Ir para conteúdo

Dicas para quem quer viajar de kombi


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Acabo de ler "Fé em Deus e Pé na Tábua", do Donald Miller, relatando uma viagem de dois rapazes do Texas até o norte dos EUA numa Kombi 1971. Lembra muito os livros do Jack kerouac.

Eu mesmo já rodei bastante de Kombi, geralmente aqui pelo meu trabalho, mas qdo tinha meus 18 anos fui acampar em Maresias com um bando de moleques, num dos primeiros anos de proibição de camping nas praias do litoral paulista.......até então acho que a fiscalização não era muito ativa, pq a praia tava lotada de barracas! Tirando a fome q passamos, a falta de banheiro (bom...tínhamos todo o mar à nossa disposição!), e o fato da Kombosa ter perdido quase q totalmente o freio na descida da Serra de Maresias, tudo correu muito bem!

Kombis bebem demais....algo entre 5 Km/l na cidade e talvez, dependendo da tocada e da carga, devam se aproximar dos 10 Km/l na estrada.....se alguém se meter pela Argentina, creio q com a gasolina de alta qualidade q eles têm lá ela renda um pouco mais.

Em termos de velocidade, é bom ter MUITO cuidado! Certa vez estava numa Kombi praticamente zero na Imigrantes, já na região plana do planalto, empolgadíssimo a 120Km/h qdo um ventinho um pouco mais forte me jogou da pista esquerda até o acostamento à direita num piscar de olhos. Ela é como um tijolo pra "furar" o ar, e como uma vela-mestra pro vento te jogar de lado!

Mas pra quem estiver afins de viajar num carro mais ou menos barato (eu acho q ela custa demais pelo q oferece...), de manutenção relativamente descomplicada, com possibilidade de ser modificado para dar um pouco a mais de conforto para os ocupantes ( menos ao motorista.....com meus 1,81m de altura boto o banco todo pra trás, continuo com as pernas dobradas, e com o corpo dobrado pra frente, pq o banco passa a ter inclinação negativa...) e numa velocidade q permite bastante contemplação e nenhuma pressa, creio q ela sirva! Espaço não falta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

nem me lembre disso, eu ja viajei muito de kombi, meu pai teve uma por 4 anos, mais eita carro ruim, desconfortavel ao extremo, barulhento ao extremo, eu andava em outros carros e ficava impressionado dos carros quase num fazerem barulho e chegarem a 100km/h na maior tranquilidade, pq na kombi vc andar a 100km/h é quase um suicidio.

sobre as viajens, meu pai e eu uma vez fizemos uma viagem de vila velha-ES a Ibatiba-MG, eu acho que deve dar uns 400km de distancia, a gente gastou 10horas de viagem, hoje eu lembro disso e fico pensando como que o meu pai aguentou aquilo. E tambem teve outras viajens para Aracruz-ES e Anchieta. E fora que era dificil a gente fazer uma viagem que o carro chegasse lá sem parar no meio do caminho com algum problema.Se quer viajar de kombi so faça viagens curtas e com pista muito boa, sem serras pq quando chegar uma subida se prepara pra passar raiva e subir a 40km/h junto com as carretas.

Acho que escrevi aqui o que eu passei com a kombi que meu pai teve, pelo menos um pouco, entao reveja a sua escolha sobre o carro, eu te aconselho vc comprar qualquer van, menos a kombi. Veja quanto custa uma topic ou uma besta, que ai sua viagem vai ser bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Nossa, eu escrevi o maior texto sobre Kombi aqui e na hora que fui enviar o site pediu meu login e senha e eu perdi tudo...

 

Mas vamos tentar novamente...

 

Pessoal,

 

Sou suspeito para falar de VWs, pois sou membro de diretoria de Clube VW (http://www.volksclube.com.br) e sou atuante no maior fórum da Améria Latina sobre VWs com motores refrigerados a ar, o FFB (http://www.forumfuscabrasil.com). Desde já, lhes convido a conhecer este fórum, em especial a área de Viagens e Aventuras.

 

No FFB vcs encontrarão vasta informação sobre as Kombis e sobre mecânica VW a ar.

 

Posso antecipar a vcs que viajei e viajo muito de Fusca e é muito bom pelo baixíssimo custo e pelo carisma que as pessoas tem com o besouro (abre portas). A Kombi também tem muito carisma e a manutenção é idêntica, salvo algumas peculiaridades.

 

Agora que tenho 2 filhos pequenos (um de 2,5 anos e outra de 5 meses) terei que partir para uma Kombi, pois no meu Fusca (Cascudo da foto do meu perfil) já não cabem tantos brinquedos, chupetas, fraldas e mamadeiras...eh eh eh.

 

Fiz algumas pesquisas e testes com uma Kombi de um amigo e fiquei impressionado. Pela sua rusticidade ela recebe muito bem qualquer adaptação que vc invente.

 

Sobre seu consumo e velocidade final existe algumas providências que podem melhorar em muito sua perforance. A Kombi foi projetada para carregar muito peso (mais que seu próprio peso), e por isso sua relação de câmbio foi calibrada para priorizar a força e não a velocidade, ficando muito reduzida. Por isso que quando vc pilota uma Kombi e coloca mais de 80km/h ela urra e acaba consumindo muito combustível. Seria como se vc andasse em um Fusca em até a 3ª marcha (só para dar uma idéia).

 

Para as viagens e acampamentos, não precisamos usar a força da Kombi para carga, por isso, basta que a caixa seja recalibrada ou mesmo substituída por uma caixa de Variant II ou Gol BX (este último necessita que seja invertida) pois estes modelos usam homocinética, assim como a Kombi.

 

Com isso, a Kombi passa a ganhar mais velocidade e a gastar menos. Evidentemente não é um veículo para se andar em velocidade superior a 120km/h, mas com essa adaptação podemos rodar com segurança a 100km/h em velocidade de cruzeiro, com baixa rotação traduzidos em muito menos ruídos e considerável economia de combustível. No primeiro teste, rodando a 100km/h em estrada duplicada e sem carga, registramos que a Kombi fez 15km/L. Estimo que no momento de uma viagem, com a carga normal, ela passe a fazer 13km/l de média. Acho este consumo muito bom para um veículo em que se pode dormir dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando...

 

Outro ponto que devemos melhorar na Kombi é seu isolamento térmico e acústico. Mas isso é muito fácil e barato, bastando comprar um revestimento vendido em lojas de materias de construção por metro e aplicar no teto, assoalho e laterais da Kombi. É muito prático e fácil de aplicar. Afirmo para vcs que melhora muito o ambiente interno da Kombi.

 

De resto, vai da cabeça de cada um. Uns querem colocar ar-condicionado, outros um DVD, outros geladeira, e assim vai. Informo que na Kombi tudo é possível, basta ter criatividade.

 

Eu começo a colocar em prática meu projeto de Kombi no fim deste ano, e de tão simples acredito que em março ele estará pronto.

 

Nos vemos em 2010 na estrada!!!

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá Trilhoteiro, voce sabe o nome técnico desse revestimento? É aquela manta asfáltica auto colante?

Esperamos relatos dessa sua aventura.

 

Olá Diego!

 

É uma manta auto-colante sim, mas é "metalizada", parecendo que é revestida de papel alumínio. Dentro parece que é uma manta asfáltica sim. Não sei o nome, mas vou buscar informações mais detalhadas e posto aqui.

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

EBA!!! A "Mercedes" já está em casa, com a parte de marcenaria completa. Agora começa a elétrica e hidráulica. Ainda bem que ambas serão simples. Ficou uma "tetéia".

Vou ver se mando as fotos para o mmwanderley.multiply.com

Logo, logo poderemos inaugurá-la. Pena que o cronograma atrasou, era para inaugurar na Oktoberfest... já imaginou poder beber e ir dormir sem ter que dirigir???

No mercadolivre vendem até câmbio de 5 marchas para ela... aí acho exageiro, se conseguir somente aumentar a relação já ficará muito boa.

Abração pessoal, mandarei notícias da inauguração!!! ::hahaha::

20091110184320.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
EBA!!! A "Mercedes" já está em casa, com a parte de marcenaria completa. Agora começa a elétrica e hidráulica. Ainda bem que ambas serão simples. Ficou uma "tetéia".

Vou ver se mando as fotos para o mmwanderley.multiply.com

Logo, logo poderemos inaugurá-la. Pena que o cronograma atrasou, era para inaugurar na Oktoberfest... já imaginou poder beber e ir dormir sem ter que dirigir???

No mercadolivre vendem até câmbio de 5 marchas para ela... aí acho exageiro, se conseguir somente aumentar a relação já ficará muito boa.

Abração pessoal, mandarei notícias da inauguração!!! ::hahaha::

20091110184320.jpg

 

Marcio,

 

Esta sua Kombi está ficando muito legal.... depois poste fotos mais detalhadas dela.

 

Esse câmbio de 5 marchas é lenda, não tem vantagens técnicas, além de ser uma adaptação com durabilidade duvidosa.

 

O que vc pode fazer e retirar as reduções, ou colocar um câmbio de Gol BX 1600 ou da Variant II.

 

Valeu!!!

 

:mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...