Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão América do Sul - Chile, Peru e Bolívia (24 dias) Agosto/14

Postado
  • Membros

História e Preparativos

Então pessoal, como na organização dessa viagem li muitos relatos, peguei muitas dicas por aqui que ajudaram demais no roteiro, e me diverti horrores lendo as histórias do pessoal, nada mais justo do que deixar meu relato aqui também. É provável que surjam outros relatos parecidos com o meu, e vocês logo vão entender porque...rs

A ideia de fazer um mochilão por alguns países da América do Sul surgiu em janeiro desse ano, eu e uma amiga conversamos sobre isso e decidimos que seria entre agosto ou setembro, quando as duas conseguissem tirar férias juntas.

No final de junho conseguimos marcar as férias, compramos a passagem de ida (Rio de Janeiro x Campo Grande), e aí começou a contagem regressiva: tínhamos 40 dias pra fechar o roteiro, definir os gastos e embarcar.

O Roteiro

O roteiro definido foi esse abaixo, que acabou não sendo o realizado ::mmm: , mais detalhes depois.

02/08 - Rio x Campo Grande x Divisa BR/BO (Avião e Ônibus)

03/08 - P. Quijarro x Santa Cruz (Via "Trem da Morte")

04/08 - Santa Cruz x La Paz

05/08 - La Paz

06/08 - La Paz

07/08 - Copacabana

08/08 - Isla del Sol

09/08 - Cusco

10/08 - Águas Calientes

11/08 - Machu Picchu

12/08 - Cusco

13/08 - Arequipa

14/08 - Arequipa

15/08 - Tacna x Arica x San Pedro do Atacama

16/08 - San Pedro do Atacama

17/08 - Salar de Uyuni

18/08 - Salar de Uyuni

19/08 - Uyuni

20/08 - Potosi

21/08 - Sucre

22/08 - Sucre

23/08 - Santa Cruz

24/08 - P. Quijarro

25/08 - Volta ao Brasil ( =P)

Gastos

Fizemos uma planilha de gastos, mas como tivemos muitas alterações não vou colocar aqui. Nosso gasto ficou estimado em USD 1000, que foi levado todo em espécie na doleira. No fim ultrapassei muito pouco esse limite, gastei entre 100 a 150 dólares a mais. Vou detalhando os gastos principais em cada dia do relato, pra ir ajudando quem está se planejando ;)

Seguro de Viagem Assist Med: R$ 75,71

Preparativos

Levei uma mochila de Deuter de 60L, uma mochila de ataque, comprei segunda pele térmica, fleece e jaqueta impermeável da Quechua (Ah, a bota também, uma Novadry Forclaz 100).

Levei um saco de dormir da Nautika Antartik, próprio pra temperaturas negativas, mas como não fiz nem Inka Trail, nem Salkantay, acabei não usando, só fez volume e peso na mochila.

Mochila.jpeg.051ec05bd4c560b7bf6786d469777b10.jpeg

Editado por Visitante

• Respostas 71
  • Visualizações 20.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Muito bom, pretendo fazer essa TRIP em Janeiro, gostando muito dos relatos aqui do site, o seu esta ótimo, aguardando o restante. ::otemo::

Postado
  • Membros

Oi, aguardo mais informações. Muito ansiosa rs Tá demais. ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Como nosso ônibus saía 6:30, combinamos 5:45 na recepção do hostel pra fechar a conta e ir pra rodoviária. De manhã alguém bateu na porta do nosso quarto, perguntando se já estávamos prontas, e avisando que já eram quase 6 da manhã ::ahhhh:: . Estava frio e foi uma correria pra arrumar tudo, no percurso ainda achamos um celular perdido no quarto. 6 e pouquinho estávamos na recepção e percebemos que ainda faltava muito gente, decidimos ir andando pra rodoviária pra segurar o ônibus enquanto o resto do pessoal terminava de se arrumar. Pouco a pouco as pessoas iam chegando, mas nada de chegar todo mundo, faltavam 2 e alguém disse que ele estava procurando o celular (que estava com a gente), volta alguém correndo pra avisar que tínhamos achado o celular, a mulher da cia de ônibus já estava ficando nervosa lá, já eram 6:30 ::putz:: . No fim ela falou "vocês vão ter que pegar o ônibus lá fora", quando estávamos saindo do terminal os meninos chegaram, ela levou a gente pra uma ruazinha estranha atrás do terminal (tava escuro ainda), pegamos o ônibus ali atrás, sem pagar a taxa de uso do terminal ::mmm:

598dbc5b1bc9d_nibusPotosi.JPG.dc14a3dffda27de165999809f8dd53ba.JPG

A viagem até Potosí não é muito longa, mas dormi o trajeto inteiro (como em quase qualquer trajeto de ônibus, vocês vão perceber). Chegando lá deixamos nossas mochilas no guichê da empresa de ônibus (prepare-se pras cholas gritando passagens pra Uyuni o tempo todo... "Uyuni a las 11" é o que mais se ouve aos berros nesse terminal, chega a ser irritante). Houve certa desconfiança em deixar as mochilas lá, mas no fim nossa passagem já estava comprada com eles, resolvemos arriscar e largar tudo ali mesmo. ::mmm:

Pegamos um ônibus e fomos pra Plaza 10 de Noviembre (acho que era esse o nome, é a praça principal de cidade) atrás de agências pra fazer o passeio das Minas de Cerro Rico. Paramos na Silver Tours, fica na calle Quijarro, bem próxima a praça e fechamos com ela por 10 dólares por pessoa. Acabamos fechando lá o tour do Salar também, como chegaríamos em Uyuni de madrugada e queríamos sair pro Salar já no dia seguinte, fechamos tudo com ela. O hostel praquela noite em Uyuni + Tour de 3 dias no Salar + Transfer pro Atacama saiu a 124 dólares por pessoa.

Depois fomos almoçar rapidinho, pois 14h tínhamos que estar na agência pra fazer o passeio das Minas. Na mesma rua da agência (coisa de uma quadra depois) achamos um restaurante muito bom, o Santa Clara, um pouco caro pros padrões bolivianos, mas a comida era realmente muito boa!Paguei cerca de 60 bol pelo almoço. Voltamos pra agência, encontramos a outra menina que ia com a gente, entramos na van e fomos rumo a primeira parada, que era o local onde íamos trocar de roupa, eles entregam uma calça, uma jaqueta, as botas e o capacete com iluminação. O lugar onde fomos trocar de roupa tem um cheiro bem ruim, é muito abafado, e as roupas tem quilos de poeira, parece que nunca foram lavadas! ::xiu:: Paciência, colocamos por cima das nossas e fomos pra segunda parada, um local onde o guia explica sobre os costumes do mineiros e onde você compra os presentes pra eles. Tem várias opções, entre refrigerante, folha de coca, um tipo de alcool que eles bebem. Compramos os presentes e entramos na van em direção as minas. O trajeto não é longo, quando vamos chegando perto já dá pra ter uma idéia de como é o lugar, algumas crianças pela rua, acho que a maior parte dos mineiros mora ali por perto mesmo. No dia que fomos era feriado, estava bem vazio, mas mesmo assim tinha gente trabalhando. Não é o tipo de tour que todo mundo gosta de fazer, as minas são um pouco apertadas, pode ser um pouco claustrofóbico (acho que ficamos quase 2 horas lá dentro), e é uma realidade bem triste. Eu tinha muita vontade de conhecer, não me arrependo de ter ido.

DSCN1326.JPG.2ec51869c90b7461b74995867962118d.JPG

Minas.JPG.9ed27c2da262a5a57df6df3a6ed89023.JPG

598dbc5bcf7c4_DentroMina.JPG.1281e0de36c9991dcf2bc0a7b303756a.JPG

Na volta do tour paramos no mercado central pra comprarmos algumas coisas pra comer. Não ia dar tempo de jantar, porque tínhamos que pegar o ônibus pra Uyuni às 20:30, então só fizemos as compras de sancks e água pra levar pro Salar, incluindo algumas bebidas alcoolicas que estavam com o preço realmente muito bom ::hahaha::. Pegamos um taxi e voltamos pro terminal de buses, pegar nossas mochilas pra embarcar.

Quando chegamos na plataforma uma surpresa: o ônibus era muito trash ::lol4:: . Foi o ônibus mais trash do mochilão inteiro, e foi apelidado carinhosamente de "Priscila, a rainha do deserto". O pará-brisa estava colado com fita adesiva, o bagageiro era em cima do ônibus (e o medo de começar a chover e molhar tudo? Eles colocaram uma lona por cima, mas duvido que protegesse em caso de chuva forte), o ônibus tinha um cheiro ruim, era apertado.

Priscila.JPG.5f2d18dfadda4314e18c925fed2c9b09.JPG

O trajeto durou cerca de 4 ou 5 horas, praticamente não consegui dormir, cada hora ficava mais frio e era realmente muito desconfortável. Chegamos em Uyuni 1 da manhã, assim que descemos do ônibus senti frio de verdade pela primeira vez, o vento estava congelando. Mesmo chegando essa hora tinha gente nos oferecendo hospedagem e tour para o Salar. Não sei como alguém conseguiria fechar alguma coisa aquela hora, naquele frio. Como nosso hostel (La Cabana) já estava reservado, pegamos a mochila e fomos tentar encontrar. Não era longe, quase 3 quadras, mas a caminhada foi tensa, todo mundo cansado, carregando peso e sentindo muito frio. Quando chegamos lá a felicidade, o local estava bem quentinho. Todo mundo louco pra tomar banho, mas água 'caliente' só no dia seguinte de 8 às 10 (eles usam botijões de gás pra aquecer a água e tem essas restrições). O wifi era pago a parte, 10 bol por pessoa. Fomos dormir porque no dia seguinte o carro da agência passaria cedo pra começar o tour.

Termometro.jpeg.a6dd3be32dd17e3ae6984547a3f44f46.jpeg

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Acompanhando praticamente ao vivo :lol: ... querendo muito ler o restante sei que deve estar dando trabalho, mais estamos no aguardo do relato! esta perfeito... ::otemo::

Postado
  • Membros

Eu também estou acompanhando quase que de hora em hora pra ver se ja atualizou. Com certeza deve estar dando muito trabalho pra fazer. Mas não pare, pois esta emocionante e vai ser de grande ajuda. Estou programando +- este roteiro para final de dezembro de 2014 a janeiro de 2015 e esta sendo de grande ajuda o seu roteiro. Parabéns e obrigado.

Postado
  • Autor
  • Membros
Acompanhando praticamente ao vivo :lol: ... querendo muito ler o restante sei que deve estar dando trabalho, mais estamos no aguardo do relato! esta perfeito... ::otemo::

Eu também estou acompanhando quase que de hora em hora pra ver se ja atualizou. Com certeza deve estar dando muito trabalho pra fazer. Mas não pare, pois esta emocionante e vai ser de grande ajuda. Estou programando +- este roteiro para final de dezembro de 2014 a janeiro de 2015 e esta sendo de grande ajuda o seu roteiro. Parabéns e obrigado.

Ricardo e Clovis, estou tentando escrever logo enquanto lembro dos detalhes, porque daqui a pouco começo a esquecer! ::lol4::

Que bom que estão gostando, até o fim do dia vou ver se consigo colocar mais um dia ::otemo::

Postado
  • Membros

Muito bom! Irei 21 de dezembro e volto 31 de janeiro, pretendo percorrer Santa Cruz-Potosi-Uyuni-San Pedro-Arequipa-ICA-Cuzco-Machu Pichu-Copacabana-La Paz-Jujuy-Buenos Aires. Anotando as dicas suas... ::otemo::

Postado
  • Membros

Opa, muito bacana e detalhado o relato.

Como sugestão pra quem for fazer o Salar, talvez pela quantidade de oferta valha a pena acordar cedo, tipo umas 8 da manhã do próximo dia da chegada em Uyuni, pra fechar os tours. Como os 4x4 saem a partir das 10, duas horas seria tempo suficiente pra pesquisar e fechar o pacote pelo deserto de sal.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.