Ir para conteúdo

Canyon Guartelá


Vergilho

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Já vi um relato (se não me falha a memória aqui mesmo no mochileiros) de um pessoal que fizeram a travessia Castro-Tibagi, e que pelas fotos foram por trilhas.

Dá uma pesquisada, era um cara que tinha um monte de aventuras, fotos no pisassa, etc, de SP ou RJ... quase certeza que foi por aqui.

 

A pé será? Porque por asfalto são 60 kms! E a estrada é direta! Na realidade a dúvida é a travessia sobre o rio Iapó.

 

Eu tb ja fiz essa travessia (faz muito tempo) com uma amiga e nao oferece maiores dificuldades ate a metade pois é bem rural. Depois requer bom senso e farejo de trilha. Na verdade vc pega taxi de Castro ate o km 10 (acho) da estrada, e dali vai se valendo de estradas de terra ate chegar no comeco do canion, na ultima fazenda. Ali tem a primeira travessia do Rio Iapó pra outra margem, com agua ate a cintura. Na outra margem vc pega outra precaria estrada de terra e toca pra frente, vai pasar por mais fazendas e pousadas. O primeiro pernoite foi no colo de um morro. No dia sgte continuamos pela estrada (cada vez mais precaria e sem sinal de vida) qdo a mesma comeca a sair do canion. Ai vc desce novamente ao rio, e o atravessa por onde der, 'a outra margem. Ai comeca o trecho mais selvagem, vc tem q buscar a trilha (sao muitas) e simplesmente acompanha o rio ate dar na base da Pda da Tartaruga, q vc escala ate o alto do canion. Ali foi nosso segundo pernoite. No dia sgte foi so seguir pelos descampados do alto do canion ate o parque propriamente dito. Essa ai é a unica travesia q se faz por la. Castro-Tibagi é apenas modo de dizer. Recomenda-se fazer essa pernada no inverno, onde o tempo é seco. Se tiver chovido dias antes, sem chance.. pois ai nao tem como atravessar o rio. Nao sem auxilio de barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fujita, ficou só olhando de longe? Quando fui estava muito friu, mas um amigo não resistiu e correu pro abraço...

dsc01524e.jpg

 

Infelizmente fui apenas na trilha simples, sem passar pelas pinturas, que pelo visto compensa mais pela caminhada em si :mrgreen:

 

Na semana que estive lá, me falaram que chegou a 2ºC de madrugada. Mas entrei no panelão até o joelho. A água tava gelada. Valeu a pena. Se voltar para lá, caso nçao tenha ido ao Salto Puxa Nervos, é um lufar que compensa ir.

 

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Gladson, não há mais acampamento dentro do parque. Existe um camping bem na entrada, mas não sei se ainda funciona, nem o preço.

Creio que acampamento 0800 não tenha não... vai ter que gastar um pouquinho.

 

Quanto a trilhas e cachoeiras, eu não conheço. Quando fui, fiquei apenas 2 dias e fiz trilha simples no Canion.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Tibagi tem o Salto Santa Rosa e o Salto Puxa Nervos. No Puxa Nervos quando fui tinha camping e rapel.

Tem a trilha pro morro do Jacaré (se não me falha a memória), da onde o pessoal faz voo de parapente. Não cheguei a fazer este passeio, mas é só se informar na cidade.

Na cidade vale a pena conhecer o casario antigo e o museu.

Ao lado do parque tem um camping com infra estrutura mínima e visual máximo, com uma cachoeira ao lado da área de camping. Vi placas de outros campings próximos ao parque, na rodovia p/ Tibagi. Em Tibagi também tem (ou tinha) um camping, fica junto de uma operadora de rafting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá!

Sou de São Paulo e estarei em Curitiba entre 20 e 24 de setembro para o Congresso de Unidades de Conservação.

Terei os dias 25 e 26 inteiros livres e gostaria de viajar pelos arredores.

Acham que é possível fazer o seguinte roteiro? Estarei de carro, com mais 2 pessoas:

dia 25- partir cedo de Curitiba para Ponta Grossa e visitar o Parque Estadual de Vila Velha, pernoitar por lá;

dia 26- partir cedo de Ponta Grossa para Tibagi e visitar o Parque Estadual de Guartelá, pernoitar;

dia 27- partida para São Paulo

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma sugestão: Vila Velha não precisa de um dia inteiro, poderia visitar o parque de manhã, almoçar/lanchar em Ponta Grossa e tocar pra Tibagi (100 km de Ponta Grossa), pernoitando lá.

Em Tibagi tem mais coisa pra visitar(Guartelá, Saltos Santa Rosa e Puxa Nervos, por exemplo), aí aproveita melhor o tempo.

A foto do meu avatar é o Salto Santa Rosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...