Ir para conteúdo

Usar ou não o serviço de um Guia de Turismo. Opine


Posts Recomendados

  • Respostas 94
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

... me parece que o cara que foi preso no Maranhão não tem nada a ver com guia turístico no sentido que estamos discutindo aqui. Ele era artesão e vivia perambulando de cidade em cidade vendendo artesanato e se virando sei lá como. Mas guia de turismo ele não era.

As garotas que cairam na lábia dele estavam viajando sozinhas e acharam que era tranquilo dar um rolê com o cara e ai se derem mal. Ele não era um guia, nem se apresentou com tal, não era conhecido da pousada, nem tinha outras referencias, era apenas um cara da rua que convidou as garotas pra dar uma volta. Daí a ser guia há uma diferença, concordam ?

Não diria que era ingenuidade puramente; quem viaja sozinho conhece e se relaciona com estranhos com mais naturalidade. As garotas deram azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Ever

 

... bom, acho que foi ingenuidade da sua parte querer tirar informações de alguém que está neste ramo a trabalho e certamente não está vendendo o peixe de graça...

 

quote:Em varios momentos eu falei q tinha experiencia em trilhar por lugares inospitos e q ela nao precisaria se preocupar em fornecer as dicas. id="quote">
id="quote">

... então por escreveu pra ela ... ??

essa eu não entendi ... :-)

 

 

 


id="quote">
id="quote">

 

 

 

E aí pessoal.

Ingenuidade eu acho q não foi, porque a referida guia de turismo disse q nao faria a trilha tao logo e pelo q eu fiquei sabendo através de outras pessoas a mesma nao faria nunca mais.

 

Entao creio q se a mesma nao fosse realizar a trilha nunca mais, nao custava a ela passar as indicacoes de onde iniciar a trilha.

 

Sim, eu tenho experiencia em trilhas, mas de que adianta vc ter a experiencia se vc nao sabe onde ela se inicia. Acredita q isso de nada serve.

 

 

É notório p/ alguns aqui q já usaram serviços de guia de turismo, q muitos nao passam maiores infos imaginando q posteriormente ele pode ser responsabilizado por qqer acidente na trilha.

 

 

Qto a se pedir infos sobre trilha p/ guia de turismo, mesmo qdo esse guia nao faz a referida trilha e o mesmo conhece-a bem, acredito q não repassar infos sobre a referida trilha é agir mal intencionado.

 

Pô, se vc nao guia ninguém por uma trilha e a conhece bem, entao porque nao repassar infos p/ outras pessoas.

 

Exemplo: A uns 8 anos atras procurei infos sobre a Serra Fina (muito antes dela virar moda entre os trekers) com uns guias de uma agencia de uma cidade de SP. Enviei varios e-mails p/ os guias q tinham feito essa travessia e publicado em uma revista.

 

Mas estou esperando até hoje a resposta.

 

Nao me importei. Peguei dicas c/ outras pessoas e fui lá e fiz sozinho.

 

 

Eu acho sacanagem e uma falta de respeito p/ com o profissional (guia de turismo) vc pedir infos sobre uma certa trilha, algum pico ou montanha, mesmo sabendo q esse profissional reune grupos p/ fazer e guiar na referida trilha, pico ou montanha. Isso eu considero injusto por parte de quem pergunta.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Augusto , concordo com vc ...

Para mim foi ao contrário , conheço muitas trilhas , (maioria off) e acabei levando um pessoal , em dias diferentes a M. Verde , S. FCo Xavier , C. do Jordão e região Sul de Minas , sempre por caminhos alternativos (off-road) ... , não é que recebi um folder pelo e.mail de uma das trilhas com o pessoal levando quem tem 4x4 pra usar os ditos cujos , mas cobrando uma graninha legal dos camaradas , heheh ... eles usaram o gps pra me acompanhar , isso já faz uns 4 anos , e hj esses caras estão com um baita negócio de turismo alternativo ...

Já passei muita info para o pessoal que vende 4x4 a respeito de trilha tbm , eles me convidam , mas não é minha praia ...

Curto mais o informal , ninguém paga , mas tbm se xaropear a gente sabe o que fazer , fod@ é ouvir - to pagando ... como já vi numa dessas que fui a convite ...

 

Acho que se o guia não vai levar ninguém pra trilha ele pode passar infos , concordo até que ele possa cobrar pelas infos , mas não , deixar de passar ...

 

[]s e boas trilhas a vcs ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Eduvelo.

 

Isso q fizeram com vc é picaretagem, viu.

 

Faturar em cima do conhecimento dos outros é uma puta sacanagem.

 

Se for p/ refazer a trilha off-road sem problemas. Eu sou adpeto q se vc tem conhecimento de uma trilha, repasse p/ o maior numero de pessoas possiveis.

 

Na minha opiniao, tem de ser assim.

 

Mas faturar em cima, nao concordo.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto , fiquei um pouco chateado na epoca , eles poderiam ter ao menos avisado , mas só de não ver mais a cara deles já ta bom , afinal eles não fazem parte do que eu estimo nos amigos , que é a confiança e o companheirismo ...

Vou dizer até que serviu como lição , acabo escolhendo um pouco mais quem vai me acompanhar e tenho muitos amigos para compartilhar as hrs de lazer sem ter que apelar pra $$$ ... e isso não tem preço .

Todas as trilhas que sei passo adiante , algumas sei que não adianta pq são tão complicadas que o mato acaba fechando e só quem conhece mesmo pra fazer ...

Por falar nisso passei umas dicas de Gonçalves a Campos do Jordão no tópico de Gonçalves , se for a C. do Jordão de carro procure o lago que fica dentro de um condominio , é o lago na maior altitude do Brasil . Tem restaurante e uma mini feira um pouco mais adiante de onde se ve as 7 cidades do Vale se o tempo deixar ...

 

[]s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vejam esse prospecto de agência de turismo que recebi:

 

Saída: 14/05 às 7:00hs

Chegada: 14/05 21:30hs

Oferecemos : transporte, café da manhã, guia acompanhante , guia local, material didático e as taxas das cachoeiras.

O que usar: roupas leves (calça e camisa comprida para quem tem alergia a inseto) , boné, protetor solar, calçado apropriado para trekking ou tênis.

O que levar: roupa de banho, protetor solar, água, repelente, toalha, alimentos não perecíveis (levar em quantidade suficiente para o dia todo, não haverá paradas para comprá-los).

Custo: R$ 45,00 ou 2x de R$25,00 Opcional Rapel R$25,00 (desconto de 10% para grupos acima de 25 pessoas).

 

A observação "NÃO HAVERÁ PARADAS PARA COMPRÁ-LOS" é que me faz pensar se vale ou não a pena comprar pacotes turísticos. Penso que ás vezes, se compra um grande aborrecimento, e nesse caso, um bom passeio com a familia ou os amigos é mais compensador.

Odiliofap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que nunca vale a pena comprar "pacotes turísticos" p/ trilhas e expedições. Quebra todo o encanto da coisa, não é honesto consigo mesmo (pelo menos p/ mim, soa como uma espécie de trapaça).

Porém, existem pessoas que não se sentem auto-confiantes o suficiente p/ enfrentarem sozinhas as trilhas do mundo selvagem ou semi-selvagem, pelo menos p/ vencer os ancestrais receios iniciais; precisam de um impulso, precisam de sentir o gostinho da coisa, precisam primeiro superar seus medos p/ depois se especializar e proclamarem sua independência. Por isso, acho que as "agências de ecoturismo" e os "pacotes turísticos", em tese, cumprem uma função social válida (desde que as pessoas, depois, abandonem a dependência de tais serviços).

Pessoalmente, estou acostumado a fazer a lição de casa. Jamais contratei "guias", muito menos "pacotes" ou "agências". Se pretendo explorar um lugar novo e desconhecido, leio muito sobre o mesmo e faço um levantamento topográfico tão minucioso, semanas antes, em casa, que qdo. estou lá é como se já o conhecesse (pelo menos teoricamente, no papel); tenho experiência no uso de bússola p/ navegação; além disso, vou colecionando vários relatos e roteiros sobre a trilha a ser percorrida. Troco idéia aqui no "mochileiros.com". Assino a Revista Aventura Já (e sou amigo do Sérgio Beck), que demonstra como se virar sozinho em várias trilhas, sem depender de ninguém (muito menos de "guias"); e todo esse planejamento é muito mais prazeroso, p/ mim, do que desembolsar dinheiro e ser "levado" pelos outros, num programa que não tem nada a ver comigo (e nem poderia); p/ mim, o importante é descobrir tudo sozinho, do princípio ao fim, e entregue apenas à minha própria competência.

O que revolta profundamente são as tentativas infames de se criar em certos locais espécies de "re$erva$ de mercado" p/ "agências" e "guias" (seja de que tipo forem: ecológicos, turísticos, monitores ambientais, etc.), obrigando e coagindo as pessoas a contratá-los (sob pena de arbitrária proibição de acesso ao local). Esse comportamento odioso é simplesmente ridículo e deve ser repudiado e combatido pelos que tem o verdadeiro espírito de aventura.

Quem quer, contrate. Quem não quer, vá com Deus. Coagir os outros a contratar, seja qual for o argumento alegado, é desonesto, é indigno, é logro, é trapaça... é muito feio.id="Verdana">id="size2">id="navy">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...