Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

afonsosolak

Em pleno "Salto da Bota"

Posts Recomendados

Parti de Bologna na noite do dia dez de Janeiro à meia noite para a minha mais longa viajem dentro da Itália, desta vez sozinho. O destino era a região da Puglia, "o salto da bota".

Inicialmente previ visitar quatro cidades em quatro dias, mas chegando lá as coisas mudaram de rumo, pois quando se viaja sozinho o ritmo é outro. Adicionei dois vilarejos e uma outra cidade ao roteiro, totalizando assim em sete lugares para visitar. Mas mesmo assim, ainda ficaram coisas que gostaria de ter conhecido.

 

A região sul da Itália é muito criticada por sua falta de organização e pela seu alto índice de criminalidade. Se realmente é perigoso andar por lá eu não sei, mas eu não tive problema nenhum em todos os meus dias naquelas terras. Quanto a organização, digo que me surpreendi, pois tudo era mais organizado que em muitas outras cidades ditas "nobres" da Itália. Esta, uma constatação pessoal.

 

A primeira cidade que visitei foi Bari. Cheguei na estação as seis e meia da manhã, e fui tomar um café no MC (que era mais barato por sinal). Como tudo ainda estava fechado, fui dar uma volta na beira mar, e quando terminei de fazer isso, estava em pleno centro histórico.

 

No centro histórico, com ruas estreitas e com muitas roupas penduradas nas janelas (como as fotos da aula de AUR), visitei a igreja de São Nicolau; a segunda igreja russa de minha viajem e um monastério, coisa que eu ainda não tinha conhecido. Finalizei Bari, almoçando no mercado municipal. O prato foi um Sanduíche de Polvo com uma cerveja de caneco.

 

No período da tarde peguei um trem e fui para um vilarejo chamado Polignano a Mare, que já adianto, foi o lugar que mais gostei de toda viajem. O lugar não é cheio de castelos, fortalezas ou igrejas. Não tem monumentos importantes ou pessoas famosas. Mas a beleza natural de sua costa é de fazer o queixo cair. A rocha calcárea foi corroída com o passar dos anos pelo mar, e hoje existem cavernas subaquáticas ideais para mergulho. Pena que era inverno. A foto aqui ao lado e acima descreve um pouco disso.

 

Depois de um pôr do sol vermelho fui para Brindisi, a cidade onde passei a noite. A manhã ensolarada do dia seguinte, foi dedicada ao porto de Brindisi para conhecer o "Monumento aos Navegadores", depois a "Estação Marítma", a Catedrale, o Castelo de Augusto V e a "Chiesa di Sant'Anna".

 

A dona da tarde foi Lecce, a qual me surpreendeu, pois não sabia de sua importância na história italiana. Cercada por um muro, como Ferrara, e toda pavimentada com blocos de pedras brancas. Muitas igrejas, a Piazza Sant'Oronzo e dois anfiteatros romanos. Comi um sorvete de quatro sabores - Pistache, Morango, Chocolate e Creme.

 

A manhã do terceiro dia foi em Taranto, onde fui a uma Fortaleza Naval. Depois de ver um filme sobre o lugar, fui conhecer seus túneis, calabouços e saletas em uma visita guiada por um oficial da Marinha Italiana que conhecia o Palmeiras. A fortaleza tem mais de 800 anos, mas constantemente são feitas novas descoberta em seu interior, a última delas foi em 2004.

 

Ainda em Taranto fui procurar a tal ponte Girovele, que me interessava muito. É uma ponte móvel, mas bem diferente das usuais. É meio difícil de explicar, então coloquei essa pequena foto, que não fui eu que fiz, aqui ao lado. Quando cheguei lá descobri que ela não está mais funcionando. Uma pena.

 

Parti para Alberobello, um vilarejo bem fora do comum. Considerado patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com suas construções bizzaras, chamadas de Trulos. São casinhas com tetos cônicos feitos de pedra. Estão dispostas por toda cidade. Realmente diferente.

 

A viajem continuou por mais um dia: Da Púglia parti para Bolzano, extremo norte da Itália, na divisa com a Áustria. Mas...Bolzano óbviamente não está no "Salto da bota", portanto não tem lugar nesse texto. Fica para uma próxima.

Aquele Abraço!

 

Segue o link com o texto original e fotos: http://theworldbyfon.blogspot.com.br/20%20...%20html#links

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Muito legal seu relato, Afonso!!!!

 

Estou pensando em conhecer essa Italia em abril de 2015.

 

Valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post

Estou planejando ficar uma semana na região de Puglia. Estarei viajando sozinha durante essa semana. Depois encontrarei com a minha irmã em Bari onde pegaremos um ferry para Grécia. Gostaria da sua opinião sobre o que fazer na região, melhores praias e se dá para fazer de trem e ônibus. Você acha que terei dificuldade por estar sozinha, que dicas pode me dar???

Compartilhar este post


Link para o post

Muito legal o seu relato, Afonso!!! Você foi de trem para Bolzano??? Bolzano é uma cidade muito gostosa!!! Amo!!!

Compartilhar este post


Link para o post

Ellencris ! A Puglia é encantadora! Você vair curtir muito, certeza!

 

Recomendo que você passe por dois povoados pequenos: Alberobello, com suas casas com telhado de pedra, os Trullos e Polignano a Mare, uma cidadezinha no litoral com alguns penhascos de tirar o fôlego! Minha locomoção foi toda em trens, se não tem a Trenitalia tem a companhia regional da Puglia! Pode ir sem medo por estar sozinha!

 

Legais tbm são Lecce, Brindisi e Taranto, onde tem uma fortaleza interessante! Se der tempo existe uma caverna chamada Grotte di Castelana ( eu axo que era isso), que não cosegui visitar! Você visita e conta depois!

 

No fim da viagem, peguei um trem noturno até Bolzano, atravesei o país de ponta a ponta, foi incrível! E Bolzano é linda de matar!

 

Um abraço e boa viagemmmm!!!

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



×
×
  • Criar Novo...