Ir para conteúdo
Mochileiros.com
DaniloDassi

Dicas para quem quer viajar de kombi

Posts Recomendados

DaniloDassi    0

Cinco amigos e eu compramos uma Kombi 1600 a gasolina, carburação simples (solex), cambio 4 marchas, toda original.

Gastamos alguns trocos para deixar o motor em bom estado, ainda falta uma boa limpeza e regulagem do bura, mas em duas viagem que fizemos (totalizando mais de 800km) a média foi de 10km/l, numa velocidade média de 90km/h.

 

Se você souber um pouco de mecânica ajuda na manutenção. Velas, cabos e uma boa ignição ajudam no consumo. Futuramente iremos trocar o platinado por uma ignição eletrônica e revisar o carburador.

 

A idéia é viajar longas distâncias? Pense num radiador de óleo!

Quer mais economia? Pense em gerenciador e controlador de injeção (FuelTech, Pandoo, HIS, etc).

 

Tudo vai demandar do $$ a ser investido.

 

 

 

Uma coisa é fato... viajar em com a galera numa Kombi é bão demais!!!! :lol:

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DaniloDassi    0

Po Marcão, dai tu me quebra as pernas heim?! HAUihoAuuahIOU.

 

Espero não precisar carregar nenhum defunto na Carioquinha (nome atribuido a Kombosa devido as maravilhas proporcionadas pelo Feijão Carioquinha e a semelhança entre suas cores hAUIOhIAUhua). :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
marcosplf    0
Po Marcão, dai tu me quebra as pernas heim?! HAUihoAuuahIOU.

 

Mas brincadeiras a parte eu adorava qdo era muleque e ia viajar de Kombi com meu pai e a família toda.

 

Agora uma coisa para dirigir a Kombi necessita da categoria D da CNH?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DaniloDassi    0

Marcos, para Kombi não há necessidade não.

Todos os motoristas da Carica tem apenas "B", mesmo no documento constando 8 passageiros + 1 motorista :lol:

 

 

AbraCos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já viajei muito de Kombi. Estradas boas, ruins, chuva, lama, autoestrada, calor, frio, carregada, vazia, lotada de gente, sozinho, a gasolina e a diesel, com janelas, furgão, cabine-dupla, etc.. Já fui dono de Kombi 66, 69, 73, 76, 78, 81,83. Essas duas últimas a Diesel. Na 83 (a melhor de todas) coloquei motor alemão 1.7 do golf diesel turbiando. Enfim...uma vida de kombis e experiências.

Posso dizer o seguinte: Antes de mais nada tem que saber que tipo de viagem, quantas pessoas e quantos dias, mas...

- é o carro ideal para viajar/acampar sozinho ou no máximo em dupla/casal. Mais do que isso, só para passeios curtos de até 250 km.

- Viajens com mais de 3 pessoas é impossivel dormir confortavelmente.

- Viajens com mais de 5 pessoas é só para ir jogar futebol com os colegas da firma num domingo de manhã, e só.

- É um veículo completamente inseguro nos padrões de segurança atuais. É um dos único veículos do mundo que ainda não fez os testes de impacto frontal obrigatórios (interesses? máfia da VW? etc.). Obviamente , não passaria.

- É um carro gastador, sem potência, barulhento, muito lento na retomada, ruim de freio, ruim de estabilidade, ruim de tração, etc. mas bom para uma velocidade de cruzero de 90 por hora.

- Se for viajar em paises frios ou com neve, é como viajar num freezer horizontal Brastemp.

-Se for viajar no Equador, é como viajar numa sauna com rodas.

Só o motorista viaja + ou - confortável. O resto vai incômodo apesar do espaço.

- A manutenção do motor 1600 gas. é simples, barata e se arruma até numa farmácia de bairro.

- As novas 1.4 são mais silenciosas, mais ageis, mas ainda falta potência e velocidade final. Aliás, nem é bom passar dos 120 pois o carro é um perigo. Acima de 80 tem que usar tampões para ouvidos e um crucifixo pendurado no retrovisor. Até atropelar um cachorro pode ser mortal.

- Conclusão: um desastre total se comparada com as novas Sprinter, Ducato, Master ou Vans importadas européias ou americanas.

MAS, com algumas melhorias é um carro ótimo!

Pode se transformar num pequeno motor-home versátil, prático, fácil de estacionar, etc. mas precisa investimento.

Viajar com a família é muito divertido (2 adultos e 2 crianças menores). Crianças acima de 12 anos não viajam nem a pau. Acham o carro ridículo, féio, desconfortável e elas passam vergonha.

- Se o cara atem dinheiro tem outras opçõs melhores para viajar, como ir num bom carro e pagar hotel. Se tem mais grana ainda, aluga ou compra um motor-home, viaja de avião e aluga trailer no exterior, etc.

Mas se quer fazer barato...vai de kombi.

Algumas dicas de equipamentos necessários para quem quer cruzar a américa:

- correntes para o gelo pou lama.

-ár condicionado quente/frio.

- Parachoque com quebra mato.

-Colocar o estepe no teto, na frente ou na traseira. No interior ocupa muito espaço.

- reservatório de combustível extra (o tanque é só de 45 lt.~e tem pouca autonomia).

- Retirar a parede da cabine e colocar bancos individuais reclináveis.

- Fazer isolamento térmico no teto e paredes com isopor ou lã de vidro.

- Isolar muito bem o compartimento do motor.

- Se possível colocar freio a disco atrás (alguns mecânicos sabem fazer direitinho).

- Verificar juntas homocinéticas antes de viajar.

- Colocar amortecedores a gás.

O resto é acessórios: bom som, boa tv, conversor de enregia 12/220 para 3000 watts., geladeirinha, vaso sanitário químico, ferramentas e peças sobresalentes, bons farois de milha (diametro grande de bi-iodo), cambão, etc, etc.

Boa viajem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cacius    0

Depois da bíblia do Charles, não tem muito o que comentar.

Viajar de Kombi não é confortável, nem lá muito seguro ou barato. Mas é viagem certa. Levando junto um alicate, uma chave de fenda, um martelo, um rolo de arame e fita isolante, vc conserta qualquer perrengue no motor! ::lol4:: Sem falar que qualquer Zé arruma este motor. Pra mim, a única vantagem... visitem a VW da África do sul (www.vw.co.za) e vejam o modelo California & Beach. E morram de inveja. ::bruuu::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcio_CWB    0

E aí pessoal, quem é vivo sempre aparece!!!

 

E falando em Kombi, acabei de comprar uma 1.4 flex e estou montando um mini-motorhome. Para quem não lembra montei um micro-motorhome em um Kangoo, com direito a climatizador e DVD (aliás estou vendendo para quem se interessar). Agora resolvi aumentar um pouco o espaço e parti para a Kombi.

Gostei do motorhome no Kangoo, mas precisava de mais espaço e também uso como carro auxiliar aqui para casa (para quando estiver chovendo - muito constante atualmente - e não der para sair de moto...) daí uma Ducato, Master, etc, além do preço, serem muito grandes.

O Marcelo da http://www.kombihome.com.br está vendendo a "Alice" (nome que a batizaram), eles são de Floripa e a Kombi pareceu muito bem montada e confortável. E eu vendendo o Kangoo.

 

Nesses tipos de viagem, se você não quiser parar em qualquer lugar (segurança, conforto, etc) acaba sendo quase mais barato pagar uma pousada do que um camping. Fiz uma viagem para Salvador há um tempo e tinham pousadas muito mais confortáveis e baratas que os campings do CCB - Camping Clube do Brasil, praticamente os únicos disponíveis em algumas cidades (Ouro Preto, Alcobaça, etc...)

Mas tem a contra-partida, durante uma etapa longa, se bater um soninho, nada como parar em um posto de gasolina (hoje com estruturas espetaculares), tomar um banho, abrir uma cerveja gelada e assistir um bom DVD abraçado com a patroa. Esses momentos compensam com sobra a menor média horária, etc.

 

Vou ver se posto fotos do andamento da montagem no http://mmwanderley.multiply.com (que aliás também anda bem parado...)

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Márcio

Seja bem vindo de volta! quer dizer que agora vai de Kombi? hehehe!

 

Bah! Kombi pra mim tem gosto de infância!

Tenho boas lembranças dos passeios em famíla, estradas de terra do interior....ela era valente...

Lá pela década de 70...meu pai tinha uma Kombi 69 que sempre ficava sem freio!

Não tinha os bancos de trás...na frente ia meu pai e minha mãe e atrás eu e meus irmãos soltos naquele espaço gigantesco! Era a maior farra! A gente não tinha noção de perigo...heheheh!

Abs!

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mau-santos    0

Acabo de ler "Fé em Deus e Pé na Tábua", do Donald Miller, relatando uma viagem de dois rapazes do Texas até o norte dos EUA numa Kombi 1971. Lembra muito os livros do Jack kerouac.

Eu mesmo já rodei bastante de Kombi, geralmente aqui pelo meu trabalho, mas qdo tinha meus 18 anos fui acampar em Maresias com um bando de moleques, num dos primeiros anos de proibição de camping nas praias do litoral paulista.......até então acho que a fiscalização não era muito ativa, pq a praia tava lotada de barracas! Tirando a fome q passamos, a falta de banheiro (bom...tínhamos todo o mar à nossa disposição!), e o fato da Kombosa ter perdido quase q totalmente o freio na descida da Serra de Maresias, tudo correu muito bem!

Kombis bebem demais....algo entre 5 Km/l na cidade e talvez, dependendo da tocada e da carga, devam se aproximar dos 10 Km/l na estrada.....se alguém se meter pela Argentina, creio q com a gasolina de alta qualidade q eles têm lá ela renda um pouco mais.

Em termos de velocidade, é bom ter MUITO cuidado! Certa vez estava numa Kombi praticamente zero na Imigrantes, já na região plana do planalto, empolgadíssimo a 120Km/h qdo um ventinho um pouco mais forte me jogou da pista esquerda até o acostamento à direita num piscar de olhos. Ela é como um tijolo pra "furar" o ar, e como uma vela-mestra pro vento te jogar de lado!

Mas pra quem estiver afins de viajar num carro mais ou menos barato (eu acho q ela custa demais pelo q oferece...), de manutenção relativamente descomplicada, com possibilidade de ser modificado para dar um pouco a mais de conforto para os ocupantes ( menos ao motorista.....com meus 1,81m de altura boto o banco todo pra trás, continuo com as pernas dobradas, e com o corpo dobrado pra frente, pq o banco passa a ter inclinação negativa...) e numa velocidade q permite bastante contemplação e nenhuma pressa, creio q ela sirva! Espaço não falta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem me lembre disso, eu ja viajei muito de kombi, meu pai teve uma por 4 anos, mais eita carro ruim, desconfortavel ao extremo, barulhento ao extremo, eu andava em outros carros e ficava impressionado dos carros quase num fazerem barulho e chegarem a 100km/h na maior tranquilidade, pq na kombi vc andar a 100km/h é quase um suicidio.

sobre as viajens, meu pai e eu uma vez fizemos uma viagem de vila velha-ES a Ibatiba-MG, eu acho que deve dar uns 400km de distancia, a gente gastou 10horas de viagem, hoje eu lembro disso e fico pensando como que o meu pai aguentou aquilo. E tambem teve outras viajens para Aracruz-ES e Anchieta. E fora que era dificil a gente fazer uma viagem que o carro chegasse lá sem parar no meio do caminho com algum problema.Se quer viajar de kombi so faça viagens curtas e com pista muito boa, sem serras pq quando chegar uma subida se prepara pra passar raiva e subir a 40km/h junto com as carretas.

Acho que escrevi aqui o que eu passei com a kombi que meu pai teve, pelo menos um pouco, entao reveja a sua escolha sobre o carro, eu te aconselho vc comprar qualquer van, menos a kombi. Veja quanto custa uma topic ou uma besta, que ai sua viagem vai ser bem melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rturbo    0

Em janeiro desde ano, em 5 amigos da Pastoral da Juventude, viajamos 11.500 km numa Kombi 95.

O projeto "KOMBInando sonhos" está relatado no blog: kombinandosonhos.blogspot.com.

Foi muito bom! Poucos problemas, pouco conforto, mas uma experiência incrível!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Trilhoteiro    0

Nossa, eu escrevi o maior texto sobre Kombi aqui e na hora que fui enviar o site pediu meu login e senha e eu perdi tudo...

 

Mas vamos tentar novamente...

 

Pessoal,

 

Sou suspeito para falar de VWs, pois sou membro de diretoria de Clube VW (http://www.volksclube.com.br) e sou atuante no maior fórum da Améria Latina sobre VWs com motores refrigerados a ar, o FFB (http://www.forumfuscabrasil.com). Desde já, lhes convido a conhecer este fórum, em especial a área de Viagens e Aventuras.

 

No FFB vcs encontrarão vasta informação sobre as Kombis e sobre mecânica VW a ar.

 

Posso antecipar a vcs que viajei e viajo muito de Fusca e é muito bom pelo baixíssimo custo e pelo carisma que as pessoas tem com o besouro (abre portas). A Kombi também tem muito carisma e a manutenção é idêntica, salvo algumas peculiaridades.

 

Agora que tenho 2 filhos pequenos (um de 2,5 anos e outra de 5 meses) terei que partir para uma Kombi, pois no meu Fusca (Cascudo da foto do meu perfil) já não cabem tantos brinquedos, chupetas, fraldas e mamadeiras...eh eh eh.

 

Fiz algumas pesquisas e testes com uma Kombi de um amigo e fiquei impressionado. Pela sua rusticidade ela recebe muito bem qualquer adaptação que vc invente.

 

Sobre seu consumo e velocidade final existe algumas providências que podem melhorar em muito sua perforance. A Kombi foi projetada para carregar muito peso (mais que seu próprio peso), e por isso sua relação de câmbio foi calibrada para priorizar a força e não a velocidade, ficando muito reduzida. Por isso que quando vc pilota uma Kombi e coloca mais de 80km/h ela urra e acaba consumindo muito combustível. Seria como se vc andasse em um Fusca em até a 3ª marcha (só para dar uma idéia).

 

Para as viagens e acampamentos, não precisamos usar a força da Kombi para carga, por isso, basta que a caixa seja recalibrada ou mesmo substituída por uma caixa de Variant II ou Gol BX (este último necessita que seja invertida) pois estes modelos usam homocinética, assim como a Kombi.

 

Com isso, a Kombi passa a ganhar mais velocidade e a gastar menos. Evidentemente não é um veículo para se andar em velocidade superior a 120km/h, mas com essa adaptação podemos rodar com segurança a 100km/h em velocidade de cruzeiro, com baixa rotação traduzidos em muito menos ruídos e considerável economia de combustível. No primeiro teste, rodando a 100km/h em estrada duplicada e sem carga, registramos que a Kombi fez 15km/L. Estimo que no momento de uma viagem, com a carga normal, ela passe a fazer 13km/l de média. Acho este consumo muito bom para um veículo em que se pode dormir dentro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Trilhoteiro    0

Continuando...

 

Outro ponto que devemos melhorar na Kombi é seu isolamento térmico e acústico. Mas isso é muito fácil e barato, bastando comprar um revestimento vendido em lojas de materias de construção por metro e aplicar no teto, assoalho e laterais da Kombi. É muito prático e fácil de aplicar. Afirmo para vcs que melhora muito o ambiente interno da Kombi.

 

De resto, vai da cabeça de cada um. Uns querem colocar ar-condicionado, outros um DVD, outros geladeira, e assim vai. Informo que na Kombi tudo é possível, basta ter criatividade.

 

Eu começo a colocar em prática meu projeto de Kombi no fim deste ano, e de tão simples acredito que em março ele estará pronto.

 

Nos vemos em 2010 na estrada!!!

 

Valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
diegodotta    0

Olá Trilhoteiro, voce sabe o nome técnico desse revestimento? É aquela manta asfáltica auto colante?

Esperamos relatos dessa sua aventura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Trilhoteiro    0
Olá Trilhoteiro, voce sabe o nome técnico desse revestimento? É aquela manta asfáltica auto colante?

Esperamos relatos dessa sua aventura.

 

Olá Diego!

 

É uma manta auto-colante sim, mas é "metalizada", parecendo que é revestida de papel alumínio. Dentro parece que é uma manta asfáltica sim. Não sei o nome, mas vou buscar informações mais detalhadas e posto aqui.

 

Valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcio_CWB    0

EBA!!! A "Mercedes" já está em casa, com a parte de marcenaria completa. Agora começa a elétrica e hidráulica. Ainda bem que ambas serão simples. Ficou uma "tetéia".

Vou ver se mando as fotos para o mmwanderley.multiply.com

Logo, logo poderemos inaugurá-la. Pena que o cronograma atrasou, era para inaugurar na Oktoberfest... já imaginou poder beber e ir dormir sem ter que dirigir???

No mercadolivre vendem até câmbio de 5 marchas para ela... aí acho exageiro, se conseguir somente aumentar a relação já ficará muito boa.

Abração pessoal, mandarei notícias da inauguração!!! ::hahaha::

20091110184320.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Trilhoteiro    0
EBA!!! A "Mercedes" já está em casa, com a parte de marcenaria completa. Agora começa a elétrica e hidráulica. Ainda bem que ambas serão simples. Ficou uma "tetéia".

Vou ver se mando as fotos para o mmwanderley.multiply.com

Logo, logo poderemos inaugurá-la. Pena que o cronograma atrasou, era para inaugurar na Oktoberfest... já imaginou poder beber e ir dormir sem ter que dirigir???

No mercadolivre vendem até câmbio de 5 marchas para ela... aí acho exageiro, se conseguir somente aumentar a relação já ficará muito boa.

Abração pessoal, mandarei notícias da inauguração!!! ::hahaha::

20091110184320.jpg

 

Marcio,

 

Esta sua Kombi está ficando muito legal.... depois poste fotos mais detalhadas dela.

 

Esse câmbio de 5 marchas é lenda, não tem vantagens técnicas, além de ser uma adaptação com durabilidade duvidosa.

 

O que vc pode fazer e retirar as reduções, ou colocar um câmbio de Gol BX 1600 ou da Variant II.

 

Valeu!!!

 

:mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×