Ir para conteúdo

30 dias entre Morrocos e Espanha - Junho de 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Novamente na estrada com destino a Tanger, mas antes paramos em Chefchaouen, uma pequena cidade encravada na montanha onde a maioria das casas são pintadas de azul!! O porquê isto eu não sei, mas a cidade é bem bonita.

 

DSCN3197.JPG.d7ea07365d679f2b9f114bf66e585a5e.JPG

 

Ficamos um tempo andando pela cidade observando as casinhas azuis e seu comercio e depois de algumas horas pegamos novamente a estrada agora com a ultima parada da viagem para Marrocos.

Chegando em Tanger, fomos procurar um hotel para ficar e onde seria o local para a devolução do carro.

Esta parte foi bem estressante, pois ao colocar o endereço de devolução do carro o nosso GPS não encontrava a danada da rua...

O GPS nos levava a uma avenida, mas a rua onde seria o ponto de entrega do carro nada. Paramos o carro e começamos a peregrinação na busca do endereço (o GPS já havia pregado esta pegadinha na gente outras vezes mas desta vez eu tinha que achar o local).

Andávamos para cima e para baixo nesta avenida até encontramos a rua com o nome muito similar, resolvemos entrar para conferir (o problema de grafia dos nomes em outra língua diferente de árabe é um problema pois as vezes elas são escritas separadas, outras vezes juntas e para o GPS fica difícil).

Para nossa sorte encontramos um ANJO da GUARDA nesta rua, era um senhor proprietário de um restaurante que percebeu nosso desespero (isto mesmo, porque depois que 40 minutos sem achar a loja eu já estava com cara de desespero) perguntou se poderia ajudar.

Ficamos meio ressabiados já que em Marrocos ajuda quer dizer ou dinheiro ou indicação para estabelecimento de familiares.

Mostramos o papel com o endereço e ele nos informou que realmente erra aquela rua, mas ele não conhecia a Sixt rent a car...

Porem o senhor foi muito prestativo, pegou o próprio celular e começou a ligar para alguns telefones e tentar falar com a Sixt.

Na rua havia um guardador de carros que guardava os carros de pessoas que iam no restaurante e o senhor pediu ajuda para ele (em árabe) e o guardador informou que o local era na esquina ao lado de um hotel.

Nossa cara mudou na hora, de desespero para alegria, agradecemos muito a ajuda e falamos que agora iriamos procurar um hotel para passar a noite e entregar o carro na parte da manha.

Novamente nosso ANJO da GUARDA entrou em ação, o senhor começou a contar que era marroquino de Casa Blanca e que morava ha anos em New York e que tinha muitos amigos brasileiros e que gostava bastante do nosso povo, em quanto conversávamos ele pegou o telefone mais uma vez e começou a ligar no hotel da esquina da rua (ao lado do local onde deixaríamos o carro).

Como este senhor era proprietário do restaurante e conhecido na rua ele usou da influencia para nos ajudar a ter um desconto na diária do hotel... foi muito bom ter encontrado este ANJO da GUARDA.

Para retribuímos a gentileza prestada por ele à noite fomos jantar no restaurante que por sinal era uma delicia...

 

DSCN3211.JPG.762c842aeb34b55263ddc6bf63472523.JPG

 

Na manha seguinte devolvemos o carro sem problema algum, caminhamos ate a agencia para comprar as passagens de Ferry para a Espanha e voltamos para o hotel para terminar de organizar a coisas e ir embora.

Porem ainda antes de deixar o Marrocos tive que passar por mais um pequeno susto rsrsrsr.

Na imigração quando mostrei meu passaporte para deixar o Marrocos a pessoa que me atendeu falou que não estava encontrando o meu carimbo de entrada!!! Pensei comigo mesmo ...ERA SÓ O QUE ME FALTAVA... ::putz::::putz::

Pedi o passaporte de volta e comecei a folhar as páginas e lá estava o danado do carimbo, só que a policial falava que o carimbo estava muito apagado e ela não conseguia ler direito.

Deu uma vontade de manda-la pra casa do c...... ::vapapu::::vapapu:: mas respirei fundo e falai que não tinha culpa e que os números impressos no carimbo eram xyz e que ela poderia procurar no sistema ou olhar no passaporte da minha esposa que era uma sequencia antes dos meus números.

Ela ficou olhando para minha cara com uma feição de poucos amigos e após alguns segundos carimbou a minha saída de Marrocos...

Foram alguns segundos bem tensos porque estava com medo de ter que ficar no porto ::sos::::sos::

Entramos no Ferry e após 35 min de viagem já estávamos no Velho Continente... ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dicas para Marrocos

Antes de continuar a viagem vou falar um pouco sobre GPS, comida, abastecimento, dicas, etc...

 

 

 

[t1]GPS[/t1]

 

GPS em Marrocos é muito útil porem para encontrar cidades e endereços fora das medinas!

Dentro das medinas o GPS não serve para nada pois ele não encontra os endereços desejados porque as medinas não são mapeadas

Outro ponto de atenção é que os nomes de ruas são traduzidos para a língua diferente da Árabe e isto causa um certo problema, muitos endereços traduzido encontramos com diversas grafias diferentes... desde separa palavras que devem ser escritas juntas até mesmo os letras diferentes.

Isto para usar o GPS é um veneno porque se não digitar igual ao nome que encontra-se no banco de dados do GPS o mesmo não encontra a rua.

 

[t1]Segurança para andar nas ruas[/t1]

 

Marrocos é um pais Muçulmano e que respeitas as leis muçulmanas, e com isto você pode andar na rua sem nenhum preocupação pois ninguém irá encostar um dedo em você!

Caso aconteça e você chame a polícia a pessoa que tentou alguma coisa com você corre o risco de perder a mão então tenha certeza que ninguém está afim de ficar sem ela ::lol4::::lol4::

 

[t1]Comida[/t1]

 

A comida marroquina é muito gostosa e não é apimentada como achei que seria.

Porem o ideia é sempre procurar um restaurante que tenha uma boa aparência e que tenha movimento, isto porque a higiene é o principal problema e ouvi alguns relatos de pessoas que tiveram problemas com isto.

Vimos muitas barraquinhas que vendiam carne sem nenhum tipo de refrigeração em uma temperatura ambiente de mais de 30C...

Para eles é bem normal isto mas nós não temos os anticorpos necessários para não ter nenhuma ziqui zira durante a viagem ::dãã2::ãã2::'>

 

[t1]Aguá[/t1]

 

Aguá só em garrafa, não se arrisque de maneira alguma tomar água de lugares sem saber a procedência, o risco de adquirir alguma doença é muito grande.

Desde diarreia até hepatite... portanto não arisque ou poderá estragar sua viagem.

 

[t1]Mercados[/t1]

 

Para nós mochileiros é muito bom ter a opção de comprar comida em mercados para economizar um pouco, porem em Marrocos você só encontra supermercados nas grandes cidades, nas menores só encontrará mercadinhos e ai volto a dizer para tomar cuidado com a higiene...

Um outro problema de comprar comida é a dificuldade de prepara-la, isto porque não existe albergues (ou pelo menos não achei nenhum) e nos Riads e Hotéis você não terá como preparar sua comiga

 

[t1]Carro[/t1]

 

Dirigir em Marrocos é uma experiência fora do normal ::hahaha:: isto porque a galera é doidona, você divide a rua com carros, mobiletes, pedestre, animais, charretes, ônibus, caminhão e tudo mais que você pode imaginar.

Tem que ter muito cuidado mas fora isto o demais é bem tranquilo porque as estradas e ruas são iguais a tapetes desde grandes cidades até no meio do deserto.

 

[t1]Abastecer o carro[/t1]

 

Para abastecer o carro se você tiver com carro movido a gasolina terá que usar as bombas de cor verde pois as de cor amarela são bombas de diesel... por muito pouco não fica caca... quase abasteci o carro gasolina com diesel.

Isto porque cheguei no posto e falei que gostaria de colocar Gas e o cara me apontou a bomba amarela... na hora que ele iria começar a abastecer ele virou e começou a falar um monte de coisa que não entendia.

Como a conversa não fluiu ele entrou no carro soltou o freio de mão e empurrou o carro para a bomba verde.

Foi ai que entendi o que ele falava ::lol4::::lol4::::lol4::

Provavelmente era:

 

Seu burro to falando que você está querendo abastecer um carro a gasolina com diesel ::putz::::putz::::putz::

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

Eu gastava em média 300 dh para abastecer mas sempre não deixava o tanque com menos de 1/2 tanque.

O litro estava em média 13,alguma coisa Dh

 

[t1]Dinheiro[/t1]

 

Praticamente em todos os restaurantes, hotéis e mercados aceita Euro mas é bom ter a moeda local.

1 Euro vale em média 10 Dh e é esta a conversão que a maioria dos locais não oficiais fazer.

Usava casas de cambio ou bancos para trocar o dinheiro e ai consegui encontrar cotações de 1 Euro = 11 Dhs

De forma alguma troque dinheiro no aeroporto! Por experiência própria, você será lesado ::vapapu::

A cotação nestes locais não passa de 8 para 1

 

[t1]Pedir informações[/t1]

 

Pedir informações na rua é complicado, isto porque eles sempre querem dinheiro em troca, tudo é movido a dinheiro.

Outro problema comum de acontecer é você perguntar sobre o hotel X e a pessoa falar que ele não existe mais (por algum motivo) mas ele pode indicar um outro de um parente que é melhor que o antigo hotel X e com o preço bem melhor...

Outra coisa é que eles são bem insistentes e chegam a ficar andando junto de você e tentando te convencer a ir no lugar que ele indicou...

PS: Isto foi a coisas que mais me irritou na viagem

 

[t1]Cidades[/t1]

 

Como falei aqui minha viagem estava planejada para 16 dias mas acabamos encurtando muito estes dias porque as cidades muitas vezes são muito pequenas e sem infraestrutura para viajantes.

Como é não muito fácil encontrar informações perdíamos tempo indo para cidades que só tinha a rua principal e no máximo 40 casas uma ao lado da outra.

 

As cidades turísticas como Casa Blanca, Fes, Marrakesh a infraestrutura é muito boa mas também não é tão pitoresca como as cidades menores...

 

[t1]Roupas[/t1]

 

Marrocos é um pais Islâmico porem a poucos anos atrás o rei introduziu uma nova lei chamada lei da família.

Esta nova lei tirava do homem a propriedade da mulher e deu mais autonomia para elas.

Hoje a mulher pode se separar, pode estudar, trabalhar, usar roupas sem ser burca entre outras coisas.

Nas ruas você vê desde mulheres usando burca que não dá para ver nem os olhos como mulheres com roupas similares as que utilizamos.

Uma coisa que dese ser respeitada mas via muitos estrangeiros não respeitando era decotes e roupas curtas.

O ideal para as mulheres é sempre ter um lenço a tira colo para se necessário cobrir a cabeça mostrando respeito para os mais radicais e deixar as roupas curtas para usar em outra viagem.

Para os homens é mais tranquilo, porem não via nenhum marroquino usando bermudas mas não é nenhuma ofensa utiliza-las pelo menos não ouvir falar nada.

 

[t1]Mesquitas[/t1]

 

As mesquitas são proibidas para os turistas a entrada é permitida apenas para os muçulmanos, apenas em Casa Blanca existe uma mesquita que pode ser visitada por turistas.

Os muçulmanos rezam 5 vezes ao dia, iniciando as 5 da manha e terminando as 22 e em todos estes momentos você ouve ecuar pelas cidades o chamado vindo pelos megafones nos topos das mesquitas.

 

[t1]Alcool[/t1]

 

Bebida alcoólica é proibido ser vendidas nas ruas e restaurantes.

Você só encontra bebida em hotéis mais chiques ou em alguns supermercados (totalmente separado de outros produtos)

Se pegarem você bebendo na rua você terá muitos problemas ::sos::::sos::::sos::

 

Acredito que com estas dicas sua viagem ficará bem mais fácil, mas caso apareça alguma duvida que não coloquei aqui por não ter lembrado é só perguntar, se souber terei o enorme prazer é compartilhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá...

 

Estive a ler a tua aventura por Marrocos, que desde já agradeço a partilha da experiencia, visto que eu e mais 3 amigos estamos a pensar fazer o mesmo no final deste mês :):):). Teremos alguns pontos de passagem diferentes, mas a ideia é a mesma!

 

O que pergunto é se tens noção de quanto te custou a viagem por Marrocos, para os 2?

 

Achas que é melhor ir sem reservas para os hoteis, ou já estarem previamente reservados?

 

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá...

 

Estive a ler a tua aventura por Marrocos, que desde já agradeço a partilha da experiencia, visto que eu e mais 3 amigos estamos a pensar fazer o mesmo no final deste mês :):):). Teremos alguns pontos de passagem diferentes, mas a ideia é a mesma!

 

O que pergunto é se tens noção de quanto te custou a viagem por Marrocos, para os 2?

 

Achas que é melhor ir sem reservas para os hotéis, ou já estarem previamente reservados?

 

Obrigada

 

Olá Jessinha, vocês irão adorar Marrocos é um local muito bonito.

Com relação aos custos eu gaste para 2 pessoas algo em torno de 700 Euros pois 1 Euro vale algo próximo a 10 ou 11 Dh.

Mas acredito que 1000 Euros é o suficiente mas uma coisa que não fazemos muito nas nossas viagens é comprar portanto se gosta de comprar coisas o valor é um pouco maior ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Hotel gastávamos algo entre 30 a 40 Euros o que dava 300 a 400 Dh com café da manha (Pequeno almoço)...

 

Com relação as hospedagens eu só reservei no local de chegada... isto porque ficamos com o tempo mais livre sem a preocupação de chegar nas datas programadas caso tivéssemos reservados nos hotéis.

Conforme mostrado no meu post as vezes as cidades que programamos não tem muito o que fazer então podemos seguir viagem e hospedagem não é difícil de se encontrar.

A dica é procurar algumas opções na internete antes e mesmo no local ir em alguns hotéis antes de fechar pois as diferenças pode chegar a 30 ou 40 Euros de um para o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ótimo relato. Tenho o Marrocos para planos próximos de viagem!! E tem voo direto do brasil sim... gru > casablanca, pela air maroc e com preços bons viu!! se fosse comprar agora pra novembro por exemplo sai 2 mil a passagem.

:)

 

E o tempo nessa época que vc foi? Como era? Pq tenho contato com um guia marroquino e ele me disse que a melhor época é novembro... por causa do tempo mais ameno. Passaram muito calor? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Juliana, certeza que o voo é direto? Tinha algumas opções mas todos com escala e no final a forma que fiz economizei 600 reais.

Em Junho os dias estavam bem quentes mas nada que não estamos acostumados peguei dias variando entre 26 a 34 graus...

Portanto para nós brasileiros não são dias tão quente assim, logico que é calor mas nada que um pouco de água durante o dia e um ar condicionado para dormir não resolva.....

 

A ideia de um guia é muito boa, eu acho que se tivesse algumas informações mais claras antes da viagem acho que teria corrido atrás de um guia mas também não é nada de outro mundo...

 

Acredito que você irá curtir Marrocos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Certeza... veja o site da air maroc: http://www.royalairmaroc.com/pt-pt

Tem 3 voos semanais GRU > Casablanca! (terça, quarta e sexta) e mais 3 fazendo o voo de volta (segunda, quarta e sexta)

 

Tb acho que vamos adorar o Marrocos... já viajamos pra país islâmico e adoramos!! Agora é arranjar tempo e dinheiro, rs.

Valeu as dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...