Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros
Leandro, bélissima faca! Comprou aqui ou no EBay? Eu tenho duas quase facão que uso regularmente no mato e são muito robustas. Agora comprei um blank desse tipo com uma lâmina de 20 cm, já fiz o fio e estou modelando o cabo.

 

Fala grande amigo Trauco, blz?

Obrigado pelo elogio, realmente fiquei encantado com o damasco, dai minha dó de usar, vai ficar pra expor mesmo, pelomenos ate eu ter outra peça...kkkkkkkkkkkkkk

Essa aqui eu comprei aqui mesmo, no mercado livre, não achei o preço ruim, tava "pagavel", porque normalmente damasco é caro por aqui.

Essas peças suas que são grandes, quase facões, são de damasco tb pelo que conclui. Vc falou que são bem robustas, ja ouvi dizer que o damasco é um dos melhores aços que uma faca pode ter. Poderia nos dar o parecer sobre o desempenho dessas suas facas comparadas a outros aços inox ou carbonos comumente encontrados?

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Essas peças suas que são grandes, quase facões, são de damasco tb pelo que conclui. Vc falou que são bem robustas, ja ouvi dizer que o damasco é um dos melhores aços que uma faca pode ter. Poderia nos dar o parecer sobre o desempenho dessas suas facas comparadas a outros aços inox ou carbonos comumente encontrados?

Grande abraço.

 

Leandro

Uma delas tem 20cm e a outra 25cm, são menores que o meu "facãozinho" Tramontina de 30cm, são espessas (4.5mm). Eu as chamo de grandes porque andou passando por aqui muita faca dita de bushcraft com comprimentos médios na casa dos 3.5-4 polegadas (minhas mora, tahar, as 440c, etc são todas dessa faixa). Essas minha damasco pegam um fio que eu considero bom, embora nunca tenha tentado afia-las até o ponto de fazer barba ou raspar braço/canela. Com esse fio eu corto ramos verdes, racho lenha de eucalipto com auxílio de um bastão e elas o mantém e completam a tarefa sem marcas. Já usei para lidar com carne crua e churrasco e a que tem a ponta mais afiada para fincar uma traíra que "dormia" na beira dágua. Não acredito que essas lâminas possam fraturar ou lascar facilmente como aconteceu com meu facãozinho 440c, antes disso devem entortar ou criar dentes. Não fiz o "teste" de deixar cair de ponta no piso de pedra, acredito que a ponta entortará ou amassará, sem quebrar, também não fiz o "teste" de cortar pregos, imagino que cortam e adquirem um dente. Para lidar com mato, rachar lenha eu ainda acho o facão de aço carbono de 30cm (e R$ 7,50) mais eficiente, talvez por um melhor balanço entre comprimento da lâmina, espessura e material. Este blank que eu estou moldando o cabo é diferente, tem o perfil de uma peixeira e eu vou dar uma afiação final compatível com o uso para carnes e cozinha. Mas também vou por pra usar em regime de trabalho PPTO (pau pra toda obra). ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Li em alguns fóruns de bushcraft que forçar uma patina em uma lamina de aço carbono ajuda a não enferrujar a lamina, resolvi tentar fazer isso na faca que estou fazendo pro meu pai, domingo é dia dos pais... hehe

 

Resultado:

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82saGoHBFy8c-4BWWSIHQCAb_zzqYdqIlnuxYgQtJd9oAf9uv78XkTeClhJqFOOe2a163W2Oiep5AGtgOd-ECZw3AJtU9VBaA4L2FeZlyshjrZBxM-PdXk1Bdw.jpg

 

Além da patina esse processo revelou a linha da tempera feita na parafina, gostei mto! ::otemo::

 

Fiz a patina mergulhando a faca em vinagre branco de alcool fervido, +- uns 5mim, limpei com aguá e passei um pano velho para secar!

Espero que ajude alguém interessado! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado, estou quebrando a cabeça para definir como vou fixar o cabo, pinos, remanche ou soldar uma rosca no final e colocar uma porca, creio que farei esta ultima opção, é a mais segura, fácil e esteticamente bonita...

 

Quanto a patina, não esqueçam de desengordurar a lamina usando acetona, caso contrario poderão aparecer algumas manchas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...