Ir para conteúdo

EURAIL - experiencias e como funciona?

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Entao, pessoal, eu to viajando em janeiro do ano que vem prum mochilao pela Europa com 2 amigos e a gente ta vendo parada de transporte. Eh sempre muito complicado mexer com isso porque pra reservar passagens de trem e aviao em separado eh necessario se ter datas e horarios muito certinhos.

Foi quando fiquei sabendo do Eurail em que se paga um valor de 585 euros pro nosso caso (segunda classe) pra voce ter um passe com validade de 1 mes (exatamente o periodo que a gente pretende ficar na Europa) pra pegar qualquer trem em quase todos os lugares interessantes na Europa em qualquer dia e horario que voce quiser.

Entao, o que eu queria saber era se isso realmente compensa e se eh confiavel? Se o que eu entendi desse Eurail eh exatamente isso mesmo? Se em termos de preco talvez compensaria muito mais comprar passagens de aviao e trem em separado? Se eh realmente seguro, se tem algum contra e essas coisas. Obrigado. ::hãã2::

• Membros de Honra
Postado
Entao, pessoal, eu to viajando em janeiro do ano que vem prum mochilao pela Europa com 2 amigos e a gente ta vendo parada de transporte. Eh sempre muito complicado mexer com isso porque pra reservar passagens de trem e aviao em separado eh necessario se ter datas e horarios muito certinhos.

Foi quando fiquei sabendo do Eurail em que se paga um valor de 585 euros pro nosso caso (segunda classe) pra voce ter um passe com validade de 1 mes (exatamente o periodo que a gente pretende ficar na Europa) pra pegar qualquer trem em quase todos os lugares interessantes na Europa em qualquer dia e horario que voce quiser.

Entao, o que eu queria saber era se isso realmente compensa e se eh confiavel? Se o que eu entendi desse Eurail eh exatamente isso mesmo? Se em termos de preco talvez compensaria muito mais comprar passagens de aviao e trem em separado? Se eh realmente seguro, se tem algum contra e essas coisas. Obrigado. ::hãã2::

Dependendo dos trechos que vc vai fazer, não vale a pena. Ano passado eu gastei por volta de 160 euros no total despachando bagagem nos seguintes trechos em uma viagem de 20 dias:

Londres - Liverpool (trem)

Liverpool - Glasgow (trem)

Glasgow - Edimburgo (trem)

Edimburgo - Dublin (avião Ryanair)

Dublin - Frankfurt (avião Ryanair)

Em outra viagem, gastei uns 40 euros em cada trecho com bagagem despachada na Ryanair fazendo Milão - Porto , Porto - Madrid. Se não despachar bagagem é uns 20 euros a menos. Em baixa temporada e com antecedência é tranquilo conseguir esses voos.

Dentro da Europa tem trechos que é melhor fazer de ônibus que de trem, pelo trem ter que fazer muitas baldeações.

Acho que esse pass realmente só vale a pena para maioria dos casos se for decidir o roteiro em cima da hora, pq daí as passagens são muitas vezes 10 vezes mais caras que com antecedência.

• Membros
Postado

Cara, isso vai depender muito do seu roteiro.

Seria legal você postar as cidades que vcs tão pensando em visitar aqui, pra gente poder te ajudar melhor.

Pela minha experiência (andei comprando passagens pra minha viagem em maio) nem a rail europe, nem esses passes de eurail prestam. Eu já tinha meu roteiro definido. Comecei comprando a passagem principal, BH/Lisboa - Lisboa/BH.

Depois disso passei a comprar as passagens dentro da europa. E agora, com todas as datas de chegadas e partidas, estou fazendo as reservas dos albergues.

Vou te dar um exemplo da minha compra de trens na semana passada para os trechos Basileia (SUIÇA) / Mainz (ALEMANHA) - Mainz / Weimar - Weimar/Berlin. Esses três trechos, na Rail Europe custaram um total de 314 Euros = 1.100,00 Reais.

Os mesmos trechos na DB Bahn, que administra os trilhos da Alemanha, saíram por 209 Euros = 733,25. Uma economia de 366 Reais. Fora que todos os trens que peguei pela DB Bahn eram diretos! Os da Rail europe tinham 1 ou mais conexões entre as cidades de origem e destino. Na DB Bahn, você imprime direto o seu bilhete, pela Rail europe você tem que esperar chegar pelo correio e corre o risco de extraviar.

A mesma coisa vale pras passagens de avião, procure os trechos na decolar.com e no edreams, apenas pra saber o nome das companhias que fazem o trajeto. Depois disso entre no site da companhia e pesquise por lá. Encontrei preços 70% mais baratos comprando direto no site das companhias aéreas.

Então, mesmo se o roteiro de vocês for mais livre, tente fechar as cidades pra vocês economizarem e dentro disso façam as visitas que preferirem...

Espero ter ajudado!

• Membros
Postado

De olho neste tópico,

irei á Europa no segundo semestre ( Madrid, Barcelona, Roma, Lisboa e Madrid) e tinha pensado nessa Eurail mas pelo visto é furada - só irei de tem no trecho madrid-barcelona...

De avião parece ser mais vantajoso (preço e duração da viagem, no máximo 3 horas)...

Tb tinha visto o site da edreams mas tava desconfiado,pelo visto é confiável.

uma dúvida, alguém já viajou de lisboa à madrid pelo trem noturno? talvez vá tb de trem nesse trecho, obrigado aos Colaboladores

• Membros
Postado
De olho neste tópico,

irei á Europa no segundo semestre ( Madrid, Barcelona, Roma, Lisboa e Madrid) e tinha pensado nessa Eurail mas pelo visto é furada - só irei de tem no trecho madrid-barcelona...

De avião parece ser mais vantajoso (preço e duração da viagem, no máximo 3 horas)...

uma dúvida, alguém já viajou de lisboa à madrid pelo trem noturno? talvez vá tb de trem nesse trecho, obrigado aos Colaboladores

A edreams eu só uso pra saber o nome das companhias aéreas que fazem o trecho. Nunca comprei lá não.

Viagem de trem eu só acho vantagem quando leva no máximo 3 a 4 horas. Acima ou igual a isso, vá de avião.

Trem noturno, não sei... dizem que é meio desconfortavel, balança, faz barulho... eu deixaria pra ir trem trem noturno no fim da viagem pela europa, quando eu tivesse acabado de cansaço mesmo.

• Membros de Honra
Postado
De olho neste tópico,

A edreams eu só uso pra saber o nome das companhias aéreas que fazem o trecho. Nunca comprei lá não.

Viagem de trem eu só acho vantagem quando leva no máximo 3 a 4 horas. Acima ou igual a isso, vá de avião.

Trem noturno, não sei... dizem que é meio desconfortavel, balança, faz barulho... eu deixaria pra ir trem trem noturno no fim da viagem pela europa, quando eu tivesse acabado de cansaço mesmo.

Eu já comprei passagem na Edreams. O motivo que comprei é que estava tentando fazer um multi-destino na Iberia e só dava erro tentando comprar lá. Daí comprei na Edreams, pois o preço estava bom e não queria ficar dependendo do SAC, mas era na época que o IOF era baixo. Funcionou 100%.

Acho que hoje em dia, mesmo que tenha uma promoção na Edreams não vale a pena por conta do IOF. Só se agora eles tiverem sede no Brasil para cobrar em reais, mas acho que não.

• Membros
Postado

O Europass só vale a pena se você fizer viagens entre cidades relativamente pertos (até 4h de distância). E existe opções de um só pais, ou até 5 selecionados ou todo os países (que fazem parte).

Eu viajei por 3 meses usando o GlobalPass 3 meses, para mim foi muito útil e econômico, eu gastei 1000 euros no passe e mais 300 euros em reservas (120 euros só na França). E, se eu tivesse pago cada ticket separado, teria me custado mais de 2.000 euros.

Essas restrições não são assim tão restritas. Eu andei bem mais vezes sem pagar reserva do que pagando reserva.

Você paga reserva caro só para viagens longas.

Existe um limite de pessoas que podem usar o passe, mas isso só tem na França, na prática (foi o único local que tive esse problema).

Se vai fazer viagens entre capitais, não vale a pena, mas se vai se locomovendo de pouco em pouco, aí sim vale.

• Membros
Postado

Gostei da dica de se usar a edreams somente para saber o nome das companhias, parece que comprando pela edreams é mais caro!

De olho neste tópico,

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Valeu pelas dicas aí pessoal. To vendo que pra minha situação Eurail é furada. Vocês tavam querendo saber mais ou menos meu roteiro, tá assim:

Dia 11 - São Paulo/Lisboa (saída tarde)

Dia 12 - Lisboa (chegada manhã)

Dia 13 - Lisboa

Dia 14 - Lisboa/Madri (saída tarde)(chegada noite)

Dia 15 - Madri

Dia 16 - Madri

Dia 17 - Madri

Dia 18 - Madri/Barcelona (saída manhã)(chegada tarde)

Dia 19 - Barcelona

Dia 20 - Barcelona

Dia 21 - Barcelona/Paris (saída tarde)(chegada noite)

Dia 22 - Paris

Dia 23 - Paris

Dia 24 - Paris

Dia 25 - Paris/Amsterdam (saída tarde)(chegada noite)

Dia 26 - Amsterdam

Dia 27 - Amsterdam

Dia 28 - Amsterdam/Berlim (saída tarde)(chegada noite)

Dia 29 - Berlim

Dia 30 - Berlim

Dia 31 - Berlim/Munique (saída manhã)(chegada tarde)

Dia 01 - Munique

Dia 02 - Munique/Visp** (saída tarde)(chegada noite)

Dia 03 - Visp/Zermatt* (saída manhã)(chegada tarde)

Dia 04 - Zermatt

Dia 05 - Zermatt/Visp/Florença (saída manhã)(chegada tarde)

Dia 06 - Florença/Roma (saída tarde)(chegada noite)

Dia 07 - Roma

Dia 08 - Roma

Dia 09 - Roma

Dia 10 - Roma/São Paulo (saída tarde)

*Alpes suíços, pra quem não souber

**Parece que é preciso passar por Visp pra chegar em Zermatt

Agradeço pelas dicas!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...