Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Recém saídas do forno, cuidado pra não se queimar! ::lol3::

 

Minhas 4 primeiras facas de bushcraft, todas iguais, de mola de fusca, tempera seletiva em parafina e cabo em ipê.

Fiz elas bem brutas quase sem acabamento pois estas vão de presente para meus amigos que acampam comigo e eu quero que eles usem e abusem das facas!!

 

30a9fgz.jpg

 

To fazendo um blog pra concentrar todo o meu material: http://rstfacas.blogspot.com.br/

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Trauco, os cabo eu fiz usando a curva da lixadeira, ela da conta disso tranquilo, boa ferramenta!!

Achei um cara que vende as lixas em POA no mercado livre por 10 reais cada, tem do grão 50 ao 400, agora sim!!

Ja encomendei 3...

 

A foto não mostra bem mas os cabos estão brilhando, levei eles até a lixa 1200 e passei polimento, achei importante caprichar no cabo pra que ficasse confortável, mas na lamina não tive muitos cuidados, só mantive um angulo certo, mas nada de polimentos... hehehe

Essas vão pra lida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola amigos

Galerinha que curte as facas MORA, ja viram esse lançamendo da Cold Steel?

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=12619&IDProduto=3576590&q=faca-cold-steel-survival-edge-orange-23-5-cm-cs80ph

Alguem aqui do forum tem ou ja pegou uma dessas e poderia dar sua opinião? As Mora são realmente muito boas, mas to curioso quando a essa faca, pois a Cold Steel é uma marca que sempre primou pela robustez. Se alguem puder dar uma dica sobre essa faca, é muito bem vinda.

Abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Ola amigos

Galerinha que curte as facas MORA, ja viram esse lançamendo da Cold Steel?

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=12619&IDProduto=3576590&q=faca-cold-steel-survival-edge-orange-23-5-cm-cs80ph

Alguem aqui do forum tem ou ja pegou uma dessas e poderia dar sua opinião? As Mora são realmente muito boas, mas to curioso quando a essa faca, pois a Cold Steel é uma marca que sempre primou pela robustez. Se alguem puder dar uma dica sobre essa faca, é muito bem vinda.

Abração a todos.

 

Esse inox 4116 é o mesmo que a Tramontina está usando na linha profissional (carnes, chef/cozinha, etc). Se alguém tem uma dessas poderia contar como ela se comporta em geral e o que esperar da faca da CS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Este aço é essencialmente o aço usado nos SAKs Victorinox! Nos SAKs a dureza é de 56RC. Dizem nos fóruns especializados quea dureza desta nova faca da CS é de 56/57RC.

 

Lá fora você consegue encontrá-la por cerca de 30 a 35 dólares. Se considerar cerca de 7 a 10 dólares pela pederneira ( que Lyn afirma ser produzida no Japão ), a faca estaria na mesma faixa de preço da Moras.

 

Quanto ao cabo ôco, levando-se em consideração o atual estágio de desenvolvimento dos modernos polímeros, o fato do tang da faca ter somente cerca de uns 4cm inserido no plástico sólido, deve lhe dar robustez muito semelhante a algumas Moras com tangs semelhantes.

 

Pessoalmente eu fico com a Mora pela maior dureza com que é trabalhado o Sandvik 12C27 e porque é um aço de grão mais fino um pouco que o Krupp 4116, tendo um pouco mais de estabilidade de fio. Mas não exitaria de comprar uma CS laranja, nesta faixa de preço de 30/35 dólares, só pelo "barato/legal" da coisa do cabo ôco!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral, muito obrigado por mais uma explicação de mestre!

REalmente, pelas suas considerações, a Mora ainda seria uma melhor escolha pelo aço utilizado, e tb por ter um tang maior, que com certeza torna a faca mais apropriada pra fazer força.

A CS sempre agregou à marca sinonimo de robustes, mas realmente parece que essa saiu um pouquinho fora do restante. Mas realmente não é uma faca cara la fora, valeria a pena experimentar. O cabo oco realmente pode vir a calhar pra carregar material pra pesca, sobrevivencia, etc.

Vamos ver, quem sabe aparece uma aqui pelo forum e alguem nos de um parecer pratico dela.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Eu diria que a robustez é par e passo com algumas Moras de tang mais curto.

 

E para que meio que demonstrar isso, veja este vídeo "justo" sobre esta faca feito pelo Andrew Demko, que em que pese ser um funcionário e parceiro da CS é também um cuteleiro, e quem desenhou o Spartan e outros canivetes da CS e o criador do Tri-Ad-Lock.

 

Os comentários são honestos, e o teste... :o

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...