Ir para conteúdo

Viagem sem prazo pra chegar - para baixo, sempre em frente!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

ziriguidu, achei que você já estava na argentina, pelo que li do post anterior..

então, li esse post ao acaso e resolvi postar algumas coisas.

tenho um amigo que já fez uma viagem de bicicleta por vários lugares... ele mora em Floripa, trancou o curso dele na faculdade por um tempo indeterminado, juntou-se mais dois amigos dele, e foram de ônibus e váários trechos de carona até Pernambuco; chegando em Pernambuco, o destino foi conspirando a favor deles, de forma que fizeram bicos, levantaram uma grana em Recife (salvo engano) investiram em umas bicicletas, e daí seguiram fazendo várias cidades do interior e litoral nordestino, especialmente o estado de Pernambuco (litoral e interior), Piauí (interior), MAranhão (vários lugares), e depois seguiram em frente nessa empreitada até chegar no Pará e depois Amazonas.. de lá, desfizeram de suas bikes e passaram a viajar em barcos, caronas, etc.... resumindo, os caras viajaram por diversas cidades na região da floresta amazônica...

essa jornada durou um ano e meio mais ou menos.

Esse meu amigo, embora seja um cara de uma família que tem uma condição financeira legal, é um cara desapegado, sempre levou tudo na paz, e as coisas foram dando certo.. as pessoas (em geral) costumavam recebê-los bem, ajudavam nas cidades.. e na medida em que o tempo foi passando, os caras foram manjando cada vez mais de bike... se isso te incentiva, as bikes eram realmente simples, sem muito luxo, mas deu pra fazer todo o percurso numa boa sim, e na medida que a viagem acontecia, eles iam ficando amigo de oficinas e borracharias, e aprendendo coisas, equipando e adaptando as bikes deles.... ademais, ele é um cara magrinho, não é de tipo físico forte. mas o mais importante é que é um cara persistente, até entendo o que você diz com relação a preparo.. afinal, botar um cara com obesidade forte pra pedalar sem limites, é tortura, e pode até dar uma @#$%¨&, se não tiver legal de pressão etc..

quanto ao negócio do "bicho homem", é ir na fé cara, e desapegar um pouco das coisas materiais, e não preocupar-se em ir ultra equipado, e preparar o psicológico pras privações na hora em que for realmente necessário.. mas eu penso que quem tá determinado a enfrentar uma passada dessas, sabe que tem estômago pra tal, ou pelo menos calcula a possibilidade de se ver em apuros, e superando isso com garra.. deve ser uma experiência única..

mestrado é um negócio complicado de se conseguir (pelo menos na minha área) e se você se desapegou legal disso, e cogita a possibilidade de investir nessa jornada, poxa meu amigo, a meu ver, você tá com a faca e o queijo. agora só falta a fome!

abraço, e boa sorte.

(mantenha-nos informados, eskece do fórum não.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

ZIRIGUIDU (e a todos os "malukos' como nós)

 

 

Cara, primeiro queria te dar os PARABÉNS pela tua confiança e coragem. Lendo teu relato, não sabe como fiquei impressionado. Naõ por achar tudo o que você diz um absurdo, mas, ao contrário, por ler uma história pela qual EU MESMO passei. Terminada a facu, tb entrei num mestrado, super concorrido, por sinal, mas no fundo eu já tava com as asas coçando, contade de sair por aí, deixar aquela vida ACADÊMICA-BUROCRÁTICA-"CIVILIZADA" pra trás. E fui me enrolando. Uma viagem aqui, outra ali, as pedaladas quase que diárias, e cada vez que subia na BIKE ficava mais forte a certeza de que eu queria mesmo era sair sem data pra volta. Viajar. Mas fui me enrolando, pra nao deixar o MESTRADO que eu sabia que tb deveria concluir (E NAO ESTOU DIZENDO QUE ESTE TB SEJA O SEU CASO) é algo muito pessoal isso de saber o QUE É e o QUE NÃO É pra nós. Naquele momento eu precisava terminar o projeto de pesquisa no qual tinha m engajado desde a Iniciação científica. Enfim, o MESTRADO terminou, faz 2 meses. E agora estou aqui, com aquele frio na barriga, pois agora sinto que nao dá mais pra adiar aquele velho-novo sonho. E a estrada tá aberta, inteirinha, um horinzonte incrível e me chama, me chama... ^Tô respirando fundo, pra não perder pé, acalmar o susto que é pensar no que vai ser. E o que vai ser? Sei lá, não tem como saber, quando se decide viver cada dia. Ainda mais no meu caso (nao sei se é o seu) que sempre faço minhas trips, sempre sonho e realizo meus sonhos contra a corrente mesmo, com MUITO POUCA GRANA. Vamos ver. Mas diz aí, onde vc está, já está na estrada? E vamos nos falando. Outros "malukos' pela liberdade que quiserem chegar também, serão bem vindos. Abçs, Isa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Ziriguidu..

 

Realmente, uma viagem desse tipo é uma divisora de águas na vida de qualquer pessoa que se permita vivenciar a fundo tudo o que o cicloturismo nos proporciona.

 

Eu fiz uma viagem de quase 4000 Km por todo o nordeste brasileiro, aos 20 anos de idade. Também não tinha preparo físico, nem tinha andado mais que 50 Km numa bike. E isso apenas por duas vezes. De resto, era só para ir à padaria ou comprar cigarro para o meu pai,.. rs

 

Infelizmente eu fui assaltado uma vez na viagem, 3 dias depois de ter saído de casa. Mas claro que não desistiria nunca. A história é londa, mas recuperei todos os meus pertences de volta. Logo apareceu um casal de cicloturistas no meu caminho que me fez ter companhia em 90% do trajeto. E isso foi fundamental. Há pessoas que até preferem viajar sozinhas, por proporciona-las um pouco de introspecção. Eu não sou uma dessas pessoas... rs

 

Então, acho mesmo que você deveria ter uma companhia. Mas não deixe de ir se não tiver... a estrada é generosa com quem a respeita.

 

E como já disseram aí em cima, não esquece do mochileiros.com não. Mantenha-nos informado.

 

Grande abraço e fique firme em sua decisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Economize no peso de sua bagagem, priorize uma bike com um grupo bom ( Shimano Deore com freio a disco é um ótimo custo benefício), comprei o meu no Paraguay por R$ 700,00. Pedale com sapatilhas, alimente-se bem, evite ao máximo o sol (meu parceiro uma vez desmaiou depois de uma subida de 5 km no sol das 13:00h), preocupe-se muito com o seu cantil de água (dependendo da estrada vc pode andar vários km sem poder arrumar água em uma torneira, muito menos comprar).

Planeje muito bem sua viagem, se possível adquira um gps (muito recomendado, mais não é essencial).

 

Vou fazer uma viagem de 10.000 km pelo Brasil e neste post dou dicas do que levar em uma cicloviagem longa:

http://www.pedalarepreciso.com.br/2011/02/o-que-levar-em-uma-viagem-de.html

 

Aqui um link sobre nossa última cicloviagem entre Goiânia e a cidade das pedras (Pirinópolis):

http://www.pedalarepreciso.com.br/2011/06/cicloturismo-goiania-pirenopolis.html

 

O cicloturismo é possível saudável e sustentável. PEDALAR é PRECISO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...