Ir para conteúdo

Ubatuba-SP (acampando e conhecendo as praias)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Era quase o fim das minhas férias do trabalho, e eu ainda não conseguia um fim de semana de lazer e diversão com minha esposa (ela ñ estava de férias). Mas depois de tanto eu viajar com amigos e até sozinho, chegara a vez dela.

Numa ideia quase que desesperadora pra conseguir ficar alguns dias longe da empresa, com o meu aval e incentivo das colegas de serviço, minha esposa foi cedinho ao médico, pois adquiriu "shampootivite" voluntariamente para conseguir 4 dias de afastamento. Mas não foi tão fácil não. Ela saiu de casa 6 horária manhã para que rendesse o dia, só que ela perdeu toda a manhã no hospital, atendiam com muita demora (hospital público), e quando a atenderam não atestaram o dia dela, e ainda a encaminharam para um outro hospital que ficava a uns 20 km dali (nisso já era meio). A solução foi pegar um comprovante de endereço com uma amiga da cidade vizinha e se dirigir as pressas ao hospital de lá na esperança de conseguir concluir esse início árduo da missão. E vinte minutos depois de chegarmos ao local, uuffaaaa... a missão cumprida estava cumprida rsrs. Atestado em mãos.

De volta pra casa, beliscamos o que era mais rápido/fácil e começamos a correria para arrumar as tralhas e seguir viagem, que até então estava a ponto de desistência. A perca de tempo pela manhã desanimou bastante.

 

Saímos de casa sem um destino certo, apenas com a certeza de que iríamos acampar, mas sem saber muito bem onde. E depois de abastecer o carro, seguimos por uma hora na Rod. Ayrton Senna rumo ao norte, pensamo em Maresias, pensamos em Bertioga, pensamos em Paúba, até que eu escolhi conhecer Ubatuba. Já que tínhamos a "deixa" certa para ir a um lugar tão lindo pela primeira vez, por que ficar em dúvidas de voltar a outro lugar que vivemos vários carnavais, né?

 

Eu tinha pesquisado por alguns campings, só que não anotei nada de contato, endereço, referências, coisa e tal, mas tinha uma noção de que se eu estivesse por Itaguá, estaríamos bem localizados. Era quase dez da noite quando chegamos pela região. Eu tinha visto algo sobre um tal de Camping Itaguá, procurei e achei o maldito, porém os preços das diárias estavam pra lá de absurdos, acho que conseguiríamos uma diária no Copacabana Palace (RJ) com direito a café da manhã se compararmos esses valores.

 

Os funcionários do camping entenderam que eu não estava procurando requinte, nem sofisticação, despejaram bastante atenção sobre minhas perguntas e acabaram por indicar o Itaguá Camping, que estava ali perto e à custos beeeem menores.

Rodamos por duas vezes o quarteirão, passamos na frente do lugar mas não achamos por falta de placas de identificação, e pra ajudar, fica numa rua sem saída e quase ninguém conhece. Mas todo o reforço foi recompensado quando Sr. Amauri (acho que é caseiro) nos recepcionou com muita simpatia e vontade de estar sempre servindo bem, fazendo até o improvável para nos acomodar. Ele cedeu até um colchão dos quartos da pousada, pois como é de praxe sempre esquecermos alguma coisa em casa, levamos dois colchões infláveis mas esquecemos os bicos/rosca que faz a vedação do ar. DÃÃÃÃÃ...

 

O Camping possui...

 

- grande área gramada para barracas

- banheiros masculino e feminino separados

- cozinha comunitária com utensílios (fogão, talheres e panelas)

- pontos de energia elétrica a 127v

- estacionamento

- café da manhã (pago a parte)

>> o lugar também tem pousada com bons quartos <<

 

Como era uma quarta feira antecedente ao carnaval, imagina só, a cidade estava vazia, apenas com alguns recintos abertos, foi o suficiente para achar uma pizzaria badarosca aberta às 22h e tralálá pra podermos "jantar" alguma coisa.

 

Na manhã seguinte sol forte, já era hora de sanar as expectativas sobre o que se ouve falar das praias do extremo litoral norte de São Paulo, e realmente tem-se muito a elogiar quando a questão é beleza praiana. Ali eu posso afirmar que está o mais bonito conjunto de orlas com águas limpas e cristalinas que já visitei.

Começamos pela praia do Cedro, com acesso por uma trilha curta. Eu a vejo como a princesinha entre as demais, pois tem menos de cem metros de extensão rodeada pelo puro verde da mata atlântica, possui um quiosque e oferecem passeio de barco para as praias vizinhas de difícil acesso.

 

CAM00417.jpg.00a0a7287485f73876fb75d735cbe78a.jpg

 

 

A segunda a ser visitada foi a Praia Vermelha, é linda, porém é praia de tombo (para surfistas) com ondas gigantescas.

A terceira já é bem estruturada, bom para passeio light, em família, ótimo para crianças. A Praia do Tenório é de poucas, quase nenhuma onda, águas claras e rasa

 

CAM00437.jpg.18752750f96788c555972fb65ede64b8.jpg

 

 

No dia seguinte fomos conhecer a Praia de Fortaleza, que segundo indicações seria fantástica, a melhor praia de Ubatuba e toda aquela babação. Mas ao nosso gosto não tem nada de surpreendente, mas deu para brincar um pouco com a prancha de Bodyboard.

 

CAM00511.jpg.06593643453c89c821494c96f1817944.jpg

 

 

O bom é que no mesmo caminho, na estradinha de 8km se vê por cima uma outra praia bem mais bonita e menos "povoada" com acesso por trilha curta > Praia do Alto - como é conhecida.

 

CAM00531.jpg.f05e43fe95a57f212e071d19f1e40be9.jpg

 

Podemos conhecer várias praias no decorrer dos dias. Na penúltima noite que dormimos lá, o temporal na madrugada fez valer o que a rádio local anunciava mais cedo. Mas eu não imaginava que seria tão forte o quanto foi. Estávamos numa barraca grande, para 7 pessoas, e isso nos fez alvo fácil do vento forte, tive que ficar de pé apoiando por dentro a lateral do iglu pra que não voasse ou quebrassem as varetas de fibra que sustentam a estrutura. Fora a sobrecapa que já vem com a barraca, ainda coloquei uma lona 5x4 (daquelas azul) sobre a barraca, e isso foi nossa salvação, não entrou uma gota d'água, enquanto os vizinhos, nenhum deles permaneceram com suas "casas" secas. Alagou geral.

 

 

Já que estávamos tão próximo dos limites de SP/RJ, por que não dar uma passadinha em Trindade e Paraty? Falam tanto dessas duas que a curiosidade já era despertada a tempos, mas no meu ponto de vista a que merece mais atenção é Trindade, não desmerecendo Paraty, mas lá, não sei se a muvuca do carnaval esconde um pouco a beleza da cidade, ou foi eu que fiquei estarrecido com tanta bagunça, pelo menos praia não é o forte de lá, o que se oferece são lojas e mais lojas a empurrar lembrancinhas aos visitantes (tô saturado disso) tudo muito comercial (prefiro a 25 de Março rs) .A única coisa que realmente me chamou a atenção foram os artesanatos que os nativos, índios e hippies expõem e vendem nas ruas, e também a antiga arquitetura da parte histórica da cidade. Nada mais.

 

CAM00644.jpg.5127a40bfc07c786d35c162b0bccab29.jpg

 

CAM00654.jpg.af575a37c1244e8ebbb6d8b3ebe063af.jpg

 

CAM00627.jpg.760b75987d465c7449bfb8b7b02c43ee.jpg

 

 

 

Nos restaria só mais um dia (sábado), então decidimos ficar por perto mesmo, até por que as ruas já eram intransitáveis logo cedo. A praia grande está à 5 minutos de caminhada do camping, e a pé foi o melhor jeito de se locomover. O cenário já era de se esperar, orla e água super, hiper, mega lotada, som dos carros no talo, aquela farofada hehe. Mas estava tudo muito bom, a praia é linda, conseguimos nos divertir bastante mesmo sem espaço.

Antes de partir fizemos aquele almoço delicioso e tiramos aquela sonequinha gostosa pra poder viajar tranquilo e sem cansaço na volta.

 

 

CAM00698.jpg.2104294ce8786fabe4e37d4405e7d71f.jpg

 

#foitudomuitobom. ::otemo::

 

Dica:

 

- os restaurantes dos arredores tem preços um pouco salgado, então se não se incomodar e quiser economizar uma graninha, faça sua própria comida na cozinha do camping, vc terá três supermercados na rua ao lado para selecionar uma boa dispensa;

- contato do camping onde fiquei: http://www.campingrecantoitagua.com.br , fone: (12) 3832-6630 / 9727-3230. Endereço: Rua Saturno, 20 Ubatuba-SP;

- próximo dali está o Aquário de Ubatuba, que vale uma visita por $20 (atualmente);

- contato do Camping que mencionei ser muito caro, porém bem estruturado: http://www.itaguacamping.com.br / fone: (12) 3832-1096 / 3832-2709. Endereço: Av Leovigildo Dias Vieira, 1854 - Praia do Itaguá, Ubatuba-SP.

 

É isso.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...