Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros
Boa tarde pessoal!

 

 

Achei um bom preço para uma faca nacional e artesanal:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434739437-faca-tatica-artesanal-aco-de-lamina-de-serra-pica-pau-_JM

 

Obs: NÃO É MINHA INTENÇÃO FAZER PROPAGANDA!

 

Até

 

PH, o cuteleiro que faz esta faca é meu camarada, ele faz as facas também com desenho do cliente e uns desenhos que mando pra ele.

Ele fez 3 pra mim e duas que eu desenhei (embroa uma tenha sido mais uma cópia que uma idéia original)

 

20120903215050.jpg

20120903215122.jpg

20120903215224.JPG

20120903215254.JPG

20120903215451.JPG

 

Tirando a com cabo em roxinho e a de churrasco, as demais são desenhos meus. Meu xodózinho é a Tatanka, essa faca inspirada em uma knatchet/cutelo. E o desenho da Cupim, óbvio, inspirado nas facas Mora.

 

Abraço e até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Diego,

 

Se você já não fez, gostaria de lhe pedir um favor, caso não lhe seja inconveniente, é claro!

 

Como você tem 2 SAKs Victorinox e a dureza das lâminas deles é muito consistente em 56 RC, seria possível você fazer um pequeno teste de dureza na quina da espinha destas lâminas de serra pica-pau com "têmpera de origem" contra quina da espinha da lãmina principal de um dos SAKs?

 

No máximo vai dar um pequenino dente nas espinhas.

 

Porque não me sai da cabeça que a dureza destas lâminas de serra "tipo gurpião ou traçador" é bem baixa...

 

Obrigado.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gribel,

 

hehehehehehehe, não seria disco de arado?

 

Olha, conversando com um grande amigo que é engenheiro mecânico e também pecuarista, ele me garantiu que varia de marca para marca, mas que fica entre 36 ou 38 e 46 RC de dureza.

 

E segundo alguns testes realizados por um amigo de outro fórum, o material dos discos também depende da marca. Os melhores são em 1085 e 1075, mas há discos de 1060...

 

Portanto, fazer uma faca de um disco de arado apenas por desbaste e sem refazer o TT para aumentar sua dureza original é a maior fria do mundo! Vai ter uma faca que só de olhar para ela já perde o fio!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Trouxe mais umas pra briga srssrsrsr Estava eu pesquisando, ainda por decidir entre BK2 e Ontario TAK D2, quando me deparei com essas bichinhas.

Achei simpáticas. O que acham? Não conhecia, por isso, nem sei se fazem frente as 02 (bk2 e Ontario D2).

Aguardo pareceres técnicos e lógico opiniões pessoais, claro.

 

Ontario Ranger Falcon 9464BM

 

$(KGrHqN,!l8F!P-T0KRjBQGGitjYNQ~~60_12.JPG

 

Point Type: Drop Point

Lock Type: Fixed

Overall Length: 8.125 in (20.637 cm)

Weight: 5.58 oz (0.16 cm)

Blade Length: 3.875 in (9.843 cm)

Blade Material: 5160

Blade Thickness: 0.25 in (0.64 cm)

Blade Color: Black Powder Coated

Handle Material: Micarta

Handle Color: Green

Sheath Material: Nylon

Sheath Color: Black

 

Ontario RBS-6 9444TM

 

$(KGrHqZ,!r!E+oZLDp5fBQNYKZkT!Q~~60_12.JPG

 

Blade Detail: Plain Edge

Blade Finish: Gray Powder Coated

Blade Length: 6.00"

Blade Material: 1095 Carbon Steel

Carry System: Nylon Sheath

Handle Color: Micarta

Handle Material: Tan

Overall Length: 11.88"

 

 

Don Cabral....

Explanaria, por gentileza vossa opinião na comparação dessa danada aqui e a bk2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gribel,

 

Aqui vai uma opinião estritamente pessoal e por isso não sei se tem alguma valia para mais alguém!

 

A primeira faca para mim é o verdadeiro cruzamento de cavalo com zebra; não tem função alguma! Por que alguém achou que seria interessante usar um aço de alta resiliência como é caso do 5160 em uma faca de lâmina tão "pequena" e com tamanha espessura de espinha???

 

Isso seria na minha opinião mais acertado em uma big chopper, com lâmina na casa ou acima de 10 polegadas, e cuja aplicabilidade principal seri justamente o chopping e o batoning que os americanos adoram. Teria massa, inércia, tamanho de lâmina e resiliência suficiente para aguentar tudo isto, à custa de se ter um fio mais obtuso e cuja retenção não seria lá estas coisas.

 

Mas com menos de 4 polegadas de lâmina e se bobear com apenas 3 pol de fio útil?! É cruza de cavalo com zebra!!!

 

A segunda, ja é outra história! Uma lâmina média em aço 1095 ( o mesmo da BK2 ), com espessura de espinha que também me parece ser na casa dos 6mm e perfil FFG. Aqui já vai mais do gosto do freguês quanto a um perfil ou o outro.

 

Se as RATs forem como as ESSEs, apesar de serem FFG seus ângulos de desbaste são mais rasos, fazendo com que na região do fio ainda haja uma espessura relativamente grande de secção transversal, o que as torna muito robustas em detrimento de perda de habilidade de corte ( ao menos ficam bem aquém do que poderiam ter ). Pelo que conheço de LER e ver testes comparativos entre ambas, a BK2 pelo ângulo de desbaste mais acentuado tem mais habilidade de corte, perdendo um pouco da robustez em contra-partida.

 

Como eu disse, aqui é mais uma questão do gosto do freguês e dele fazer a escolha baseado nos usos principais que ele daria na prática a uma destas duas facas! De qualquer forma acho que ficaria be servido com a RAT ou com a BK2!

 

Esta é a minha opinião.

 

Abraço

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa tarde pessoal!

 

 

Achei um bom preço para uma faca nacional e artesanal:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434739437-faca-tatica-artesanal-aco-de-lamina-de-serra-pica-pau-_JM

 

Obs: NÃO É MINHA INTENÇÃO FAZER PROPAGANDA!

 

Até

Essa? srsrrssr

 

$(KGrHqR,!nwF!H1ZfL(SBQIqicNhlg~~60_12.JPG

 

kkkkk agora, acho que tô entre essa laranajinha e a Bk2! srsrrsrs

 

 

Exatamente esta! to só esperando um pouco para pegar, vai que sobra uma grana e dá para pegar uma esee 6 venon! fiquei apaixonado por cabos laranja *-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...