Ir para conteúdo

Canyon Guartelá


Vergilho

Posts Recomendados

  • Membros

Olá!!

 

Alguém sabe me dizer como é o carnaval na região do Guartelá?? E se as cidades (Tibagi e Castro) ficam cheias??

 

Estou interessada em ir para lá com meu namorado no carnaval, mas a intenção é exatamente fugir da folia...

 

Mais uma pergunta: para quem gosta de fazer trilhas e curtir cachoeiras, qual das duas cidades tem mais atrativos??

 

Boa semana a todos...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Resposta atrasada, mas p/ constar nos autos:

O carnaval de Tibagi é um dos melhores do interior do estado, segundo a site da cidade www.tibagi.pr.gov.br.

É carnaval de rua tipo o de Antonina, mais família. Essas informações tirei do site, não passei o carnaval lá, mas estava me programando pra escapar da bagunça do litoral e do marasmo de Curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Otávio.

 

Obrigada pela resposta.

 

Mas a nossa intenção era mesmo fugir completamente do carnaval, não pelo carnaval em si, mas para não pegarmos as atrações turísticas lotadas.

 

Por isso desistimos do Guartelá e fomos para Itararé/SP! E conseguimos! Não vimos carnaval e pegamos as atrações bem tranquilas!

 

Mas o Guartelá ainda está nos nossos planos!! Quem sabe em algum outro feriado deste ano...

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pior que a internet está cheia dessa coisas.

Quer um exemplo "pior"? Quando fui ao Guartelá, fiquei na Pousada Fazenda Guartelá.

Os caras MORAM lá, conhecem tudo e mais um pouco e colocam no site uma foto que não tem NADA do Guartelá.

Observem: http://www.pousadafazendaguartela.com.br/

 

A foto do canion está erradíssima, não existe esse lugar lá em Tibagi/Castro.

Mas o resto é real... pra quem vai de carro, o lugar é bem tranquilo. Falo de carro porque fica 6km da entrada do parque.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
colocam no site uma foto que não tem NADA do Guartelá.

Observem: http://www.pousadafazendaguartela.com.br/

A foto do canion está erradíssima, não existe esse lugar lá em Tibagi/Castro.

 

Esta foto?

guartela.jpg

Bom, não conheço o Guardelá, mas sei do Itaimbezinho o suficiente pra dizer que esta foto foi tirada lá no final da "trilha do cotovelo", em direção ao vértice. Disso estou certo.

Agora o chute sobre a foto: era de manhã (pela luz), e o cara desceu daquele mirante octogonal ( de madeira, meio suspenso), pela manjada trilhazinha da direita, cruzando a cerquinha(fora da área cujo acesso é permitido), e parou no platozinho que tem ali de baixo, olhando pro vértice. Tinha chovido bastante nos últimos dias, pq a cachoeira que a foto não mostra, mas tá na esquerda, tá botando muita água, que forma o arco-iris que dá pra notar na foto.

Quem conhece diz aí se estou falando besteira... hehheheeheh

 

Infelizmente a informação errada é uma prática no tursimo brasileiro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também conheço o Guartelá e posso garantir que não é de lá a foto.

Como já disseram aí ... até fotos do Grand Canyon eles colocam aí ... só que até onde eu sei o Grand Canyon não tem:

1) Pinturas rupestres

2 Caverna da Pedra Ume (hoje quase inacessível mas há alguns "loucos" em Tibagi que te levam lá ... cuidado com os morcegos!)

3) Caverna do Padre (não confundir com o Buraco do Padre, em Ponta Grossa) em que basta acender uma vela para o "padre" apagá-la, mesmo na ausência quase que total de vento.

4) Panelões (a água entra por um buraco e sai depois da cachoeira, é incrível)

5) Vídeo que eles dizem durar 15 minutos mas dura meia hora e você sai xingando a moça

6) Kombi que leva e traz aqueles que não agüentam a subida

 

Essas coisas e muito mais -já descritas aqui - só o Guartelá tem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Como chegar ao Canyon Guartelá:

 

A melhor forma de chegar ao Canyon Guartelá é de CARRO. Dá para chegar pela escarpa direita e pela escarpa esquerda.

 

Pela escarpa direita, do Hotel Fazenda Itaytiba, entrando em Ventania na BR-153, Transbrasiliana, em direção a Tibagi, por asfalto. Ou a partir de Tibagi, pela BR-153, em direção a Ventania. Hoje a discussão é, se, para ir a Tibagi a partir de Ponta Grossa é melhor pegar a BR 153 entrando logo depois do Distrito de São Bento do Amparo (20 kms depois do pedágio) ou via Castro (58 kms de Tibagi, o trevo é bem sinalizado) Ambas as estradas são excelentes mas a BR-153 é melhor. A distância é praticamente a mesma. Pode-se ir por terra, a partir de Castro, logo após o trevo para Tibagi (existem sinalizações)

Pela escarpa esquerda, para quem vai ao Parque Estadual, a melhor forma é ir por Castro, seguindo as indicações para Tibagi. O Parque está 16 kms antes do centro de Tibagi. Para quem vem do Norte do Paraná (lê-se Maringá e Londrina), o melhor é entrar em Imbaú em direção a Telêmaco Borba e a 14 kms de Imbaú está o trevo para Tibagi (trevo mal-sinalizado). Daí são mais 32 kms em uma estrada bem estreita.`

Para quem vem de São Paulo, procure indicações para Itaporanga (SP) e de Itaporanga para Ibaiti. De Ibaiti vá a Ventania e daí em diante servem as indicações já descritas. Existe a opção de chegar por Castro, vindo por Itapeva, a estrada é muito boa.

 

Para quem vem de ÔNIBUS existem algumas opções.

 

Se você vem da região Sul ou de São Paulo, deve-se ir primeiramente a Ponta Grossa ou Castro. De Ponta Grossa existem 2 ônibus diários, às 8:00 e às 17:00 tipo metropolitano, da Viação Iapó, para Tibagi. Esse ônibus pára também em Castro. Existe um ponto de ônibus bem em frente ao Parque. De Castro a Tibagi (ou ao Parque) o preço é de R$ 3,80. O preço aumenta de R$ 2,90 se você vem de Ponta Grossa e é possível tomar esse ônibus na Rodoviária de Ponta Grossa. Aos domingos, a tarifa é de R$ 15,90 a partir de Ponta Grossa e os horários são 06:30 e 15:45.

 

Se você vem do Norte do Estado, o melhor a fazer é tomar o ônibus diário da empresa Garcia que sai de Apucarana e vai direto a Tibagi. As saídas são diárias às 14:15 chegando em Tibagi às 19 horas. O preço é de 34 reais. Uma outra opção é ir até Telêmaco Borba e tomar, em Telêmaco Borba, um outro ônibus que vai a Tibagi. São pelo menos 4 saídas diárias de Telêmaco a Tibagi.

 

De Tibagi, para chegar ao Parque ou às pousadas e campings lindeiros, é possível tomar o mesmo ônibus que vai a Castro e que também sai de Tibagi às 8:00 e 17:00 e cujo custo é de R$ 3,80.

Uma outra opção são as vans que saem dos hotéis da cidade de Tibagi e vão para o Parque ou para a Fazenda Itaytiba. Os horários de saída são variáveis e o melhor a fazer é procurar nos próprios hotéis. Os hotéis que mais fazem esse tipo de transbordo são o Itagy, que fica na avenida Manuel das Dores e a Pousada Formigas da Figueira, localizada na Praça Leopoldo Mercer, a da Igreja Matriz. São várias as vans que fazem esse transporte mas vale a pena informa-se previamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E a estrada que dá acesso ao parque, vindo da estrada de Castro-Tibagi, ela cruza o rio Iapó? Pois esta estradinha continua depois do parque...

Tem a Pousada do Canyon Guartelá http://www.pousadadocanyonguartela.com.br/ e as indicações falam em pegar esta estrada e atrevessar o Iapó p/ a margem direita.

Parece um lugar legal p/ ir com a família, acampar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não Otávio, ela não cruza, em nenhum ponto, o rio Iapó. A estrada vai, como eu falei, até Tibagi. Em Tibagi, o rio Tibagi já tem em si as águas do Iapó, ou seja, o Iapó já desaguou no Tibagi. Ele deságua próximo à fazenda Guartelá, de propriedade de um senhor de origem holandesa conhecido como Willão, a 13 kms do centro de Tibagi.

De qualquer forma, qualquer camping ou pousada ali é bom para acampar, sobretudo as que contém cavernas ou pinturas rupestres.

::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que não fui claro, a estrada que dá acesso ao parque é aquela de chão (por aqui falamos "estrada de chão" quando não asfaltadas, de terra), saindo da PR-340 (Castro-Tibagi) e que passa em frente a portaria do parque. Nesta estrada tem um camping que é vizinho de cerca do parque, tem pouca infra-estrutura (um banheiro com um chuveiro por sexo, e um galpão de apoio), é longe de tudo (menos do parque!), mas tem cachoeira e piscinas naturais bem legais.

Pelo que vi (e li) ela não termina ali, segue até Piraí Mirim e Piraí do Sul. O mapa que vi é antigo, mas tá lá a estrada. E a pousada citada fica nesta estrada, do outro lado do Iapó. No site desta pousada eles também falam da possibilidade de pegar a escarpa direita logo após Castro, passando o trevo p/ Tibagi, pra quem vem de Ponta Grossa pela PR-151. Aparentemente uma estrada de chão.

Já a PR-340 (Castro-Tibagi), esta sim cruza o Rio Tibagi, já na chegada da cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...