Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Não tenho base técnica alguma, mas não consigo ver como o dobro de furos vai significar a metade do tempo de fervura.... pra mim isso não significa o dobro de calor, além das variáveis de perda calórica para o ambiente, vento, etc...

Nunca usei este tipo de espiriteira para saber se o tempo de fervura tá ok... mas como diz o Ogum, ferver 1 litro d'água é só parâmetro, pq ninguém faz isso em trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pois é Cacius, eu também não tenho embasamento técnico algum para chegar a esta conclusão. hehehe

 

estou em dúvidas se 50% a mais de furos ou 100%. pois creio por "achismo" que seria muito desperdício também.

 

a minha está assim:

 

?ui=2&ik=1e9d66726e&view=att&th=125dad6ddd64f935&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_g3srvah60&zw

 

mais parecida com esta que o cara chama de Simmer Cat:

 

Simmer_1511-600.jpg

 

estou pensando em fazer mais uns 7 furos embaixo dos 15 existentes, intercalando, para ficar algo como a Super Cat, porém com menos furos na fileira de baixo:

 

Can-complete_1507-600.jpg

Fonte fotos: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.html#Designs

 

 

Apesar de ter feito no olho peguei as medidas que o cara utilizou e comparei com as toscas que fiz e elas ficaram até que beeem parecidas.

Vou fazer uns testes novamente hoje e talvez faça mais furos nela. Queria levar ela pra teste agora no reveillon e estou sem tempo para fazer outra, por isso a dúvida, não queria estragá-la enchendo de furos... ehehehe

 

Segundo o cara, parece que o tempo realmente cai pela metade, ou meu inglês tabajara me enganou?

 

Super Cat - Time to rolling boil= 4 min, 30 sec |Total stove burn time (incl prime time) = 6 min, 45 sec

Simmer Cat - Time to rolling boil= 9 min, 45 sec | Total stove burn time (incl prime time) = 15 min, 30 sec

 

Prime time - 25 sec|25 sec

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

10 minutos pra meio litro é muito.

 

eu tenho uma dessas que vc fez, o cacius já viu, mas fiz com forma de vela (50mm por 50mm), furei com um canivete mesmo. por ser de alumínio, funciona que é uma beleza.

 

a sua é de aço demora mais pra aquecer a espiriteira. a própria espiriteira tem que estar aquecida.

 

por outro lado, um número maior de furos pode permitir maior oxigenação. o que ocorre é que muitas vezes a espiriteira está sufocada, com pouco fluxo de oxigênio.

 

comece a fazer experiências com latinhas de refri. a gente aprende muito sobre furos e etc brincando com latinhas.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

é... também achei. ontem acabou dando nem dando tempo de fazer mais furos. fiz apenas mais uns testes, usando 50 ml de álcool de posto para meio litro.

 

esquentei uns 3 min a espiriteira e coloquei a panela, deu uma pequena diminuída, ferveu em 8 min. tempo total da combustão 35 min.

 

depois eu fiz com o ventilador de teto ligado e com o aparador como tu fez Ogum, de Rufos, clipes e com uns pedacinhos de pizza recortados pra oxigenar. hehe. penei um pouco pra ferver, deu uns 18 min e apagou algumas vezes até eu ajeitar direitinho o aparador.

 

ela demora pra esquentar e esfria rápido né? pq depois que ela apaga eu já consigo pegar ela na mão tranquilamente.

 

depois vou testar com alumínio.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
é... também achei. ontem acabou dando nem dando tempo de fazer mais furos. fiz apenas mais uns testes, usando 50 ml de álcool de posto para meio litro.

 

esquentei uns 3 min a espiriteira e coloquei a panela, deu uma pequena diminuída, ferveu em 8 min. tempo total da combustão 35 min.

 

depois eu fiz com o ventilador de teto ligado e com o aparador como tu fez Ogum, de Rufos, clipes e com uns pedacinhos de pizza recortados pra oxigenar. hehe. penei um pouco pra ferver, deu uns 18 min e apagou algumas vezes até eu ajeitar direitinho o aparador.

 

ela demora pra esquentar e esfria rápido né? pq depois que ela apaga eu já consigo pegar ela na mão tranquilamente.

 

depois vou testar com alumínio.

 

abraços

 

ela é de aço, né?

 

faz as espiriteiras de latinha de refri, que o desempenho é melhor. esquenta em segundos, e com isso não se desperdiça tanto álcool. álcool desperdiçado é peso carregado à toa.

 

latinha de refri a gente acha fácil, e nelas a gente treina diversos modelos, diversas configurações com diverso desempenhos. dá pra fazer as de fogo forte e rápido, de fogo mais lento pra cozinhar a fogo baixo, e etc.

 

fuça no zen stoves que vc vai char um zilhão de modelos.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caramba, 40 e tantas páginas falando de espiriteiras! :shock:

 

Bom, li tudo... rs...

montei a minha primeira de latinha de cerveja, no estilo da penny stove, e tô tentando montar uma pressurizada no estilo das do Cacius com latinha de desodorante. Com latinha de desodorante eu tb pretendo montar uma simples no estilo das do Ogum e uma mini-ciclone... mas só vou poder testar tudo qdo for pra minha cidade, pq aqui no apartamento q eu moro eu não tenho coragem não!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...