Ir para conteúdo

Condicionamento físico - como se preparar?


mochila90lts

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Acho que não tem mto segredo não, só uma academia ou algum outro esporte que trabalhe com resistencia, como natação por exemplo.

 

Eu odeio musculação e academia o que faço é aulas de boxe, o que ja queimou mtos quilos e me da uma boa resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

O trekking/montanhismo é uma atividade q nao adianta pular etapas pra alcançar objetivos e obter resultados imediatos. Foi o q vc fez partindo do sedentarismo absoluto (aparentemente), dando um pulo maior q a perna e partir pro "Circuito W" direto, q é o + baba em TDP pra quem tem minimo condicionamento. Tal como andar de bicicleta, é um processo gradativo q demanda disciplina, persistencia e acumulo de experiencia. No quesito fisico nao é diferente. Demanda condicionamento gradual. Nao há regra predefinida do tipo "faca academia, isto ou aquilo". Eu nunca frequentei academia, mas correr 8km diariamente (moro perto da Usp) aumentou consideravemente minha resistencia e impacto nas articulacoes, q sao o + exigido na atividade. Minha sugestao seria - se vc nao tem a chance de correr, caminhar, pedalar, nadar ou praticar alguma atividade outdoor - é na academia dar + enfase a exercicios aeróbicos e de resistência, isto é, q sejam substitutos das atividades supracitadas.. esteira, ergometrica, agachamento, etc. Nada de localizada. Explique seus objetivos ao seu personal/instrutor na academia q ele saberá te passar o programa apropriado. Mas o ideal seria q ele tb fosse praticante, pq geralmetne eles dao mesmo programas genericos e mta coisa nao adianta nada mesmo.

Pra complemetar, pratique a atividade (trekking) qdo tiver oportunidade (feriados ou fds), afim de avaliar seu proprio rendimento outdoor e saber se ja pode aumentar a carga/tempo dispendidos na academia. É uma forma de auto-avaliacao. Nao adianta fazer exercicios e nao se colocar 'a prova com certa regularidade. Ou deixar td pra hora "agá" e constatar dolorosamente q faltou algo a mais.

Já alta montanha (vide Aconcagua e afins) sao outros quinhentos. Alem de (ótimo) condicionamento fisico vc ira precisar de sorte. Tem a tal aclimatacao 'a altitude, q é um capricho da natureza q nao faz distincao entre quem tem fôlego e quem nao tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

salve!!!

dizendo por mim !! ja fiz academia ( não vejo graça ) pode ser sim que ajude tal!!!, mas tenhos amigos que vão em academia faz anos e na hora de pegar uma trilha a pe ou de bike eles não rendem puts não aguentam o tranco os exercicios de academia não chegam perto do que é na pratica !

eu pedalo bike aqui perto de casa dando umas voltas , caminhadas em algumas subidas e sempre praticando finais de semana quando da

ai vai de cada um !! mas ficar la fazendo exercicios nheco nheco ::lol4:: num ambiente fechado !!

não é pra mim !!

essa é minha opnião

falow

bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hidroginástica!!!!!!!! Na verdade eu faço Hidropower, que nada mais é que uma aula de hidro beeemm puxada. 1 hora de aula 3 vezes por semana. Fez toda a diferença na minha vida. Tenho MUITO mais fôlego que na época da academia , além de fortalecer as articulações sem nenhuma sobre carga. Recomedo!

 

[]s.Júnia Pimenta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oba to gostando dos comentários até agora!

 

Junia, olha o preconceito! Sempre achei que hidro era coisa de terceira idade haha :oops:

 

Jorge, eu ainda não consigo correr 2 minutos sem ficar cansada.. to fazendo academia há 1 mês, mas aguento tranquilo 1 hora caminhando em ritmo rápido - 5,5 km/h. Quando tem inclinação porém, meu ritmo cai bastante.. então talvez eu deva dar mais foco nisso.. mas tb não sou fã de corrida não! E sim, eu era c.o.m.p.l.e.t.a.m.e.n.t.e sedentária.. ::bruuu::

 

Java2, não é o contrário? A faixa de queima calórica é de aprox 60% do máximo, já a faixa de condicionamento cardio-vascular é de cerca de 80% do máximo.. ou seja, pros meus 31 aninhos pra ganhar condicionamento eu deveria manter cerca de 153 bpm.. certo? (mas dá pra perder uns kilinhos mantendo essa faixa né? heheh)

 

Então, cheguei a fazer um treino de 1h 10min que incluia inclinações e ritmos diferentes na esteira, depois bicicleta, elíptico e transport com ritmos e cargas diferentes, achei bem menos tedioso que ficar 1h no mesmo ritmo na esteira.. mas será que é tã eficaz quanto? Acho que a minha pergunta é, incluir este esforço adicional durante o aeróbico ajuda no condicionamento ou seria melhor fazer só aeróbico mesmo e deixar a resistência muscular/força pra ser trabalhada na musculação!?

 

e vamu que vamu! ::quilpish::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É isso mesmo katish... é que me expressei mal...

 

O importante é aumentar a intensidade dos exercícios (de acordo com o seu nível de condicionamento) para melhorar o seu condicionamento e também para queimar mais calorias e mais gorduras.

 

No inicio, se vc faz academia, é bom trabalhar o maximo de musculos por dia/treino. Depois, quando o condicionamento ja estiver bom, geralemente o povo prioriza mais alguns musculos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acho importante fazer um pouco de musculação sim para preparar seus músculos e articulações para o peso da mochila, só o exercício aeróbico não vai preparar suas pernas, seus ombros e suas costas para o tranco... realmente é melhor manter os batimentos cardíacos na faixa de condicionamento cardio-vascular, mas isso só depois de algum tempo de treino.

 

Ahhh ! é importante sempre fazer alongamentos, antes e depois das caminhadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Alongamentos: aposto que poucos fazem... hehehehe

 

Principalmente quem comeca as caminhadas bem cedinho pela manha... o maior indice de ataques cardiacos acontecem com pessoas que praticam exercicios pela manha. Isso acontece devido ao fato de o corpo ainda nao está completamente "acordado". Ou seja, vem o susto e... pronto, já era!

 

Bem lembrado michel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aqui no Brasil eu não faço muita coisa a não ser me manter em forma pra escalar lá fora. Fico mais nos picos daqui de casa mesmo, pois moro perto da Floresta da Tijuca.

 

Quando vai chegando a hora de viajar e partir pra alta montanha, eu sigo esse treinamento específico de 10 semanas:

 

598d9e4f0a922_ScreenHunter_01May_1123_50.jpg.ce09f343ba0b43a7350377dac91ccc50.jpg

 

O legal é que ele melhora muito seu rendimento de forma gradual, sem muito esforço no começo, e do meio pro final, vc já está apto a abusar um pouco mais.

 

Como eu sou um vagabundo, viajo pra casa de praia e me dedico a isso. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...