Ir para conteúdo

Viagem de trem pela Europa

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Companheiros, sairei de viagem para Europa em Junho/julho e gostaria de informações referentes ao transporte ferroviário entre os países europeus. Gostaria de saber a melhor e mais completa empresa, os valores aproximados e se vale à pena comprar o passe global, uma vez que passarei por cerca de 14 países durante o período de um mês. Quanto mais informação, mais útil será. Agradeço a atenção.

• Membros de Honra
Postado

Sobre a sua pergunta o que existe é o Raileurope e o Eurail.

Essa sua viagem não é das mais recomendadas. Vc vai gastar no mínimo 6 horas em média em cada deslocamento entre países. E vão ter trechos que são muito mais rápidos de serem feitos por avião. Muitos trechos possivelmente serão sujeitos à mudança de trem, elevando o tempo de viagem para 12/14 horas.

O ideal para sua viagem não deveria ser como objetivo visitar o maior número de países possíveis, mas sim conhecer o máximo de lugares legais, independente do país. Por exemplo, na Espanha, Madrid e Barcelona são destino interessantes. No Reino Unido, Londres e Edimburgo são legais. Na Itália, Roma, Veneza e tantas outras. Na Alemanha, Berlim e Munique.

• Membros de Honra
Postado

Eu concordo, nem os pacotes das agências de turismo, que já tem tudo esquematizado, redondinho, consegue fazer tantos países em tão pouco tempo.

Se for para fazer correria é melhor pegar um pacote, pelo menos já vai ter transfer te esperando em tudo quanto é canto, o guia já vai te levar para os lugares principais de ônibus ou van. Vc não vai se perder.

• Membros de Honra
Postado

Me pergunto por que as pessoas pensam em fazer esses tipos de roteiro na Europa, quando mesmo no Brasil elas não fariam nada parecido. Não conheço ninguém que tenha planejado ver Rio, Sampa, BH, Salvador, PoA, Belém, Floripa e mais outras 7 capitais brasileiras em um mês. Então por que alguém acha que é possível conhecer 14 países europeus em um mês?

Recomendo a leitura:

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-15.html#p793257

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-15.html#p793261

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-30.html#p793263

• Membros
Postado

faço coro: 14 países em um mês é mais uma maratona do que uma viagem. muito dinheiro gasto pra pouca diversão.

poeta, pq não fala quais lugares quer viajar e tenta condensar um pouco o roteiro?

• Membros
Postado

Estou de acordo que será uma viagem com roteiro apertado. Pensei, inicialmente, em dispensar dois dias nas capitais mais expressivas e um dia nas menos (critério pessoal). Diferentemente do que o Marcos postou, penso que as distâncias são menores e os meios de transporte mais evoluídos, embora concorde que é um roteiro difícil de ser vencido. No entanto, quero pautá-lo pela liberdade. Se eu vir que será impossível cumprir o objetivo inicial, não terei problema em modificá-lo no decurso.

Pensei nas seguintes capitais: Lisboa, Madri, Paris, Bruxelas, Amsterdã, Berlim, Praga, Viena, Berna e Roma. E dedicar apenas um dia nestas: Liubliana, Zagreb, Budapeste e Bratislava.

Agradeço a colaboração e ressalto que também faço corro à ideia de muita capital para pouco tempo. Isso me preocupa, embora haja três meses para minha adaptação do roteiro. Entretanto terei total liberdade para alterá-lo no primeiro destino caso eu ache pertinente.

Abraço a todos.

• Membros de Honra
Postado

Vou te falar alguns trechos:

LISBOA - MADRID - avião é melhor (trem é por volta de 10 horas de viagem)

MADRID - PARIS - avião é melhor (trem é umas 15 horas de viagem)

Paris - bruxelas - trem de 1h30

bruxelas - amsterdã - trem de 1h30

amsterdã - berlim - trem de cerca de 6h (dá quase na mesma com avião)

Trem Berlim - Praga - 4h30

Trem Praga - Viena - 6h

Trem viena - Berna - 9h de viagem (seria melhor avião, mas vai sair muito caro)

Trem Berna - Roma - 7h

ROma - Liubliana - 12h

Liubliana - Zagreb - 2h30

Zagreb - budapeste - 6h30

Budapeste - Bratislava - 2h30

No total no seu roteiro, vai dar por volta de 85 horas de deslocamentos.

• Membros
Postado

complementando as questões de logísticas que o Adriano colocou muito bem, vou ressaltar mais alguns pontos:

- fazer checkin/checkout, arrumar a mala e ir pro aeroporto/estação trocentas vezes durante a viagem cansa e toma tempo.

- são tantas hospedagens e reservas que em um certo momento você ficará perdido.

- na alta temporada muitos lugares tem fila. você vai pega-las e isso comerá boa parte do seu tempo.

Sobre o seu roteiro:

- se deslocar para Zagreb para apenas uma noite é fora de mão. o mesmo para Liubliana.

- budapeste em apenas um dia não me parece uma idéia boa.

- Bratislava não justifica entrar no seu roteiro, pois é uma cidade sem maiores atrativos.

- Berna é uma cidade que não costuma atrair muitos turistas - acredito que a Suiça tenha cidades mais interessantes.

-> a partir disso, recomendo deixar 3 noites para budapeste, ganhando crédito de duas noites em outro lugar.

Mesmo assim ficaria complicado: são 10 países para 30 dias, média de 3 países/dia!

Se você escrever no papel, verá que sobrará quase nada de tempo para o que você quer.

- eu sugeriria escolher entre dois roteiros: Lisboa, Madri, Paris, Bruxelas, Amsterdã

Praga, Viena, Budapeste, Berlin, Croácia.

não sei a melhor forma de encaixar Roma, mas acho que você deve ver suas prioridades.

• Membros de Honra
Postado

Poeta,

De avião, a diferença é muito pequena - nos dois casos (Brasil e países europeus) você vai perder muito tempo com deslocamento e vai passar mais tempo em aeroportos ou rodoviárias do que aproveitando as cidades por onde vai passar.

Modificar a viagem no meio, sem ter feito um planejamento factível, não só é bastante caro como é trabalhoso. Pense que você vai chegar todos os dias cansado e não vai ter tempo para planejar logística. As modificações que a gente faz no meio da viagem normalmente são pontuais, é preciso ao menos ter um bom esboço do que é possível fazer.

Veja que o que o Psemple postou é apenas o tempo em trânsito. Você ainda tem que somar o tempo de espera, já que não vai chegar no aeroporto faltando 1 minuto para o avião decolar, nem vai se teletransportar do hotel ao aeroporto e vice-versa.

• Membros de Honra
Postado

Vou dar um esboço de roteiro com muitos países e locomoções de no máximo de 6 horas e com 1 mês de viagem. Seriam 11 cidades e 10 países.

lisboa - 3 dias (avião p/ madrid)

madrid - 3 dias (avião p/ paris)

paris - 4 dias

bruxela - 1 dia no caminho de ams

amsterdam - 2 dias

berlim - 3 dias

Praga - 3 dias (ônibus p/ munique)

Munique - 3 dias

Viena - 3 dias

Budapeste - 3 dias (avião p/ roma)

Roma - 3 dias

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...