Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Croácia, Bósnia e Eslovênia - 19 dias - Junho 2014

Postado
  • Membros

[align=justify]Tem horas que o universo conspira a favor. Dessa vez o universo me deu uns dias de folga no trabalho por causa da Copa do Mundo, um feriado nacional, e a cara de pau de emendar uns dias de migué com o chefe rsrs. E foi assim que surgiu essa viagem, em cima da hora e sem muitos planos, e como de costume sozinha :). Mas como o universo dá ele também tira… E o troco veio na forma de um verão europeu bastante chuvoso. No entanto nada que comprometesse a diversão da viagem.

Como eu fui parar lá requer um breve retrospecto de minha história viajante. A primeira viagem que eu fiz foi para a Europa, durante as férias da faculdade, em janeiro de 2008. Sim, no inverno. E isso me fez prometer que eu nunca mais viajaria na temporada de clima ruim. De lá pra cá venho sempre programando minhas viagens de acordo com a previsão do tempo no período que tenho férias. Como minhas férias costumam ser no começo do ano, já vinha há muito devendo um retorno para a Europa, então quando surgiu essa oportunidade de viajar em junho, não pensei duas vezes, era pra Europa que eu iria.

Mas aí você pensa: “Como a pessoa decide viajar pra Europa e vai parar logo na Bósnia?”. Pois é, vai entender rs. Como já tinha ido pra lá uma vez, feito a tradicional de viagem de poucos dias em muitas capitais, não tinha o interesse no momento de voltar a ver alguma grande cidade européia. Já a Croácia sempre foi um país que muito me interessou, com belas praias, vida noturna agitada, boa culinária e cultura rica. Como sobravam alguns dias do roteiro resolvi estender para outros países da ex-Iugoslávia, no caso Bósnia e Eslovênia, e dar um sentido histórico para o roteiro. Infelizmente não deu tempo de passar por todas as ex-repúblicas, e Sérvia, Montenegro, Kosovo e Macedônia ficaram para a próxima.

Bem, introduções feitas e histórias contadas, vamos ao que interessa.

Roteiro

Rio de Janeiro > Zagreb > Lagos Plitvice > Split > Hvar > Dubrovnik > Mostar > Sarajevo > Ljubljana > Bled > Zagreb > Rio de Janeiro

Seguro Saúde

A Eslovênia faz parte do Tratado Schengen, portanto exige o seguro saúde com cobertura de 30.000 euros. Fiz com a Porto Seguro, nas minhas últimas viagens venho conseguido melhor custo-benefício com eles. Nunca precisei usar para saber se funciona bem, então fica essa ressalva na recomendação.

Moedas

A Eslovênia é parte da União Européia e usa o Euro. A Croácia já está na EU há 1 ano, mas ainda está se adaptando e ainda usa o Kuna. 1 Real vale aproximadamente 2,50 Kunas. Na Bósnia a moeda é o Marco, mas eles também aceitam Euro para praticamente tudo, sendo que 1 Euro são 2 Marcos.

Levei cartão de crédito para saque na Croácia, e Euros para gastar na Eslovênia e na Bósnia. Não tive problemas em encontrar caixas eletrônicos ou casas de câmbio por lá.

Língua

Se você fala inglês não tem com que se preocupar, porque lá todo mundo fala, do motorista de ônibus, ao caixa do mercado, ao garçom, e até o mendigo (é sério rs).

Reservas

Eu sou totalmente contra fazer reservas com antecedência, mas tem horas que a gente não tem como escapar delas. Como já era início da alta temporada resolvi reservar os hostels da Croácia (o primeiro dia em Zagreb por ser o dias da chegada, e as praias, que potencialmente estariam lotadas). Os da Bósnia, Eslovênia e do fim da viagem em Zagreb reservei durante a viagem, 1 ou 2 dias antes quando já tinha tudo confirmado. Para facilitar esse processo de reserva durante a viagem recomendo fortemente o app do Booking.com.

Passagens

Só fiz aéreo os trechos de ida e volta do Brasil, o restante foi tudo de ônibus ou trem. Comprei pela Air France, pela modesta quantia de 3.400 reais, o que representou mais da metade do orçamento da viagem, mas como foi tudo resolvido meio em cima da hora não dava pra esperar encontrar bons preços… A ida foi operada pela KLM com uma escala de poucas horas em Amsterdã, e a volta seria pela Air France com uma escala de 12h para curtir um pouquinho Paris.[/align]

• Respostas 58
  • Visualizações 15.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• [align=justify][t3]Dia 1 – 10/06/14 – Ida[/t3]   Bom, nesse dia foi só pegar o vôo mesmo, nada de interessante a relatar, só estou escrevendo aqui pois foi a primeira vez que voei com a KLM e achei

• [align=justify][t3]Dia 3 – 12/06/14 – Plitvice Lakes[/t3]   Acordei de madrugada para pegar o primeiro ônibus para Plitvice, às 5:45, já levei toda a mochila pois não voltaria a Zagreb. Não tive pro

• [align=justify][t3]Dia 4 – 13/06/14 – Split[/t3]   Nesse dia o programado foi conhecer o centro histórico de Split. A melhor coisa por lá é andar a toa pelas ruazinhas do Palácio Diocleciano, e as r

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Samantha! Parabéns pelo relato, ainda continua nos ajudando

Me da uma dica aí! :)

Meu roteiro: Praga > Viena > Bratislava > Budapeste

1. Preciso colocar Dubrovnik e Sarajevo depois de Budapeste.

2. No final, preciso pegar uma voo pra Londres.

3. Vi que Budapeste > Saravejo tem a logistica complicada.

Qual seria tua opinião?

Muito obrigado!

ps. viajo em maio/16

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Maravilhoso o seu relato!

Talvez faça algo parecido em 2016.

Até logo!

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Samantha! Parabéns pelo relato, ainda continua nos ajudando

Me da uma dica aí! :)

Meu roteiro: Praga > Viena > Bratislava > Budapeste

1. Preciso colocar Dubrovnik e Sarajevo depois de Budapeste.

2. No final, preciso pegar uma voo pra Londres.

3. Vi que Budapeste > Saravejo tem a logistica complicada.

Qual seria tua opinião?

Muito obrigado!

ps. viajo em maio/16

Oi! desculpa a demora pra te responder! Tô planejando um roteiro por esses países pra esse ano também! Provavelmente será em abril, um pouquinho antes de você, vou tentar manter as dicas atualizadas aqui no mochileiros e também no blog (o link do Clandestinos tá aqui em baixo).

Dei uma olhada no Skyscanner e parece que os vôos pra Londres em geral são mais baratos saindo de Dubrovnik do que de Sarajevo, então acho melhor ir primeiro a Sarajevo e depois para a Croácia.

Agora pra chegar em Sarajevo complica porque parece que não tem nenhum trem direto saindo de Budapest, mas provavelmente você consegue ir ou por Belgrado ou por Zagreb, e aí se sobrar um pouquinho de tempo ainda dá pra conhecer mais uma cidade. Zagreb tem poucos atrativos, em uma tarde dá pra passear um pouquinho por lá. Belgrado ainda não conheço, mas também está no roteiro para abril! Acho que vale a pena dar uma pesquisada no onibus, talvez você consiga uma rota direta.

Maravilhoso o seu relato!

Talvez faça algo parecido em 2016.

Até logo!

Obrigada Pedro! Recomendo muito fazer essa viagem!

Postado
  • Membros

ótimo relato! Estou planejando minha viagem baseado nele. Muito obrigado por postar.

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros

mt bom seu relato... clareou bastante rs, so que sera que alguem pode me ajudar rs, tenho 30 dias por la, vou e volto pro Roma sendo que facarei uma semana na Italia por que vou com meus pais e o tempo restante pretendo fazer esse msm roteiro será que dá tempo, queria incluir Belgrado tbm... mas sei lá parece ser mt trampo pra voltar pra Roma rs

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi ! Eu acho que dá tempo sim. Estive em Belgrado em outra viagem depois dessa, fiquei 3 dias e achei suficiente.

Mas se fosse para incluir um outro destino na viagem eu te indicaria Montenegro, fiquei 5 dias na região de Kotor e Budva e amei!

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi Samantha

Queria agradecer mto pelo seu relato. Fui para a croacia, bosnia e eslovenia e seu relato foi fundamental para a definicao de quais cidades visitar.

Mto obrigada

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.