Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

silviaamorim

ROTEIRO DE 6 DIAS NA GALÍCIA (ESPANHA)

Posts Recomendados

A Galícia é uma região bem ao Norte da Espanha. Tem várias cidades universitárias e, por isso, costuma ser uma opção de viagem mais barata do que Madrid e Barcelona. É um outro lado da Espanha, com bastante natureza, mas também com atrações culturais bem legais. Recomendo para quem quer descansar da correria da vida de turista em grandes centros. Essa região é para relaxar, comer e beber bem. Eu fiquei na Galícia por seis dias. Acho que foi o suficiente para ver o que há de mais importante. Dá para fazer tudo de carro ou ônibus. Para chegar até lá, fui até Madrid e peguei um voo até Vigo. Outro atrativo para nós brasileiros é que eles não falam espanhol, mas galego, que é uma mistura do português com espanhol. Dá pra entender tudinho.

A Galícia tem quatro províncias, mas eu conheci três delas (Pontevedra, Lugo e Coruña). A cidade mais famosa é Santiago de Compostela, que deixei para os últimos dias.

 

Pontevedra - 2 dias

Eu comecei por Pontevedra porque o aeroporto que escolhi era nessa província. É uma cidade grande, mas com um centrinho cheio de vielas charmosas, bons restaurantes e vida noturna relativamente animada. Um passeio bacana é conhecer a cidade de Guardia, à beira do Atlântico e do rio Minho, que divide Portugal e Espanha. Dá para ir de carro. São 75 km de Pontevedra. Ali fica o sítio arqueológico Castro de Santa Trega, ruínas de um povoado galego-romano descoberto no início do século passado durante escavações. Além da atração histórica, ali é a última cidade espanhola antes de chegar a Portugal. Nesse local do sítio arqueológico tem uma área grande em que se pode passear e apreciar o encontro do Atlântico com o rio Minho e avistar terras portuguesas ali do outro lado do rio.

No mesmo dia, fui à cidade de Baiona. Aqui, o passeio é caminhar com calma pelas ruas estreitas, escolher uma das várias tabernas para tomar vinho ou cerveja e comer um legítimo presunto pata negra. A cidade fica às margens de um porto e a especialidade da culinária é frutos do mar.

No dia seguinte fui até Cambados, outra cidade da região. Uma das atrações é a ruína de uma igreja gótica mais antiga que o Brasil (Santa Marina Dozo). Fui também a um museu sobre vinho ao lado da igreja.

Spain+009.jpg

 

Spain+117.jpg

 

Lugo - 1 dia

Lugo fica a cerca de 200 km de carro de Pontevedra. Nessa cidade a principal atração é a muralha romana preservada e que guarda intramuros uma cidadela muito charmosa. O monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Estudantes e turistas disputam mesas e balcões para saborear tapas, regadas a cerveja e vinho. Não deixe de andar sobre os muros, como faziam, diariamente ao meio-dia, os sacerdotes que viviam na cidade em meados do século 18. De cima é possível ter uma boa noção da grandiosidade da obra e do contraste entre a cidade moderna e a antiga. Ainda hoje se descobre relíquias durante escavações para obras. Um dessas virou museu. É uma casa da época dos romanos. Chama-se Casa dos Mosaicos. Dá para ver pisos e paredes das casas dos antigos romanos endinheirados. É uma viagem ao passado.

Spain+160.jpg

 

Santiago de Compostela (La Coruña)- 3 dias

Eu não fiz o caminho de peregrinação até Santiago de Compostela. A maioria dos turistas chega mesmo de carro ou em ônibus. Mas, mesmo de carro, é possível conferir trechos do caminho, parando em uma cidade ou outra para tomar um lanche ou um café. Fiz uma parada no Cebreiro, um vilarejo com casas de pedra e telhado de palha. Tomei uma sopa, porque estava frio, e segui viagem. Em Santiago o maior atrativo é a catedral. A visita tem que ser agendada. Há confessionários em diversos idiomas e a famosa missa do peregrino ocorre diariamente ao meio-dia. Mas o passeio de que mais gostei foi caminhar sobre os telhados da catedral e ver Santiago de cima. A visita deve ser agendada. Dali de cima você tem uma ideia da grandiosidade da catedral. Santiago é uma cidade para passear sem destino, se perder pelos arredores da igreja, dedicar sem pressa duas horas para o almoço e o jantar nos restaurantes. Há opções para todos os gostos e bolsos. Mesmo para quem não é religioso, Santiago é encantadora. Ela é uma cidade universitária e, por isso, durante a semana, o que não falta é animação nos bares e boates. A Rua dos Francos tem a maior concentração de bares e restaurantes. Fora da praça central da igreja, há a Santiago moderna com ruas arborizadas e parques.

Spain+257.jpg

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Ótimo relato. Estou indo à Espanha por algumas semanas e passarei 7 dias na Galícia. Tive duas dúvidas: Em qual aeroporto você desembarcou? Tenho visto vôos para Vigo, Coruña e Santiago de Compostela. Você acha possível se mover por estas cidades em ônibus?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que época vc vai?

O relato é de 2014,tem que prestar atenção as datas,essa pessoa nunca vi por aqui,nem na época,na qual já frequentava o site.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...