Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Retornei do Panamá em 03/2009 onde estive fazendo turismo por 10 dias, com carro alugado. Quando do planejamento da viagem encontrei muita dificuldade em conseguir dicas e sugestões de passeios. O local onde mais obtive informações foi aqui. Portanto sinto-me na obrigação de deixar registrada a minha experiência para que seja compartilhada com os próximos viajantes que desejem conhecer o Panamá. Não vou ser repetitivo com as informações dos outros viajantes já registradas neste site.

Capital:

O Panamá se resume na capital do país em termos de conforto. É uma cidade cosmopolita com diversos hotéis (bem localizado o Hotel Marbella www.hmarbella.com , $70 casal), no bairro Cangrejo concentram-se alguns hoteis com preços acessíveis e restaurantes. A cidade atualmente à beira mar está um grande canteiro de obras, com avenidas, viadutos e gigantescos prédios sendo construídos. Quando tudo estiver terminado (+- 5 anos?) ficará muito parecido com uma cidade norte americana, tipo Miami. Subir o cerro Ancón é imperdível a vista. Próximo da costa (40 min.) passar o dia na ilha Taboga pode ser uma boa opção, se sobrar tempo. Os hotéis fornecem o guia Focus Panamá com informações turísticas e mapa.

Pacifico:

Saindo da capital para as praias do Pacífico, em direção ao norte (me informaram que ao sul não há o que ver), a estrada é muito boa, porém, os acessos para as praias são, na maioria, péssimos e as vilas com pouca infraestrutura. Santa Clara é uma praia que se consegue algum conforto, bom custo x benefício é o Lodge Dolfin ($70 casal). Outra boa opção a beira-mar é o www.bayviewpalmar.com em El Palmar San Carlos.

Um bom passeio próximo de Santa Clara é El Valle que fica a 80km, estrada sinuosa e conservada, cuja cidade se desenvolveu dentro da cratera de um vulcão inativo. Existem atrações como prática de tiroleza e lama medicinal com banho de águas termais que vale a pena conhecer, o zoológico é furada. Uma boa pedida é o hotel Rincón Vallero ($90 casal) www.hotelrinconvallero.com .

Caribe:

A estrada para o Caribe é de péssima qualidade (pior que as nossas antes da privatização). A distancia é de 80 km e muito movimentada gastando-se 2 horas para transpor. Ouvi dizer que estão construindo nova estrada! Me informaram que uma bonita viagem é ir até o Caribe de trem e de lá um táxi até as praias. Não há o que se fazer em Colon e sua zona franca, que só é permitida a entrada com autorização da administração, as vendas só no atacado. Portanto, Porto Belo é a opção de turismo mais próxima, com estrada de acesso razoável e própria para a prática de mergulho. Ficamos na pousada Scuba www.scubapanama.com e de lá fomos a Ilha Grande ( 5 minutos de barco), também a estrada é péssima até o embarcadouro em La Guaira (45 min.), onde passamos o dia na praia do hotel Isla Grande (F:225-2798), que tem uma boa estrutura com chalés e a cor da água magnifica, fica no lado esquerdo da ilha. A vila na ilha é muito pitoresca e vale um passeio. Deixar o carro no estacionamento de Dona Eme em frente ao embarcadouro que ficará bem cuidado ($5 a diária).

Trânsito

É uma loucura!!! Parece que os motoristas não recebem instrução de trânsito para tirar a carteira.

Na capital o trânsito é intenso e pouco organizado. É muito natural cortar a frente sem dar sinal, o que obriga a ficar atento. Não existem placas com o nome das ruas nas esquinas, dificultando muito a movimentação!!! Então o mapa da cidade é só para se ter uma noção de direção. A solução é perguntar em posto de gasolina ou para quem está passando e ter sorte que conheça a região.

Nas estradas é comum os carros trafegarem pela esquerda em baixa velocidade e então a ultrapassagem pela direita é normal!

Alimentação:

Na capital a cozinha é internacional. No interior a pedida são os frutos do mar. O preço em geral é razoável na base de $10 por prato bem servido. É recomendável se informar o horário de funcionamento dos restaurantes no interior, porque podem fechar cedo!

Comércio:

Não se iluda!!! Os preços no Brasil são melhores, principalmente eletrônicos! Roupas baratas só as de qualidade chinesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Ola!

Meu nome é Artur e estou realizando uma pesquisa de facudade sobre o Panamá

Seria interessante pra mi se encontrasse alguem que conhece ou ja foi pra la , pra dar seu testemunho.

Ai entao li esse relato e gostaria de saber se vc tem algum modo de eu fazer contato com vc pra

fazer mais algumas perguntas sobre sua estadia no panama.

Sua ajuda seria de muita valia para meu trabalho. Muito obrigado ja antecipado.

Qualquer duvida, me contate pelo email henriqueloose@hotmail.com.a

te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...