Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
saudações mochileiros

 

Eu comprei uma espiritreira da azteq (minha primeira espiriteira)e fui utiliza-la pra testar. Consegui fazer fogo numa boa (descobri que tem que esperar o alcool esquentar pra poder sair fogo pelos furinhos laterais), mas o fogo é uma labareda que parece um fogao industrial ::lol3:: .Queria saber se tem como diminuir essa potencia toda, controlar a altura do fogo.

 

Outra duvida é sobre a lã de vidro. Eu devo usa-la na azteq? Como? e quanto de lã eu usaria?

 

Abraços ::otemo::

 

tozei, um chumaço dentro ajuda pra dedéu.

 

quanto à altura do fogo, como essa espiriteira não tem controle do número de buracos abertos (na prática nenhuma tem) vc pode acrescentar um pouco de água ao álcool. pouca coisa já diminui um pouco o fogo.

 

mas eu gosto de labaredas... ferve a água mais rápido! heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Eu dei a idéia para o meu primo furtar o kit de fondue da mãe dele kkkkk Acho que vai funcionar, kit sem a panela pesou 700g... se eu tivesse certeza que daria para improvisar um suporte na trilha, nem levaria o suporte da "fondizeira".

 

Pesado é suporte, o queimador não passa de uma "espiriteira metida a besta" e num pesa nem 100g. Funcionou bem, no fim das contas, levou uns 10minutos pra ferver uma senhora panelada de feijao... mas precisa de suporte (e só vai dar certo enquanto a mãe do Felipe não perceber que os dois infelizes afanaram parte do kit de fondue hahahha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Significado de espiriteira

 

f. Bras.

Vaso, para lançar espírito ou alcool.

[Dicionário Candido de Figueiredo, 1913]

 

Definição de espiriteira

 

Classe gramatical de espiriteira: Substantivo feminino

Possui 11 letras

Possui as vogais: a e i

Possui as consoantes: p r s t

Espiriteira escrita ao contrário: arietiripse

Espiriteira escrita em linguagem l337: 35p1r1731ra

Na numerologia espiriteira é o número 3

 

Rimas com espiriteira

 

* figueira

* madeira

* terceira

* canseira

* cabeleireira

* ladeira

* asneira

* cegueira

* caveira

* laranjeira

* lavadeira

* rasteira

* parreira

* cafeteira

* hospedeira

 

Fonte: http://www.dicio.com.br/espiriteira/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

mesmo em inglês se utilizava o nome "spirit" pra definir álcool.

 

no brasil idem.

 

como era o local onde vc tacava esse "espírito" e tacava fogo nele, veio o nome espiriteira. simples assim.

 

inclisive, no zen, na página drelativa aos combustíveis, virão várias denominações referentes a "spirits": methylated spirits, rectified spirits, e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...