Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Postado
  • Membros

Comprei uma Espiriteira simples da marca ROA e esta esta me saindo melhor que a encomenda. É simples e não tem erro. Coloca o Alcool, acende, e pronto. Faço feijão, Macarrão. Não tenho do que reclamar.

É compacta e quase não pesa nada.

É ótima para quem está começando...[:D]

Editado por Visitante

• Respostas 844
  • Visualizações 298k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• oi Raquel blz. tambem comprei uma espiriteira ROA muito boa e o alcool de carro tem o poder calorifico muito bom.custou 9,90 é encontrada nas lojas que vendem artigos para pesca..ok abraços

• helo,   em http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=10042 o crissauro explica como fazer uma espiriteira (ele chama de fogareiro) com uma lata de leite e duas de molho de tomate. detalhe, const

• Fernando Paolini
    Fernando Paolini

Ola amigos do mochileiros.com É a primeira vez que posto por aqui Gosto de acampar de moto por ai e segue a dica de uma ótima espiriteira de álcool muito leve, durável e de graça... Feita com du

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Essas espiriteiras são super fáceis de se fazer. Fiz várias pra levar pro Pico da Bandeira, e foi show. Sopão no almoço e no jantar, acompanhado de feijoada em lata, tudo pelando a guela....kkkkkkkkkk....e na hora do lanche, aquele achocolatado bem quentinho....

vlw...

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Até então eu não conhecia essa maravilha..

Sou novo na arte da fabricação artesanal de espiriteiras estou lendo os posts de do ínicio(to na pag. 25)

Ja to quase um profissional(na teoria)

Quando tiver meus primeiros progressos posto aqui

Só estou com uma duvida sobre a fixação.

Qual cola resiste bem a temperatura se risco de incendiar?

E talvez avançando um pouco mais do que devo ja que não fiz nenhuma ainda. Tem como fazer algo que regule a saida do fogo?

Talvez limitando a entrada de oxigênio para que se tenha uma quantidade regulavel de calor. Alguem ja tentou?

Postado
  • Membros

Não precisa usar cola. As latas são encaixadas e ficam firme.

Também não vejo vantagem em tentar regular o fogo, já que a intenção é o máximo de calor o mais rápido possível (quanto mais rápido esquentar o rango, melhor...rsrs)....

Postado
  • Membros

O meu medo é ela criar pressão interna e se abrir

ai coloco fogo em tudo.

pensei até um colocar uma valvula tipo aquelas de panela de pressão

me preocupo com a questão da segurança

Trabalho em uma indutria quimica

Aqui consigo uns bons materiais pra fabricação

Fiz uma hoje com uma lata de aerosol, ficou muito boa mas a minha vedação ta deixando muita pressão escapar

voou tentar denovo, tazvez tire umas fotos ai posto pra ver se podem me ajudar

vlw

Postado
  • Membros

Só estou com uma duvida sobre a fixação.

Qual cola resiste bem a temperatura se risco de incendiar?

E talvez avançando um pouco mais do que devo ja que não fiz nenhuma ainda. Tem como fazer algo que regule a saida do fogo?

Talvez limitando a entrada de oxigênio para que se tenha uma quantidade regulavel de calor. Alguem ja tentou?

Não há necessidade de cola, mesmo porque elas vão queimar. Mesmo colas que resistem à alta temperatura queimam com chama direta.

Sobre regular a entrada de ar, a espiriteira teria que ser completamente vedada, o que é realmente difícil. E aí vc teria problema de perda calórica pela ineficiência da queima, sem correspondente economia de combustível e não sei até que ponto é eficiente enquanto controle de temperatura.

Também não vejo vantagem em tentar regular o fogo, já que a intenção é o máximo de calor o mais rápido possível (quanto mais rápido esquentar o rango, melhor...rsrs)....

Cara, acho que não é bem por aí.

Controle de temperatura pode parecer bobagem se vc quer esquentar água pra café ou para fazer miojo. Eu detesto miojo, prefiro cozinhar. Daí que fazer um risoto numa espiriteira sem queimar é meio que um desafio... se tivesse controle de temperatura, seria realmente muito bom.

Postado
  • Membros

Experimenta algum silicone de alta temperatura que é baratinho se quiser aumentar o controle da saída do gás:

SILICONE%20ALTA%20TEMPERATURA.jpg

- Vedação em sistemas de aquecimento

- Resiste a temperatura continua de 316ºC e intermitente até 343ºC

- Oferece alta resistência a óleos, solventes e gases

Postado
  • Membros

300 graus pra chama direta? Cara, chama direta dá mais que isso...

Postado
  • Membros

Concordo que seria um problema se o contato do silicone fosse direto com a chama, mas é para vedar apenas a junção lateral da espiriteira. Honestamente nunca medi para saber a temperatura que a lata chega (o que seria interessante). Até o momento, os meus fogareiros não apresentaram nenhum problema em relação a isto, e melhoraram muito o desempenho.

Postado
  • Membros

Boa noite pessoal, enfim terminei de ler as 54 paginas desse topico para evitar perguntas repetidas...rsrsrsrs

Fiz três espiriteiras de latinha (no meu caso suco), uma com o modelo de um video na net e outro pelo modelo do Cacius.

A 1ª foi seguindo o modelo da net. Um fiasco. Fiz os furos largos demais e nao funcionou de geito nenhum.

a 2º, seguindo o mesmo video so que dessa vez com fuirinhos. Nesse video ele diz pra por la de vidro, como nao tinha em casa improvisei com algodao mesmo. Dessa vez funcionou, mas ainda estava meio frustrada, pois quando eu acendia (pelo centro onde se poe o alcool) o fogo ficava so ali e nao espalhava pelos furinhos. Ela so funcionou mesmo quando eu sem querer derrubei um pouco de alcool em volta e quando acendi esquentou bastante e ai pegou fogo pelos furinhos :D

Com a frustração no auge fiz a 3ª, seguindo o modelo do Caius e com furinhos ainda menores (estava achando que nao estava acertando nisso). Essa funcionou como a 2ª. Ja estressada resolvi terminar de ler o topico pra ver se encontrava o erro. Depois de muitas paginas desobri que tava fazendo certo ao por alcool em volta para acender a bendita.

Minha duvida e se é realmente assim mesmo que se faz? Porque me parece um tanto perigoso ter que queimar em volta pra surtir efeito. Vou tentar fazer o protetor/suporte com lata de nescau, nesse caso espalhar o alcool em volta ja parece mais seguro.

Outra coisa que estou na duvida e saber a diferença da espiriteira com a porca e aquela somente com os furinhos? Qual dos modelos consome menos alcool e dura por mais tempo?

Fiz testes com todas e me parece que a que eu pus o algodão dentro perdura mais que a vazia (modelo do Cacius). Com algodão e 50ml durou cerca de 16mim (nao tive problema ao reacender com o algodão) e a vazia com 100ml durou cerca de 25mim.

Vou testar mais assim q comprar mais alcool....que de tanto teste 350ml ja se foram...rsrsrsrs

Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.