Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Como poderão perceber, o polimento é espelhado! ::otemo::

 

A espessura da lâmina na espinha é de 3mm.

 

Tem exatos 17cm de fio! ::otemo::

 

Do jeito que veio, o fio é até usável ( se fosse caso de uma "emergência" ), mas longe de ser o meu padrão de fio navalha. Outra coisa que cabe mencionar é a uniformidade do mesmo. Perfeita! ::otemo::

 

Só para não dizer que tudo é muito perfeitinho, o FFG ( full flat ground ) da lâmina não é exatamente isso... :? Ocorre que quase na primeira metade da lâmina o afilamento em direção ao fio não é pronunciado, na verdade ficando até próximo dos 3mm da espinha; a partir do meio é que ele realmente se afila.

 

Mas Cabral, então ela é um saber grind? Não! Ela só não é um FFG uniforme, mas mesmo na mão e não só nas fotos você jura que é FFG sem problemas. Para aferir isto usei um paquímetro. Mas posso assegurar que a diferença na habilidade de corte será mínima se não for quase nula!

 

Agora, as esperadas fotos:

 

598d9f481da69_cheffblank1.JPG.a311f98aa45fe502d5c502e4e0f2b724.JPG

 

598d9f48244ed_cheffblank2.JPG.46d1ab3a42a355432fc493fde3c6dac9.JPG

 

598d9f482c177_cheffblankespessura.JPG.ba150a6bd5537a521d6b95d0af2b316a.JPG

 

598d9f483134f_cheffblankcomparao.JPG.fe2ab370c526b56f6f30e3c6d41760bc.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Algumas pessoas me perguntam sobre a diferenças de aços e tipos de facas. Sempre aquele papo técnico que se forem levar a fio cada detalhe teriam que ter uma para cada função. O que não seria nenhum problema, mas este tipo de atitude é um sintoma da conhecida febre do aço. Bom, antes de mais nada, para quem gostaria de entender um pouco mais sobre os tipos de aço eu sempre aconselho comprar duas faquinhas básicas, um contato empírico, para usar no dia a dia. São facas bem baratas, simples e eficientes, da Tramontina, que aproximarão o interessado do aço carbono e do aço inox (stainless) comparativamente. Elas são bem parecidas no formato deixando a pessoa mais confiante para se aprofundar no assunto. E claro, o contato com uma lâmina em aço carbono, o gosto (que as vezes deixa no alimento) e a cor (da lâmina causada pela oxidação), farão muitos decidirem, negativa ou positivamente, por esta linha de utensilio.

 

A primeira, a escurinha de aço carbono, minha companheira de pescarias (acreditem, é a companheira da maioria de quem vive da pesca nos lugares que passei). Uso a de 5'' pela praticidade e por fazer todo o serviço necessário. Uma vantagem para os amantes da afiação, ela vem sem corte, totalmente quadrada no fio; uma ótima maneira de praticar a angulação do fio uma vez que não terá um parâmetro preestabelecido, e pelo fato da faca ser baratinha, não será um grande problema tentar, errar, tentar de novo, errar de novo, tentar...

 

big22950005PDM001B.jpg

Preço apenas para referência numa loja online qualquer: R$ 3,90 +frete (por volta de 7 reais numa loja física)

Link para a página da Tramontina: http://www.tramontina.com.br/produtos/3523-faca-para-cozinhapeixeira

 

A segunda é a loirinha sem mancha (inox). Já vem com o fio estabelecido de fábrica. Também faz bem o serviço na cozinha, churrasco, pescaria, com frutas, etc. sem aquela intensa preocupação com lavar e secar instantaneamente a cada uso.

 

big22902005PDM001B.jpg

Preço apenas para referência numa loja online qualquer: R$ 5,20 +frete

Link para a página da Tramontina: http://www.tramontina.com.br/produtos/3499-faca-peixeira

 

Notem a loirinha com vestido (madeira) escuro e a carbono (que escurecerá) com um mais claro. ::hãã2::::hãã2:::wink:

 

Pelo preço e qualidade, são facas que não se preocuparão com as pessoas derrubando, afiando sem a menor preocupação com a lâmina em qualquer lugar, tirando o fio cortando alimentos na grelha, vidro, pedra, etc., pois será até um bom pretexto para afiá-las novamente. ::lol3::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

(E): tem um terceiro modelo, que é feito com aço inox escovado e que fica entre as duas em termos de fio, mas nunca vi com cabo de madeira, só preto de polipropileno. Acho que é essa linha aqui: http://www.tramontina.com.br/produtos/6268-conjunto-de-facas ou essa aqui http://www.tramontina.com.br/produtos/3616-faca-para-carne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Como poderão perceber, o polimento é espelhado! ::otemo::

 

A espessura da lâmina na espinha é de 3mm.

 

Tem exatos 17cm de fio! ::otemo::

 

Do jeito que veio, o fio é até usável ( se fosse caso de uma "emergência" ), mas longe de ser o meu padrão de fio navalha. Outra coisa que cabe mencionar é a uniformidade do mesmo. Perfeita! ::otemo::

 

Só para não dizer que tudo é muito perfeitinho, o FFG ( full flat ground ) da lâmina não é exatamente isso... :? Ocorre que quase na primeira metade da lâmina o afilamento em direção ao fio não é pronunciado, na verdade ficando até próximo dos 3mm da espinha; a partir do meio é que ele realmente se afila.

 

Mas Cabral, então ela é um saber grind? Não! Ela só não é um FFG uniforme, mas mesmo na mão e não só nas fotos você jura que é FFG sem problemas. Para aferir isto usei um paquímetro. Mas posso assegurar que a diferença na habilidade de corte será mínima se não for quase nula!

 

Bela, mesmo. È essa a que o André ta desejando arrematar hoje?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem esta aqui, feita com aço carbono também:

 

big22953005PDM001B.jpg

Link: http://www.tramontina.com.br/produtos/3532-faca-para-cozinhapeixeira

 

Para o propósito de ter uma justa idéia de suas reações, melhor não escolher esta com a lâmina escura (ou se quiser, compre as duas e mais a inox). Apesar que ela é bem atraente para quem, como eu, gosta do material. ::otemo:::wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...