Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Trecho: Belo Horizonte - Ipoema (97km).

Período de viagem: 07 a 08 de setembro de 2013

Hospedagem: Camping.

Fui a Ipoema neste fim de semana e, como não há relato sobre este distrito no mochileiros.com, achei legal compartilhar uma experiência muito marcante!

Ipoema fica a aproximadamente 97km de Belo Horizonte. Fomos de carro e escolhemos pegar o anel rodoviário, a 262 e a 381, que nos levou direto a Ipoema. Apesar de ser dia 07 de setembro a estrada estava tranquila. Chegamos a Ipoema as 15h aproximadamente e fomos para a famosa Cachoeira Alta, com queda d'água de 110m, a 12km de Ipoema. A Cachoeira Alta é, na verdade, uma espécie de complexo turístico em que um visitante paga 10,00 para conhecer, pois é uma área privada; ou paga-se 20,00 para acampar e conhecer a região e a cachoeira. A cachoeira é realmente linda e um ponto positivo é a proximidade: fica só a 500m do camping. O ponto negativo é que, como a queda é muito alta, a água é geladíssima e venta muito. Nem eu, que sou fominha de cachoeira, consegui entrar; mesmo com sol, o vento e a "maresia" esfriam mto o lugar. Mas creio que deve ser excelente para quem gosta de rapel.

A paisagem é belíssima, com paredões de pedra colossais. Em um deles a disposição das pedras lembra o rosto de um macaco, por isso apelidaram de "pedras do macaco". Acima da Cachoeira alta, por outra trilha, há a cachoeira do meio; disseram-me que em cerca de 50min de caminhada chegava-se lá, mas acabei não conhecendo porque.....

A hospedagem no camping foi um caso a parte. Era uma espécie de camping selvagem, só havia energia elétrica nos banheiros. Até aí tudo bem, achei ótimo. Mas a infraestrutura deixou muito a desejar por 3 motivos:

1- Banheiros. Entre os 6 boxes de chuveiro, só um tinha porta. As cabines com vaso sanitário nao tinham luz (um problema à noite), papel higiênico e só em uma a descarga funcionava.

2- Falta de fiscalização quanto às regras do camping. Alugaram uma casa no centro do complexo e rolou uma festa lá com o som altíssimo; o esperado som da natureza foi substituído por uma playlist eclética e gritos de "uhuuuullll!"até altas da madrugada.

3- O pior de tudo, havia uma INFESTAÇÃO DE CARRAPATOS no camping! Tudo bem que setembro nao seja boa época para camping, mas estava fora do comum e, além disso, poderiam ter avisado deste problema. Em menos de 24h, mesmo com repelente, fui atacada por uns 50 carrapatos, sem exagero! Depois que fui perceber que havia uma criação de gado e cavalo ao lado do camping, e os animais estavam pra lá de magrelos e mal cuidados. Não dormi nada e no dia seguinte não estava com pique para fazer os passeios a pé na região e conhecer as outras cachoeiras. Na verdade, acabamos indo embora antes do planejado, não sei se aborrecidas ou frustradas.

Ainda pretendo conhecer melhor a região e as outras cachoeiras; mas da próxima vale a pena ir pra uma pousada!

• Amei! 1
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...