Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia e Peru em 19 dias, sozinha

Postado
  • Membros

Bem gente, minha vez!

Eu vou dar algumas dicas e informações que julgo úteis para quem vai fazer essa viagem pela primeira vez, ou sair do país pela primeira vez, como foi meu caso.

Com a ajuda do mochileiros.com e do livro "Guia criativo para o viajante independente: América do Sul", eu cheguei ao seguinte roteiro para as minhas férias em julho de 2014:

2 de Julho - São Paulo/Santa Cruz de la Sierra (voando pela Gol)

2 de Julho - Santa Cruz de la Sierra/Sucre (voando pela Amaszonas)

4 de Julho – Sucre/La Paz (ônibus)

8 de Julho – La Paz/Copacabana (ônibus)

9 de Julho – Copacabana/Isla del Sol (barco)

10 de Julho – Isla del Sol/Copacabana/Cusco (barco e ônibus)

13 a 16 de Julho - Trilha Inca Clássica (Loki Travel)

19 de Julho - Cusco/Santa Cruz de la Sierra (voando pela Amazonas)

20 de Julho - Santa Cruz de La Sierra/São Paulo (voando pela Gol)

Total: 19 dias

Eu queria conhecer o Salar também, mas como isso desviaria a rota e me "custaria" mais os 3 dias do passeio, priorizei a Trilha Inca e deixei para conhecer o Salar depois, por alguma viagem pelo Atacama.

Levei U$1000,00 (cotação em real R$2,32) e, ao todo, cambiei U$460 em Bolivianos e U$350,00 em Novos Soles. U$110 eu paguei um saldo da trilha inca, U$30 uma diferença no trem em Águas Clientes e U$19 eu paguei um hotel em Copacabana (total U$969). Pra não fazer mais câmbio, também paguei 65 Novos Soles (hospedagem em Cusco) e 310Bol (hospedagem em Santa Cruz) no cartão de crédito.

Antes de sair do Brasil, tive gastos com o seguro saúde (GTA por R$146,32), taxa de embarque nas passagens de ida e volta pela Gol (usei 20.000 milhas, 10.000 o trecho), U$64 o vôo Santa Cruz/Sucre e U$214 Cusco/Santa Cruz. E no vôo de volta pro Brasil, precisei pagar uma taxa de 175Bol no aeroporto (na hora do check-in na Gol), que também ficou no cartão de crédito (essa taxa me pegou de surpresa, mas foi pouco mais de R$58 no fim das contas).

Na mochila cargueiro (Deuter Quantum 55L SL) eu levei:

1 calça de tactel

2 calças daquelas que viram bermuda

1 conjunto de calça e blusa térmica (que eu usei de pijama durante a trilha)

1 legging (que nem usei)

1 regata (que nem usei)

1 blusa de manga curta

2 blusas de manga comprida do tipo dry fit

2 blusas de manga comprida térmicas

1 blusa fleece

1 casaco fleece (usei, mas acho que eu poderia não ter levado)

1 casaco 3X1 (fleece e impermeável/corta vento)

1 maiô pras piscinas termais

1 toalha de banho

1 toalha de rosto

Calcinhas e 5 meias (3 de treeking)

1 chinelo

1 tênis

Lenços umedecidos, protetor solar, protetor labial, shampoo, condicionador, sabonete, repelente (usei na trilha, mas acho que nem precisava), desodorante, escova e pasta de dente, lenços e papel higiênico (comprei quando acabaram os lenços e é fundamental tê-lo na trilha)

Chapéu

Óculos de sol

Lanterna

3 Cadeados

Sabão para lavar roupa

Prendedor de roupa (não usei)

Carregadores

Pilha

1 adaptador pra tomada

Máquina fotográfica, cartão de memória e bateria extra (não usei)

Mini farmácia: Dramin, Sonrisal, Dorflex, e dois antibióticos que eu tinha em casa (Bactrim F e Amoxicilina)

Então, vamos começar do começo:

1. o aeroporto de Santa Cruz.

Logo que chegamos, TODOS que estavam no avião, mesmo os com nacionalidade Boliviana, passam pela imigração. Isso forma duas filas grandes (bolivianos e estrangeiros) e demorada (eu estava no meio da fila e devo ter ficado uns 40min nela, quem desceu do avião depois, ficou mais atrás na fila e deve ter ficado até uma hora).

Nessa primeira fila, você vai apresentar o passaporte e um formulário verde que irão te entregar no avião (preencha ele direitinho, completo e legível, ou então terá que sair da fila, arrumar o formulário e voltar pra ela). O rapaz vai perguntar o motivo de tu estar lá (férias, trabalho, estudo) e quantos dias tu vai ficar. Ele vai carimbar o teu passaporte e te dar uma parte do formulário que tu deverá guardar até a saída do país (quando tu vai devolver ele).

Depois disso, tu vai pegar a mala e ir para a fila da aduana. Aqui, tu vai entregar um formulário branco que também vão te dar pra preencher no avião, e vai apertar um botão em uma "porta". Se acender uma luz verde, estará liberado, se acender uma luz vermelha, vão pedir pra tu ir num cantinho abrir a mala pra uma pessoa revirar ela. Nas duas vezes que eu entrei na Bolívia (por Santa Cruz, e no aeroporto de La Paz quando eu voltava de Cusco) acendeu essa luzinha vermelha, mas a pessoa só revirou um pouco a mochila e me liberou.

As duas filas, mais pegar a mala na esteira (porque eu estava no meio da primeira fila), levou uma hora. Então se você chegar com hora pra seguir viagem, inclua esse tempo e lembre que ao chegar na Bolívia você "ganha" uma hora pelo fuso (vai atrasar o relógio em uma hora).

Só tinha uma casa de câmbio no aeroporto, cuja taxa era U$1 a 6,80Bol. Troque pelo menos U$50 (o que já paga o táxi, comida e talvez ônibus para outra cidade) e troque mais em outra casa de câmbio na cidade. Se você passar pelo aeroporto de La Paz (no meu vôo entre Cusco e Santa Cruz, tinha uma conexão lá), saiba que vão te cobrar uma taxa pelo câmbio que no aeroporto de Santa Cruz não é cobrada. Com isso, apesar de a cotação estar melhor no aeroporto de La Paz, você perderá alguns bolivianos (no meu caso, U$50 seriam 337Bol em La Paz a 6,88 descontando a taxa, e 344Bol em Santa Cruz a 6,8)

Editado por Visitante

• Respostas 23
  • Visualizações 4.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Catherine, eu pretendo fazer meu primeiro mochilao em Agosto. Tenho uma dúvida, me disseram que posso levar Real e trocar em moeda local lá, vc acha isso um bom negócio? Visto que o dólar está alto nesse momento? Quanto em reais vc gastou no total lá? Em espécie?

Oi Rachel!

Bem, eu comprei no Brasil mil dólares e gastei tudo (mas comprei bastante presentes).

Na época, a cotação do dólar era 2,36.

Na Bolívia, 1 dólar dava 7 Bolivianos. Então valia muiiiiiito.

Não lembro do real, acho que era algo perto de 1 real dava 2 bolivianos.

Tem um fórum que o pessoal atualiza e discute essas relações financeiras: guia-e-dicas-sobre-moedas-cartoes-e-gastos-na-bolivia-t29376-345.html

Boa viagem!

Postado
  • Membros

Olá Catherine,

Você tem como me enviar a lista dos hostels que vc ficou (que gostou) e as empresas de passeios que gostou?

Você chegou a reservar alguma coisa pelo Brasil com antecedência? Algum Hostel e passeio ou fechou tudo lá?

Eu pretendo ir para MP e Hyuana, mas de trem e não de Trilha pq não vou ter muito tempo...preciso comprar os ingressos das entradas por aqui ou compro lá em Cuzco (já que vou de Arequipa para Cuzco e depois Cuzco para Puno - vou fazer o caminho inverso do que vc fez).

Eu vou em Agosto, será que vou pegar muito frio? como não pretendo fazer a trilha, vc acha que preciso comprar o saco de dormir?

Ah, vi relatos de algumas pessoas que passaram mal por causa da altitude, vc tb? tenho medo disso!!!

Muito obrigada pela ajuda.

Rachel

Um abraço.

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Catherine,

Você tem como me enviar a lista dos hostels que vc ficou (que gostou) e as empresas de passeios que gostou?

Você chegou a reservar alguma coisa pelo Brasil com antecedência? Algum Hostel e passeio ou fechou tudo lá?

Eu pretendo ir para MP e Hyuana, mas de trem e não de Trilha pq não vou ter muito tempo...preciso comprar os ingressos das entradas por aqui ou compro lá em Cuzco (já que vou de Arequipa para Cuzco e depois Cuzco para Puno - vou fazer o caminho inverso do que vc fez).

Eu vou em Agosto, será que vou pegar muito frio? como não pretendo fazer a trilha, vc acha que preciso comprar o saco de dormir?

Ah, vi relatos de algumas pessoas que passaram mal por causa da altitude, vc tb? tenho medo disso!!!

Muito obrigada pela ajuda.

Rachel

Um abraço.

Oi Rachel,

os hostels eu mencionei no relato, mas vai aqui um resumo com a impressão final (que vai depender muito do teu perfil de viajante)

Sucre (Bom) http://kulturberlin.com/pt-br/

La Paz (Péssimo) http://www.wildroverhostels.com/

Copacabana (Ótimo) http://www.hotelcupula.com/en_index.php

Isla del Sol (Bom) Puerta del sol

Cusco (Péssimo) http://www.lokihostel.com/cusco (Ótimo) http://www.mamasimona.com/es/

Santa Cruz de la Sierra (Péssimo) http://www.lorolocohostel.com/ (Bom) https://www.hihostels.com/hostels/santa-cruz-hotel-copacabana

Os hostels eu reservei no Brasil, com antecedência, através do site do próprio hostel ou do hostel world. Mas, chegando nos lugares, eu não gostei do Wild Rover (mas esse eu fiquei porque eram poucas noites) e troquei o Loki Hostel em Cusco, pelo Mamá Simona que eu achei no dia, a pé. Também tive problemas com o Loro Loco em Santa Cruz, e tive que trocar por outro.

E na Isla do Sol eu reservei chegando lá.

Passeios, eu só fiz dois com agência e usei a do hostel mesmo (reservei quando já estava lá).

Os ingressos pra MP e Hyuana você deve comprar com antecedência.

Eu fui em Julho e achei menos frio que o RS, onde eu moro.

Saco de dormir, eu acho que tu não vai precisar se tu não vai fazer a trilha.

Os hostels costumam ter cobertas suficiente.

Eu comecei a viagem por Santa Cruz, depois Sucre e depois fui pra La Paz. Então fui "subindo" aos poucos.

Em La Paz, no primeiro dia, eu senti um mal estar de leve. Então voltei pro Hostel e descansei.

Claro que a altitude pega, mas se tu descansar no primeiro dia, beber bastante água e parar quando o corpo pedir, tu não vai atrapalhar a tua viagem. :wink:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.