas até chegar mas valeu pela aventura como reza a lenda o pessoal entra no trem as crianças vendendo umas comidas bem saudáveis e limpas como todos sabem não comemos nada mais tarde tem uma refeição no trem o funcionario pergunta o que quer eu escolhi frango batatas e arroz tava legalzinho deu pra matar a fome legal mas e carinho no trem não vale a pena 28 bolivianos voce come demais com essa plata em qualquer lugar da bolívia,quem quiser economizar leve lanche ou salgadinhos algo assim mas o bom do trem e que voce pode fumar nas junções dos vagões pra quem fuma como eu é muito bom,o trem realmente e super seguro vai um policial direto percorrendo os vagões alem dos funcionários ,ele para muito mas valeu pela paisagem passou a noite consegui dormir um pouco e chegamos cedo ao terminal bimodal em santa cruz de lá ja fomos comprar passagem para la paz na empresa transcopacabana como disse o leo taco o onibus é otimo tem banheiro banco confortável e calefação se me lembro bem pagamos 100 ou 150 bolivianos são 16 horas até la paz o onibus parte as 2 e 30 da tarde , nesse meio tempo pegamos um táxi e fomos até a praça 24 de setembro pois santa cruz não tem muita coisa pagamos 10 bolivianos e fomos até la linda a praça cheia de agências de cambio com uma cotação muito boa tem várias pesquise e pegue a melhor em volta da praça mesmo,estavamos com fome e passamos em frente uma loja onde se vendia saltenhas,entramos já havia ouvido falar aqui no mochileiros peguei uma de carne e uma de frango a de carne todos acharam melhor muito barato nem lembro o preço e descemos a pe da praça ate o terminal ficamos vendo as coisas por lá mas não compramos nada pois santa cruz e mais caro que la paz paramos num buteco e tome Paçenas geladas mas o buteco ficava na rua de traz do bimodal e ficamos meio receiosos de sermos roubados pois a tiazinha abaixou uma porta e deixou uma semi aberta e entrou um casal pra tomar ceveja também concluimos vamos vazar daqui que não ta cheirando bem,fizemos hora no bimodal fui no banheiro do terminal que achei muito fofo tem banheiro masculino e feminino mas não se assuste se vc estiver no banheiro masculino e entrar mulher para fazer as suas necessidades levei um susto quando vi uma mulher entrando achei que tinha entrado no banheiro errado mas vi que não que era comum isso lá paguei 1 boliviano para uso do banheiro compramos algo pra comer na viagem uns paezinhos de queijo muito bom que se vende por lá despedimos do rodrigo e da roberta eles iam pra cochabamaba e nós pra la paz trocamos o facebook para uma possível trombada na trip o que acabou acontecendo mesmo muito bom....pegamos o busão pra la paz otimo onibus ele da uma parada pra comer logo no começo da viagem depois não para mais aproveite e coma compre agua tem bastante variedade de comida nessa parada uma cabana no meio da estrada mas bem legalzinha a viagem sem novidades vendo paisagens não tao bonitas mas tudo era novidade valia a pena dormi bem o onibus e muito bom calefação funcionou legal tem uma coberta tudo muito bom estrada boa etc.. continua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º dia Chegada em La paz

 

Dentro do ônibus ainda o dia amanhecendo e foi revelando a paisagem que a noite estava escondendo ,chegando próximo a la paz já nos deparamos com a bela cordilheira nevada dos andes fiquei impressionado com tanta beleza,paisagem absurdamente magnífica,passamos por el alto periferia de la paz o lugarzinho esquisito muito feio não gostei nem um poco,mas logo adentramos de verdade em la paz e vi aquela cidade no meio de um buraco eu e o cristiano ficamos impressionados como eles conseguem construir naqueles morros, enormes mas é uma bela paisagem você consegue ver toda la paz da estrada mesmo que vai descendo sinuosa até a chegada ao terminal rodoviário,que por sinal é bem charmoso pequeno porém tem seu destaque,pegamos um táxi,10 bolivianos e já vimos como o transito e caotico nessa cidade você acha que o motorista vai bater a todo momento mas os motoristas da bolívia na minha impressão é que são ótimos pilotos pedimos ao taxista que nos levasse ao hotel torino proximo a praça murilo ,nos deixou lá entramos na recepção ja tinha um chazinho quente de coca na recepção,minha curiosidade era demais e tive de experimentar muito bom,e ainda ajuda no soroche,pegamos um quarto duplo muito bom no terceiro andar 20 dólares a diária 10 dólares pra cada mas gostaria de ressaltar que esse hotel é muito bom,tem restaurante ,um bar logo abaixo com lan house e onde se pode ligar para o brasil muito bom é logo abaixo a pizzaria do hotel que por sinal é muito boa,o hotel é antigo mas é muito charmoso estilo europeu gostei demais desse hotel perto de tudo do lado da praça Murilo muito seguro e na rua dele ainda tem um burguer king e um bob´s logo abaixo muito legal deixamos nossas coisas no hostel estávamos loucos para conhecer la paz fomos a praça murilo linda por sinal pombos e crianças brincando tomanos nosso desayuno umas saltenhas maravilhosas ,e partimos para as famosas calles sarganaga e lhampu e calle de las bruxas,ai que senti pela primeira vez a força da altitude não senti enjooo dor de cabeça nem nada mas realmente subir as ladeiras de la paz é realmente difícil fica sem ar,na subida da calle sarganaga tem várias casas de câmbio,cotação parecida trocamos 100 dólares na cotação de 1 para 6.97 bolivianos e tem também o pessoal que troca na rua,a vantagem de se trocar na rua é a necessidade as casas de cambio fecham cedo e cambiei a noite com eles quando precisei foi tranquilo nenhuma nota falsa,cambiamos subimos entramos em várias lojas cada artesanato mais lindo que o outro ,vimos os famosos fetos de lhama nas barracas,dentre outras mandigas,fomos atrás de um buteco onde vendia cerveja gelada pode parecer idiota isso mas é difícil achar cerva gelada em la paz e li em um relato aqui acho que do leo taco sobre o el pueblito um barzinho que fica próximo lá é bem legal tem uma varanda onde se aprecia o vai e vem das ruas ,e o dono também super gente fina ,pedimos logo uma cerveja JUDAS oh cerveja boa viu,meu amigo cristiano que é profundo conhecedor de cervejas ficou impressionado com o sabor ela é forte e adocicada um sabor meio cítrico no final, tomamos várias dessa,descemos e fomos andar achamos o museo da coca por acaso pagamos uma merrequinha acho que 10 bolivianos e entramos,muito legal esse museo ele mostra a cultura da coca e sua importância para o povo andino,ainda tem um mostruário onde se mostra como é fabricado a cocaína inclusive com a fórmula química,o responsável pelo museu avisa que nao se pode tirar fotos mas ele não fica em cima e tiramos várias fotos mesmo assim,no segundo andar do museu tem um pub pequeno onde eu sabia que havia chop de coca,pois já havia lido em um relato aqui,pedi um o cris outro,e demora uns 10 minutos até ser preparado,não sei o que a menina fez lá dentro mas ela demorou a voltar com as canecas de chop devia estar preparando ele,é gostoso,gosto de cerveja e no final do paladar o sabor amargo da cocaina muito bom,deu uma despertada,decidimos comprar folhas de coca pois o soroche tava me pegando,comprei um pacotinho bem barato 1 boliviano ou 2 rende muito,e pedi a tal da pedrinha alcalinadora,que da um upgrade mais na coca,além de ter sabor de menta o que tira o amargo da coca na boca, a cholinha nos ensinou como mascar e seguimos descendo ,fomos atrás dos pacotes para chacaltaya e tihuanaco, vimos várias agências e vários preços pesquise pois estavam pedindo 90 bolivianos pelo chacaltaya e conseguimos achar por 50 tihuanaco também não lembro o preço mas foi bem mais em conta quando pesquisamos,fechamos com a agência escolhida e decidimos comer algo,importante também quando for para tihuanaco se paga mais 80 bolivianos para entrar nas ruinas isso não está incluido no pacote mas tranquilo,bem fomos comer algo no bob´s mas eu não sentia fome depois fui me ligar que era por causa das folhas de coca o cristiano devorou um mega sanduba muito barato não lembro mas sei que é muito barato,comer na bolívia é quase de graça,eu não comi nada e fomos pro hostel descansar para a noite conhecer mais a cidade,logo a noite não fizemos nada demais nesse dia fomos pra avenida prado andamos e fomos conhecer la paz nada demais nessa noite o que não gostei de la paz é que tudo fecha as 11 da noite é meio ruim de balada lá ou talvez também eu não conhecece nenhuma ,mas achei meio fraco nesse ponto Continua .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4º Dia chacaltaya

 

Bem acordamos cedo eu e o cris descemos para o café do hotel torino mesmo para tomarmos café e aguardar o guia que nos iria levar até o chacaltaya,haviam marcado 8 horas mas chegaram as 9:00 eu já estava ficando preocupado pois sou ansioso demais e estava achando que nosso guia não viria e o cristiano como é um cara bem tranquilo ficava me dizendo que eles viriam que era pra ficar tranquilo,de repente vem uma mulher em nossa direção nos perguntando se iriamos ao chacaltaya era nossa guia Érica um amor de pessoa por sinal e creio que ja vi alguns relatos aqui falando dela que todos gostam dela no passeio,entramos na van estava cheia,van nova e confortável e demos o tradicional buenos dias,havia turistas de todos o mundo alemão italiano noruegues e sentamos na penultima fileira e ouvimos o tradicional sotaque baiano eram brasileiros um casal e um amigo deles estudantes de medicina em santa cruz galerinha gente boa viu , pena que perdemos o contato e não tivemos como add no facebokk mas espero revê-los um dia,a van para em uma lojinha onde ce compra água e comida para a subida,leve uma garrafa pequena de agua é suficiente e algum chocolate ou algo que dê energia,até o chacaltaya é so subida a van sai de la paz e adentra uma montanha que paisagem maravilhosa mas muito sinuosa,eu olhava para o abismo la em baixo e pensava meo deus se cair aqui já era não sobra nada,mas como ressaltei antes os motoristas bolivianos são muito ninja mesmo ,você vê aquela imensidão de montanhas ao fundo com lagos de um azul infinito ,e começa ver os nevados a guia nos mostra Huaina potosi a grande montanha um dia ainda quero subi-la pra quem quiser ir o preço é de 100 dólares e a subida dura dois dias sendo que um dia você dorme na montanha deve ser punk ,a guia avisa que iremos descer para sacar algumas fotos do chacaltaya no fundo muito lindo mesmo e continua a sinuosa subida,conhecemos também o danilo de são paulo que estava na van e havia voltado de cusco e fomos trocando informações e nos divertindo,até que no final da subida a van para e a guia nos diz que o restante seria a pé a subida tem 1km e 300 metros,mas assim que descemos da van pude contemplar a paisagem magnifica do nevado meu deus surreal aquilo toda a cordilheira branca as nuvens o sol estava um dia muito lindo mesmo magnífico, assim que comecei a subir havia duas pessoas em meu grupo que era a segunda vez que estavam tentando subir e na primeira não conseguiram,e muito punk subir esse 1 km e 300 metros o frio estava de matar vento gelado sorte que minha jaqueta aguentava legal,mas assim que dei os primeiros passos ai realmente senti o que é soroche,me senti tonto enjoado fraco dava poucos passos e ja não aguentava mais e o cristiano subindo de boa a guia ÉRIKA ainda nem se fala já estava la em cima,logo no começo eu pensei não vou conseguir realmente disse isso não vai dar é demais,andava 10 passos sentava bebia água e sentava de novo,a namorada do carinha também que fazia medicina em santa cruz era minha companheira de parada,só estando lá pra sentir isso como é foda,e olhava o abismo la embaixo qualquer tontura vc cai sem chance morrem mesm,fiquei pensando se algúém já havia morrido ali creio que sim,subia parava bebia agua subia mais um pouco,no começo e só subida depois a estrada fica mais reta até o topo quando vi que estava conseguindo,eu não acreditava e dizia pra mim mesmo você vai conseguir você consegue,dica pra quem for subir repita isso pra você mesmo que ajuda muito na moral da subida e os amigos do grupo também iam incentivando dizendo você consegue cara vamos lá muito bom isso serve até como lição de vida para enfrentar novos desafios,e o danilo e eu somos fumantes nós falamos que se chegássemos ao topo iriamos fumar um cigarro de raiva, kkkkkkk até que enfim conseguimos topo do chacaltaya,o danilo acendeu um cigarro eu não aguentei deixei pra depois ,chegando que vista maravilhosa meu deus ,e para nossa surpresa quando chegamos começou a nevar muito ficamos la uns 20 minutos a guia disse que era perigoso se ficassemos lá quando estivesse nevando não sei por que mas concordamos em descer,a descida é tranquila pra baixo todo santo ajuda mas mesmo assim sentia forte tontura e medo de cair no abismo,chegamos na van e vimos outra van chegar e vi algo que não acreditei um americano maluco ia subir e descer de bike jamais ouvi falar disso, subir com seu corpo já e foda ainda mais levando uma bike eu realamente desacreditei e lá debaixo ficávamos gritando palavras de incentivo para ele não vi sua descida pois fomos embora mas creio que ele consegiu,a van ia seguir para o vale de la luna eu e o cris não quisemos ir pois já havia lido que não vale muito a pena e preferimos seguir até o centro de La Paz onde a van nos deixa na calle lhampu o passeio dura meio dia viemos na van conversando com nossa guia ÉRIKA ela muito simpática dizendo que a bolívia devia investir mais em turismo igual ao Peru e realmente eu vi que em cusco a estrutura e toda voltada para o turismo realmente muito diferente ,concordamos descemos nos despedimos e agradecemos, o que eu e o cris foi fazer claro tomar umas pra comemorar fomos de novo ao el pueblito,encharcamos umas e fomos para o hotel antes passamos no bob´s e consegui comer algo,o efeito de mascar folha de coca realmente tira toda fome eu quase não comi em la paz queria ter provado mais iguarias mas realmente não tinha fome fomos pro hotel tomamos banho e descemos pra lan house do hotel postamos algumas fotos demos notícia a familia,liguei pro brasil dei alô a familia e ficamos de bobeira até a noite,onde perguntamos para o recepcionista da lan house onde se era possível conhecer umas CHICAS,ele nos disse o nome do lugar pegamos um taxi e fomos mas essa parte não posso contar é somente para maiores de 18 anos,caso alguem queira saber eu falo pelo facebook garanto que é muito bom me surpreendeu so tinha visto mulher feia até aquele momento e pude ver que a bolívia tem lindas mulheres mesmo mas deixa quieto isso, rsss pulando essa parte do relato vamos para o 5 dia tihuanaco e puma punku demais ..... continua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
aeee Leo peguei o trem em uma 3ª feira 2 e 50 da tarde ele sai super-pullman paguei 100 bolivianos,mas é muito ruim o trem aconselho ir de Ônibus a estrada é um tapete e bem mais confortável,qualquer dúvida só falar abraços

 

 

 

Saquei..pô to querendo ir de trem mesmo pra ver qual é a vibe. Tu lembra se o pullman/primera tinha saídas todos os dias? Se sim, tem idéia do horário?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...