Ir para conteúdo

[Arquivo] PERGUNTAS REPETIDAS E INFORMAÇÕES DUPLAS


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Topic author: danilones

Subject: Serra Gaúcha em Janeiro vale a pena ?

Posted on: 31/10/2004 21:59:58

Message:

 

 

Olá,

 

Estou pensando em ir pra Serra Gaúcha em janeiro, em Aparados da Serra e os parques de lá. Essa época é boa pra aquela região ?Valeu

 

Replies:

 

Reply author: Mihaelo

Replied on: 31/10/2004 22:14:16

Message:

 

Danilones:o verão sem duvida é a melhor época para visitar a Serra,as temperaturas são mais altas e a visibilidade em geral é ótima,mas as vezes ocorrem virações em pleno dia que reduzem a visibilidade para poucos metros de distancia.Por isto nos Aparados é obrigatório contratar guia para fazer os canions. Recentemente foi encontrado o esqueleto de um escoteiro de 17 anos que desaparecera a mais de um ano quando fazia sozinho a descida de um dos canions.Ele sofreu uma queda.Portanto todo o cuidado por lá faz-se necessário.

 

Reply author: AdrianoFloripa

Replied on: 01/11/2004 09:24:56

Message:

 

ACHO O CONTRÁRIO.

NÃO SEI QUANTO A REGIÃO DE GRAMADO, MAS NOS CANIONS SEM DÚVIDA NO INVERNO É MELHOR ( ESTIVE LÁ NAS DUAS ÉPOCAS)

NO VERÃO CHOVE MAIS, E OCORRE NEBLINA , ALÉM DISSO A VISIBILADE NÃO É TÃO BOA COM A UMIDADE.

NO INVERNO, ESPECIALMENTE DEPOIS DE UMA FRENTE FRIA, O AR FICA BEM SECO, O CÉU AZUL, E A VISIBILIDADE MUITO MELHOR.

 

ADRIANO

 

Reply author: Mihaelo

Replied on: 02/11/2004 23:30:13

Message:

 

Adriano:no Rio Grande do Sul as chuvas são bem distribuídas por todas as estações,não existindo uma mais chuvosa e em geral, a seca quando ocorre é no verão. a revista Estilo Zaffari numero 14 tem uma reportagem sobre os Aparados,transcrevo a parte sobre o Clima:" É marcado por intensas variações.No inverno as temperaturas caem facilmente a marcas abaixo de zero.Os nevoeiros,comuns em todas as estações, surgem rapidamente do fundo dos cânions.Em poucos minutos a cerração se espalha por vastas áreas, transformando tudo em uma espécie de caldeirão de vapores frios. Esse fenômeno deve ser observado com atenção, pois representa um dos maiores riscos de perda de orientação para os ecoturistas."

Eu estive em Gramado no reveillon de 2002 e no dia 31 de dezembro estava um calorão o dia todo,temperatura de 33ºC quando por volta das 17 horas começou a formar-se uma cerração que em poucos minutos deixou a visibilidade reduzida a no máximo 20 ou 30 metros e a temperatura caiu para 20ºC. Mas a neblina, aqui chamada de cerração ocorre sempre em todas as estações,sei disso pois minha mãe nasceu nos Campos de Cima da Serra, região onde fica os Aparados da Serra.

 

Reply author: AdrianoFloripa

Replied on: 03/11/2004 13:01:26

Message:

 

OK

 

MAS CONTINUA ACHANDO QUE DEPOIS DE UMA FRENTE FRIA, COM O AR MAIS SECO, A VISIBILIDADE É MUITO MELHOR.

ENGRAÇADO, AQUI EM SC COM CERTEZA O INVERNO É MAIS SECO E VERÃO CHUVOSO.

ALÉM DISSO IR PRA SERRA COM FRIO, É MAIS GOSTOSO ( NA MINHA OPINIÃO)

 

ABRAÇO

 

ADRIANO

Link para o comentário
  • Respostas 414
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Deixem eu me meter de novo...

A melhor época em termos de visibilidade, sem dúvida, é o inverno, de maio a agosto. Setembro é caracteristicamente o mês da "viração", quando a neblina toma conta do lugar de modo repentino (embora eu tenha ido em setembro/2004 e a visibilidade tenha sido ótima de dia, à noite estava péssima).

Quem quer conhecer as trilhas na parte de cima dos cânions, melhor ficar em Cambará. Apesar de pequena (6 mil habitantes), tem boas opções de hospedagem e alimentação, para todos os bolsos. Praia Grande é melhor opção para quem quer conhecer a parte baixa dos cânions ou pensa em fazer travessia (os guias de Cambará não fazem travessias). Há também a opção de rapel fora do parque. Esta última cidade, embora um pouco maior, tem menos infra-estrutura.

Para acertar os passeios em Cambará, ligar direto para o Centro de Informações Turisticas ((54) 251.1320). O transporte por lá funciona com o carro dos turistas mesmo ou mediante aluguel de táxi ou van. Não há ônibus de linha regular levando aos parques.

Um link para maiores informações: http://www.cambaraonline.com.br/

Abraço a todos!

Felipe

Link para o comentário
  • Membros

O inverno é a estação mais chuvosa do ano,mas este ano a chuvarada já começou agora no outono.Foram duas semanas de chuvas quase todos os dias,tendo chovido mais que o dobro da média normal para o mes de maio.Mas agora com a queda da temperatura e o retorno do tempo estável realmente ficará melhor de se passear, embora lá dentro dos canions o leito dos rios esteja volumoso devido a intensidade das chuvas.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Acho que tens que pegar um onibus até Porto Alegre, e da rodoviária daqui pegar um onibus até Cambará do Sul. Você pode ver os valores e horários no site da Rodoviária (http://www.rodoviaria-poa.com.br).

 

Olhei agora e POA-Cambará custa R$ 20,40, demora 5h48min e sai todos os dias às 6h.

 

O local é impressionante, com paisagens de tirar o folego, e se for agora, com um pouquinho de sorte pode pegar neve, semana passada a sensação térmica registrada na região foi de 15 graus negativos e a temperatura de 4 graus negativos. Separa o casaco!!!

 

Maiores informações pode conseguir em www.cambaraonline.com.br ou me envie um e-mail, fui lá agora, sem ser neste último final de semana o outro (16/07).

 

Abraços,

Rodrigo

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Tonelato

vens de onde?

Se vier pela BR 101, o caminho mais utilizado, é entrar na altura de Praia Grande, a cidade fica na base da serra, em praia grande pode fazer a trilha por dentro do cânion do itaimbézinho.

subindo a serra são 20Km de estrada de chão. pedras soltas, velocidade de 30Km /h até o itaimbezinho.

Dentro do parque é asfalto.

depois mais 20Km de chão ruim até cambará e depois mais 25km de chão péssimo até o cânion da fortaleza.

carro baixo é meio complicado, mas vale a pena!

estamos conversando sobre outros trajetos, no tópico viagem do RJ ao RS. de uma verificada.

 

Adriano

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...