Ir para conteúdo

[Arquivo] PERGUNTAS REPETIDAS E INFORMAÇÕES DUPLAS


Posts Recomendados

  • Respostas 414
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

:)

Mihaelo, espero que você não se importe com tantas perguntas..

 

Eu estava lendo sobre a fauna na região e parece que existe o puma americano na áerea, o bichinho é grande mas existem muitos rodando por lá?

 

Nos caminhos proibidos do Itambezinho, existe alguma parte que é necessário o uso de rapel ou outros metodos de escalada? É verdade a informação acima que a viração pode durar até quatro dias?

Link para o comentário
  • Membros

Fernando: sim, há pumas,lobos-guarás,serelepes e outras animais selvagens,mas é impossivel encontrá-los no parque pois eles evitam a aproximação com o homem,o mais perigoso animal do mundo.Não é preciso rapel para fazer as trilhas,o guia é que é obrigatório.A parte proibida como indica o proprio vocábulo significa que não se pode atravessá-la,aqueles que desafiam o canion correm o risco de fazer a viagem sem volta.O montanhista àtila Portal que dá cursos de travessia de canions já ajudou a resgatar uma das duas pessoas quie morreram ao tentar descer os canions do Parque da Serra Geral(que fica alguns km após o Parque dos Aparados da Serra)sem guiua.As cheias repentinas dos rios causadas pelas chuvas no alto das montanhas,as serpentes(estas são mais fáceis de encontrar)e as avalanches tornam a aventura arriscada. Quanto à cerração, por se tratar de um fenômeno da natureza realmente é impossivel prever o tempo de duração, pode durar poucos minutos ou um dia inteiro ou mais dias,principalmente no inverno quando inclusive pode nevar e a temperatura chegar a 10ºC NEGATIVOS, o que pode tornar a aventura mais arriscada ainda.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado Mihaelo pelas respostas. :)

Eu queria deixar claro que a minha vontade de atravessar um dos canions nao anda junta com o desrespeito pela força da natureza do lugar e nem pelas pessoas q o preservam. Respeito sim mas é tudo muito interessante aos meus olhos, nem que os planos fiquem apenas no papel, vale a pena especular.

Eu te perguntei sobre o rapel pois eu li q no Itambezinho a travessia tecnica completa durava 3 dias. Verdade? Outra coisa, tem alguma parte do trajeto que a mata é muito espessa ou segue o normal de rio/pedras/arvores nas encostas?

Não gostei da notícia das serpentes mas os pumas ainda me assustam mais, mesmo vc dizendo que eles nao aparecem. :P

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho interessante visitar os links abaixo para obter maiores informações.

 

http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados_3.htm

http://www.pelastrilhasdaamerica.com.br/aparados.html

 

Existem vários serviços de guias que você pode contratar caso queira fazer alguma expedição pelos canions.

 

Lá não é tão perigoso assim, mas, existem casos, sendo um recente, de jovens que ficam presos, chegando, infelizmente ao óbito, dentro dos canions. Por isso a preocupação toda com o pessoal que resolve se aventurar sem guia.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Fernando,

Um dos motivos, acredito eu, para que, em alguns canions, só possa ser permitido o acesso de dois quilômetros adentro, é o fato de que fazendo esta quilometragem de aprox. 02 km dá tempo de você ir e voltar durante o dia. Uma das principais preocupações é pegar uma enxurrada la dentro e ter que pernoitar sem condições,principalmente quando se fala em hipotermia. Mesmo no verão, pode ser muito frio lá dentro, pois existem estreitos paredões verticais onde o sol é pouco. Isso não é para assustar pois dá para fazer tranquilo as trilhas, desde que bem orientadas, com guia e penso eu, jamais sozinho.

Até mais.

Link para o comentário
  • Membros

Valeu virtu e valorenzi.

 

A questão de não contratar um guia é mais algo pessoal do que financeiro. Não vou contratar alguém para me levar com segurança. Qual é a graça de fazer algo assim?

Algo que pode me fazer adiar é o frio, sou do norte, qualquer 15 graus me faz ficar com frio. :P O que eu achei mais interessante foi a informação de um representante da acaserge, ele me atendeu bem mas disse que quase todos os canios precisam utilizar tecnica de rapel para completar a travessia. Para falar a verdade eu acho que ele queria me tirar a coragem, pois ele deve ter pensado que eu ia me perder e depois ele ia ter que me salvar lá dento. :)

 

Antes eu não sabia que o complexo da Serra Geral nao é fechado, sendo permitido a travesia dos canions. Desaconselhada mas permitida. Vou levar comida suficiente para 5 dias, roupas de frio e impermeaveis, um gps e algumas coisas mais.

Que tipo de serpentes existem por lá?

Existe um mapa detalhado da área? Não consigo achar. Dizem que o do IBGE/Exercito não é de boa qualidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ae...

Só para constar...

Nevou na serra de SC e Gaúcha...

 

Com isso o Itaimbezinho deve ter ido parar abaixo de zero durante a noite com certeza. E se chover, senseção térmica negativa, com certeza.

 

Quem não está acostumado com o frio, previna-se.

 

É meio OFF TOPIC mas achei interessante postar aqui.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fernando...

 

É altamente não recomendado fazer o que você pretende. Principalmente no inverno. Eu so aconselho a pensar duas vezes. Você é do norte e não conhece, e sabe o frio que poderá enfrentar a noite. Pensar que fazer uma fogueira poderá lhe aquecer, é o mesmo que acreditar em Papai Noel.

 

Na região do Itaimbezinho, não muito perto de lá, peguei uma sensação térmica durante a noite de -15 graus, num ponto onde o sol foi constante o dia inteiro.

 

Fica dado o alerta.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...