Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pow! fiquei lendo os relatos das idéias aqui e fui experimentar fazer uma daquelas de latinha de breja, essas espiriteiras são bem dooooidas, além de ser baratas e práticas no transporte, fiz umas 3 e fiquei testando até agora nenhuma explosão...

tava tão curioso que acabei fazendo no trabalho e testando lá mesmo, só não deu para seguir a risca as dicas do cácios,

...... só parei pq começaram a me chamar de louco, incendiário, etc...rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ih, Alex, pegou o vírus.. haahaha

Seguinte, espiriteira de baixa pressão não explode.. no máximo dá uma pequena fuga de pressão no início. Um soprão forte pelo aumento repentino do volume de gás em queima. Já as de alta pressão, o que ocorre é que este gás fica no interior da espiriteira, criando uma considerável pressão - daí seu nome - e vazando pelos furos, quando há a queima. Se as latas estiverem vincadas, não há resistência suficiente e a pressão separa as partes da espiriteira, causando aí um potencial acidente. Aconteceu na minha casa, como já relatei. A parte de cima subiu um metro e tanto de altura, espalhando gás em chamas. Se estivesse perto duma barraca ou capinzal.. :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

pois é! a que eu testei foi a de pressão, só que ao em vez do parauso fiz uns furos e coloquei a moeda, o garçom do trabalho passou mal qdo ela acendeu.... rsrsrs...

agora vou testar a de baixa pressão ... as da lata de atum... eu vi q algumas pessoas colocavam lã de vidro, se não areia algo desse tipo.... então vou regionalizar, aqui tem um método de ascender o fogo para assar a carne ou o peixe. Corta-se o fundo de um pet e coloca farinha encharcada no álcool, é moleza é so ascender e jogar o carvão em cima e esperar a brasa.

aí vou pegar a latinha,fazer uns furinhos, colocar a farinha, encharcar no álcool e vê o resultado....hehehehe!!!

acho que essa parada pega mesmo....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

cara são 2:00 da manhã e eu fiquei curioso para testar melhor a espiriteira de pressão

 

ei Cacius, eu fiz uns 5 furos em cima ao em vez de tentar botar um parafuso ao centro, deu certo e nem inflamou mto depois é só colocar uma moeda tampando os furos centrais eeee........EURECA!!!! fica SHOW.... mto dooooido mesmo..prática e leve

agora já vou fazer em série...eheheheh.....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Acabei de comprar uma Azteq, O alcool de posto deixa a panela ou espiriteira preta?

 

Uma dica para melhorar ainda mais o rendimento da espiriteira é utilizar álcool carburante (de posto de gasolina).

 

O poder calorífico do álcool carburante é infinitamente maior do que o álcool hidratado que se compra nos supermercados.

 

[ ]s

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
alcool de posto deixa a panela ou espiriteira preta?

Pode acontecer, mas é um combustível de queima bem limpa, Leo... SE começar a pretear, experimente deixar a panela mais próxima da chama... no meu parco entender tem a ver com a zona de queima que tá exposta aí numas páginas atrás, que o Zen identifica em zonas (escura, de luz, etc.), e ACHO que fora das zonas de luz, especialmente da azul, há queima de carbono, daí preteia. Basta ver um fogão a gás de casa. Com a panela sobre ele, a chama do queimador é azul, de alta eficiência de queima de combustível e sem pretear (carvão). Se vc tira a panela a chama se "fecha" e fica amarelada, e dali pra cima, vai pretear.... Se puder aproximar a panela do queimador e deixar só chama azul, acho que não terá grilos com carvão...

Se bem que carvão é preto, o que melhora a condutividade de calor e... bom, mas isso é outra história, heheheehh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Acabei de comprar uma Azteq, O alcool de posto deixa a panela ou espiriteira preta?

 

Uma dica para melhorar ainda mais o rendimento da espiriteira é utilizar álcool carburante (de posto de gasolina).

 

O poder calorífico do álcool carburante é infinitamente maior do que o álcool hidratado que se compra nos supermercados.

 

[ ]s

 

JC

 

 

não necessariamente, leo. o álcool de posto parce queimar mais forte, mas prefiro o álcool de supermercado, pq é mais "limpo": posso usar pra limpar a mão, se vazar não estraga nada das roupas ou das coisas, consigo controlar melhor o fogo. e já vende em garrafinha de meio litro. o de posto sai mais barato, com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O lance é que a minha é uma Azteq daquela mais simples... não tem nenhum tipo de regulagem para eu deixar perto ou longe a panela. Fiz um teste, ela na metade de alcool queimou 35 minutos, quando faltava metade de um dedo pra queimar tudo apagou. Não ficou preto com álcool normal. Acho que vou optar pelo álcool comum, agora tem uns mais fortes do que os outros.

 

alcool de posto deixa a panela ou espiriteira preta?

Pode acontecer, mas é um combustível de queima bem limpa, Leo... SE começar a pretear, experimente deixar a panela mais próxima da chama... no meu parco entender tem a ver com a zona de queima que tá exposta aí numas páginas atrás, que o Zen identifica em zonas (escura, de luz, etc.), e ACHO que fora das zonas de luz, especialmente da azul, há queima de carbono, daí preteia. Basta ver um fogão a gás de casa. Com a panela sobre ele, a chama do queimador é azul, de alta eficiência de queima de combustível e sem pretear (carvão). Se vc tira a panela a chama se "fecha" e fica amarelada, e dali pra cima, vai pretear.... Se puder aproximar a panela do queimador e deixar só chama azul, acho que não terá grilos com carvão...

Se bem que carvão é preto, o que melhora a condutividade de calor e... bom, mas isso é outra história, heheheehh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
alcool de posto deixa a panela ou espiriteira preta?

Pode acontecer, mas é um combustível de queima bem limpa, Leo... SE começar a pretear, experimente deixar a panela mais próxima da chama... no meu parco entender tem a ver com a zona de queima que tá exposta aí numas páginas atrás, que o Zen identifica em zonas (escura, de luz, etc.), e ACHO que fora das zonas de luz, especialmente da azul, há queima de carbono, daí preteia. Basta ver um fogão a gás de casa. Com a panela sobre ele, a chama do queimador é azul, de alta eficiência de queima de combustível e sem pretear (carvão). Se vc tira a panela a chama se "fecha" e fica amarelada, e dali pra cima, vai pretear.... Se puder aproximar a panela do queimador e deixar só chama azul, acho que não terá grilos com carvão...

Se bem que carvão é preto, o que melhora a condutividade de calor e... bom, mas isso é outra história, heheheehh

 

 

Caucius, eu sempre usei alcool de posto e nunca deixou marcas pretas na panela. ::hein:

Agora em relação a altura da chama e manchas na panela pode ocorrer com qualquer combustível orgânico.

A chama amarela é a zona de combustão incompleta, onde costuma-se liberar resíduo de carbono, então qualquer combustível pode manchar a panela de preto quando esta estiver exatamente ou pouco acima à chama amarela. O ideal é manter a panela na zona azul da chama, onde o calor liberado é maior e a produção de resíduo é mínima.

 

As outras zonas, a azul e a branca, liberam CO e CO2, por isso não costumam manchar.

 

 

[linkbox]http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2008/02/cores-de-uma-chama.html

http://profivolauro.blogspot.com/2009_01_01_archive.html[/linkbox]

 

Ogum

Realmente álcool doméstico é mais ''limpo'(menos tóximo à pele), contudo por ser mais hidratado este libera menos calorias em sua queima. Portanto, o álcool de posto é mais calórico, e com diferença considerável. ( conforme me informou um amigo bioquímico).

Dos alcoois ''domésticos'' o mais indicado é o álcool absoluto, ( ou álcool 98 gl), dificilmente encontrado em supermercados, mais achado em farmácias e lojas de produtos médicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pessoal,

eu tô meio enrrolado e sumido, mas pra retirar a água do álccol de mercado (92°) basta adicionar CAL VIRGEM nele.

o cal virgem(CaO) reagem com a água formando cal hidratada (Ca[OH]²) mas não reage com o álcool.

o resultado vai ser um álcool BEM desidratado (coisa de 99,8°GL), mas ainda com menor poder calorífico que o álccol de posto (com pelo menos 15% de gasolina).

como o álccol de posto é uma mistura, eu posso apenas SUGERIR que vcs testem outras misturas também, tipo éter, acetona, benzina... já rodei um forareiro "MSR" caseiro com éter e funcionou muitíssimo bem! queima muito potente (derreteu a panela) e limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...