Ir para conteúdo
Paulo_Guimaraes

Ajuda - Construção de roteiro e outros - Lua de mel (1 mês)

Posts Recomendados

Bom dia a todos! Bem, sou novo aqui no site e essa é minha primeira postagem. Dessa forma me desculpo de antemão por qualquer falha ou falta de informação.

 

Tenho lido muito sobre os destinos, pois eu e minha noiva vamos nos casar no próximo ano e, portanto estamos decidindo sobre a lua de mel.

Em relação ao destino tínhamos duas opções: Realizar um desejo mútuo de ir à Disney - arredores claro - ou realizar um "pequeno" circuito europeu.

 

No primeiro destino estamos bem em relação a preparativos e organização da viagem, mas estamos fortemente inclinados a escolher pela segunda e mais complexa opção.

 

Bem, queria então contar com a ajuda de vocês basicamente para TUDO, rs. Tenho muitas dúvidas sobre como montar o roteiro, se alugo carro ou não, quais países e quanto tempo, lugares, enfim.

Vou tentar resumir abaixo um pouco de nosso perfil para facilitar.

 

Somos um casal jovem e que não tem muita exigência no quesito "luxo". Entretanto, por ser uma viagem de lua de mel gostaríamos de ficar em hotéis com bom custo-benefício E com café da manhã (exigência dela rs). Não faremos um mochilão legítimo, mas também não traremos a casa nas malas;

 

Temos aproximadamente um mês de viagem, em janeiro, logo após as festas de fim de ano 2015/2016, podendo iniciar no dia 02/01/16. Seria ideal também, que nosso ponto de partida fosse Portugal, pois possuímos parentes, nos quais passararíamos o ano novo antes de começarmos a viagem em si;

 

Não somos exigentes quanto ao deslocamento nem andar de transporte público, desde que seja viável e "razoavelmente fácil" de se virar e n ficar perdido nos locais. Também não somos de sair muito a noite e virar a madrugada, geralmente optando por programas mais tranquilos, como lanchar/jantar e fazer compras ou mesmo andar por andar em locais legais e diferentes;

 

Em relação a países separamos em 3 grupos, nos quais o primeiro é o que queremos MUITO e o último os que abdicamos sem problemas. A ideia é, como disse, conhecer o principal de cada local, pois nunca fomos a nenhum.

 

Eis as listagens:

 

Essenciais:

- Alemanha

- Espanha

- França

- Grécia

- Itália

- Holanda

- Inglaterra

- Suíça

 

Meio termo:

- Áustria

- Bélgica

- Irlanda

- Escócia

- Rússia

 

Dispensáveis:

- Finlândia

- Turquia

- Dinamarca

 

Dentro disso entram a série de dúvidas: Por onde começar? Quantos dias em cada local? Ver o que? Ficar onde? Como se locomover? Onde comer? (N pretendemos grandes e enormes jantares, mas alguns locais diferentes por ser lua de mel). Quanto levar? Enfim, sei que é muita coisa e justamente por isso preciso de ajuda. Por não saber exatamente por onde começar. Quando penso na quantidade de passagens, reservas, ingressos e etc, já fico meio perdido (aliás outra dúvida é em relação a essa organização de papéis e documentos).

 

Bem, acho que é isso. Desde já agradeço muito pela atenção de todos.

Um grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, seja bem vindo.

 

A primeira coisa que vocês tem que ficar ciente, é que Janeiro será o auge do inverno na Europa, e em alguns lugares faz um frio de "rachar". Alem disto, alguns locais como Grécia, Russia, Finlândia, Escócia não são muito recomendáveis nesta época por que é muito frio, ou então por que quase tudo fecha nesta época.

 

Pelo fato de muita coisa fechar nesta época nas cidades menores, o seu roteiro teria que se concentrar em cidades grandes, onde mesmo o inverno as atrações turísticas não fecham, e há bastante atividades "indoor" para você fugir do frio. Ou seja, passeios pela Toscana Italiana, Estrada Romântica e Vale do Reno na Alemanha ficam bem prejudicados nesta época e não seriam muito recomendados.

 

Tem também a questão dos destinos de inverno como a Suíça eÁustria que ficam extremamente caros nesta época, pois é temporada de esportes de inverno, e tudo estará absolutamente lotado e caro, ou seja, a menos que você queira praticar esportes de inverno, eu iria em outra época para estes locais, pois em janeiro você vai pagar muito caro e só passar frio caso não tenha interesse em esportes de inverno.

 

Mas apesar destes fatos que comentei, e se você viajar ciente de que faz frio, que eventualmente pode pegar um ou 2 dias de chuva/nevasca e que os dias são bem curtos, escurece as 16 ou 17 horas, dá sim para fazer uma viagem excelente para a Europa nesta época.

 

E finalmente, você só citou países, mas não falou quais cidades pretende visitar, por exemplo Espanha, França e Alemanha são países imensos, com uma dezena de cidades interessantes para se visitar para todos os tipos de gostos e preferências. Não tem como estimar o tempo necessário em cada e nem como se locomover sem que você defina quais cidades pretende conhecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! Valeu pelas dicas. Realmente não considerei o frio extremo e, por isso cogito tirar a Grécia.

De qualquer maneira listarei as cidades abaixo. Sei que tá além da conta e uma das ajudas é justamente me auxiliar nessas adequações.

 

Cidadades para visitar:

 

-Alemanha: Munique, Berlim, Colônia, Dresden, Füssen, Hamburgo e Frankfurt;

 

-Espanha: Madri e Barcelona;

 

-França: Paris, Versalhes, Normandia, Loire e Étretat e Saint-Louis;

 

-Itália: Roma, Milão, Veneza, Florença Toscana e Vaticano;

 

-Inglaterra: Londres, Oxford e Stonehenge;

 

-Grécia: Atenas, Mykonos, Santorini, Olímpia, Tebas e Meteora (Na verdade a grande confusao vem aqui, pois confesso n saber muito bem onde explorar mais);

 

-Holanda: Amsterdã e Rotterdã;

 

-Suíça: Zurique, Genebra e Jungfrau;

 

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, você vai ter que peneirar estas cidades que escolheu pois são muitas para um mês, mas é um começo já..

Por exemplo, o que geralmente se recomenda são 3 dias para Roma, 5 dias para Paris, outros 5 dias para Londres, etc. Mas tem que se levar em consideração que os dias são menores nessa época do ano como o Adriano disse.

 

Ai vai do interesse de vocês, ficar por uma região ou visitar as principais cidades de cada país e por ai vai, é uma coisa muito pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você se deu conta de que escolheu 34 cidades para uma viagem de 30 dias? hahahahaha

 

Olha, minha primeira viagem foi pra Europa e fui no inverno. Me arrependi muito depois por ter ido nessa época, mas a falta de experiência me fez ir. O problema não é o frio. O problema é que eu não encontrei as paisagens lindas que eu esperava, encontrei céu cinza, tempestades, e árvores secas. Conclusão, acho que não é isso que você quer para as fotos da sua lua de mel rs

 

A questão que estou colocando é que você tem uma outra opção que é bem mais viável para essa época do ano, apesar de também ser inverno na Flórida lá o clima é bem mais ameno. Isso é uma questão muito pessoal, eu não conheço a Disney e nem pretendo conhecer tão cedo, mas já que é uma viagem que vocês também gostariam de fazer, então talvez seja melhor ir para a Disney e deixar a Europa para a próxima oportunidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com a Samantha, pense bem se é isto que você quer para a sua lua de mel.

 

Em janeiro você não vai ver aquelas paisagens espetaculares na Europa que você está esperando, mas mesmo assim, se você escolher direito, pode sim ser uma lua de mel excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas considerações a respeito destes locais:

 

-Alemanha: Munique, Berlim, Colônia, Dresden, Füssen, Hamburgo e Frankfurt;

 

Berlim e Munique, mesmo no inverno são bons locais para se visitar na Alemanha. Seria recomendável alocar uns 4 dias para cada uma delas.

 

Füssen você visita num bate e volta em um dos dias que estiver em Munique, mas a MarienBrücke que tem a melhor visão do castelo provavelmente estará fechada.

 

Frankfurt, sinceramente não vale a visita se não tiver que passar por lá por causa do resto do seu roteiro.

 

Hamburgo, Colônia e Dresden eu acho que ficariam meio fora de mão em relação ao resto, são cidades legais, mas só valeriam a pena visitar elas se conseguisse encaixar elas nos deslocamentos entre as outras cidades, mas estariam um pouco fora de mão e você tem pouco tempo para tudo isso.

 

-Espanha: Madri e Barcelona;

 

Não tenho muito conhecimento a respeito delas, mas o mínimo recomendável seriam uns 3 dias em cada uma.

 

-França: Paris, Versalhes, Normandia, Loire e Étretat e Saint-Louis;

 

Paris, tem atrações e atividades para 15 dias sem ficar repetindo, mas 5 dias seria um tempo bom para Paris.

 

Versailles você visita num bate e volta num dos 5 dias que estiver em Paris

 

Normandia, Étretat, não sei se seria uma boa opção para Janeiro.

 

Vale do Loire, teria que ver se os castelos estarão abertos em Janeiro, mas seria um roteiro de 2 ou 3 dias de carro partindo de Paris.

 

Saint-Louis: ??? Onde fica isto? O que tem para de fazer lá? Não conheço, e o google não me ajudou muito.

 

-Itália: Roma, Milão, Veneza, Florença Toscana e Vaticano;

 

Milão não vale a pena, é só uma cidade grande e moderna, com 1 ou 2 atrações turísticas que sinceramente não valem o dinheiro gasto para se desviar do roteiro e ir até lá.

 

Roma e Vaticano, com 4 dias você visita tudo com alguma folga.

 

Veneza e Florença, uma 2 dias em cada seriam de bom tamanho.

 

Já quanto a Toscana, como falei acima, acho que muita coisa estará fechada, mas vai de você pesquisar para ver se acha algo aberto e funcionando em janeiro

 

-Inglaterra: Londres, Oxford e Stonehenge;

 

Londres é uma cidade enorme, e só para ela você precisa de uns 5 dias.

 

Oxford e Stonehenge você pode visitar em alguns tours a partir de Londres, o ônibus sai de Londres, e leva você a Oxford e Stonehenge. Tem tour de todos os tipos, os 2 locais em um dia, um dia para cada etc... Ou mesmo se quiser alugar um carro, também dá para fazer em 1 ou 2 dias.

 

-Grécia: Atenas, Mykonos, Santorini, Olímpia, Tebas e Meteora (Na verdade a grande confusao vem aqui, pois confesso n saber muito bem onde explorar mais);

 

Grécia não é recomendável em Janeiro.

 

-Holanda: Amsterdã e Rotterdã;

 

O ideal seriam 3 dias para Amsterdam e 1 para Rotterdã

 

-Suíça: Zurique, Genebra e Jungfrau;

 

Zurique não é o melhor lugar para se visitar, é só uma cidade grande com poucas atrações.

 

Genebra e Jungfrau seriam mais interessantes, mas acho que o custo estará bem alto em Janeiro, e você precisaria de uns 4 ou 5 dias para as duas, pois a logística para se chegar lá não costuma ser das melhores.

 

Agora vai de você refinar o roteiro, e escolher o que caiba no tempo que você tem disponível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, valeu mesmo pela ajuda!

Sim reparei que escolhi 34 pra 30 hahaha e isso é a prova daquela velha história de querer ver muita coisa.

 

QUero realmente é tomar cuidado porque as vezes menos é mais =).

 

ENfim, vou mostrar essas respostas para minha noiva para começarmos a enxugar algumas coisas e depois volto a encher o saco para tentar montar rs.

 

Podem ir comentando, acho que as opiniões só vem a somar.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Em primeiro lugar - como já dito - obrigado por essa ajuda inicial.

Demorei em postar, pois estávamos tentando ajustar a viagem da melhor maneira.

 

Bem, chegamos a seguinte conclusão de acordo com as sugestões de vocês:

 

30 dias de viagem divididos em:

 

1) Alemanha

- Munique (4 dias - Com Fussen incluso);

- Berlim (4 dias);

 

2) França

- Paris (5/6 dias com Versalhes);

 

3) Itália

- Roma e Vaticano (4 dias);

- Veneza e Florença (4 dias);

- Toscana (está em standy by);

 

4) Inglaterra

- Londres (5 dias com Oxford e Stonehenge);

 

5) Holanda

- Amsterdã (3 dias)

 

É óbvio que precisamos contar os dias de viagem entre as cidades que não estão presentes e, em virtude disso estamos em dúvidas entre retirar algum dia de alguma cidade ou cancelar a ida à Amsterdã.

 

Gostaria da ajuda de vocês nesse sentido e também para já começar a organizar a viagem. Coisas do tipo: Qual país/cidade começar? Começar a traçar o roteiro da maneira mais "geograficamente inteligente".

 

É isso. Fico aguardando. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria fazer: Brasil > Roma > Florença > Veneza > Munique > Berlin > Amsterdam > Paris > Londres > Brasil, ou então ao contrário começando em Londres e terminando em Roma ou Veneza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você programar os deslocamentos entre as cidades em horários bons, de modo a que não perca muito tempo útil, acredito que não precise cortar nada. Ou seja, não seria um roteiro muito folgado, mas também não seria apertado, então se não ocorrer nenhum grande imprevisto, seria possível aproveitar bem.

 

Com horários bons, eu falo pegar trens e voos sempre no final da tarde ou começo da noite, assim você tem toda a manhã e tarde livres para aproveitar a cidade, e lá pelas 18 ou 19 horas, quando já está escurecendo e a maioria das atrações está fechada, você vai para o aeroporto/estação de trem e chega na cidade de destino antes das 23 horas, a tempo de ir dormir tranquilamente no hotel e acordar descansado e disposto para o dia seguinte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Então acho que vai dar sim.

 

Bem agora a respeito de valores... sei que td varia mt e em janeiro mais ainda, que há cidades bastante custosas como, por exemplo, Paris e Londres.

Como nunca visitei os locais gostaria de ir às suas atrações principais... Não gastando muito com jantares super exuberantes.

 

Tem alguma ideia do custo dos passeios em si, pois de resto ja tenho mais ou menos uma noção (comer, dormir e passagens - apesar de no último ainda estar na procura de maneiras mais baratas).

 

A ideia é ir andando bastante e ir aproveitando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto aos passeios, dá para você pesquisar as principais atrações que lhe agradem em cada cidade e ver o preço exata delas, assim você tem uma noção exata do quanto gastaria para visitar os locais do seu interesse.

 

Alguns exemplos, Londres é a cidade dos extremos, o ingresso do Madame Tussauds custa mais de 30 Libras, London Eye, Tower of London custam umas 20 libras, o que é bem caro. Mas em compensação há bastante coisa boa gratuita, por exemplo todos os museus são gratuitos e eles são muito bons, etc..

 

Já no restante das cidades, atrações badaladas e famosas custam em torno de 15 euros, locais menos famosos em torno de 10 Euros e também tem muita coisa que você pode fazer sem gastar dinheiro.

 

Então equilibrando as coisas, combinando passeios pagos e caros com passeios baratos ou gratuitos, sem exageros, acredito que 15 Euros por pessoa e dia seja uma média boa para gastos com passeios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi... eu pensei em 40 euros dias cada, então n viajei mt...

 

Com comida calculei 50-60 euros os dois por dia tb. Tah bom neh?

Passagem entre as cidades pensei em trem (q n sei bem os valores) e aereas - easy jet- q parecem a melhor saida.

 

Acha q to num bom caminho ate agora em relação a custos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale ressaltar que estou buscando hotéis com café da manhã incluso, logo penso em fazer uma média de 3-4 refeições diárias : Almoço, 1-2 lanches e jantar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto aos custos, seria mais ou menos isto que você comentou.

 

Quanto as passagens, seria um mix entre trem e avião, alguns trechos feitos de avião e outros de trem.

 

Roma > Florença > Veneza: seria de trem (Trenitalia)

 

Veneza >Munique > Berlin > Amsterdam: tanto faz de trem ou avião, escolha a opção que tiver os melhores preços e horários para os dias que pretende viajar. (trens em www.oebb.at e www.bahn.com e passagens de avião em www.skyscanner.com.br)

 

Amsterdam > Paris > Londres: de trem (www.thalys.com e www.eurostar.com )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uhum

Saquei

 

Ah, uma outra coisa... nesse roteiro é bem peovavel que eu saia de Portugal, após uma visita à minha família....

Sendo assim, mudo alguma ordem de início?

 

E se de fato for assim... terei mais uns 8 dias e pensei em incluir Praga, Budapeste e quem sabe me aventurar à Rota Românticas. É viável? Como elas entrariam nesse bolo? E os deslocamentos? Ao menos vsei que as duas capitais são mais baratas :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Portugal fica bem deslocado neste roteiro, mas se você colocar Portugal como o primeira parada, não mudaria nada no restante.

 

Praga já foi barata, hoje está no mesmo preço das outras cidades, não chega ser um absurdo de caro como Londres, Paris e Amsterdam, mas está no mesmo nível das demais capitais da Europa.

 

Encaixar Praga, Budapeste e a Rota Romântica deixaria as coisas um pouco mais complicadas, e eu talvez mudasse a ordem, faria algo assim:

 

 

Brasil > Portugal > Veneza > Florença > Roma > Budapeste> Praga > Munique > Rota Romântica > Berlin > Amsterdam > Paris > Londres > Brasil,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uhum.. Ainda estamos especulando.

 

Talvez incluiremos um dos 2( Rota ou as duas cidades)

 

Ou ainda podemoa dedicar esse tempo entre os outros locais e deslocamentos menos apressados. Como eu leio muito por aqui... menos é mais quase sempre.

 

só pra saber...Praga e Budapeste uso avião sempre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×