Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

 

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

 

 

A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol.

O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

 

 

A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol.

O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos.

 

Pois é, tu ja me comentou sobre isso, é de se pensar sim, embora eu não lembre de ninguém ter usado isso...

Mas com o oleo de canola esta ficando bem legal mesmo! O jeito é ir testando, eu sou um cego tateando! kkkk

 

Não estou só, trago imagens também! kkk

 

DSC03259.JPG

 

Pequena faca para cozinha

Aço: Disco de serra para madeira (1050, talvez 1070)

Tempera integral em óleo

Cabo: Madeira desconhecida

Pinos: Latão

 

Comprimento total: 25cm

Comprimento do cabo: 11,4 cm

Espessura: 2mm

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mestre cabral...

 

A turma da parafina passou pelo facão tramontina, então fica no intervalo de 53 a 55 hrc...

 

Se lembra daquela lamina que eu fiz um teste de destruição?

 

 

Não joguei ela fora, testei ela no vitorinox e passou com louvor, com certeza tem mais de 56hrc, vai ver foi o revenimento, não me lembro bem a temperatura que usei só sei que foi menos de 200ºc!

 

Se tivesse uma afiação adequada pra trabalho pesado ia passar tranquila pelo prego e moeda, mas como era pra cortar carne né... kkk

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Frico,

 

Nadinha haver!

 

Os aços citados tem maiores correlações em termos de aplicação e caracteristiscas com o 440C, apesar de ambos serem bem menos tolerantes à oxidação que o 440C.

 

Abraço

 

Desculpe a ignorância srsrsrrs, quer dizer que tem desvantagens em relação aos 440 e D2?

A propósito... a jumenta tá caminhando! Pedi pra um amigo meu fazer guardas em aço inóx preu pôr na JUMA.

Tipo essa de latão do tahar.

$T2eC16RHJI!E9qSO8m7tBQUMU7z8Pw~~60_3.JPG

 

Posso chamar de guarda mesmo? kkkk Essa peça de metal que fica entre a lâmina e o cabo kkkkkkk Tenho muito a aprender.

Qual a melhor forma de fixar essas peças?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico,

 

Tem vantagens e desvantagens em relação à ambos! É sempre assim, ganha-se deum lado e perde-se de outro.

 

O ATS-34 tem grão menor que o 440C e maior tolerância a altas temperaturas graças a adição de 4 a 5x mais molibdênio, porém note que é diminuída de forma significante a quantidade de Cr para poder contribuir na diminuição do tamnaho dos grãos.

 

No caso do ATS-34 a adição de Mo além de aumentar a tolerância à temperaturas mais elevadas de trabalho, diminuir o tamanho do grão e contribuir para maior potencial de endurecimento, permite que este aço seja endurecido até a casa dos 60 RC mantendo robustez e resiliência semelhante ao 440C na casa dos 58 RC. Nestas condições sua retenção de fio costuma ser um pouquinho melhor que a do 440C 2 pontos menos duro.

 

Com relação ao D-2 não tem muita comparação pois são aços diferentes para diferentes aplicações. O D-2 é para aplicação em trabalhos à frio, o contrário do ATS-34. O D-2 tem quase 50% mais de C e é muito, mas muito resistente à abrasão quando comparado com o ATS-34. Em em mesma dureza de 60 RC, o D-2 tem cerca de 30% mais tenacidade que o ATS-34. Sua grande desvantagem é que tem bem menos resistência à corrosão.

 

Em linhas gerais, é isto!

 

Segue um gráfico só para mostrar a composição dos 3:

 

598d9fabf0f38_440CvxATS34vsD2.jpg.cf2881ad45c6fdb4969d8e7b91563b05.jpg

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...