Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, fiz uma viagem de 14 dias no Panamá

Cheguei ao Panamá, fiquei 4 dias na Ciudad de Panamá, depois passei uma noite em San Blas (2 dias). De lá parti para Bocas del Toro, onde fiquei 4 dias e depois retornei a Ciudad de Panamá, ficando mais 4 dias, quando parti para Cuba.

A Ciudad de Panamá é grande, uma metropole com mais de 1,5 milhao de habitantes... Um numero expressivo considerando que o país todo tem cerca de 4 milhoes. Possui uma infra-estrutura até bacana, tem metrô, um aeroporto bem grande, bastante ônibus... Lá é um tour de cidade grande, vc vai conhecer os Shoppings (tem o Albrook Mall, que é o maior do país), andar de bike pela costa, caminhar pelo malecón (a orla - que é simplesmente deslumbrante), tem várias opçoes de bares e restaurantes. É uma cidade bem moderna e que se desenvolve muito graças aos Royalties gerados pelo canal do Panamá. Recomendo que fique hospedado perto do metrô, irá simplificar sua vida - até mesmo porque a passagem e baratinha.

 

CIUDAD DE PANAMÁ - O QUE FAZER POR LÁ?

1- É ESSENCIAL CONHECER O CANAL DO PANAMA - mas, programe-se com antecedencia, pois tem horários de funcionamento e também tem horários que passam os navios, voce tem que ir em um horário que vá passar algum, senão voce fica mofando lá esperando algum navio. A construcao é fascinante, veja os videos e fotos na internet pra ter uma ideia do quao fantastico é, voce precisa conhecer... reforçando: pesquise com antecedencia os horarios, não vá do nada pois as vezes fica fechado pra visitaçao. 2 - TORRE DO TRUMP - Há um prédio bem chique lá, que era do Donald Trump, mas agora já foi vendido. Lá tem um bar na cobertura que é aberto a visitaçao. Voce pode subir lá, tomar uma cerveja com uma vista fantastica da cidade e no térreo é um cassino... dá pra queimar uns dolares embaixo. É um prédio bem visitado, vale a pena ir jantar lá ou só beber com a vista da cidade. 3- CASCO VIEJO - A parte antiga da cidade. Bem bonita e conservada, vale uma visita. 4 - AMADOR CASEWAY - É uma avenida linda, construida sobre o mar, onde voce pode fazer um passeio de bike ou caminhar a pé. Vale a pena conhecer e lá tem tambem um museu contemporaneo chamado BIOMUSEO. 4 - ILHA DE CONTADORA - Uma ilha bem pertinho da cidade, voce tem que pegar um ferrer (barco) que parte ali do Armador Caseway e te leva para lá. É uma comunidade que vive nessa ilha, voce pode dar uma caminhada por la e depois pegar uma praia... Lembrando que a Ciudad de Panamá fica no pacífico, onde a água é mais gelada e as praias nao sao as mais bonitas, nao chegam nemmmm perto das praias do caribe, mas como está bem pertinho da cidade, vale a pena o passeio. 5 - CITY TOUR - Compensa fazer, pois te leva para vários pontos turísticos da cidade. 

 

PONTOS IMPORTANTES: 

1 - COMPRAS - falam muito que lá é muiiiiito barato comprar... bom, nao é bem assim. Realmente se compararmos ao brasil, o imposto é muito menor entao os produtos acabam tendo precos UM POUCO menores, principalmente pela nossa cotacao do dolar atualmente. Nao achei taaaaoooo barato assim como o pessoal comenta. Talvez alguns produtos de valor mais salgado compensem mais. 2 - HARD ROCK CAFE - Nao achei nada demais, muito fraco o movimento, nao achei que compensa. 3 - TAXI - O UBER funciona por la. Se puder, use UBER. Os taxistas, como em todo lugar turistico sacaneiam os turistas... Sempre que veem que voce e estrangeiro, o preco vai la em cima. Confiem em mim, é verdade. 4- ZONA DE CÓLON - O pessoal fala que lá é mais barato pra comprar do que nos outros lugares do país, mas eu andei conversando com os panameños e todos disseram que nao vale a pena ir, que fica a uns 45 min da Ciudad de Panamá e que os preços não diferem tanto assim. 5 - SEGURANÇA - País super seguro, pelo que me disseram assaltos a mao armada e essas coisas tipicas aqui do Brasil praticamente nao acontecem, vc ode ser furtado num onibus ou coisa assim, mas dificilmente te roubarao como por aqui. 6 - MOEDA DOLAR - Moeda oficial do país é o balboa, mas o que circula por lá e o dolar, isso porque 1 balboa = 1 dolar... o Balboa mesmo só existe em moeda, nao existe em papel... entao ja sabem, os gastos por la sao em dolar...

 

SAN BLAS

É um arquipelago com ilhas simplesmente deslumbrantes, água cristalina, paisagens de filme. Vale muito a pena. Voce pode pegar um tour como eu fiz que passa uma noite numa ilha, ou pode pegar mais dias... mas acho desnecessário, uma noite é suficiente. Voce pode contratar pelo proprio hotel e escolhe a ilha onde quer ficar, tem varias ilhas, sendo que algumas sao mais procuradas e tem outras ilhas onde voce pode se hospedar sozinho. Eu fiquei em uma das mais "badaladas",a isla Perro. Voce sai da Ciudad de Panama pela manha bem cedinho, vai de 4x4 até um ponto que é gerenciado pelos indigenas da regiao e de lá embarca em lanchas que te levam até as ilhas, sao dezenas e dezenas de ilhas.

A infra-estrutura nao é muito boa, é bem digamos assim bruta, mas voce tem água, tem comida, energia eletrica (a motor, só até certo horario), tem bar... A ilha que fiquei tinha bastante gente chegando e saindo a todo momento, tinha quadra de areia, gente de todo mundo cada um fazendo uma coisa. Acho que vale ficar em uma dessas ilhas mais agitadas, pois essas agitadas ja eram paradas agora imagina so as paradas como sao. Eu viajo sozinho entao pra mim ficar com mais gente é melhor, converso mais e tal.

La vc vai se divetir jogando volei com os gringos, baralho, damas, tomando uma gelada (meio quente), relaxando... por isso digo que uma noite e suficiente, pq vc passa uma noite e 2 dias.

Todo o trajeto entre San Blas e Ciudad de Panama dura cerca de 4h. Então, não é muito longe. Voce saindo cedo para lá ainda irá curtir bastante o dia e também aproveitará bastante o dia seguinte antes de partir. As horas passam meio devagar por lá, vá com moderação na quantidade de dias que ficará por lá, pq as paisagens que vc ve na internet sao sensacionais, da vontade de passar uma semana.

Leeve: Água (lá vc terá que comprar) - Repelente - Comida não perecível (coisas para comer entre as refeições principais, pois dependendo do que voce contratar elas estarao inclusas) - dinheiro trocado.

 

BOCAS DEL TORO

DIferente de San Blas, Bocas já é uma regiao mais estruturada. Fiquei ali em Bocas Down, no hostel Selinas. Bocas del toro é uma ilha também, muito charmosa, com muitos turistas andando pra todo lado. É uma ilha que recebe muitos surfistas. No meu hostel tinha um palco onde todo  final de tarde tocava um heggae e vinham os turistas dos outros hosteis para la, entao a noite era bem aagitada. Bom pra curtir, ruim pra dormir. Os passeios por lá são tipicos de praia, voce vai fazer passeios de barco pra visitar outras ilhas da regiao, ver estrelas do mar, golfinhos perseguindo o barco e parar em bares e restaurantes turisticos pelo caminho. Na minha opiniao, o lugar é deslumbrante. Eu aluguei uma bike e rodei a cidadezinha toda, bem bacana. Compensa muito passar uns 3 dias por lá pra voce ficar bem em paz.

Um detalhe a atentar: O trajeto entre Ciudad de Panamá e Bocas del Toro é demorado, sao umas 12h de viagem se nao me engano. Entao o ideial é voce pegar um onibus que passe a noite viajando pra vc nao perder o dia no busao. Como é uma ilha, parte do trajeto é feita de barco (voce desembarca do onibus bem pertinho de onde compra os tickets para ir para bocas). É possível ir de avião, mas o preço para mim estava inacessivel.

 

BOQUETE

Tem uma regiao no Panamá que é montanhosa, onde faz um clima mais ameno (no resto do país é sol tipico do meio do mundo). Nessa regiao tem uma cidade chamada boquete (isso mesmo), que também é muito visitada por turistas. Principalmente se voce estiver de casal será um passeio interessante, é um lugar realmente muito bonito. Eu quando fui pro Panamá optei por não ir a boquete.

 

RESUMAO

Fiquei 8 dias na Ciudad de Panamá, 2 dias em San Blas e 4 em Bocas del Toro. Achei muito longo meu período no país. Ciudad de Panamá 5 dias está ótimo. San Blas 2 dias está ok e Bocas del Toro creio que 3 dias também seriam de bom tamanho. Ou seja, eu reduziria minha viagem ao Panamá a 10 dias. Se quiser conhecer Boquete, coloque mais 2 dias. O país é muito pequeno, entao como eu fiquei muitos dias no final ja estava meio enjoado, vendo as mesmas coisas. Mas, é um país fantástico para se conhecer, realmente muito bonito, o centro financeiro da america central. Não é a toa que chamam de Dubai da america latina.

 

 

Editado por wealsi
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • wealsi changed the title to 14 dias no panamá
  • Membros

@wealsiFui ao Panamá 2 vezes em escala de vôo da COPA.1 vez conheci o passeio de barco pelo Canal.Sai as 8h do primeiro sábado de cada mês. É o único momento que autorizaram a andar barcos comuns no meio de navios gigantescos. Era sensacional, mas custava 100 dólares,o que na época era perto de 400 reais.Na volta do México foi uma noite.Dormi na cidade, fui a um show típico,e no outro dia,conhecer o Casco Viejo.Depois, o dólar só sobe,passei no aeroporto inúmeras vezes,mas embarquei para o destino rápido, pois está muito caro para os brasileiros andarem nessa cidade tão quente.Parabenizo pela coragem, pois não vi nenhum brasileiro nas 2 vezes que andei por lá.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, D FABIANO disse:

@wealsiFui ao Panamá 2 vezes em escala de vôo da COPA.1 vez conheci o passeio de barco pelo Canal.Sai as 8h do primeiro sábado de cada mês. É o único momento que autorizaram a andar barcos comuns no meio de navios gigantescos. Era sensacional, mas custava 100 dólares,o que na época era perto de 400 reais.Na volta do México foi uma noite.Dormi na cidade, fui a um show típico,e no outro dia,conhecer o Casco Viejo.Depois, o dólar só sobe,passei no aeroporto inúmeras vezes,mas embarquei para o destino rápido, pois está muito caro para os brasileiros andarem nessa cidade tão quente.Parabenizo pela coragem, pois não vi nenhum brasileiro nas 2 vezes que andei por lá.

Bacana, eu nao cheguei a fazer esse passeio pelo canal, mas realmente na epoca eu ouvi falar do passeio, deve ser muito 10. Mas só estar lá e poder ver aquela engenharia toda já é algo fascinante. Me lembro de estudar sobre o canal na escola, é algo realmente impressionante, que faz parte da geografia do mundo todo... Vale muito conhecer.

Mas assim, muita gente que eu vejo comentando por aqui acaba fazendo aqueles tours pela Ciudad de Panamá de meio dia ou coisa assim, eu acho válido porque voce acaba vendo o país e conhecendo algo. Eu sou suspeito de dizer porque gostei muito do país, mas eu acho que vale a pena passar pelo menos uns 7 dias por lá pra conhecer a capital e mais umas duas cidades. San Blás é simplesmente exuberante, o caribe mesmo... Por ser pequeno, se planejar bem em 7 ou 8 dias vc conhece bem o pais.

O problema é o dolar, que judia da gente. Eu fui em 2019, o dolar ja estava alto mas nao era R$ 5,00 ainda.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minha ex fez esse passeio completo pelo país. Dizia ter gostado muito de Cólon e San Blás.Mas dizia que dei sorte em não ter condições físicas de ir com ela,pois lá nao tinha luxo nenhum,nem eletricidade tinha.Foi sorte mesmo que,na época,eu estava de cama devido os acontecimentos de La Paz.Não vou lá nunca,não faz meu estilo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/05/2022 em 20:48, D FABIANO disse:

Minha ex fez esse passeio completo pelo país. Dizia ter gostado muito de Cólon e San Blás.Mas dizia que dei sorte em não ter condições físicas de ir com ela,pois lá nao tinha luxo nenhum,nem eletricidade tinha.Foi sorte mesmo que,na época,eu estava de cama devido os acontecimentos de La Paz.Não vou lá nunca,não faz meu estilo. 

Ta certo, cada um tem seu estilo de viagem. Se nao enquadra no seu estilo e vc se conhece bem, melhor nao ir. Eu adorei, achei sensacional. Luxo realmente nao tem, é um tour mais root, mas enegia eletrica tem em algumas ilhas, como na que eu fiquei. Recomendo o passeio, principalmente pra passar 1 ou 2 dias, menos pra quem gosta de luxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 14/05/2022 em 00:43, wealsi disse:

Pessoal, fiz uma viagem de 14 dias no Panamá

Cheguei ao Panamá, fiquei 4 dias na Ciudad de Panamá, depois passei uma noite em San Blas (2 dias). De lá parti para Bocas del Toro, onde fiquei 4 dias e depois retornei a Ciudad de Panamá, ficando mais 4 dias, quando parti para Cuba.

A Ciudad de Panamá é grande, uma metropole com mais de 1,5 milhao de habitantes... Um numero expressivo considerando que o país todo tem cerca de 4 milhoes. Possui uma infra-estrutura até bacana, tem metrô, um aeroporto bem grande, bastante ônibus... Lá é um tour de cidade grande, vc vai conhecer os Shoppings (tem o Albrook Mall, que é o maior do país), andar de bike pela costa, caminhar pelo malecón (a orla - que é simplesmente deslumbrante), tem várias opçoes de bares e restaurantes. É uma cidade bem moderna e que se desenvolve muito graças aos Royalties gerados pelo canal do Panamá. Recomendo que fique hospedado perto do metrô, irá simplificar sua vida - até mesmo porque a passagem e baratinha.

 

CIUDAD DE PANAMÁ - O QUE FAZER POR LÁ?

1- É ESSENCIAL CONHECER O CANAL DO PANAMA - mas, programe-se com antecedencia, pois tem horários de funcionamento e também tem horários que passam os navios, voce tem que ir em um horário que vá passar algum, senão voce fica mofando lá esperando algum navio. A construcao é fascinante, veja os videos e fotos na internet pra ter uma ideia do quao fantastico é, voce precisa conhecer... reforçando: pesquise com antecedencia os horarios, não vá do nada pois as vezes fica fechado pra visitaçao. 2 - TORRE DO TRUMP - Há um prédio bem chique lá, que era do Donald Trump, mas agora já foi vendido. Lá tem um bar na cobertura que é aberto a visitaçao. Voce pode subir lá, tomar uma cerveja com uma vista fantastica da cidade e no térreo é um cassino... dá pra queimar uns dolares embaixo. É um prédio bem visitado, vale a pena ir jantar lá ou só beber com a vista da cidade. 3- CASCO VIEJO - A parte antiga da cidade. Bem bonita e conservada, vale uma visita. 4 - AMADOR CASEWAY - É uma avenida linda, construida sobre o mar, onde voce pode fazer um passeio de bike ou caminhar a pé. Vale a pena conhecer e lá tem tambem um museu contemporaneo chamado BIOMUSEO. 4 - ILHA DE CONTADORA - Uma ilha bem pertinho da cidade, voce tem que pegar um ferrer (barco) que parte ali do Armador Caseway e te leva para lá. É uma comunidade que vive nessa ilha, voce pode dar uma caminhada por la e depois pegar uma praia... Lembrando que a Ciudad de Panamá fica no pacífico, onde a água é mais gelada e as praias nao sao as mais bonitas, nao chegam nemmmm perto das praias do caribe, mas como está bem pertinho da cidade, vale a pena o passeio. 5 - CITY TOUR - Compensa fazer, pois te leva para vários pontos turísticos da cidade. 

 

PONTOS IMPORTANTES: 

1 - COMPRAS - falam muito que lá é muiiiiito barato comprar... bom, nao é bem assim. Realmente se compararmos ao brasil, o imposto é muito menor entao os produtos acabam tendo precos UM POUCO menores, principalmente pela nossa cotacao do dolar atualmente. Nao achei taaaaoooo barato assim como o pessoal comenta. Talvez alguns produtos de valor mais salgado compensem mais. 2 - HARD ROCK CAFE - Nao achei nada demais, muito fraco o movimento, nao achei que compensa. 3 - TAXI - O UBER funciona por la. Se puder, use UBER. Os taxistas, como em todo lugar turistico sacaneiam os turistas... Sempre que veem que voce e estrangeiro, o preco vai la em cima. Confiem em mim, é verdade. 4- ZONA DE CÓLON - O pessoal fala que lá é mais barato pra comprar do que nos outros lugares do país, mas eu andei conversando com os panameños e todos disseram que nao vale a pena ir, que fica a uns 45 min da Ciudad de Panamá e que os preços não diferem tanto assim. 5 - SEGURANÇA - País super seguro, pelo que me disseram assaltos a mao armada e essas coisas tipicas aqui do Brasil praticamente nao acontecem, vc ode ser furtado num onibus ou coisa assim, mas dificilmente te roubarao como por aqui. 6 - MOEDA DOLAR - Moeda oficial do país é o balboa, mas o que circula por lá e o dolar, isso porque 1 balboa = 1 dolar... o Balboa mesmo só existe em moeda, nao existe em papel... entao ja sabem, os gastos por la sao em dolar...

 

SAN BLAS

É um arquipelago com ilhas simplesmente deslumbrantes, água cristalina, paisagens de filme. Vale muito a pena. Voce pode pegar um tour como eu fiz que passa uma noite numa ilha, ou pode pegar mais dias... mas acho desnecessário, uma noite é suficiente. Voce pode contratar pelo proprio hotel e escolhe a ilha onde quer ficar, tem varias ilhas, sendo que algumas sao mais procuradas e tem outras ilhas onde voce pode se hospedar sozinho. Eu fiquei em uma das mais "badaladas",a isla Perro. Voce sai da Ciudad de Panama pela manha bem cedinho, vai de 4x4 até um ponto que é gerenciado pelos indigenas da regiao e de lá embarca em lanchas que te levam até as ilhas, sao dezenas e dezenas de ilhas.

A infra-estrutura nao é muito boa, é bem digamos assim bruta, mas voce tem água, tem comida, energia eletrica (a motor, só até certo horario), tem bar... A ilha que fiquei tinha bastante gente chegando e saindo a todo momento, tinha quadra de areia, gente de todo mundo cada um fazendo uma coisa. Acho que vale ficar em uma dessas ilhas mais agitadas, pois essas agitadas ja eram paradas agora imagina so as paradas como sao. Eu viajo sozinho entao pra mim ficar com mais gente é melhor, converso mais e tal.

La vc vai se divetir jogando volei com os gringos, baralho, damas, tomando uma gelada (meio quente), relaxando... por isso digo que uma noite e suficiente, pq vc passa uma noite e 2 dias.

Todo o trajeto entre San Blas e Ciudad de Panama dura cerca de 4h. Então, não é muito longe. Voce saindo cedo para lá ainda irá curtir bastante o dia e também aproveitará bastante o dia seguinte antes de partir. As horas passam meio devagar por lá, vá com moderação na quantidade de dias que ficará por lá, pq as paisagens que vc ve na internet sao sensacionais, da vontade de passar uma semana.

Leeve: Água (lá vc terá que comprar) - Repelente - Comida não perecível (coisas para comer entre as refeições principais, pois dependendo do que voce contratar elas estarao inclusas) - dinheiro trocado.

 

BOCAS DEL TORO

DIferente de San Blas, Bocas já é uma regiao mais estruturada. Fiquei ali em Bocas Down, no hostel Selinas. Bocas del toro é uma ilha também, muito charmosa, com muitos turistas andando pra todo lado. É uma ilha que recebe muitos surfistas. No meu hostel tinha um palco onde todo  final de tarde tocava um heggae e vinham os turistas dos outros hosteis para la, entao a noite era bem aagitada. Bom pra curtir, ruim pra dormir. Os passeios por lá são tipicos de praia, voce vai fazer passeios de barco pra visitar outras ilhas da regiao, ver estrelas do mar, golfinhos perseguindo o barco e parar em bares e restaurantes turisticos pelo caminho. Na minha opiniao, o lugar é deslumbrante. Eu aluguei uma bike e rodei a cidadezinha toda, bem bacana. Compensa muito passar uns 3 dias por lá pra voce ficar bem em paz.

Um detalhe a atentar: O trajeto entre Ciudad de Panamá e Bocas del Toro é demorado, sao umas 12h de viagem se nao me engano. Entao o ideial é voce pegar um onibus que passe a noite viajando pra vc nao perder o dia no busao. Como é uma ilha, parte do trajeto é feita de barco (voce desembarca do onibus bem pertinho de onde compra os tickets para ir para bocas). É possível ir de avião, mas o preço para mim estava inacessivel.

 

BOQUETE

Tem uma regiao no Panamá que é montanhosa, onde faz um clima mais ameno (no resto do país é sol tipico do meio do mundo). Nessa regiao tem uma cidade chamada boquete (isso mesmo), que também é muito visitada por turistas. Principalmente se voce estiver de casal será um passeio interessante, é um lugar realmente muito bonito. Eu quando fui pro Panamá optei por não ir a boquete.

 

RESUMAO

Fiquei 8 dias na Ciudad de Panamá, 2 dias em San Blas e 4 em Bocas del Toro. Achei muito longo meu período no país. Ciudad de Panamá 5 dias está ótimo. San Blas 2 dias está ok e Bocas del Toro creio que 3 dias também seriam de bom tamanho. Ou seja, eu reduziria minha viagem ao Panamá a 10 dias. Se quiser conhecer Boquete, coloque mais 2 dias. O país é muito pequeno, entao como eu fiquei muitos dias no final ja estava meio enjoado, vendo as mesmas coisas. Mas, é um país fantástico para se conhecer, realmente muito bonito, o centro financeiro da america central. Não é a toa que chamam de Dubai da america latina.

 

 

Ola otimo relato obrigada por compartilhar vc podia dizer onde se hospedou no panama e em boca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...