Ir para conteúdo

Nordeste do Brasil de carro - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Expedido,

 

Fiz em julho/2005, o trecho Brasília x Alto Paraiso(Chapada)xPalmas x Miracema x Imperatriz do Ma, em Imperatriz entrei para Belem do Pará e depois fui para São luiz(via balsa) x Barreirinhas x Delta x Fortaleza x Teresina x Brasília.

 

Condições das estradas(trecho que passei):

Brasília x Palmas - ótima;

Palmas x imperatriz Ma - ótima (melhor via balsa, antes de miracema);

Imperatriz x açailândia - ótima;

Açailândia x Santa Ines - Não tenho informação(se vc tiver o Guia 4 rodas, lá tem o fone da PRF daquele trecho);

Santa Ines x Miranda do Norte - não tenho informação;

Miranda do Norte x São Luis - ótima;

São Luis x Barreirinhas - ótima;

 

Barreirinhas x Delta (eu fui via Teresinha que é muito mais longe, mas queria conhecer o PN das 7 cidades), mas o certo (segundo o pessoal de lá) é:

Barreirinha x Bacabeiras(acho que assim que escreve) x Itapecuru mirim x Chapadinha x São Bernardo x Parnaiba - nesse trecho vc pegará uns 30 kms de estrada ruim, depois de São Bernardo;

 

Parnaiba x Luis Correa(queria conhecer) x Camocim-CE - estrada muito boa;

Camocim x Sobral - estrada ótima;

Em Sobral, para vc sair do trecho ruim da BR, é melhor vc pegar a estrada estadual, além de ser muito boa, lá existe uma lei que veículos pesados não podem transitar(somente com autorização), então a estrada fica "limpa" (nesse trecho vc vai passar em Amontada/itapipoca e chegará em Fortaleza);

 

de Fortaleza para natal é melhor vc pegar a rod. estadual, fui de até Canoa Quebrada e a estrada estava ótima, o pessoal estavam utilizando essa via para Natal.

 

Então de São Luis à Natal vc poderá passar no Ceará sem problemas, as estradas em julho estavam boas.

Boa viagem e quaisquer outras informações, pode ficar á vontade.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu de Santa Catariana passando Parana, São Paulo,Minas,Goias, Tocantins até o Pará Belem ai desci beirando o Atlantico até torres no Rio grande do Sul e Acreditem que litoral maravilhoso levei só 2 meses foi inesquecivel passei tidas a capitais do nordeste acampei fiquei em hotel até dormi no carro se alguem tiver interesse e prescisar de ajuda estou a disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Marioluc.

 

As minhas maiores dúvidas você esclareceu. Eram as estradas estaduais de Tocantins e a do Ceará que vai de Sobral para Fortaleza, já que a BR está muito ruim. O trecho até Sta Inês eu vou checar com a PRF.

Já o trecho de Barreirinhas a Parnaíba, chegando lá decidirei entre o mais curto e o mais seguro.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Expedito,

 

Fique atento que nesses últimos dias choveu muito na nossa região, e isto, pode ter danificado a estrada, não custa entrar em contato com a PRE do tocantins.

 

Outra coisa, depois de Camocim-CE tem um estrada de terra que vai até Jijoca, na época não estava boa, então é melhor vc se informar, que parece que vc economiza muitos kms.

Boa viagem.

Na estrada estadual de CE, tome muito cuidado com os animais, muito gado na pista, todo cuidado é pouco.(quase que atropolei um rebanho).

Mário lúcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Marioluc, por mais essa ajuda.

Quanto aos animais, realmente são bastante comuns no NE. Moro em Minas mas sou paraibano, cresci em Recife e morei uns 5 anos no Maranhão. Até 97 viajava pelo menos uma vez por ano para o NE. Nos últimos anos viajei somente entre SP, RJ e Brasília. Tive também em Cumuruxatiba-BA, mas de nordeste foi só. Agora devo rodar uns 8.000 km e por isso tenho precisado de informações.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cinthia....

De SP a Conceição, são uns 1200km, e vc deve lembrar que neste itinerário vais passar por dentro de duas capitais, Rio e Niteroi, o que deve atrazar bastante a sua viagem.

Caso não tenha necessidade de dormir em Conceição, a minha sugestão é que durma em Cachoeiro ou Marataizes de onde podes seguir até Vitória pela estrada costeira.

Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cinthia,

 

Até Conceição da Barra você deve levar umas 12 ou 14 horas em estrada boa. Depois até Ilhéus acredito que mais umas 10 ou 12 horas com treches de estrada bem ruim.

Portanto acredito que seja possível, mas lhe daria mais duas opções:

 

De São Paulo a Conceição em um dia e depois paradas intercaladas na ida e volta para Ilhéus ( ex: Conceição (Itaunas) a Arraial D ajuda e Trancoso; Arraial a Ilhéus e Itacaré; Ilhéus a Cumuruxatiba; Cumu a um outro destino no ES ou RJ ( Vitória, Guarapari, Búzios, Cabo Frio, etc ); e depois retorno a Sampa.

 

Outra opção seria fazer uma viagem mais tranquila depois de Itaunas e despachar o carro na volta. De Salvador a SP custa uns R$500,00 para despachar o carro ( ou menos ). De carro Ilhéus a SP são uns 2000km + hospedagem e comida.

 

Espero ter ajudado. Outras pessoas aqui do grupo podem lhe dar informações mais atualizadas e precisas. O que posso garantir é que este roteiro é muito bonito.

 

Obs. Evite viajar de noite. No Nordeste ñ tem horário de verão e o sol se põe umas 17hs.

 

Luís

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vlw...[:D]

 

Obrigada Sérgio pela dica...até vitória sei que chego tranquilamente...é que já fui até lá em 2004...meu problema é até conceição...mas MUUUITO obrigada...[8)]

 

Luis, eu tinha maior dúvida mesmo no trecho de conceição da barra (itaunas) até ilhéus...acho realmente que é mais negócio ir em dois dias para não correr risco de pegar estrada à noite, e tb aproveitar melhor a viagem...Brigadão pela ajuda...[8)]

 

Abraços...[;)]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sou do Nordeste e resido em Brasilia há anos Estou aposentado e tenho viajado bastante, principalmente para minha região Gosto de comer asfalto.às vezes saio de Brasilia e vou pelo Pará, só para estar na estrada.Lá no RN, minha região, fico apenas 3/4 dias.às vezes levo até 30 dias na viagem, parando nas cidades do litoral, pegando uma praia e à noite indo para a pracinha fazer um lanche, ver TV e papear com o pessoal( o pessoal do nordeste é hospitaleiro, humilde e conversador)Este ano já fui 4 vezes. Pelo interior as estradas estão sempre boas.As BR sempre tem trechos esburacados(mas não dá para fazer medo não. O pessoal aumenta muito) Comigo nunca aconteceu nada, graças a Deus.Para mim o melhor trecho, para curtir, é pela BR 101,entrando para Penedo (Alagoas) Entra no posto da Policia Rodoviária Federal.Tem placa Atravessa o Rio São Francisco e está em Penedo Lá vai pelo litoral Sai em Macéio.Continua na cidade pela Av litorânea.Vai sempre margeando o mar. Uns 20 kms depois de Maceió, tem uma ponte (pequena) de cimento.Entra-se para á direita(tem placa com o nome de umas 3 cidades do interior, salvo engano)E continua Vai ao lado do mar o tempo todo.Tem muitas casas de veraneio Para quem gosta de acampar o terreno é propicio e o pessoal sempre dá um jeito de oferecer o alpendre da casa para dormir, usar o banheiro(estas coisas)Se passa por muitas cidades do interior Vai sair em Cabo, perto de Recife E dai continua pela BR Em Natal saia pelo bairro do Alecrim em direção a Touros, Açu, vai sair em Fortaleza(bem antes pehue a estrada estadual que vai passar por várias praias. Se quise voltar por Brasilia venha pelo PIAUI A estrada está de primeira Só tem um trecho de estrada de terra entre conrrente(Piaui) e Barreiras(Bahia) de uns 40 kms. Mas está sempre boa a rasoável De Brasilia vai para SP,RIO, e outros estados do Sudeste, Sul e Centro Oeste Pela experiência que tenho dou preferência a estrada do interior É certo que não tem a estrutura da BR, mas o movimento é mínimo, não tem carreta, tem aonde dormir e se alimentar A BR além do movimento de carreta, sempre tem buracos, apesar de não fazer medo É só ter cuidado Obedecer a sinalização e andar devagar onde ela estiver esburacadaDizer que tem assalto, comigo nunca aconteceu O pessoal costuma aumentar muito as coisas. Entre Recife e João Pessoa, tem uma cidade à direita(não lembro o nome) Mas entrando-se nela se vai sair em Rio Tinto(uns 15 km - lá fica o máquinário das antigas casas Pernanbucanas - 90 por cento da cidade é delas - Tem uma pracinha e bastante preguiça nas árvores.Estive lá o ano passado Tem uns quiosque de madeira bem arrumadinhos Tomei um prato de sopa bem nutrida por um real e cinquenta centavos. No dia seguinte tomei uma cerveja e pedi um tira gosto de camarão.Veio um prato que 3 pessoas não davam conta Paguei quatro reais. No Nordeste as coisas não são caras, principalmente no interior.Sempre vou por uma estrada e Volto por outra Gosto de lugares de serra, vegetação exuberante.Pelo interior do Ceará também é muito boa a viagem Pode sair por Crato, serra do Ibiapava, passar no "Padim Cícero". Meu telefone é (61) 3245-5347.Luiz Se alguém quizer bater um fio eu estou á disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...