Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros
Ontem fui fazer testes com minhas espiriteiras e tive uma broxada foda!

 

Com 2 tampinhas de alcool e 1 para pre-aquecimento, tive o incrível desempenho de 5m23s na espiriteira maior e 4m02s na menor, com uma média de 180ºC a 230ºC ::putz::

Acredito que fiz muitos furos e/ou muito largos, com isso as malditas perdem pressão e eficiência :cry:

 

Vou ter que tomar mais duas geladas pra fazer uma 3ª espiriteira ::lol3::::otemo::

 

Ai Danilo e Andre,

 

Cara eu to fazendo alguns testes com a espiriteiras de pressao, inclusive a remota em breve vou postar dados, mas o seguinte eu vi que de acordo com a altura da panela a chama é mais forte, tipo onde ela fica amarela é mais forte mas deixa fuligem na panela, nao sei se é impressao mas voce podiam testar tambem aumenta em alguns cm a altura pra voces verem se tem diferença inclusive no tempo de fervura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Isso existe, e noZen Stoves há um quadro bem explicado, que vou resumir aqui:

Candle.GIF

São cinco zonas, onde a um chega a 600°, a 2 aos 800°, a 3 a 1000°, a 4 (amarela) a 1200° (mais quente) e a luminosa (5) volta aos 1000. Chama amarela = área de maior eficiência! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Isso que deu eu matar as aulas de laboratório de química!

 

Fumaça mesmo fez a minha espiriteira a primeira vez, esqueci da maldita tinta e resolvi testar dentro de casa, alcool cronometro, panelinha com agua e mandei ver. Primeira vez que tinha usado uma espiriteira e fiquei impressionado em como ela 'pega' depois de um tempo acesa.

 

Infelizmente por uma questão de salubridade não terminei os testes, mas fervi 200ml de agua antes da minha namorada entrar gritando na cozinha :) Nada mal par um equipamento de 12 reais.

 

[]s

Otte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala galera!!!

Finalmente vou poder postar as fotos do meu kit cozinha!! =))

 

O tripé que eu bolei, ele é feito com 3 raios de bicicleta dobrados em forma de "U" e 3 caninhos de antena que servem pra juntar os raios =) Bem simples, leve, forte, barato e desmontável!!! =)))

20090920214407.JPG

Ele Semi-desmontado:

20090920214226.JPG

Ele desmontado:

20090920214518.JPG

Os 2 fogareiros, um que dá pressão(queima mais rápido), e outro que não dá(queima mais devagar, sendo mais econômico)

20090920214552.JPG

20090920214621.JPG

Veja que um encaixa dentro do outro, então o fogareiro de extrato de tomate que é mais forte protege o mais fragil de aluminio.

20090920214649.JPG

20090920214713.JPG

O aparador de vento junto da garrafinha de álcool... Aqui denovo uso um pra proteger o outro, a garrafa protege as folhas de aluminio que são frágeis... =)

20090920214730.JPG

Aparador aberto e o tripé de ponta-cabeça... uso ele de ponta cabeça quando a superficie é fofa, ex: Areia, assim ele não afunda....

20090920214806.JPG

Usando o fogareiro de extrato de tomate como tampa...

20090920214828.JPG

Toda a galerinha unida, tem ali 2 garrafinhas de guaraná utilizadas pra colocar sal ou oleo

20090920214845.JPG

 

 

É isso ae!! Espero que gostem! eheheh

Qualquer dúvida, estamos ae! =)

Abraçoo

 

Ps: vou postar o desempenho desses fogareiros ali agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Bom pessoal, apesar do nível elevado do forum, vou postar aqui meu 'insucesso' !!

 

Seguinte, tentei montar a minha me baseando nisso aqui:

http://cordadainfinita.wordpress.com/2008/09/08/como-fazer-sua-propria-espiriteira-em-20-passos/#comment-181

 

Foi isso aqui:

20091016145546.JPG

Bom, eu não sei o que houve, mas deu errado e o negócio não pega fogo. Vocês acham que é um modelo bom para começar??? Tem algum ponto para ajudar na construção que eu possa ter comido bola??

 

Gostei muito das 2 do Andre Costa, queria algo do tipo, compacto, 2 unidades. Se ele puder detalhar um pouco melhor como construir uma eu agradeço.. (sou péssimo em habilidades manuais, mas pretendo tentar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Edu, a minha é dessa ai e quase botei fogo na casa ao testá-la (o primeiro teste a parte de cima simplesmente voou heheeh mas arruma daqui e dali deu certo... levei ela pra joatinga esse feriado e consegui bom resultado com ela). O que voce usou pra dar ignição no bagulho? Quando tentei com uma moeda sobre o furo nao deu muito certo, entao como o para-vento/porta-panela é uma lata de nescau, um pouquinho de alcool dentro dela já resolveu a parada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
vou postar aqui meu 'insucesso' !!

 

Seguinte, tentei montar a minha me baseando nisso aqui:

http://cordadainfinita.wordpress.com/2008/09/08/como-fazer-sua-propria-espiriteira-em-20-passos/#comment-181

 

Foi isso aqui:

20091016145546.JPG

Bom, eu não sei o que houve, mas deu errado e o negócio não pega fogo.

Edubisan, é o modelo básico, o melhor para começar. Usei no PP este modelo e deixei por lá com os amigos que fiz na montanha. Que álcool vc usou? :?

Edu, a minha é dessa ai e quase botei fogo na casa ao testá-la (o primeiro teste a parte de cima simplesmente voou heheeh mas arruma daqui e dali deu certo... levei ela pra joatinga esse feriado e consegui bom resultado com ela). O que voce usou pra dar ignição no bagulho? Quando tentei com uma moeda sobre o furo nao deu muito certo, entao como o para-vento/porta-panela é uma lata de nescau, um pouquinho de alcool dentro dela já resolveu a parada...

 

Negrabela, esta espiriteira é topo aberto, se a sua voou a parte superior é pq rolou pressão, e ela nao é projetada pra isso...

Nas espiriteiras pressurizadas qualquer amassado põe em risco a integralidade do esquema. Uma minha também decolou.

A dica da pré-ignição é boa, eu uso direto. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Edu e Negra Bela.

Realmente concordo com o Cacius, qualquer amassado numa espiriteira pressurizada pode provocar vazamento do vapor de álcool ou entrada de ar em seu interior, o que pode provocar queima rápida e repentina do vapor de álcool, ( gerando explosão). Ademais, neste tipo de espiriteira que colocaste a imagem, pode-se usar uma moeda sobre a abertura, isso evita que a chama e corrente de ar adentre repentinamente dentro da câmara da espiriteira.

 

Causas prováveis para dificuldades em fazer a espiriteira acender:

Tempo frio ou ventos

Pre-ignição insuficiente( eleve a quantidade de alcool para pre-aquecer e acender a espiriteira)

Espiriteiras muito altas ( o ideal é que tenha de ou 40mm ou 50mm de altura)

Espiriteiras com muito furos( o ideial é de 18 a 26 furos, no máximo 28)

Furos com diametros muito largos ( quanto mais fino melhor, o ideal é de 1mm ou menos, de diamentro de furo)

Quantidade insuficiente de combustível (ideal que coloque pelo menos 20ml de alcool na espiriteira)

Álcool fajuto( algumas marcas de álcool de uso doméstico são muito hidratados,o ideal que seja álcool 72 gl, 98gl- álcool absoluto-, ou álcool de posto)

 

Dica, quando fizeres a ignição, dentro de uns 10 segundo aproximadamente, começarás a escutar um pequeno barulho de chiado, que é justamente o alcool evaporando e saindo pelos furos da espiriteira, então, se notares que a chama do alcool que queima fora da espiriteira ( pre-ignição) está muito pequena, e não alcança os orificios, tente dar um pequeno assopro em direção deste, com cuidado, e mantenha distancia segura, isso pode ajudar a chama atingir o topo da espiriteira e acendê-la. OU então, com um isqueiro ou fósforo, aproxime sua chama dos furos, isso pode dar combustão no vapor de alcool que sai destes.

 

Não desista, reveja seu projeto, eu mesmo fiz uns 10 protótipos antes de chegar ao ideal. Faça sempre testes de autonomia, anotando a a altura da chama de queima, quantidade de combustível usado e tempo de queima, isso servirá para saberes o a potência e o quanto tua espiriteira está bebendo, ::hahaha::

 

Lets burn ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...