Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

eu tou meio no olhometro...mas tah mais ou menos umas 4 a 6 "conchas" ou fundo de lata pra eespiriteira...eu tava desconfiando que poderia ser a quantidade...mas nem imaginava isto tudo (9 min pra esquentar o café...pra cozinhar miojo então,nem a pau!hehe)

vou tentar colocar mais alcool nelas,pra ver se aumenta o tempo...só mais uma pergunta:a lã de vidro aumenta o tempo da queima do combustível!?

inté mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, colocar lã de vidro no interior ajuda na vaporização controlada do alcool, contudo, percebi que com pouco tempo fica mais difícil de iniciar a queima, requerendo mais álcool para o ''start'' da queima.

 

Prucura nós tópicos aqui, há um tempo fiz um teste comparativo entre duas espiriteiras, uma com a lã de vidro e outra sem.

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu acabei de ver o teste que vc fez...meu...lã de vidro realmente ajuda pra kct!

acredito que a quantidade de alcool tb deva estar influindo na queima rapida da minha espiriteira...tenho colocado em torno de 1/3 do volume do reservatório...pretendo colocar +- 1/2 do reservatório pra ver a queima do bichinho...

eu descobri que a minha espiriteira comprada na loja de ração é ROA,modelo mini,e paguei 6 reais nela...mas estou tendo problemas com o fogo dela...ele simplesmente não sai pelos buracos laterais nem ferrando!só sai se colocar a panela encima do bocal central...mas pra fazer isto tem de se esperar um bo tempo,pois se colocar direto,apaga o fogo (e nos meus testes com ela,somente depois de uns 3-4 minutos é que pude colocar a panela encima dela!)

tou pretendendo fazer uma nova,com reservatório maior (em torno de meia lata de refri),e um bocal de fogareiro de pipoqueiro encima...sei que jah tem um projeto desses,mas pretendo fazer algo mais simples,só o bocal mesmo,e mais nada...nenhum outro sistema...será que vai funcionar?!?!

ah!!!!!!!eu ví um fogareiro feito com lata de tomate,chumaço de algodão e uma tela de aço para fazer o suporte de panela..pensei em adaptar este modelo para ser usado com combustível sólido (desde acendedor usado par fazer churrasco,quanto os usados em acampamento).este combustivel,inclusive,pretendo eu mesmo faze-lo a custo quase 0.pois pretendo gastar somente com a parafina,sendo que a caixa de ovo e o pó de serragem eu consigo na faixa!assim que eu fizer,eu posto aki os resultados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

(a pergunta é meio imbecil, mas alguem explica tres vezes pra essa nêga de alma loira o que é que acontece...)

Fiz outra naquele modelito basico que tem no blog cordada infinita, na hora de testa-la eu percebi que a agua nao ferve NEM POR REZA BRABA... Usei o mesmo esquema da ultima trip (o bom e velho alcool hidratado 92°, o modelo é o mesmo da primeira, o teste foi feito com o mesma lata de nescau como paravento), mas parece que a bicha num queima igual, quase 20 minutos de fogo e a agua só entrava naquele "principio de agua quente" (varias bolhinhas no fundo), mas ferver que é bom, nada... é como se faltasse calor...

Será o alcool mesmo ou eu errei alguma coisa na construção da espiriteira?

 

To arriscando fazer uma chimmey, achei o principio mais fácil e pensei em usar uma daquelas latas de "skolzinha"... em breve fotos das crianças...

alias, em algum lugar alguem falou naquelas formas de aluminio para velas... descobri uma loja aqui perto de casa, na celso garcia e tava a fim de testar essa ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

meu...acho que não é bem o tamanho dos furos,e sim a quantidade deles!

eu jah li algo que falava que os furos tinham de ser pequenos e em grande quantidade,ou grandes e em pequena quantidade,para uma melhor relação queima de combustível e calor da chama!a minha que eu fiz (e que eu relatei aki no post) foi feita com furos feitos por um alfinete de marcar mapa (sei lá o nome daquilo!),e os furos são muito pequenos,mas sai uma labareda enorme!!!!!!!

agora...se até com uma forma de empada se pode ferver agua (pelo que me foi relatado),este caso da espiriteira não sei o que deve estar acontecendo...se foi feito o teste...o alcool era mesmo (pelo menos eu suponho que sim),a altitude do local era a mesma (e isto influi diretamente na pressão interna do gas e na ebulição da agua...dependendo da altitute,a agua pode ferver a 62°C),então pode até ser problema de furos mesmo,mas não dos pequenos...deve ser muitos furos grandes,que diminui o tamanho da chama!ou a panela pode estar sendo colocada na zona errada da chama,o que acarretaria menos calor para a panela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

(obrigada Cacius, mas pelo visto achamos uma idiota hahaha )

Fiz vinte e cinco furos (acabei de contar) na espiriteira com agulha de custura média (os furos devem ter pouco menos de 0,5mm) distantes cerca de 0,5cm. Na outra eu fiz os furos com um prego fininho - alias, tem menos furos, deve ter uns 20.

 

Fiquei com medinho do alcool de posto porque eu tenho uma tendencia atrapalhada e já mandei uma tentativa de espiriteira de topo fechado pelos ares... o alcool nao era do mesmo levado nas outras trips, mas é do que eu sempre compro... possivelmente temos um alcool "cristão" rs Daqui a pouco eu ponho a culpa na agua...rs

 

vou fazer mais uns testes e vou relatando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

furos maiores e em maior quantidade=menos poder calórico!

pessoal...estive olhando as trail que vcs postaram no tópico,e surgiu a questão de,se chover,ela não funciona...pois bem...o modelo que pretando fazer agora utiliza combustivel sólido,a base de parafina e serragem (ou parafina e bolas de algodão).acredito que possa substituir bem a lenha,funciona em caso de chuva (tempestade nem a pau...mas dai qual que funciona?!?!),tem um bom poder calórico...enfim...irei fazer assim que eu comprar parafina!hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...