Ir para conteúdo

Projeto Trilhas de São Paulo - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí Rodrigo, blz?

 

Fazer uma caminhada no asfalto não dá viu. Se fosse numa estrada de terra, como a do nucleo aguas claras, até vai, mas no asfalto não rola.

Não entendi até agora porque o pessoal desse Projeto incluiu essa trilha, que p/ mim não pode ser chamada de trilha.

 

Melhor trilha de todos os 4 nucleos com certeza é a Trilha da Cachoeira lá no Cabuçú. Aquilo sim eu chamo de trilha.

Não é tão aberta, tem lama p/ caramba, muita nascente pelo caminho, é mata fechada do início ao fim e tem muito sobe morro/desce morro e aquela cachoeira no final é um presente e tanto. Se aquele mini poço na base da cachoeira fosse um pouquinho maior e mais fundo, aí seria perfeito.

Essa é uma trilha que deveria estar no Projeto.

 

Nucleo curucutu na serra do mar só vale a pena mesmo se o tempo estiver bom. E procure fazer a trilha logo pela manhã.

É como disse o Fábio, se o tempo fechar de repente, acaba com todo o visual.

Agora no verão é comum a serra do mar ser tomada pela neblina durante a tarde.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 162
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Augusto,

Para quem já esta caminhando por ai faz tempo, realmente, é uma subida sem graça, mas pra quem nao tem costume de se jogar nas caminhadas é um bom treino - mas vá lá, Rodrigo... a subida nem é tão pesada assim hahaah apanhei mais pra subir a trilha do Pai Zé do que a estradinha da Pedra Grande hehehe

 

De qualquer forma, essas trilhas do projeto são um bom caminho pra quem quer começar e nao sabe por onde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto,

acredito que a "trilha" para a Pedra Grande deve ter entrado neste projeto por ser um dos principais mirantes da cidade de São Paulo. Na minha opinião o mirante dela é bem melhor que o do Pico do Jaraguá.

 

Quanto ao núcleo cabuçu rsrs ainda bem que não fui este domingo com minha sobrinha de 5 anos para lá kkk já que vc relatou que é uma trilha bem fechada rsrs achava que era igual à da águas claras rsrs Então resolvi leva-la na pedra grande entrando pelo nucleo águas claras... ufa rsrs me livrei de um perrengue...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fábio

 

Com relação a Trilha do Mirante, quando a Gí ligou no núcleo o guia disse que era absolutamente imprescindível ir de calça, não ir de bermuda .... :?:

 

E a Trilha da Cachoeira tá só lama mesmo, criança de 5 anos ia ser complicado rsrs. E o mais incrível foi ver uns caras de chinelo fazendo a trilha haha.

 

Naquele riozinho que a Gí tirou uma foto eu ví uma tartaruga, mas ela saiu nadando e não conseguí tirar foto.

 

Augusto

 

Apesar de ser longe, acho que é a mais próxima que nos restou fazer. Será ?

 

Já fizemos o núcleo Pedra Grande todinho e o Cabuçu.

 

O Engordador parece não valer muito a pena.

 

A do Pai Zé não estamos muito afim não, queremos mato.

 

Negrabela

 

Pros dois sedentários aqui a Pedra Grande é uma puuuta subida rsrsr. Mas estamos treinando.

 

Você que é mateira, sabe onde é bacana em Paranapiacaba ? É bem famoso por lá, mas parece que está meio perigoso né ?

 

abraços

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Rodrigo,

 

quanto a informação do parque que é necessário ir de calça... eu fiz ela de bermuda... a trilha é bem aberta.. se tiver orkut me add e veja as fotos lá... só toma cuidado com o ganso que tem lá kkkk o bicho é bravo, jamais vire de costas para ele kkkk

 

agora quanto ela ser a mais próxima rsrs depende de onde vc mora... eu moro no tremembé... do ladinho do horto rs quando eu fui rodei 180 km ida e volta kkk

acho que a "trilha" caminhos do mar é bem mais perto... além de mais atrações, o ruim é que ela é asfaltada, mas vale pelas construções históricas...

 

quanto ao engordador... eu gostei dele... é claro que não para se voltar todo o final de semana, mas acho que a melhor data para ir lá é no inverno... uma amiga foi no verão e falou que estava uma farofa nas cachoeira que tem lá...

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cris.

A trilha da Pedra Grande é boa p/ caminhada só p/ ver os bugios no meio da estrada (se der sorte né). E olha que eu não tô sendo exigente hein.

Aquela subida da continuação da Nova Cantareira, que passa ao lado do Green Garden. Acho que o nome é Sen. José Ermirio de Moraes tem um visual até melhorzinho do que a Pedra Grande. Aquela estrada sim é uma p. subida.

 

Fábio.

Eu acho que dá p/ vc levar sua sobrinha p/ o Cabuçú sim. Lá são 4 trilhas e a mais dificil com certeza é a da Cachoeira (as outras dá p/ se fazer em no máximo 30 minutos). A da Cachoeira tem até horario p/ vc iniciar a caminhada e pelo que os guardas me disseram, menores de 13 anos só com autorização.

Então dá p/ sua sobrinha se divertir nas outras 3 trilhas.

 

Rodrigo

As trilhas do Cabuçú são bem fáceis, com excessão da Cachoeira.

A da cachoeira eu levei pouco mais de 1 hora sem pressa (parando algumas vezes) e nas outras 3, pouco menos de 30 minutos. Tem uma que dá p/ fazer em até uns 10 minutos. Uma delas eu achei legal porque passa por algumas nascentes.

Lá acho que deveria ter uma que circundasse o lago pelo lado direito, logo que vc passa em cima da barragem.

 

O Engordador eu considero o segundo melhor núcleo dos 4. A trilha da Cachoeira, se não me engano passa por duas pequenas cachoeiras e numa delas até dá p/ vc descer em um pequeno tobogã (tem de chegar no topo da cachoeira e passar por uma vegetação). Estando lá vc vai ver. Acho que fica na primeira cachoeira.

 

A do Pai Zé no Jaraguá não acho que vale a pena. Parece uma estrada, como aquela do núcleo aguas claras.

Valia a pena a um tempo atras qdo aquela trilha que subia pelos canos de ferro estavam liberadas, mas depois daquela morte fecharam de vez.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente esse programa criado pela Secretaria do Meio Ambiente foi ótimo para incentivar que pessoas que nunca antes praticaram trekking e ecoturismo iniciassem nas trilhas.

 

Do passaporte já fizemos 5, eu, meu marido e amigos de um grupo de caminhadas do qual faço parte, o É Nóis na Trilha (http://www.enoisnatrilha.studio33.com.br).

- Trilha do Silêncio

- Trilha do Pai Zé (ambas no PE do Jaraguá)

- Trilha da Pedra Grande (no PE da Cantareira)

- Trilha Divisor das Águas

- Trilha do Mirante da Anta (essas duas no PE Intervales)

 

Dessas a mais difícil mesmo foi a do Divisor das Águas, com 14 km de extenção e que passa por diversas cavernas. Numa delas ficamos por 1 hora andando dentro d´água, mas valeu super a pena, pois o Parque Estadual Intervales é maravilhoso!!

Passamos o fim de semana no parque para fazer as duas trilhas dele que constam no passaporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Realmente esse programa criado pela Secretaria do Meio Ambiente foi ótimo para incentivar que pessoas que nunca antes praticaram trekking e ecoturismo iniciassem nas trilhas.

 

Do passaporte já fizemos 5, eu, meu marido e amigos de um grupo de caminhadas do qual faço parte, o É Nóis na Trilha (http://www.enoisnatrilha.studio33.com.br).

- Trilha do Silêncio

- Trilha do Pai Zé (ambas no PE do Jaraguá)

- Trilha da Pedra Grande (no PE da Cantareira)

- Trilha Divisor das Águas

- Trilha do Mirante da Anta (essas duas no PE Intervales)

 

Dessas a mais difícil mesmo foi a do Divisor das Águas, com 14 km de extenção e que passa por diversas cavernas. Numa delas ficamos por 1 hora andando dentro d´água, mas valeu super a pena, pois o Parque Estadual Intervales é maravilhoso!!

Passamos o fim de semana no parque para fazer as duas trilhas dele que constam no passaporte.

 

Você tem razão Fabi,

eu comecei a praticar trekkinge depois que conheci esse programa... mas logo abandonei este livro e estou fazendo as travessias mais clássicas...

Pq chega uma hora que cansa ficar dando volta no parque.... então precisamos buscar novos desafios... mas tem muita coisa neste livro interessante que ainda quero fazer...

se quiser ler alguns relatos das trilhas da minha turma é só procurar por sem limites na parte de relato... esta semana estarei postando o relato da volta completa que fizemos na ilha grande... e depois o caminho da luz feito de bike

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...