Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Patagônia Nov-Dez/2013 Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales, TDP "W", El Calafate, El Chaltén, BsAs, Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu

Postado
  • Membros

Olá mochileiros!!

O relato demorou, mas finalmente ficou pronto! Queria muito postar como agradecimento a todas as pessoas que postaram seus relatos e que me ajudaram tanto no planejamento da viagem!

Se tiverem qualquer dúvida, estou à disposição!! Afinal de contas, sei que quanto mais a gente pesquisa, mais dúvidas aparecem...rs

Muito obrigada Fernanda (fer_liz) e Vitor (VitorFTM) que foram super atenciosos respondendo minhas perguntas !! ::otemo::

Espero que minhas informações possam ajudar vocês também!

Pra começar, seguem alguns esclarecimentos...

*Quanto às roupas, nós levamos nossas roupas normais de frio mesmo! Eu só levei 1 jaqueta impermeável que servia como anorak, por baixo usei blusa de lã ou uma outra tipo fleece que eu já tinha. Mas calça eu tive que comprar em Ushuaia... comprei uma da Salomon, que era aparentemente fina mas o forro dela era tão quente que não precisei usar nenhuma camada por baixo.

O Du comprou uma calça em Ushuaia também, um anorak, um fleece e uma segunda pele. Nós gostamos das roupas da loja Montagne (San Martin, 823 – Ushuaia) e da Popper (San Martin, 740 – Ushuaia).

Nossas botas nós já tínhamos comprado em Santiago – Chile, aproveitamos a viagem para comprar, pois vimos que lá estava bem mais barato. A marca é Scarpa, modelo Kailash GTX: http://cl.tatoo.ws/catalog/article?id=4196&cid=167. Essa bota é maravilhosa! Nunca machucou nossos pés... nem no começo, tampouco depois de um dia inteiro de trekking em Torres Del Paine! Além de não passar nem uma gota de água mesmo pisando num rio! Ela está aprovadíssima!

*Referente ao dinheiro, levamos tudo em Real e fomos trocando em cada lugar, conforme a necessidade. Levamos o dinheiro numa bolsa amarrada na cintura. Essa bolsinha vende na Decathlon: http://www.decathlon.com.br/eletronicos-e-acessorios-37769/mochilas--bolsas-e-malas-37771/acessorios-37789/bolsa-de-cintura-newfeel_30860?chosen=bege . Achamos essa bolsa bem útil, segura e prática!

Só no fim da viagem que usamos o cartão de crédito para comprar passagens de avião, o resto foi tudo em dinheiro mesmo.

Roteiro:

15/11/2013 – Vôo SP – Buenos Aires (Ezeiza)

16/11/2013 – Vôo Buenos Aires (Ezeiza) – Ushuaia

17/11/2013 – Ushuaia

18/11/2013 – Ushuaia

19/11/2013 – Ushuaia

20/11/2013 – Ushuaia

21/11/2013 – Ushuaia

22/11/2013 – Onibus Ushuaia – Punta Arenas

23/11/2013 – Onibus Punta Arenas – Puerto Natales

24/11/2013 – Puerto Natales – Torres Del Paine

25/11/2013 – Torres Del Paine

26/11/2013 – Torres Del Paine

27/11/2013 – Torres Del Paine

28/11/2013 – Torres Del Paine – Puerto Natales

29/11/2013 – Puerto Natales – El Calafate

30/11/2013 – El Calafate

01/12/2013 – El Calafate – El Chaltén

02/12/2013 – El Chaltén

03/12/2013 – El Chaltén

04/12/2013 – El Chaltén – El Calafate (Aeroporto) – Buenos Aires (Aeroparque J. Newbery)

05/12/2013 – Buenos Aires

06/12/2013 – Buenos Aires (Ezeiza) – Puerto Iguazu

07/12/2013 – Puerto Iguazu – Foz do Iguaçu

08/12/2013 – Foz do Iguaçu – Londrina

12/12/2013 – Londrina – São Paulo

Nosso vídeo de USHUAIA:

Vídeo do W em Torres Del Paine

Fizemos o planejamento da viagem durante uns 8 meses.... eu e meu namorado, Eduardo. A ideia inicial era viajar em Maio/2013, mas tivemos que adiar devido a um problema que ele teve no joelho, ele deslocou a patela 1 semana antes da viagem... Com isso, remarcamos para Novembro/2013.

Após pesquisar em sites e agencias de viagens, achamos a primeira passagem mais barata no Decolar.com mesmo!

Compramos em Setembro, deu tudo certo! Recebemos o bilhete eletrônico por e-mail e a única alteração que eles fizeram até a data da viagem, foi o horário dos voos... mas não mudou muita coisa. A vantagem de comprar antecipado é o valor, que com certeza será mais baixo. E a desvantagem é que eles sempre farão alguma alteração até a data do voo. Nossa passagem ficou R$ 1200,00/pessoa.

De Guarulhos a Buenos Aires fomos pela Turkish Airlines. Por sinal, muito bem recomendada!! Era a passagem mais barata e o atendimento é muito bom! A refeição servida no vôo também foi melhor que as outras companhias.

Chegamos em Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza.... até pegarmos as malas já era meia-noite!

E o nosso próximo vôo seria às 9:40 da manhã! (Fora que saímos de SP com o horário de verão! Então seria 1h a mais de espera...) Tivemos que esperar dentro do aeroporto mesmo... não tínhamos pesos ainda, levamos reais para trocar em Ushuaia... e quando bateu a fome, conseguimos comer no Mc! Eles aceitam reais e te dão o troco em pesos.

Esperamos mais um bom tempo na sala de embarque e finalmente partimos pra Ushuaia, pela Aerolíneas Argentinas. Apesar de ter visto muita reclamação deles aqui, não tive nenhum problema no atendimento.

Meu único problema foi com o vôo em si...rs Chegando em Ushuaia, pegamos MUITA turbulência!! O avião mexia pra cima, pra baixo e também de um lado pra outro....aff... no final das contas, acabei passando mal bem durante o pouso! :S

Tirando isso, foi tudo bem...rs

Ushuaia

16/11/2013

Chegamos em Ushuaia, umas 13h.... estava chovendo e bem frio já! Pegamos um táxi até o hostel... deu 60 pesos (R$ 20,00 na cotação que pegamos). Até brincamos que 60 pesos é o preço fechado de táxi para turista, pois pra qualquer lugar que te levem, dá 60 pesos!rs

Ficamos hospedados no Antarctica Hostel (Antartida Argentina, 270 / antarcticahostel.com ). Foi o melhor hostel que ficamos em toda a viagem!! Fiz a reserva por e-mail e não paguei nada antecipado. A diária deles é 120 pesos por pessoa.

A estrutura deles é muito boa e completa!

O banheiro é bem grande, com vários chuveiros quentes e uma pia grande também! Isso é bom, pois assim você não pega fila pra tomar banho!

Tem até um “varal” pra deixar as roupas secando lá dentro (Para peças pequenas que você lava no banho).

Eles possuem serviço de lavanderia... você paga uma taxa por cesto de roupa e eles te devolvem as roupas limpas já secas.

A cozinha deles também é muito boa, com 2 fogões, várias mesas, uma bancada grande com 2 pias e 2 geladeiras, onde você pode guardar sua comida. Mesmo com várias pessoas cozinhando, você não fica sem espaço.

O quarto também é grande, ficamos no dormitório de 6 camas. Tem armário pra guardar as malas, mas você precisa usar seu cadeado.

O café da manhã também foi o melhor, bem completo... muito bom!! E eles podem preparar o café mais cedo caso você tenha que sair de madrugada, é só pedir na recepção 1 dia antes!

Outra coisa que achei muito legal, é que eles têm serviço médico! Se você precisar de um médico, é só solicitar na recepção e ele vai te atender no hostel mesmo, sem pagar nada! Claro que depende da disponibilidade do médico! Eu por exemplo, solicitei de manhã mas ele só conseguiu vir a noite.. Foi um médico bem atencioso e conseguiu me atender bem....resolveu meu problema!rs

1.JPG.335fbc8bfde8e0b2768da073e58e6ab6.JPG

1-2.jpg.ef93feb21be3ee8b136b63013e7dd549.jpg

Nesse hostel, os quartos ficam numa parte externa, então para ir até a cozinha, banheiros e etc...você precisa passar por esse corredor:

3.JPG.77673f8de7323751a49135e614321280.JPG

Eu não achei ruim, pois nem dá tempo de sentir frio passando ali, mesmo quando está nevando! A única coisa ruim é quando você está com pressa para ir ao banheiro...rs Aí o caminho parece mais longo...Tirando isso, dá pra passar super bem...

Nesse dia, só andamos um pouco pela cidade pra comprarmos as roupas que faltavam e trocar dinheiro. Por falar nisso, o lugar que encontramos com a melhor cotação foi uma loja de brinquedos (!!) rs, que eu ACHO que chama “Te Quiero” ... rs...não me lembro bem, mas fica numa esquina no fim da San Martin, lá pelo número 1400, bem perto do mercado La Anonima. Tem vários ursinhos de pelúcia na vitrine.

Aproveitamos para passar na Rayen para reservarmos o passeio de 4x4 e a pinguineira.

A menina da agencia nos indicou alguns lugares para comer. Acabamos indo ao “Un lugar” (Fica na rua Gob. Deloqui, quase de esquina com a Roca).

Lá vende vários salgados...mas não tem mesa pra comer, é só pra retirar! Compramos algumas empanadas e fomos comer no hostel. Eu não gostei das empanadas de lá ... mas pode ser porque eu ainda não estava muito bem do estomago...vale a pena dar uma passada para experimentar, não é caro... apesar de tudo nessa cidade ser muito caro!rs

Algumas fotos de Ushuaia:

4.JPG.21c195065a3efc19b4c0f8844ff1ae18.JPG

5.JPG.70f1d8139212a65b0dec207ac56a81cb.JPG

6.JPG.502b33739581fbd79557c31375db61c9.JPG

8.JPG.961134ab01236fcb2ea0820e95b1b7ad.JPG

17/11/2013

GLACIAR MARTIAL

Acordamos e fomos ao mercado, para comprar frios, frutas, gatorade.... Tem um mercado La Anonima pertinho do hostel, na rua de cima (Gob. Paz, 190).

Depois do café, decidimos ir até o Glaciar Martial. Descemos até o porto, para pegarmos um táxi até lá. Fomos com nossas 2 colegas de quarto (Samantha e Nick) Muito legais!! :P O táxi novamente deu 60 pesos, até a entrada do glaciar! rs

Subimos a pé mesmo, fomos seguindo ao lado do teleférico.. o tempo estava bom, com sol.

(Detalhe: Se você sobe a pé, tem que descer a pé também! Pelo teleférico, você tem que comprar bilhete de ida e volta!)

11.JPG.889e9fc889d473d23cb13d9b21b3206c.JPG

Nesse trecho, até a base do glaciar, tem um córrego muito bonito que vai passando ao lado da trilha...tem várias pedras... até que começamos a pegar trechos com gelo. Como foi minha primeira experiência, acabei escorregando um pouquinho...rs Mas dá pra seguir bem... a subida até a base leva de 20 a 30 minutos.

12.JPG.cd799969f1711a4ab1566e2a980bb29a.JPG

Chegando lá, fomos a caminho do mirante da cidade. Lá é bem grande e você consegue ver qual o caminho que todos seguem, então não tem como se perder!

Nessa parte tem bastante gelo, subimos em “S” por causa da inclinação da subida. Tem várias placas com recomendações do caminho. Fomos devagar porque a subidinha cansa...rs

13.JPG.d5ba2e5bf0cbc0057cf7d4c2bf3b2435.JPG

15.JPG.c0d1296838152d1021c31595f4d08ed5.JPG

Mas lá em cima tem uma vista bem legal da cidade e a montanha também é linda!! No meio do caminho, conhecemos um menino de Buenos Aires (Chiqui) que acabou fazendo o resto do passeio com a gente! :)

Ficamos um tempo no mirante, para descansar um pouco..

Ah, como era a primeira vez que eu estava andando no gelo, as meninas quiseram montar um bonequinho de neve!! *-* E ele ficou lá, no meio do caminho... :D Acho que outras pessoas acabaram tirando fotos com ele também...rs

17.JPG.3aca000adc56bf9a289e465eadd69f7b.JPG

18.JPG.e17af551e0247d8fdad4f41877729991.JPG

19.JPG.075a85dfda50c3be76a18045f80ebaec.JPG

Depois de um tempinho, descemos até a entrada do glaciar (Onde pega o teleférico), para voltarmos à cidade e vimos que não tinha nenhum táxi lá.... esperamos um pouco e nada! Começou a garoar, mas decidimos descer até a cidade a pé, já que não vinha nenhum táxi.

Logo no começo da descida, passou um carro 4x4 da agencia Tierra Turismo, ele nos deu carona até a cidade! rs Não fizemos nenhum passeio com essa agencia, porque não conhecíamos, até pegar a carona....rs Mas o motorista era muito legal!! Caso queiram pesquisar os passeios deles: http://www.tierraturismo.com :wink:

A noite, jantamos com a Nick e a Sam no restaurante Chichos e experimentamos a Merluza negra. A comida é saborosa e o restaurante fica bem próximo ao hostel, na mesma rua, mas perto da San Martin.

20.jpg.278b65bb6850ef0e59a47f0d0f1827f4.jpg

18/11/2013

NAVEGAÇÃO NO CANAL DE BEAGLE + TREKKING NA ILHA H

Fizemos esse passeio com a empresa Tres Marias http://www.tresmariasweb.com/es/79/isla-h/ , pois, ela é a única que faz o passeio num veleiro (Com até 10 pessoas) pelo canal de Beagle, passando pela Isla Alicia (Onde vemos lobos marinhos e Cormoranes ) e que faz trekking na Isla H.

Fiz a reserva por e-mail antes de ir, sem pagar nada antecipado. O passeio custa 500 pesos e lá no porto você paga mais 10 pesos de taxa.

Reservamos o passeio das 10h da manhã. O dia estava lindo e a vista da cidade vai ficando cada vez mais linda do oceano. O veleiro balança bastante, então pra quem enjoa como eu, é um pouco ruim só por isso.... mas vale muito a pena fazer esse passeio!!!

O guia explicou sobre a flora e a fauna local... e sobre os índios que habitaram a ilha... é tudo muito interessante e a ilha é muito bonita!

Enquanto estávamos na ilha, o tempo começou a mudar totalmente e tivemos que vestir as capas de chuva que eles fornecem no veleiro. A volta foi bem legal!! O veleiro vai praticamente deitado na água.. mas tudo sob controle!! :D

Quando voltamos ao porto, a chuva tinha passado e o sol aparecido novamente!

21.JPG.339eb5cc5c1e0108a15a8ca322039196.JPG

23.JPG.5a19909ace3ffd68cbee2c71b42cfa4e.JPG

25.JPG.b22a01f5f228e0e399a0ca82cbbc6120.JPG

26.JPG.fc733a1b333da34ad2a758a1b567f5f7.JPG

27.JPG.02643cea03bad26626e84dca998f6332.JPG

Nesse dia, fomos até a agencia Tolkar (Roca, 157) para já comprarmos a passagem de onibus para Punta Arenas.

Caso queiram, podem tentar também a agencia COMAPA que fica na Av. San Martin, as duas trabalham com horários e datas diferentes.

19/11/2013

PASSEIO DE 4X4 – LAGOS ESCONDIDO E FAGNANO

Esse passeio reservei antes também, por e-mail com a empresa Rayen Aventura http://www.rayenaventura.com/es. Fizemos o pagamento lá na agencia deles, 1 dia antes do passeio.

Escolhi o 4x4 sem o Kayak (Porque nunca andei e estava muito frio pra correr o risco de cair na água!rs), ficou 700 pesos por pessoa. O passeio dura o dia todo (Das 08:30 às 17:30), eles te buscam no hostel e te levam de volta.

Esse foi o passeio que me causou a maior expectativa! Porém, não tivemos sorte no dia... :(

No outro carro que foi junto com o nosso, tinha um grupo de idosos... então eles fizeram um caminho diferente do que fazem normalmente, para o carro não balançar tanto! Ou seja, acabou com o barato do passeio devido a essa mudança de caminho!

No que fizemos não teve nada da aventura que geralmente dizem que tem.... passamos só por uma estrada de terra...com algumas pocinhas de água e pra não dizer que não teve uma passagem mais interessante, quando chegou numa descidinha, eles pediram pra descermos do carro para eles passarem sozinhos! ¬¬ Pois, eles não tinham feito esse caminho ainda, então não sabiam como seria essa descida...

O Du falou com o guia e acabou ficando dentro do carro...E mesmo assim não era nada de mais!rs Ou seja, foi mais um passeio na estrada do que qualquer outra coisa...

Foi legal quando paramos para ver os lagos... estava um dia lindo, mas bem frio e a vista dos lagos é realmente muito bonita!!

No caminho paramos numa estação de ski, que estava fechada por ser verão... então foi uma parada estratégica...caso você queira comprar algo na lanchonete carinha deles...rs

Lá dá pra ver os cachorros que puxam trenós no gelo, no inverno :D

A fazenda na qual paramos no fim do passeio para o churrasco, também é legal...tem uma paisagem bonita...

O almoço é servido numa casinha dentro da fazenda... eles servem porções de frios, vinho e refrigerante. Depois vem o churrasco ... tudo incluso no valor do passeio!

Voltamos meio desanimados pela falta de aventura... mas todo mundo que vai, diz que é bom geralmente....

Infelizmente, no nosso caso não valeu a pena o gasto!

28.JPG.caf279f10dcb5245219d635d0c1bb064.JPG

29.JPG.bb7a147ce3abc6660a1ebbe110ba939b.JPG

30.JPG.30d929e53f350949b5cca9785f523f4c.JPG

20/11/2013

PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO – SENDA COSTERA

Nesse dia compramos no hostel mesmo, o transfer até o parque. Eles solicitam por telefone o transfer que já passa no hostel no horário marcado.

Fomos no período da manhã... eles te dão um ticket (da empresa Don Alejo), com o qual você pode pegar qualquer transfer no parque de volta à cidade! (Eles passam em vários horários...)

O transfer saiu 150 pesos por pessoa (ida e volta) e a entrada no parque foi 80 pesos por pessoa.

Nós paramos na entrada pra efetuar o pagamento e receber o mapa do parque, depois voltamos ao ônibus pra andar mais um pouquinho até a primeira parada, onde é o início da Senda Costera e onde tem o quiosque pra carimbar o passaporte.

Se você for fazer outras trilhas, pode ficar no ônibus e seguir adiante.

Nós paramos lá mesmo para fazer a Senda Costera....estava nevando muito no dia, mas mesmo assim foi um passeio sensacional!

A maior parte do caminho é pela bahia lapataia, mas também andamos muito por dentro do bosque. E isso era o mais legal porque cada vez que a gente saía do bosque, dava de cara com uma paisagem diferente, com cores diferentes... e numa hora estava nevando, depois começava a chover e de repente saía sol! Tinha bastante lama e gelo, escorregava um pouco mas é uma trilha muito legal de fazer!!! Com vistas lindas!!

Demoramos bastante pra terminar a trilha... o tempo estimado na placa do parque é de 3h, mas fizemos em 4h e pouco.

No fim dela ficamos um pouco confusos, porque não tem nenhuma placa indicando o término... aí perguntamos pra algumas pessoas que estavam lá e a trilha acaba do nada mesmo....rs Ou você segue em frente para fazer as trilhas do setor Lapataia, ou já sai pela direita na estrada para ir até o Centro de visitantes e esperar o transfer, como fizemos!

Esse centro de visitantes é bem legal também... tem uma mini exposição sobre os índios Yamanas no andar de cima... e mais acima, você pode sair na sacada e ver o lago!

Como estava muuuuito frio lá fora, tiramos algumas fotos e voltamos.

Tomamos um chocolate quente (caríssimo :shock: ) e esperamos mais um pouco até dar o horário do transfer passar.

Mesmo com o tempo ruim vale muito a pena ir até o parque!!! Acho que a neve deixou as paisagens ainda mais bonitas!

34.JPG.9aafeec9dd7bc12cebc15b43c283a81e.JPG

35.JPG.005efe2457497d9cbbb68f0856443cb2.JPG

38.JPG.55bd8bf4b9302e278e7efce82a9601e9.JPG

41.JPG.26562ff6f4304171988d9a12fa95576a.JPG

42.JPG.d62834b3a59f910022ec422808f26c98.JPG

43.JPG.a3df6aa78622bbc231591ef66ec4d448.JPG

44.JPG.e151a318edaca401e8e44fab3d0401dd.JPG

45.JPG.c8300b133dc83fe57362fe16faf82c00.JPG

48.JPG.5dd3cc616e41b3d2374aa4345c521a82.JPG

À noite, perguntamos ao pessoal do hostel onde poderíamos experimentar o cordeiro patagônico e eles nos indicaram o restaurante La Estancia (Fica na Rua Gob. Godoy com a San Martin). Lá é mais caro, mas vale muito a pena!! A comida é deliciosa!

É bom chegar cedo pra não ter que esperar por uma mesa, enquanto comíamos o lugar ficou bem movimentado, ao sair vimos que havia fila de espera.

50.JPG.beec4c82726397cdc49932f4fe318992.JPG

21/11/2013

PINGUINEIRA

Compramos esse passeio na Rayen também, pois, ela fez um pacote (com o 4x4) e ficou um pouquinho mais barato.

Foi 350 pesos por pessoa e o passeio foi feito pela Piratour, que faz a caminhada na pinguineira da Isla Martillo.

Nós chegamos ao porto de manhãzinha e de lá saímos num caminhão adaptado, com a guia. É muito legal!!

Primeiro fomos até a Estância Harberton, que é muito bonita e foi o primeiro lugar onde vi gatos na terra do fogo!rsrs Até então só tinha visto aqueles cachorros enoooormes e super bonzinhos que ficam pelas ruas de Ushuaia...

Na estância, pegamos um barco até a Isla Martillo, onde os pinguins ficam. É um passeio encantador! São muuuitos pinguins... e você pode andar pertinho deles, seguindo todas as recomendações da guia, claro!

A caminhada pela ilha é de 1h... depois retornamos à estância e lá fomos a um museu de aves e mamíferos marinhos da região, bem legal!!

Depois disso, voltamos ao “caminhão” a caminho de Ushuaia. E esse trajeto foi mais agitado que o 4x4!! Porque em determinado momento, o caminhão até atravessou um rio!rs

51.JPG.ff22cef0ed30ef8d717660a2e13f9a30.JPG

53.JPG.23f4d26f801a1bb65d586935a65729ec.JPG

56.JPG.ec57a40709e3b5e456e3cbb7559c8def.JPG

59.JPG.67e024270fa2dedaba16d7fd69c1785a.JPG

61.JPG.8a124730487b3db6bbf15f63c73325dc.JPG

62.JPG.819e06e7f264931678faeb59c270641a.JPG

Na volta eles param próximo ao porto novamente, então fomos a pé até o hostel... é pertinho e a gente aproveitou pra dar uma olhada na cidade.

No meio do caminho paramos para experimentar a Hamburguesa argentina, no restaurante Tante Sara (San Martin, 701). Uma delícia!!!

63.JPG.4aeb62a41294679e7c596af67344cbaf.JPG

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
aiiii que saudade desse lugar lindo!!

parabéns pela viagem e o relato!

Oi Keka!

Muito obrigada!! :)

Realmente já dá saudade de ver tudo aquilo de novo!! Quem sabe um dia eu volto para fazer o "O"!! (Sonho meu!!rsrs)

Postado
  • Membros

Ajudou sim!!

Vou fazer o W e pretendo ficar apenas em refúgios, exatamente para diminuir o peso da mochila. A única dúvida que tinha era sobre o sentido mas você com certeza ajudou quando disse:

e referente ao local de início, a sensação que eu tive é que tem muita subida e descida independente do sentido que você siga.
O parque todo é lindo de ver, mas os pontos que mais me impressionaram foram: O mirador britânico e as torres. Nesse caso achei legal ter começado pelo mirante Grey...

Muito obrigada!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.