Olá viajante!
Bora viajar?
Bolívia e Peru em 19 dias, sozinha
- Respostas 23
- Visualizações 4.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Catherine Cunha 14 posts
-
carol.akie 2 posts
-
Rachel Brazão 2 posts
-
Eltom Roberti 1 post
Bem gente, minha vez!
Eu vou dar algumas dicas e informações que julgo úteis para quem vai fazer essa viagem pela primeira vez, ou sair do país pela primeira vez, como foi meu caso.
Com a ajuda do mochileiros.com e do livro "Guia criativo para o viajante independente: América do Sul", eu cheguei ao seguinte roteiro para as minhas férias em julho de 2014:
2 de Julho - São Paulo/Santa Cruz de la Sierra (voando pela Gol)
2 de Julho - Santa Cruz de la Sierra/Sucre (voando pela Amaszonas)
4 de Julho – Sucre/La Paz (ônibus)
8 de Julho – La Paz/Copacabana (ônibus)
9 de Julho – Copacabana/Isla del Sol (barco)
10 de Julho – Isla del Sol/Copacabana/Cusco (barco e ônibus)
13 a 16 de Julho - Trilha Inca Clássica (Loki Travel)
19 de Julho - Cusco/Santa Cruz de la Sierra (voando pela Amazonas)
20 de Julho - Santa Cruz de La Sierra/São Paulo (voando pela Gol)
Total: 19 dias
Eu queria conhecer o Salar também, mas como isso desviaria a rota e me "custaria" mais os 3 dias do passeio, priorizei a Trilha Inca e deixei para conhecer o Salar depois, por alguma viagem pelo Atacama.
Levei U$1000,00 (cotação em real R$2,32) e, ao todo, cambiei U$460 em Bolivianos e U$350,00 em Novos Soles. U$110 eu paguei um saldo da trilha inca, U$30 uma diferença no trem em Águas Clientes e U$19 eu paguei um hotel em Copacabana (total U$969). Pra não fazer mais câmbio, também paguei 65 Novos Soles (hospedagem em Cusco) e 310Bol (hospedagem em Santa Cruz) no cartão de crédito.
Antes de sair do Brasil, tive gastos com o seguro saúde (GTA por R$146,32), taxa de embarque nas passagens de ida e volta pela Gol (usei 20.000 milhas, 10.000 o trecho), U$64 o vôo Santa Cruz/Sucre e U$214 Cusco/Santa Cruz. E no vôo de volta pro Brasil, precisei pagar uma taxa de 175Bol no aeroporto (na hora do check-in na Gol), que também ficou no cartão de crédito (essa taxa me pegou de surpresa, mas foi pouco mais de R$58 no fim das contas).
Na mochila cargueiro (Deuter Quantum 55L SL) eu levei:
1 calça de tactel
2 calças daquelas que viram bermuda
1 conjunto de calça e blusa térmica (que eu usei de pijama durante a trilha)
1 legging (que nem usei)
1 regata (que nem usei)
1 blusa de manga curta
2 blusas de manga comprida do tipo dry fit
2 blusas de manga comprida térmicas
1 blusa fleece
1 casaco fleece (usei, mas acho que eu poderia não ter levado)
1 casaco 3X1 (fleece e impermeável/corta vento)
1 maiô pras piscinas termais
1 toalha de banho
1 toalha de rosto
Calcinhas e 5 meias (3 de treeking)
1 chinelo
1 tênis
Lenços umedecidos, protetor solar, protetor labial, shampoo, condicionador, sabonete, repelente (usei na trilha, mas acho que nem precisava), desodorante, escova e pasta de dente, lenços e papel higiênico (comprei quando acabaram os lenços e é fundamental tê-lo na trilha)
Chapéu
Óculos de sol
Lanterna
3 Cadeados
Sabão para lavar roupa
Prendedor de roupa (não usei)
Carregadores
Pilha
1 adaptador pra tomada
Máquina fotográfica, cartão de memória e bateria extra (não usei)
Mini farmácia: Dramin, Sonrisal, Dorflex, e dois antibióticos que eu tinha em casa (Bactrim F e Amoxicilina)
Então, vamos começar do começo:
1. o aeroporto de Santa Cruz.
Logo que chegamos, TODOS que estavam no avião, mesmo os com nacionalidade Boliviana, passam pela imigração. Isso forma duas filas grandes (bolivianos e estrangeiros) e demorada (eu estava no meio da fila e devo ter ficado uns 40min nela, quem desceu do avião depois, ficou mais atrás na fila e deve ter ficado até uma hora).
Nessa primeira fila, você vai apresentar o passaporte e um formulário verde que irão te entregar no avião (preencha ele direitinho, completo e legível, ou então terá que sair da fila, arrumar o formulário e voltar pra ela). O rapaz vai perguntar o motivo de tu estar lá (férias, trabalho, estudo) e quantos dias tu vai ficar. Ele vai carimbar o teu passaporte e te dar uma parte do formulário que tu deverá guardar até a saída do país (quando tu vai devolver ele).
Depois disso, tu vai pegar a mala e ir para a fila da aduana. Aqui, tu vai entregar um formulário branco que também vão te dar pra preencher no avião, e vai apertar um botão em uma "porta". Se acender uma luz verde, estará liberado, se acender uma luz vermelha, vão pedir pra tu ir num cantinho abrir a mala pra uma pessoa revirar ela. Nas duas vezes que eu entrei na Bolívia (por Santa Cruz, e no aeroporto de La Paz quando eu voltava de Cusco) acendeu essa luzinha vermelha, mas a pessoa só revirou um pouco a mochila e me liberou.
As duas filas, mais pegar a mala na esteira (porque eu estava no meio da primeira fila), levou uma hora. Então se você chegar com hora pra seguir viagem, inclua esse tempo e lembre que ao chegar na Bolívia você "ganha" uma hora pelo fuso (vai atrasar o relógio em uma hora).
Só tinha uma casa de câmbio no aeroporto, cuja taxa era U$1 a 6,80Bol. Troque pelo menos U$50 (o que já paga o táxi, comida e talvez ônibus para outra cidade) e troque mais em outra casa de câmbio na cidade. Se você passar pelo aeroporto de La Paz (no meu vôo entre Cusco e Santa Cruz, tinha uma conexão lá), saiba que vão te cobrar uma taxa pelo câmbio que no aeroporto de Santa Cruz não é cobrada. Com isso, apesar de a cotação estar melhor no aeroporto de La Paz, você perderá alguns bolivianos (no meu caso, U$50 seriam 337Bol em La Paz a 6,88 descontando a taxa, e 344Bol em Santa Cruz a 6,
Editado por Visitante