Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
boa noite a todos

gostaria de saber qual espiriteira caseira tem melhor desempenho

abraços

 

spyke, provavelmente a tipo ciclone. o veio du mato fez uma e adorou. eu fiz de alumínio e derreteu a lata...

 

a questão do rendimento é relativa: tudo depende de quanto vc vai cozinhar e quanto quer de consumo de combustível eu gosto das mais econômicas, pq minha cozinha é ridícula: esquentar água pra café com leite ou fazer miojo. eu soupreguiçoso pra cozinhar. já o cacius gosta das que queimam melhor e mais: ele reidrata soja, faz um macarrãozão com molho farto e etc. portanto precisa de algo mais robusto.

 

eu, na prática, só não uso hexamina (esbit) pq isso não é vendido no brasil, senão eu usava, só pra usar um queimador dde 5 gramas... heheeh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
obrigado

dei uma olhada e ja achei a http://zenstoves.net/Cyclone.htm

é essa neh?

amanha vou tentar fazer ela

 

ql seria uma mais robusta? do tipo que o cacius usa?

 

essa mesma! tem que fazer de lata de aço, não de alumínio, pq senão já era...

 

as do cacius são maiores que as minhas. cacius é gourmet... hehehe

 

vc pode fazer grandes tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Spyke, o Ogum é exagerado. Não sou gourmet.

Lata de nescau não sei se não fica grande. Acho que Red Bull tem embalagem de aço...seria ideal para ciclone.

Veja, uma lata de nescau, mesmo as atuais, menores, estaria para uma espiriteira de trilha como um fogão industrial está para uma boca de fogão doméstico. Dá pra fazer, dá, mas vc terá uma fogueira, perigosa e sem controle.

Quando o Ogum fala na diferença de tamanho das nossas espiriteiras, é somente na altura. Ambos usamos latas, eu de cerveja comum, ele de cerveja boa, mas eu faço as minhas com 3,5 cm de altura, ele com 2 cm, mais ou menos. Vai variar a quantia de álcool que cabe, basicamente.

Andei parado com o desenvolvimento do reservatório remoto, quero retomar isso, daí dou notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Spyke, o Ogum é exagerado. Não sou gourmet.

Lata de nescau não sei se não fica grande. Acho que Red Bull tem embalagem de aço...seria ideal para ciclone.

Veja, uma lata de nescau, mesmo as atuais, menores, estaria para uma espiriteira de trilha como um fogão industrial está para uma boca de fogão doméstico. Dá pra fazer, dá, mas vc terá uma fogueira, perigosa e sem controle.

Quando o Ogum fala na diferença de tamanho das nossas espiriteiras, é somente na altura. Ambos usamos latas, eu de cerveja comum, ele de cerveja boa, mas eu faço as minhas com 3,5 cm de altura, ele com 2 cm, mais ou menos. Vai variar a quantia de álcool que cabe, basicamente.

Andei parado com o desenvolvimento do reservatório remoto, quero retomar isso, daí dou notícias.

 

cerveja boa? hahahah, era de lata de guaraná, e ainda por cima uma lata só pra espiriteira inteira! desperdício zero! hahahah

 

spyke, de lata de nescau vc pode fazer uns furos laterais com esmeril. colocar dois dedos de álcool embaixo. dá uma espiriteira grandona pra fazer panelão de comida, coisa que o beck registrou numa revista.

 

agora, pra uso individual é desnecessário. eu uso no máximo 50 ml de lacool por refeição, é pouquinho.

 

as ciclones têm que ser de lata de aço. não achei mais lata de red bull de aço, mas tb parei de procurar. essas espiriteiras são adoradas pelos japoneses, que chamam de origami sotve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...