Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal coloquei um pre alimentador com mangueira numa pressurizada pra aumentar a autonomia. O video nao esta muito bom mas da pra ver os detalhes. No fim a garrafinha nao ficou das mais comodas de se mexer mas consegui em um dos testes tirar a garrafa e recolocar sem a chama apagar (porem ofogo diminue bastante), mas na maioria das vezes apaga. A altura e o angulo da mangueira em primeira vista influenciam no tamanho das chamas. No fim nao sei ainda se compensa fazer isso, O meu objetivo era poder aumentar a autonomia para poder cozinhar mais tranquilo sem precisar reabastecer. Vou fazer mais uns testes e se forem bons eu posto aqui.

 

Ai vai o video pra quem quiser conferir.

 

 

Sds,

BT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, antes de tudo parabens aqui pelo conteúdo desse tópico... Muita coisa interessante mesmo!

Consegui olhar praticamente tudo, e percebi que a alguns meses atrás eu estava fazendo os mesmos testes que vocês fizeram em 2006! ehehehe... Apesar de estar uns anos atrasados vou tentar postar aqui o meu ponto de vista a respeito das espiriteiras, e os meus modelos de espiriteiras/tripés/aparadores de vento, etc... =)

 

Usei durante alguns meses em uma viagem uma espiriteira Penny Stove, ela era realmente forte já que eu utilizava um pre-heater embaixo da stove que botava ela a velocidade de bala em pouco mais do que alguns segundos. Adorava essa espiriteira, adorava quando ela queimava o meu aparador de tao forte que ela era, e adorava por que a agua fervia em uns 4min... Mas depois de 10dias viajando o consumo elevado de alcool dela começou a me encomodar, já que ela queimava uns 150ml de alcool em coisa de 20 e poucos minutos.... Tinha sempre que viajar com 600ml/1L de alcool pra cozinhar uns 2 dias sem problemas...

 

Resolvi então a fazer testes com espiriteiras de baixa pressão, com um aparador de vento bem grande que envolve praticamente a panela toda, e percebi que o consumo de alcool caiu em mais de 50%.

 

Basicamente oq tenho feito é levar 2 espiriteiras agora... uma sem pressão que é uma lata de extrato de tomate elefante tamanho pequeno com a parte superior inteira aberta, e uma de pressão media que é um fogareiro aberto em cima, com furinhos por onde sai o fogo depois que ele esquenta.

 

Pontos interessantes dessa combinação:

- Posso utilizar a espiriteira de lata de tomate dentro da barraca sem problemas, já que ela queima muito devagar, e não gera 1metro de labareda com risco de incendiar a barraca como a penny stove =p

- Guardo a espiriteira de lata de skol dentro da espiriteira de extrato de tomate já que o encaixe é perfeito, e a de extrato de tomate é muito mais robusta, assim protegendo a de aluminio

- Tenho 2 fogareiros, posso fazer arroz em um, e um ovo cozido no outro por exemplo =p (não levo 2 tripés, nesse caso utilizo 3 espeques para servir de apoio para a segunda panela)

- Se estou com pouco alcool posso optar pela espiriteira de extrato de tomate que é exxxxtremamente economica, com isso vou demorar um pouquinho a mais para fazer a comida

- Se estou com alcool sobrando posso utilizar o modelo com pressão de latinhas de skol já que esse nao é tao beberrão como o peny stove

 

Concluindo, eheheh...... comecei a optar por espiriteiras sem pressão já que essas sao muito economicas, com isso levo realmente pouco alcool nas trip, com isso tenho que esperar uns minutinhos a mais para que a comida fique pronta =p

 

Depois posto umas fotos do meu tripé, aparador etc...

Abracsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Legal André valeu por postar a experiencia de campo muito importante. Eu ainda nao tive a oportunidade de testar as minhas espiriteiras em campo mas to convencido que por enquanto o alcool é o mais seguro para usar e transportar. Voce destacou um topico importante que é o consumo pois a quantidade de alcool é importante principalmente quando se viaja soinho ou em dupla sempretentando manter o peso minimo....

 

Valeu

 

Sds,

BT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Exatamente BT-sAFURFA..

Tipo, ao contrário do que eu pensava antes de quanto mais forte a chama (quando mais alta a chama) que uma espiriteira produz melhor ela é... Agora eu olho para uma chama alta e penso no tanto de calor que é disperdiçado, dissipado em outro lugar que não na panela, entende??

 

Uma certa vez cozinhei feijão com uma penny stove, tive que gastar mais de 500ml de alcool para conseguir algo em torno de 1h de fogo constante.... Com a espiriteira sem pressão (lata de extrato de tomate), consigo um fogo constante de mais de 1h com algo em torno de 100ml de alcool mantendo uma temperatura na panela boa (não tão alta como a penny stove), mas sem disperdicio de alcool....

 

Achei muito interessante o modelo que vcs postaram ali de espiriteira que forma um tornado, alguem ja tentou fazer?? Acho que essa deve ser uma boa opção, vou testar quando der =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ae Galera acabei de terminar um projeto de fogareiro à alcool pressurizado de ótm rendimento... ferve aproximadamente 1lt de água em 7 minutos, mas pode ser regulado de acordo com o gicle de auto-aquecimento.. o video ta no youtube, se alguém for fazer sigam atentamente todas as especificações de segurança...ok? Abraços!

 

**em breve eu posto o novo projeto que estou montando, com frasco de desodorante em aluminio compacto e de ótm rendimento tb.. ::otemo::

 

 

 

Orieus,

 

Esse teu prjeto esta 10! Deixa eu te perguntar uma coisa voce acha que precisa da chama no fundo para manter a temperatura do alcool? POrque o cano de cobre esquenta muito e do lugar onde sai a chama deve ser suficiente para manter a temperatura do alcool depois de aquecido... mas de qualquer forma o seu projeto é ntoa 10 principalmente a ideia do Gigle para manter a chama no fundo. Se puder posta pra gente o consumo dele, pois aquecendo 1L de agua em 8 min esta muito bom mesmo!

 

Abraço,

 

BT

 

 

Então... BT-sAFURFA eu experimentei apagar o fogo do gicle e o alcool começa a esfriar lentamente até apagar a chama... talves com algumas adaptações seja possivel manter a chama acessa sem o fogo embaixo, mas a alta pressão desse fogareiro é justamente pelo auto-aquecimento...esse auto-aquecimento faz uma diferença enorme se vc estiver numa região muito fria...Desde já agradeço pelos comentários!

 

Abração!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu acho que esse mostrado não da pra carregar carregado porque ali vai um gigle de fusca, que tem um furo, se virar, vasa, se abrir perde pressão.

Pois é, depois eu vi este lance do glicê. Mas ainda assim dá pra bolar um esquema de fechar antes dele, e antes da chapinha espalha-chamas. Realmente o troço é muuuuito criativo, engenhoso.

Será que diminuindo beeem a altura do queimador, o trazendo pra perto do depósito de combustível, a chama-piloto ainda será necessária? ::sos::

 

 

Salve amigos!

Eu acredito que diminuindo a altura do queimador seja possivel eliminar a chama piloto, mas mesmo assim o rendimento iria cair um pouco pq a chama piloto aquece o reservatorio todo, eliminando essa chama o alcool seria aquecido apenas pelo calor irradiado... enfim tudo isso vai variar das condições climáticas...rsrs em regiões muito frias a chama piloto faz uma diferença enorme!!

 

Abraços e Obrigado pelos comentários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom Orieus!!!

Brinquedinho bem elaborado esse seu heim?! ::otemo::

 

Cacius,

Eu acho que esse mostrado não da pra carregar carregado porque ali vai um gigle de fusca, que tem um furo, se virar, vasa, se abrir perde pressão.

Mas sem dúvida alguma que é algo muito mais cabuloso que as nossas duas bundas de latinha ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

 

 

Salve Galera!

Naum dá pra viajar carregado por causa disso mesmo...rs

Valew Danilo... Obrigado Brother!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal coloquei um pre alimentador com mangueira numa pressurizada pra aumentar a autonomia. O video nao esta muito bom mas da pra ver os detalhes. No fim a garrafinha nao ficou das mais comodas de se mexer mas consegui em um dos testes tirar a garrafa e recolocar sem a chama apagar (porem ofogo diminue bastante), mas na maioria das vezes apaga. A altura e o angulo da mangueira em primeira vista influenciam no tamanho das chamas. No fim nao sei ainda se compensa fazer isso, O meu objetivo era poder aumentar a autonomia para poder cozinhar mais tranquilo sem precisar reabastecer. Vou fazer mais uns testes e se forem bons eu posto aqui.

 

Ai vai o video pra quem quiser conferir.

 

 

Sds,

BT

 

Boa Noite, BT-sAFURFA!

Eu não consegui ver seu video.. ta status privado.... mas acredito que se vc colocar aquele lance de chama piloto o alcool frio não vai apagar a chama, porque haverá alcool quente o suficiente para manter pelo menos um pouco de vapor...

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Orieus,

 

Foi mal mas agora ja reeditei o video dai coloquei pra todo mundo ver acho que agora vai

 

 

Andei fazendo uns testes hj nao foram bons. Apagou varias vezes nao sei o angulo da mangueira é que influencia. Acho tambem que o queimador esta muito grande entao vou tentar fazer um menor quem sabe nao concentra mehor o calor.Vou tentar colocar uma vela embaixo tambem pra ver o que acontece. Eu estou tentando outro modelo com queimador de fogareiro de liquinho de latao com um cano de cobre por dentro para ajudar a transferir o calor amanha saberei se deu certo..... tomara porque deu um trabalho.....

 

Sds,

BT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nassa brother.........

 

Vcs estão com uns fogareiros muitooo elaborados! Parabens! hehehehe

 

Um é um MSR caseiro =), outro um lança chamas......... muito bom mesmo!!

 

Safurfa, alguma chance de vc copiar o MSR? o sistema deles é interessante... é basicamente um caninho de metal que passar por cima da chama, entao todo liquido que entra no queimador, já entra quente.... ae vc pode fazer um queimador mínimo!!

 

Muito bom, não encontrei ali em cima, mas você usou durepoxi pra grudar o bico da mangueira?? Ja pensou em usar araldite 24H?

 

Abracsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...