Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia e Peru - 28 dias - novembro/2013 - R$2.500

Postado
  • Membros

Fala galera! To aqui pra deixar o relato da minha viagem enquanto está fresquinho e eu ainda não embarquei em outra ^^

- sou menina, de 24 aninhos, em primeira viagem internacional, sozinha. Já viajei um tantinho pelo Brasil, meio que sozinha, meio que com pouco dinheiro, mas nunca dessa maneira.

- fiz essa viagem utilizando muito CouchSurfing. Já sou ativa na comunidade há um tempo e já hospedei muita gente aqui no Brasil, então não tive problema nenhum. Para quem nunca viajou dessa maneira e por acaso se interessar, tem muitas “regras” para uso da comunidade que você deve se atentar, tanto por segurança quanto por bom senso. Se tiver dúvidas, pode falar comigo :D

- não estudei espanhol para a viagem, mas tinha alguma noção da língua e me empenhei em aprender o máximo a cada dia. Acho legal quando estrangeiros viajam pelo Brasil e se esforçam pra falar português, então fiz o mesmo por lá.

Minha viagem foi bem típica: andei no trem da morte; peguei ônibus horríveis, com poltronas que não inclinavam, sem banheiro, pra passar mais de 16h atravessando penhascos; fiz o tour do Salar de Uyuni com um guia/motorista totalmente bêbado; peguei ônibus horríveis que quebraram no meio da estrada (lá nos penhascos); o carro que fiz o tour em Uyuni também quebrou umas 3x no meio do deserto; sofri com a altitude, com o frio, com o ar seco, com a comida ruim; passei mal por estar a muitas horas (dias) sem dormir e querer mais festa hehehe; fui a Machu Picchu pelo caminho da Hidrelétrica, morri de medo da estrada, o carro quebrou, chegamos tarde e fiz metade do caminho pelos trilhos do trem no escuro; subi a Machu Picchu caminhando, pela trilha de pedra, embaixo de chuva; cai e torci o pé (muito bem torcido) na volta de Água Calientes até Hidrelétrica (sozinha); fui roubada pela polícia federal do Peru na fronteira (sim, roubaram meu dinheiro).

Espero que você não seja do tipo pessimista... eu não sou. Isso tudo foi incrível e eu não trocaria nada! Tá, a parte de roubarem meu dinheiro seria bem legal que não tivesse acontecido. :cry:

O que eu quero dizer é: viajar pela Bolívia e pelo Peru é estar sujeito a isso tudo. Nada que eu fizesse teria evitado sequer uma dessas coisas, e aposto que teria dado um trabalhão. Eu estive durante toda a viagem de muito bom humor e vendo o lado bom de tudo; digo isso pq no caminho eu conheci gente que não tinha essa mesma visão e que não estava curtindo a viagem. Também vi muita gente preocupada em capturar uma foto de cada cenário pelo melhor ângulo, e não olhou realmente pra nada, não sentiu a energia que esses locais possuem. Não estou querendo dar nenhum conselho, só relatando o que eu fiz: respirei fundo, relaxei... e me maravilhei a cada segundo.

--- ROTEIRO ---

Não tive tempo de detalhar meu roteiro antes da viagem pq o planejamento foi um pouco corrido e só fui coletando informações num caderninho, hehehe. Eu tinha tempo de sobra pra viajar, então não me preocupei demais. Pena que o mesmo não se aplicava a dinheiro...

Inicial: 23 dias.

Acabou sendo: 28 dias.

Cidades visitadas (ida): Campo Grande / Corumbá - Quijarro /Santa Cruz de la Sierra / Sucre / Potosí / Uyuni - Salar / La Paz / Copacabana - Isla del Sol / Arequipa / Cusco - Machu Picchu

(volta): La Paz / Santa Cruz de la Sierra / Quijarro - Corumbá / Campo Grande

O que eu tinha planejado:

06/11/13 - de Campinas a Campo Grande e pegar o bus noturno de lá para Corumbá.

07/11/13 - atravessar a fronteira bem cedinho, comprar ticket para o trem à Santa Cruz de la Sierra.

08/11/13 - chegar a Santa Cruz de la Sierra, conhecer a cidade e passar a noite.

09/11/13 - passear mais um tantinho pela cidade e pegar o bus noturno para Sucre.

10/11/13 - chegar a Sucre, conhecer a cidade e passar a noite.

11/11/13 - passar dia e noite em Sucre.

12/11/13 - pegar bus bem cedinho para Potosí, passeio à Laguna Tarapaya e tomar bus para Uyuni.

13/11/13 - acordar cedinho e conseguir uma agência para tour ao Salar começando no mesmo dia. Primeira noite no deserto.

14/11/13 - segunda noite no deserto.

15/11/13 - regressar a Uyuni e tomar bus noturno para La Paz.

16/11/13 - chegar a La Paz, passear pela cidade, agendar tour ao Chacaltaya.

17/11/13 - tour ao Chacaltaya e dormir mais uma noite em La Paz.

18/11/13 - tomar bus bem cedinho para Copacabana. Lá, tomar barco para Isla del Sol (parte norte), fazer a caminhada até o sul e passar a noite.

19/11/13 - tomar o primeiro barco de volta a Copacabana e pegar bus para Arequipa. Dormir em Arequipa.

20/11/13 - conhecer a cidade e passar a noite.

21/11/13 - pegar bus de manhã para Cusco. Passar a noite em Cusco.

22/11/13 - tomar trem para Aguas Calientes e passar a noite.

23/11/13 - subir a Machu Picchu e retornar a Cusco.

24/11/13 - passeio por Cusco - Valle Sagrado ou city tour. Passar a noite.

25/11/13 - pegar bus para La Paz.

26/11/13 - pegar bus para Santa Cruz de la Sierra.

27/11/13 - pegar trem para a fronteira.

28/11/13 - pegar bus de Corumbá para Campo Grande e de lá tomar bus ou avião para Campinas.

29/11/13 - chegar a Campinas e comer feijão da minha mamãe <3

O que aconteceu:

06/11/13 - de Campinas a Campo Grande (voo Azul) e peguei o bus noturno de lá para Corumbá.

07/11/13 - atravessei a fronteira bem cedinho, comprei ticket para o trem à Santa Cruz de la Sierra às 14h50. Fiquei moscando horas e horas em Quijarro.

08/11/13 - cheguei a Santa Cruz de la Sierra, conheci a cidade e passei a noite.

09/11/13 - fui ao Jardim Botânico, que fica bem pertinho de Santa Cruz, e peguei o bus noturno para Sucre.

10/11/13 - cheguei a Sucre, conheci a cidade e passei a noite.

11/11/13 - passei a manhã em Sucre, fiquei de saco cheio da cidade e tomei um bus para Potosi. Passei a noite lá.

12/11/13 - fiz o tour à mina de Cerro Rico e tomei bus para Uyuni.

13/11/13 - acordei cedinho e consegui uma agência para tour ao Salar começando no mesmo dia. Primeira noite no deserto.

14/11/13 - segunda noite no deserto.

15/11/13 - regressei a Uyuni e tomei bus noturno para La Paz.

16/11/13 - cheguei a La Paz, passeei pela cidade, não consegui agendar tour ao Chacaltaya.

17/11/13 - acordei cedinho, com saco cheio da cidade e tomei um bus a Copacabana. Lá, peguei o barco até a Isla del Sol (norte), fiz a trilha até o sul e dormir lá.

18/11/13 - tomei o primeiro barco de volta a Copacabana e peguei bus para Arequipa. Dormi em Arequipa.

19/11/13 - conheci a cidade e passei a noite. Agendei tour ao Cañon del Colca.

20/11/13 - fui ao Cañon del Colca (tour de um dia) que começou às 3h da madruga. Dormi de novo em Arequipa.

21/11/13 - não havia bus de manhã para Cusco, então passei o dia em Arequipa e tomei o bus noturno.

22/11/13 - cheguei a Cusco pela manhã, passeei pela cidade e agendei tour ao Valle Sagrado e a Machu Picchu.

23/11/13 - tour pelo Valle Sagrado e passei a noite em Cusco.

24/11/13 - de manhãzinha tomei a van para hidrelétrica e passei a noite em Águas Calientes.

25/11/13 - subi a Machu Picchu, sentei, chorei. Voltei à hidrelétrica e de lá a Cusco.

26/11/13 - passei o dia em Cusco e tomei bus noturno para La Paz.

27/11/13 - cheguei a La Paz depois do almoço, fiz umas comprinhas e pela segunda vez não consegui agendar passeio ao Chacaltaya.

28/11/13 - passei o dia de bobeira em La Paz e tomei bus noturno para Santa Cruz de la Sierra.

29/11/13 - cheguei a Santa Cruz, fiquei de bobeira e passei a noite por lá.

30/11/13 - passei o dia por Santa Cruz e tomei o bus noturno para Quijarro.

01/11/13 - atravessei a fronteira bem cedinho e tomei bus de Corumbá para Campo Grande, onde passei a noite.

02/11/13 - passei o dia vendo TV em Campo Grande e dormi lá uma noite mais.

03/11/13 - tomei um voo da Azul até Campinas e de lá fui pra casa comer o feijão delicioso da minha mamis :D

Para vocês terem ideia, eu dormi:

-8 noites em ônibus/trem

-11 noites em couch

-8 noites em hostel (sendo 2 no deserto)

--- DINHEIRO ---

- eu fui com pouco dinheiro. Não, não tenho uma planilha de gastos. Mal consigo dividir uma conta de mesa de bar, imagine elaborar uma planilha de gastos... sorry.

- não entendo nada de câmbio, de cartões internacionais, de taxas, nem de nada disso. Pesquisei muito antes e decidi levar todo meu dinheiro em dólares.

- uma semana antes de viajar, comprei US$522 que me custaram R$1200. No dia da viagem eu peguei mais R$600 e fui consultando o preço do dólar em todas as casas de câmbio que encontrei entre Campinas e Campo Grande. Estava caríssimo. Acabei indo para a fronteira sem comprar os verdinhos.

- cartão de crédito: não viajei com um. Nem pra emergências, não. Sequer tenho um, hehehe. Mas acabei comprando algumas passagens no cartão da minha mamis.

- cartão de débito: levei o meu do BB que só funciona como débito, embora seja de chip e permita habilitar a função crédito. Fui antes ao banco e pedi para que habilitassem o uso no exterior, além de me certificar de que ele funcionaria por lá. No fim, não o usei fora do Brasil em nenhum momento.

Resumindo, saí de casa com:

- US$100 em um Visa Travel Money (já que eu não tinha cartão de crédito, pelo menos poderia fazer reservas com o VTM).

- US$422 em espécie.

- R$600 em espécie.

- meu cartão do BB.

Fora isso, o que eu gastei:

- R$190 do voo Campinas-Campo Grande. Comprei uma semana antes e paguei em débito (boleto) pela Azul.

- R$90 do bus Campo Grande-Corumbá. Foi no cartão de crédito da mamis.

- R$90 + R$170 do bus Corumbá-Campo Grande e do voo Campo Grande-Campinas, respectivamente. Também no cartão da mamis.

- R$100 que saquei no BB em Corumbá, na volta.

TOTAL: R$1200 + R$600 + R$190 + R$90 + R$90 + R$170 + R$100 = R$2440

Desse total, R$1750 eu gastei da fronteira pra lá, o restante foi com passagens e outros gastos dentro do Brasil.

Então, se estiver procurando uma base pra estimar seus gastos, considere isso: R$1750 para 24 dias em solo boliviano e peruano.

--- DOCUMENTOS ---

- 10 dias antes da viagem tomei a vacina contra Febre Amarela num postinho aqui da minha cidade; no aeroporto de Campo Grande há um posto da ANVISA, onde eu emiti o certificado internacional.

Primeiro, me cadastrei nesse site:

http://www.anvisa.gov.br/viajante/index.asp?Cadastro=Cadastro

Eu consultei os postos da ANVISA aqui:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed303804a1aa7edaad8abaa19e2217c/Centros_de_Orientacao_de_Viajantes.pdf?MOD=AJPERES

- levei meu RG original, meu VTM e meu cartão do BB. Também fiz uma cópia colorida e bem nítida de cada um e deixei no fundo da mochila, por segurança.

- para liberar a entrada de brasileiros à Bolívia eles têm pedido uma cópia do voucher de reserva de hotel e/ou carta convite de um boliviano; eu não tinha nenhum dos dois. O que fiz foi imprimir algumas páginas dos meus pedidos e respostas de couch em cada cidade, nas quais estava bem claro que aquelas pessoas me hospedariam. Ali também constava endereço, nome completo e telefone dos meus hosts. Acho que daria pra passar, mas não me pediram nada disso.

- o que me pediram foi: RG e o papelzinho de saída do Brasil, que você pega uns minutos antes ali na fronteira.

- o que me perguntaram: quantos dias ia ficar na Bolívia e pq estava ali (respondi que umas 3 semanas e que estava somente a turismo).

- o que revistaram: nada.

- não pediram o certificado de vacinação, mas eu não me arriscaria a viajar sem por dois motivos: pode ser que eles peçam e eu acho que não seria nada legal contrair febre amarela no meio da viagem.

--- BAGAGEM ---

Viajei com a mochila velha do meu namorado (acho que é de 65L) e com uma mochilinha tipo esportiva, dessas que parecem um saco, sem bolso, zíper, nem nada. Na ida o mochilão estava pesando 13Kg; tranquilinho pra carregar.

Roupas:

- 4 camisetas fininhas de manga longa

- 3 camisetas fininhas de manga curta

- 4 camisetas fininhas de alça fina (queria ter levado mais, fez falta)

- 1 sobretudo de moletom (de abotoar na frente)

- 1 agasalho de moletom com capuz (de zíper na frente)

- 1 fleece todo fechado

- 2 cachecóis de lã

- 1 gorro de lã

- 1 boina

- 1 calça jeans velha

- 1 calça tipo legging

- 1 shorts

- 2 meias-calças de lã

- 2 saias longas (uma bem riponga e uma mais discreta)

- havaianas

- tênis normal que eu uso pra correr

- bota velha de camurça (sem salto)

- meias (levei poucas e comprei mais lá)

- calcinhas (uma por dia pra não ter que lavar)

Higiene:

- 1 toalha normal, das mais fininhas e não muito grande

- 1 sabonete líquido (que eu esqueci em Sucre já no começo da viagem)

- 1 shampoo (200mL) - me serviu também de sabonete pro resto da viagem

- 1 creme sem enxágue (que eu usava também como condicionador)

- escova e pasta dental

- escova de cabelo

- 1 secador de cabelo minúsculo, bivolt, que foi bem útil

- 1 frasquinho de perfume

- um pouquinho de maquiagem (base pro rosto e lápis pros olhos)

- 1 frasquinho de hidratante (que eu usei pro corpo todo, inclusive rosto)

- protetor solar FPS 30

- protetor labial

- lenços umedecidos

- papel higiênico

- protetor diário

Medicamentos:

-bromoprida e simeticona (pra aliviar o estômago da comida ruim)

- dramin (pra aliviar o estômago dos penhascos)

- lactopurga e imosec (um pra soltar e um pra prender o intestino)

- anti-histamínico (dos que não dão sono)

- neosaldina e naramig (pra enxaqueca, dor de cabeça e outras dores)

- pílulas de cafeína (pras trilhas mais pesadas e pro motorista de ressaca não dormir ao volante)

- vitamina C

Outros:

- 1 cadeado normal

- 1 cabo de aço com trava (desses de prender bicicleta)

- 1 saco plástico grande e fita adesiva (sei lá, vai que a mochila rasga toda...)

- linha, agulha, uns alfinetes

- 1 bolsa grande de pano (tipo essas retornáveis de supermercado) que foi bem útil

- 2 livros

- umas 3 nécessaires nas quais eu distribui cada coisa conforme sua conveniência

________________________________________________________________________________________________________

Bom, isso foi um resuminho do meu planejamento, do que eu levei e do que eu fiz.

Em seguida vou postar o relato mais detalhado de cada dia da viagem.

Como já disse, não tenho planilha de gastos, mas de tempo em tempo eu somava quanto dinheiro ainda tinha e fui anotando isso, então vou postar ao fim de cada dia, quando tiver essa informação. Cada centavo foi bem utilizado e cheguei de volta ao Brasil sem nada ::tchann::

Editado por Visitante

• Respostas 24
  • Visualizações 7.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Queria muito terminar o relato dessa viagem, mas a memória não me permite resgatar nenhum detalhe, e também não tenho mais o caderninho com as anotações. Então vou contar alguns fatos mais memoráveis e prometo que vou responder quem mais tiver perguntas.

* MACHU PICCHU *

Comprei o ticket uns 2 dias antes, lá em Cusco mesmo. Lembro que para o dia seguinte eles já estavam esgotados.

Agendei minha ida com uma van que iria pelo caminho do pesadelo: Hidrelétrica. Na boa, o caminho é maravilhoso, as paisagens são lindíssimas, mas o medo que eu passei ainda está fresco na minha memória, quase 2 anos depois. A van quebrou logo que saímos de Cusco, e o motorista nos deixou na beira da estrada, com as mochilas e tudo, e voltou pra cidade sozinho com a promessa de arrumar a van e nos resgatar logo em seguida. Acho que levou umas 2h e enfim continuamos o caminho. Quando chegamos a hidrelétrica já era bem tarde e começamos logo a caminhada pelos trilhos; escureceu no meio do caminho e ficamos com muito medo de o trem aparecer do nada e nos pegar ali. No fim, deu tudo certo.

Dormi num hostel baratinho e preparei uns sanduíches para o dia seguinte. Acordei bem cedo, por volta de 4h, e já comecei a caminhada. Fui até o começo da trilha e subi pela "escadinha" de pedra. Pra mim a subida foi bem pesada, levei umas 2h ou mais pra chegar ao topo. Quando cheguei já estava claro, porém estávamos literalmente no meio das nuvens. Era impossível ver qualquer coisa a mais de 2 palmos de distância, e não parava de cair uma chuvinha. De repente eu comecei a ver um pouco melhor, a chuva foi passando e a névoa começou a baixar. Quando eu consegui ver as montanhas ao meu redor e me dei conta de onde eu estava, eu comecei a chorar. Sentei no chão molhado, sozinha, e chorei mesmo. Um desses momentos que te marcam pra vida toda ::love::

11330045874_074ca05781_o.jpg.4216a2e568b75a81779773b3891d1fe4.jpg

Andei muito lá por cima e não tive pernas pra descer caminhando, então paguei muitos dólares pelo ônibus (tabelado) e cheguei lá embaixo sem esforço nenhum. Comecei logo minha caminhada pelos trilhos de volta à Hidrelétrica; fui sozinha e num ritmo tranquilo, ouvindo o barulhinho do rio e feliz demais. Pra fechar com chave de ouro, "surfei" numa folha de bananeira quando estava descendo uma trilhazinha e torci o pé. Doeu muito muito muito. Mas eu estava sozinha no meio do mato, então respirei fundo, contei até três e fiquei em pé. E continuei andando, como se nada tivesse acontecido. Foi terrível, mas consegui. Peguei a van maldita e voltei pra Cusco.

* PROBLEMAS NA FRONTEIRA DE DESAGUADERO *

Vou fechar meu relato incompleto com um alerta: cuidado com os policiais nessa fronteira.

Estava num ônibus de Cusco para La Paz e atravessamos a fronteira em Desaguadero. Quando chegamos lá, todos descemos do ônibus para pegar o carimbo, normal. Quando eu estava indo pro ônibus, já saindo do lado peruano, 2 policiais me chamaram e pediram pra eu esperar em frente a um prédio. Ali tinha uma mochileira com cara de assustada. Ela começou a falar comigo em inglês para os policiais não entenderem: disse pra eu tomar cuidado com dinheiro e com o que eu dizia a eles lá dentro. Já comecei a ficar assustada, mas meu dinheiro estava na bolsinha por baixo da roupa, então pensei que não teria problemas... quando entrei na salinha, tinha 2 homens e uma mulher, os 3 da polícia peruana. Pediram pra eu esvaziar minha mochila (estava só com a pequena, o mochilão estava no ônibus). Bisbilhotaram tudo que eu tinha e encontraram minha bolsinha de remédios. A mulher começou a falar alto comigo, insinuando que eu tinha drogas, enquanto os outros 2 continuavam a vasculhar minhas coisas. E eu tentando dizer calmamente que eram remédios normais, que tinha a bula de todos eles ali. Aí eu entendi um dos caras dizendo pra ela que não tinha nada na bolsa, e ela me perguntou onde estava meu dinheiro. Eu respondi "guardado". Ela apontou pra minha cintura e pediu pra ver minha bolsinha, enquanto os outros 2 continuavam me perguntando sobre os remédios. Ela pegou minha bolsinha de dinheiro, abriu, olhou meus documentos e o dinheiro que estava lá...então do nada ela disse "ok, pode ir". Juntei as coisas de volta na mochila e saí. Corri pro ônibus e só meia hora depois, já na estrada, consegui ter calma pra contar o dinheiro: 150 reais a menos.

É isso, gente. Não se deixem assustar por essa última parte do relato, basta ser um pouco mais esperto pra isso não acontecer (por exemplo, deixar pouco dinheiro na cintura só pra disfarçar e guardar o principal em outro lugar, tipo dentro do sapato).

Bolívia e Peru são meus amores, nunca me canso de relembrar essa viagem. ::otemo::

Postado
  • Membros

Aeeee amei seu relato Marcella!!! Você deve ser muito divertida, rs.

Queria te fazer uma pergunta... qdo disse que deveria ter deixado a mochila em Copacabana pra ir pra Ilha, como faria? Tem lugar lá pra guardar só a mochila?

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi anne! Obrigada :)

É só encontrar uma recepção de hotel que pareça confiável e amigável e pagar um trocado pra eles ficarem com seu mochilão. Tinha lido relatos de gente que fez isso, mas acabei esquecendo. Foi muito duro atravessar a ilha com todo aquele peso!

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros
vou começar a ler teu relato e já tenho uma dúvida: nenhum ônibus de tour que tu andou tinha banheiro?? eles param em algum lugar no meio da viagem pro pessoal fazer um lanche e ir no banheiro ou a comida é servida no ônibus quando o percurso é longo? ::hein:

bjos

Respondendo a isso: nenhum ônibus na Bolívia tinha banheiro, e na maioria das vezes eles paravam no meio dos penhascos pra gente fazer xixi no escuro :o

Já no Peru os ônibus eram maravilhosos, todos bem aquecidos, com banheiro, confortáveis e até com serviço de bordo!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.