Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru - 23 dias (Julho/Agosto 2013) - "O Canto dos Pássaros"


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Gente!

 

Depois de quase 1 ano resolvi fazer o meu relato, não por falta de tempo e sim preguiça..haha!

Vou tentar resumir tudo que puder e sem enrolar demaaais (sou perfeccionista e gosto de detalhes) :mrgreen:

 

Decidi pesquisar mais a fundo sobre o mochilão em janeiro de 2013, mas não queria ir sozinha, então chamei todos os conhecidos possíveis e todos só me enrolaram..não tinham dinheiro, tempo ou não gostavam desse tipo de viagem. Também tentei chamar alguns colegas pelo Mochileiros e nada. Foi ai que pensei em tentar pelo menos convidar uma amiga de João Pessoa, eu não estava muito confiante e esta seria minha última tentativa :(

E não é que ela ficou interessada?! Expliquei tudinho, o que gostaria de fazer e conhecer, os valores que íamos gastar, etc. E um mês depois ela me confirmou que iria..fiquei megaultramaster feliz :D Afinal não nós conhecíamos pessoalmente, apenas 3 anos virtualmente (eu e a Mari somos deficiente auditiva, e nós conhecemos através do blog que ela tinha sobre Implante Coclear, no qual somos usuárias). Ah, nossa comunicação é normal, não sabemos libras, e fazemos leitura labial.

 

PLANEJAMENTO

 

Planejamos a data para dia 14 de Julho até 5 de agosto e compramos as passagens juntas (virtualmente, claro) em fevereiro. Eu paguei R$ 768,00 ida e volta. E a Mari pagou R$ 1.200,00.

 

Tive quase 5 meses para planejar tudo e comprar o necessário (cargueira, roupas especiais, bota, dólares, money belt etc.). É uma delícia fazer este tipo de planejamento, tive muita ajuda dos Mochileiros. Copiei alguns roteiros, lugares, o que evitar, etc. Afinal só teríamos 23 dias e não queríamos desperdiçar, e por isso o roteiro prontinho foi essencial para uma viagem mais "tranquila".

 

Tomei a vacina para febre amarela, mas não pediram. Levei passaporte, pois minha identidade estava velha. E foi até melhor, pois pude guardar o papel da vacina, os papeis de entrada e saída do país tudo no passaporte.

 

 

ROTEIRO

 

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosí

Uyuni

San Pedro de Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Cusco

Puno

Copacabana

La Paz

Santa Cruz de la Sierra

 

 

DICAS

 

- Levei apenas dólares em dinheiro U$ 2.000,00, nada de cartão. Por isso levei bastante, e no final sobrou uns U$ 270,00 (e ainda fiz muitas comprinhas pra família, amigos e parentes).

- Ter um roteiro e saber o que quer conhecer é importante, pois assim conseguiremos aproveitar bem e sem preocupação com falta de tempo.

- Antes de sair de casa revise as notas de dinheiro, pois eles não aceitam nada rasgado nem manchado (a Mari não conseguiu trocar uma nota rasgadinha).

- Pechinche, pechinche e pechinche, conseguimos descontos em TUDO..bom, quase tudo!

- Instale este aplicativo para converter moedas: XE Currency. Muito bom, usamos muito! Ah, usei muito o aplicativo de lanterna do celular, pois a que eu comprei era uma porcaria e não ajudou em nada. Meu pai queria que eu levasse a dele (ele tem uma de cabeça..tipo médico), achei meio brega :? , mas me ferrei. Pois aquilo teria sido muiiiito útil para subir Machu Picchu de madrugada (bem feito pra mim! ::putz:: ).

- Compre aquelas super meias tipo Dry Fit, por mais que sejam caras você pode usar por até 4 dias sem lavar.

- Cadeados, muito importante também. Comprei aqueles com senha.

- Compre aquela toalha Tek-Towel, melhor coisa. Vi muitas pessoas com toalhas normais, mas isso demora uma eternidade para secar e ocupa todo o espaço da cargueira.

- Levei também aquelas palmilhas que é feitas de silicone/gel que você coloca no calcanhar. Uma ma-ra-vi-lha! (É a salvação pra quem tem dor na coluna).

- Levei a farmácia inteira pra viagem e não usei nada! Mas faria a mesma coisa novamente, é sempre bom garantir.

- Lencinhos umedecidos - indispensável! Nem todo lugar você vai conseguir tomar banho..então! ::hãã2::

- Além das roupas quentes, de boa qualidade e leves (DryFit, Polar/Fleece..). Ah, Levei uma capa de travesseiro, nem todos hostels trocam a deles ::bruuu::

 

Antes de arrumar a cargueira e a mochila coloquei tudo na cama, verifiquei para ver se não estava esquecendo de algo

 

20130713_100821.jpg.dff36ae990cf849f82f38fcbd07397d1.jpg

 

Por hoje é só..vou escrevendo aos poucos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

1º dia - 14 de Julho (Guarulhos x Santa Cruz de la Sierra):

 

No dia anterior arrumei tudo (cargueira e mochila), gente..queria morrer! Foi um desespero para fazer caber as coisas..sim, eu exagerei em algumas coisas, porque queria ter opções de cores..mulheres! ::hãã2:: Chegou o dia da viagem e acordei de madrugada para finalizar algumas coisas e sai de Joinville rumo a Curitiba. Tinha voo marcado às 7:43 para Guarulhos. Estava super ansiosa para chegar lá, porque iria conhecer a Mari pessoalmente. E ela já estava me esperando fazia umas 2h. Ai quando eu estava entrando na salinha de embarque internacional a Mari já estava me esperando lá, foi muito emocionante. Pois tínhamos planejado por um tempo, e realmente aquilo estava acontecendo. Então ficamos por ali esperando nosso voo que saia às 11:05 (Gol), a viagem durou umas 2h apenas. Achei que não íamos ganhar lanchinhos, e para a minha surpresa ganhamos um sanduíche bem gostoso e suco ::otemo:: Ganhamos também mil papeis para preenchermos antes de entrar na Bolívia. Obs.: Está tudo escrito em espanhol/inglês.

 

20130714_113517.jpg.41e0898ff81269dfd0a6e76bc14148d4.jpg

 

Chegamos em Santa Cruz e passamos pela "entrevista" e fomos pegar nossas malas na esteira. Essa hora sempre bate um desespero "será que agora vem a nossa?", "tá demorando demais", "Ferrou!"..por sorte chegou tudo certinho..uffa! ::mmm: Antes de sair entregamos o resto daqueles papeis. E prontoooooo..agora siiim! Estamos livres! E fomos ver passagem para Sucre, só que não tinha mais para o mesmo dia só pro dia seguinte. Então compramos para a manhã seguinte pegamos da BoA e cada uma pagou 195,00Bs.

Pegamos um táxi(60 Bs) para o hostel que eu tinha reservado o Jodanga. A caminho do hostel pudemos ver que a cidade era super quente e seca. O hostel é bem escondidinho, o taxista não estava achando, mas por sorte eu tinha o endereço e tudo. Fomos bem atendidas e o hostel é muito bonito, bem colorido tem piscina, mas como tínhamos apenas 1 dia preferimos conhecer a cidade. Deixamos nossas coisas no quarto, pegamos um mapa (muito suspeito) e pedimos um táxi para nós levar até a praça (15 bs). Foi ai que vimos o caos dos carros, buzinas pra tudo, não tinha regra pra nada!

A praça era linda, era num domingo e todas as famílias estavam por lá. Tinha feirinha de artesanatos também. E tinha uma hora que queríamos conhecer um lugar, mas ficamos rodando e rodando, porque o mapa além de ilegível não tinha nada a ver com o nome das ruas :evil: E por acaso encontramos uma sorveteria/lanchonete e decidimos provar, bem gostoso os sorvetes da Friss (calle Ayacucho 161).

 

598db224ab794_Praa.jpeg.2aa615f4f03a5413fdb025ff8df20728.jpeg

 

Plaza.jpg.f64f9df2cc3d4fd7243e849aba85e754.jpg

 

Começou a ficar tarde e a esfriar decidimos voltar a pé, pegar o mesmo caminho que o táxi fez. Mas ai ficou confuso e pela última vez tentamos olhar no mapa e NADA! Não conseguimos compreender..uix! Tentamos pegar um táxi na rua, mas ninguém parava..o gente difícil! Uma hora conseguimos, mas o cara não conhecia a nossa rua ::bad:: Até que uma hora conseguimos, graças a deus!

 

Chegando no hostel fui tomar banho. Tem duas abertura (quente e frio) segui o aviso "o quente é esse, o frio é esse..esperar 10 minutos pra esquentar"..jura que esquentou? Pensei, agora que já to aqui..que se dane! Banho geladooooo e rápidão! :x Ai decidimos dar uma volta no quarteirão a noite pra procurar lugar pra jantar. Gente, que lugar bizarro..nenhuma alma viva por ali! E tudo fechado! Ai de repente vimos uma luzinha numa casa..era uma mini mercearia, mas tava com a grade fechada e pedimos para a senhora abrir pra gente. Meio antipática, mas abriu..pegamos umas besteiras: chips de pimenta, bolacha, iogurte e maçã.

 

Se puder..passe direto de Santa Cruz, não tem praticamente nada pra fazer lá. Pelo menos foi o que eu achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Acompanhando o relato Rafaela ::otemo:: Ano passado conheci Cusco e La Paz, mas não deu tempo de ir até o salar de Uyuni :(

 

Oii hlirajunior!

Obrigada! O próximo post eu escreverei sobre uyuni :D Eu ameei Cusco..tem uma energia muito boa. Você é do sul também, né?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Acompanhando o relato Rafaela ::otemo:: Ano passado conheci Cusco e La Paz, mas não deu tempo de ir até o salar de Uyuni :(

 

Oii hlirajunior!

Obrigada! O próximo post eu escreverei sobre uyuni :D Eu ameei Cusco..tem uma energia muito boa. Você é do sul também, né?!

Sim, sou de Curitiba, mas moro em Floripa. Cusco é realmente indescritível, vontade de voltar lá é grande, ainda mais com as promoções que as companhias aéreas estão fazendo rsrs ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Acompanhando o relato Rafaela ::otemo:: Ano passado conheci Cusco e La Paz, mas não deu tempo de ir até o salar de Uyuni :(

Oii hlirajunior!

Obrigada! O próximo post eu escreverei sobre uyuni :D Eu ameei Cusco..tem uma energia muito boa. Você é do sul também, né?!

Sim, sou de Curitiba, mas moro em Floripa. Cusco é realmente indescritível, vontade de voltar lá é grande, ainda mais com as promoções que as companhias aéreas estão fazendo rsrs ::otemo::

 

Ah, que legal! Verdade..é uma tentação essas promoções..hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...