Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Frico,

 

A fixação do "bolster" via de regra é por um pino de mesmo material. Se você colocar por exemplo um pino de um aço e o "bolster" de outro, de início irá parecer sem um olhar bem atento que o bolster é uma peça integral que foi apenas colada ao tang. Com algum tempo a diferença nos aços se manifesta e você passa a ver mais claramente o pino.

 

Mesmo com mesmo material com a passagem do tempo percebe-se claramente que há um pino ali.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eita Cabral enciclopédia açosteelmetálica. Muito legal essa explicação. Agora sei o nome. srsrsrsr pensava que só a araldite segurava beleza. Vou pedir por chapa fazer os furos no "bolster" e ver se ele tem os pinos srsrs Pino é que é phoda pra dar no diâmetro kkkkk

Das duas, uma. Ou essa Jumenta vai me dar muita alegria ou muita raiva, pq ô bixinha danada de selar. Aqui no Ceará ta difícil de achar gente que fa'ça esse tipo de trabalho ssrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico,

 

Dependendo do diãmetro dos furos de sua jumenta nestas porção do tang pode ser difícil de achar uma vareta de aço de diãmetro exato. E o ideal no caso do bolster é que o diâmetro seja exato mesmo!

 

Caso tenha muita dificuldade em achar neste diâmetro há duas soluções a princípio: alargar os furos do tang o que sempre acho uma idéia não muito boa, pela localização destes furos que onde ostumam ocorrer algumas fraturas por excesso de estresse como por exemplo durante o battoning.

 

E há uma outra saída que não deixar o furo transpassar o bolster, ficando o pino literalmente escondido e encapsulado tanto de um lado quanto de outro.

 

E meu amigo, furar este D-2 temperado a 60 RC só com furadeira de bancada, broca de carbide super afiada e bastante refrigeração!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, apropósito, minhas jumentas estão no estábulo...

 

A Wotan em 52100 aguardando a tal peroba rosa de 60 anos para o cabo e que já estou achando que não vem; a goiabeira que deve substituí-la ainda esta descansando à sombra. Acho que só lá para fins de novembro deverá estar no ponto.

 

Uma das jumentas em D-2 já teve o ricasso eliminado e transformado em fio e só está aguardando eu parar de enrolar e colocar o G10 nela. Como pinos vou usar uma lima K&F que lixei e poli.

 

A outra jumenta eu meio que transformei em mula, mudando seu perfil de hollow ground raso para FFG. Só está faltando polir mais a lãmina que está só na lixa 100 e colocar as talas de G10 também com os pinos de lima K&F.

 

E ainda estou no aguardo da reposição de uma jumenta que se "extraviou" no caminho. Estou aguardando ela chegar para decidir qual par de tala de G10 vai para cada uma delas ( tenho 3 pares, uma tan, uma verde oliva e uma natural ).

 

Como eu disse, para quem despresava as jumentas, acabei virando muladeiro!!! :mrgreen:

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E meu amigo, furar este D-2 temperado a 60 RC só com furadeira de bancada, broca de carbide super afiada e bastante refrigeração!

 

Abraço

 

kkkkkkk veja minha ingenuidade... pegue uma broca de aço rápido e minha furadeira de mão, pensando eu que arrobaria o buraco do cabo pra passar o paracord. Menino, a bicha quase pega fogo e sequer arranhei a borda do furinho kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ah, apropósito, minhas jumentas estão no estábulo...

 

A Wotan em 52100 aguardando a tal peroba rosa de 60 anos para o cabo e que já estou achando que não vem; a goiabeira que deve substituí-la ainda esta descansando à sombra. Acho que só lá para fins de novembro deverá estar no ponto.

 

Uma das jumentas em D-2 já teve o ricasso eliminado e transformado em fio e só está aguardando eu parar de enrolar e colocar o G10 nela. Como pinos vou usar uma lima K&F que lixei e poli.

 

A outra jumenta eu meio que transformei em mula, mudando seu perfil de hollow ground raso para FFG. Só está faltando polir mais a lãmina que está só na lixa 100 e colocar as talas de G10 também com os pinos de lima K&F.

 

E ainda estou no aguardo da reposição de uma jumenta que se "extraviou" no caminho. Estou aguardando ela chegar para decidir qual par de tala de G10 vai para cada uma delas ( tenho 3 pares, uma tan, uma verde oliva e uma natural ).

 

Como eu disse, para quem despresava as jumentas, acabei virando muladeiro!!! :mrgreen:

 

Abraço

Realmente..... virou o rei da Mula. kkkkk Isso é que é gostar de D2. A próxima pisa que vou levar, vai ser para afiar a jumenta. Ô vida difícil essa....srsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico,

 

Pedra de carborundum dupla face da cabo do D-2 brincando! Mesmo a 60 RC.

 

O que digo é que leva um pouquinho mais de tempo que estes aços "moles" e pouco resistentes à abrasão aos quais a maioria está acostumado.

 

Principalmente com aços como o D-2, mais duros e resitentes á abrasão é que a técnica do desbaste de alívio e micro-fio leva uma vantagem enorme e mostra todo o seu potencial!

 

Demora-se um pouco mais na primeira afiação ( desbaste ) mas dai para frente é brincadeira de criança manter e retocar o fio ( micro-fio ). Necessitar de novo desbaste de alívio, mesmo sob uso intensivo da faca somente dai a um ano, se não for mais!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Óia a bruta que to namorando. Já to quase desistindo da BK2. To arrastando asa pra Condor Rodan e pra essa.

 

$T2eC16J,!ysE9sy0h(dGBQDChPW)T!~~60_58.JPG

 

Type: Tactical knife

Length: 290mm

Blade length: 152mm

Blade width: 38mm

Blade thickness: 5.3mm

Blade material: D2

Hardness :59HRC {vacuum heat treatment)

Surface: dark gray titanium

Handle material: color G10, the CNC 3D shaping

Scabbard: tactical scabbard

 

É da China. :shock: tenho que perder esse preconceito, pois tenho lido que esses Chinas fazem ótimas facas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico,

 

A faca parece ser muito boa, pois o desbaste é alto o que deve lhe conferir boa habilidade de corte. O design me agrada bastante e por coincidência há uns tempos atrás já cresci os olhos nesta mesma faca.

 

O Mestre VDM teve uma excelente experiência com uma faca comprada na China!

 

Um paciente meu por outro lado comprou uma faca que se parece muito com aquela minha faca em D-2 com cabo de madeira e que tinha um ricasso enorme que eu eliminei transformando em fio e que é a minha faz tudo! A dele é um pouco maior e com desbaste um pouco mais alto. Qual o problema? No anuncio estava que era aço D-2 com 59/60 RC de dureza.

 

Pois bem, eu pessoalmente a afiei para ele! É realmente D-2 pelas caracteristicas quase inconfundíveis na pedra de afiar, entretanto a dureza ficou apenas na casa dos 56 RC. Veja que o fio dela vai durar muito mais que qualquer SAK Victorinos da vida que tem dureza idêntica ( ela marcou exatamente o mesmo pequeno dente que ocorreu na espinha do meu SAK ), mas seria muito melhor em 60 RC e com mais resistência à corrosão!

 

Isso como se costuma dizer, me "broxou" na compra destas facas com maiores durezas anunciadas.

 

Mas volto a insistir, que esta é apenas uma experiência um pouco negativa com relação a uma faca; a experiência do Mestre VDM é diametralmente oposta!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...