Ir para conteúdo

Grupos de Viajantes X Paraísos Ecológicos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

e complemento...

É certo, Doug... concordo contigo. Mochilar virou moda, e "isso chupa".

Tem muuuuito brasileiro por aí que compra uma Trilhas e Rumos, um bilhete para qualquer canto do mundo (afinal nosso real está valorizado) e acha q virou mochileiro.

Tenho asco de ver as atitudes de muitos brasileiros por aí. Um isolacionismo geral, um "south american way of life"... uma imitação piorada de norte americano.

Fico muuuito triste em ver o quanto somos influenciados pelo modo americano de agir... ser escandaloso, ficar sempre em grupinhos, não respeitar a cultura local... ver a viagem toda pelo monitor da camera digital... exibicionismo puro. Muitos não viajam por si, mas para tirar fotos para fazer inveja (sim, essa é a palavra mesmo) aos amigos.

Mas não generalizo... tem muito mochileiro brasileiro (e até americano) gente boa por aí!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 134
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Falta muito investimento em infra-estrutura para os mochileiros no Brasil (grande novidade né)!

Fico abismado com a falta de visao empreendedora... tem muita oportunidade nesse ramo. Não estou falando só em abrir albergues, mas na infra em geral mesmo!

Precisamos começar a mostrar a nossa cara para que as coisas mudem... assim como a Europa, o Brasil já tem muitos mochileiros que além de não serem apenas hippies ou algo do genero (sejá lá como são consideradospelos caipiras), tem muito dinheiro!

Aqui na Europa é fácil notar como cadeias de hostels como o famoso Flying Pig em Amsterdam ganham grana... walking tours, pub crawls... tudo direcionado para os mochileiros e seus valiosos euritos!

 

Pois é Mike, falta visão empreendedora.

Para os caras do business somente os turistas da classe A geram lucro, quando na verdade, o mochileiros pode movimentar muito mais a economia local.

 

No Vietnã e na Tailândia é forte a presença de meios de transporte especialmente para mochileiros entre as cidades mais procuradas.

Isso sem contar na grande quantidade de lavanderias que sempre estão por perto dos albergues e pequenos hotéis...

 

Mas, o Brasil, precisa ter também infraestrutura para a população local, aí entra o governo... :(

Link para o comentário
  • Membros de Honra
e complemento...

É certo, Doug... concordo contigo. Mochilar virou moda, e "isso chupa".

Tem muuuuito brasileiro por aí que compra uma Trilhas e Rumos, um bilhete para qualquer canto do mundo (afinal nosso real está valorizado) e acha q virou mochileiro.

Tenho asco de ver as atitudes de muitos brasileiros por aí. Um isolacionismo geral, um "south american way of life"... uma imitação piorada de norte americano.

Fico muuuito triste em ver o quanto somos influenciados pelo modo americano de agir... ser escandaloso, ficar sempre em grupinhos, não respeitar a cultura local... ver a viagem toda pelo monitor da camera digital... exibicionismo puro. Muitos não viajam por si, mas para tirar fotos para fazer inveja (sim, essa é a palavra mesmo) aos amigos.

Mas não generalizo... tem muito mochileiro brasileiro (e até americano) gente boa por aí!

 

Triste realidade!!!

Antes, para se exibir, iam para Miami fazer compras. Agora vão para locais frágeis tanto natural quanto culturalmente e não se sensibilizam que são altamente impactantes. Não dão a mínima para isso. O importante é tirar "aqueeeeela foto irada" para mostrar pros amigos...

 

Ao nosso ver não são mochileiros! Não tem atitudes de mochileiros!!!

São turistas de massa com mochilas nas costas.

 

É um momento delicado. A massa está começando a procurar destinos "radicais", "aventuras", trilhas, ecoturismo. Coisa que nós fazemos com uma atitude conservacionista eles fazem ainda com o comportamento de turista de massa, impactante e devastador...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

eu sempre vi uma diferença entre o viajante e o turista.

 

quem viaja quer conhecer, entender, "degustar", sentir e, justamente por amar esse troço a ser conhecido, preserva.

 

o turista apenas quer se entreter.

 

assim, o viajante planeja, enquanto o turista compra. o viajante pouco carrega, o turista é carregado. o viajante preserva, o turista depreda. o viajante quer ver, o turista quer ser visto.

 

na verdade, o viajante é, e sempre foi, uma parecela muito pequena da população mundial. antigamente as pessoas pouco viajavam e, afora os viajantes, quando o faziam, faziam por necessidade. na idade média, os viajantes eram os peregrinos. desde um marco polo, até os místicos que faziam os caminhos de santiago de compostela correndo risco de vida.

 

viajar não é comum, e não é exatamente o "normal". tanto que o termo "viajar" tb é usado pra descrever uma alucinação produzida por drogas...

 

o turista não viaja, ele apenas muda a paisagem de fundo pra suas fotos. ele aluga carro pq ele quer se deslocar exatamente como faz na sua cidade. ele vai pra hotéis que seguem um determinado padrão ao qual ele já está acostumado. ele come sempre no macdonalds pq é o rango ao qual ele está acostumado. ele apenas quer ser um figurante numa foto igual a um cartão postal.

 

na verdade, o turista nada mais é do que ser humano no seu estado natural.

 

nós, viajantes, é que somos uma espécie à parte, é essa nossa sensação de estranhamento que nos faz percorrer o mundo inteiro procurando algum lugar no qual nos sintamos em casa, e nos sentimos à vontade em qualquer lugar pq, no fundo, nos sentimos exatamente do mesmo modo como nos sentimos em casa, no lugar de origem: deslocados.

 

um henry thoreau, um john muir, um daniel boone, um marechal rondon, os irmãos villas-boas, um reinhold messner, ou qualquer dos membros ativos deste site entendem isso.

 

quando o john muir ficava perambulando naquilo que virou a "john muir´s trail" ele estava fugindo do mundo. seu empenho em preservar aquilo que virou o parque de yellowstone era pra evitar que aquilo virasse o que já tinha virado a costa leste dos e.u.a.: uma região devastada, com gente demais, sem sossego. no fundo, é a mesma indignação que todos nós aqui mostramos com esse comportamento predatório de gafanhoto que o turista manifesta.

 

nós podemos tentar enxugar o gelo, com políticas públicas de promoção de um turismo saudável, sutentável e etc. mas é cada vez mais difícil ficar longe da massa. no século XVII ou XVIII ainda era uma surpresa ver as pirâmides de perto. no século XIX já tavam vendendo múmia em banca de camelô (dom pedro II comprou uma....), e hj tem até camelo de aluguel só pra vc subir em cima e tirar foto pra pôr no orkut. que é o que, no fundo, as pessoas querem. o dia que tiver um camelo com amarca "nike" estampada, o que vai ter de gente querendo tirar foto...

 

naum vejo muita saída não... :cry:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Perfeito o que vc disse!!

 

O pior é que todos acham graça da caricatura de um típico turistão, mas quando estão de férias, comportam-se da mesma maneira...

 

Tem até muitos que sabem qual é a diferença entre viajantes e turistas. Se dizem viajantes, para não serem classificados de turistão, mas no fundo têm as mesmas atitudes de turistões...

 

nós podemos tentar enxugar o gelo, com políticas públicas de promoção de um turismo saudável, sutentável e etc. mas é cada vez mais difícil ficar longe da massa.

 

Podemos mudar de "enxugar o gelo" para algo mais eficaz. Planejar os destinos e estudar a capacidade de carga vai muito além de enxugar o gelo, só precisa ser posto em prática de verdade. Repito que bons profissionais estão por aí, só falta o país dar a devida importância para eles.

 

Acredito, ainda que não completamente devido a natureza humana, que educação ambiental para crianças poderá salvar os destinos turísticos dos gafanhotos. Mas isso é um processo lento, que nem sabemos quando será efetivado.

Até lá, se pudermos salvar da massa pelo menos boa parte do que nos resta de lugares em bom estado de conservação será ótimo.

 

Enquanto a nova geração de brasileiros conscientes não chega, voto pela restrição de visitação em locais frágeis

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá!

 

Vi este tópico e não resisti em dar uma parte de minha opinião. Como sabemos, pelo erro de alguns, outros sofrem, e concordando com a idéia de restrição a lugares que sofrem com a degradação dos turistas, as pessoas que admiram a natureza e seu contato também sofreriam, impedindo aqueles que têm consciencia de seus atos e sua atuação em cima do ambiente, de encontrarem um lugar pacífico para uma reflexão e renovação.

Este pode ser considerado um caminho sem volta, vemos que todos os "intocáveis" paraísos que existem em nosso país serão destruidos pelo turismo de massa, e a única opção que nos resta é a procura por novos lugares e torcermos pela menor divulgação possível deles.

Tenho a idéia de que nosso governo(municipal, estadual e federal) comece a ter consciência do andamento da exploração turística de nosso ambiente, mas creio que eles também sabem disso, mas a "indústria do turismo" ainda têm o poder da influência e do dinheiro para conseguir o que quiser, extrapolando assim o que poderia ser sustentável, molhando a mão daqueles que controlam a "Lei".

Não adianta tentarmos esperar por uma nova sociedade consciente no futuro, eles não terão o que ver... temos que conscientizar os que estão a nossa volta, e incentivando que ela seja passada adiante.

 

Sobre os Farofeiros:

 

Eles destroem tudo mesmo, deixam latinhas de cerveja pelo caminho, fazem uma gritaria nas trilhas, espantam todos os animais e não têm o menor respeito por Milhões de anos de mata intocável.

Por isso viajo de fins de semana comuns e sempre faço minhas caminhadas beemm cedo para não encontrar esse povo no caminho.

 

Enfim, tenhos muitas idéias em mente, mas gostaria que elas fossem inseridas em um discussão aberta, frente a frente, para que todos saiam do lugar com lições e novas formas de pensar.

 

Um abraço a todos e que a cada dia possamos valorizar mais o mundo e que vivemos e destruimos a cada dia, para assim paremos com todo esse massacre.

 

Vinicius

 

Um abraço a

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

 

Eu e um grupo aqui do mochileiros fomos para São Tomé das Letras neste último fim de semana (07/03/2009), e adivinha quem vimos lá?

Os FAROFA.... carregando suas caixas de cerveja para as cachoeiras, fazendo churrasco em outras e alguns carros tocando Funk no centro

da "Cidade de Pedra".

 

Quando será que eles vão aprender que, cachoeira é para você curtir um momento em volta a Natureza, respirar aquele ar, e sentir que a vida vale a pena.

 

Nosso grupo levou suas mochilas, chegou e foi embora como se nem tivessemos passado por lá.... é isso ai pessoal, temos que dar o exemplo para esses turistas baderneiros e porcos.

 

Abraços

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Bom, só hoje tive coragem e tempo de ler tudo isso aqui (ou quase tudo).

 

Eu já passei 4 ou 5 reveillons em Trindade e hoje infelizmente aquela antiga vila de pescadores que não tinha nem telefone, virou um ponto turístico estilo ROTA CVC.

 

Da última vez que passei por lá aconteceu uma coisa que eu nem acreditei: tinha um cara na minha frente (na trilha pro cachadaço) falando sozinho e eu pensei que ele estava resmungando. De repente ele fala mais alto: NÃO, EU ESTOU AQUI EM TRINDADE, ESTOU FAZENDO UMA TRILHA. Mew, o cara tava no celular!!! Dá pra acreditar nisso? Da primeira vez que fui lá tinha um orelhão que nunca funcionava, e agora pega celular na trilhaaaaa!!!

 

Notei a trilha suja, muuuuuitas pousadas no lugar dos campings, VISA ELECTRON, MASTER CARD (antes nem farmácia tinha), a prefeitura de Paraty começou a cobrar imposto pela água dos moradores de lá (isso por que a água vem da montanha hein?), tem área azul (quem conhece Trindade sabe que naquela ruinha não tem espaço nem pra gente passar), cheio de polícia metendo a caneta (indústria da multa) e se eu for contar tudo aqui esse fórum fica pequeno.

 

Outra hora posto alguma coisa sobre Floripa, que fiquei 2 meses lá.

 

 

Intéééé

Link para o comentário
  • Membros
Eles destroem tudo mesmo, deixam latinhas de cerveja pelo caminho, fazem uma gritaria nas trilhas, espantam todos os animais e não têm o menor respeito por Milhões de anos de mata intocável.

Por isso viajo de fins de semana comuns e sempre faço minhas caminhadas beemm cedo para não encontrar esse povo no caminho.

 

Realmente, eu frequento Ilhabela há muitos anos, desde bem criança com meus pais e pude ver a transformação do local. Tenho parentes que moram lá. Antes paradisíaco, e agora um amontoado de construções, turistas, sujeiras... Em cada esquina tem uma pousada/hotel. As pessoas realmente não tem consciência que acabam com o lugar, com milhões de carros, motos e etc... No fim do dia, nas praias é impossível andar sem tropeçar num lixo abandonado. A última vez que fiz a trilha que vai para a Praia do Bonete, encontrei um grupinho com um isopor de cerveja enorme. Pelo peso e o tamanho da coisa acho que eles não conseguiram chegar na praia, ou beberam tudo pelo caminho mesmo, e onde será que jogaram as latas? As cachoeiras da ilha estão ficando cada vez mais 'urbanizadas' com escadinhas, e corrimãos p/ esse tipo de gente. Acabam com o que é natural e magnífico. Não passo nem perto de lá em época de alta temporada. Ainda bem que ainda existem alguns poucos locais (q estão desaparecendo) que a grande turistada não conhece ainda e que continuam um paraíso perdido no meio da multidão.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...