Ir para conteúdo

Usar ou não o serviço de um Guia de Turismo. Opine


Posts Recomendados

  • Respostas 94
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Augusto, guia turístico é o livro, vc quis dizer Guia de Turismo.

 

Como o Adriano disse , guia de turismo é uma profissão. Sou guia de ecoturismo registrada pela Embratur, apesar de não estar atuando no momento. Tenho que descordar do Zocuni, porque o fato de sermos adultos, não significa que sabemos tudo. Eu não tenho problemas em dividir experiências e mostrar caminhos para os amigos, um dos motivos para estar no forum, mas é claro, que se uma pessoa liga pro meu trabalho e fala que não quer o meu serviço, mas que gostaria de saber como fazer para chegar...eu ia achar uma cara de pau! Seria a mesma coisa que ligar para uma empresa de consultoria e querer as informações sem pagar.

 

Voce pode se perder numa trilha? Lógico que pode

Voce pode se machucar e precisar de primeiros socorros? Com certeza! Nesse caso, não falo apenas de pequenos cortes, mas também de paradas respiratórias(muito comum), fraturas, picadas de cobras, hipotermia, e por aí vai

Pode acontecer de alguém do grupo, não aguentar mais e precisar voltar? Isso acontece toda hora, além do guia, existe um auxiliar para esses casos

Pessoas podem ter um interesse cultural ou cientifico? Claro! Já guiei grupos de pesquisadores de bromélias e observadores de passaros, como esses, existem outros.

Existem guias chatos? Um monte!

 

Então é simples: Quem acha que não precisa de um, é só não contratar. O guia não espera vc entra na trilha pra pegar no seu pé, hahahah.

 

Alguem falou que guia não é necessário, basta usar o GPS. Tanto uma simples bússula, como um GPS, é preciso primeiro saber usar, né? E nem sempre o uso é eficaz. O GPS funciona via satélite, isso significa que existem interferências e nem sempre a informação chega correta, até isso vc precisa saber e no caso da bússula, o norte dela, é diferente do norte magnético, ou seja, sem o calculo devido, vc pode seguir o caminho errado.

 

Não estou falando com isso, que uma trilha tem que ser feita com guia. Mas antes de pensar que não precisa do serviço de um, pense se vc relamente sabe o que esta fazendo, pra onde esta indo, por mais chato que seja. Já vi muito cara, que se achava o melhor, ter que ser resgatado, por estar perdido ou preso na corda do maldito rappel!

 

O importante é, no caso de precisar de um guia, saber procurar, porque tem muito picareta sim, muito chato sim, muitos que não sabem nada e nem conhecem a trilha direito, mas também tem muita gente legal fazendo um trabalho sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Silvadeia:

Tenho formação em Educação Física embora não exerça atualmente a profissão. Tenho certeza que como tem gente que pensa que não precisa de um guia de turismo, tem gente que pensa que pode treinar por conta própria, reformar a casa por conta própria, consertar o carro por conta própria e acaba quebrando a cara.

Fui ao Macuco Safari ( Foz de Iguaçu ) e fui atendido por uma guia altamente simpática e competente ( se não me engano, o nome dela é Indianara ). Foi òtimo o trabalho dela e de todo o pessoal do Macuco.

Penso no entanto, que os guias devem ser adequados para cada grupo. Tem guia bom para trabalhar com terceira diade, outros bons para adolescentes, etc... A escolha de um guia adequado é fundamental para não decepcionar o grupo.

Odiliofap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que o Guia Turístico é um profissional, e existem locais, onde a utilização deste tipo de profissional é indispensável, como exemplo as já citadas cavernas do PETAR. Porém, não é um negócio que qualquer pessoa que pura e simplesmente conheça algum lugar deve fazer simplesmente pra livrar uma merreca. O cara deve ter conhecimento do lugar, deve saber falar, conhecimentos básicos de ecologia, biologia, botânica, deve conhecer primeiros socorros, e etc. Este tipo de profissional é muito recomendado pra alguns lugares e pra alguns grupos. Nem todo mundo sai pra uma trilha acessando o mochileiros.com e buscando todas as informações necessárias. Em Machu Picchu, no começo do ano, tivemos um guia na cidade por duas horas... Meu, o cara era formado, deu uma impressionante aula de história, sociologia, política, religião e tudo o mais, fiquei impressionado e acho que a visita foi muito valorizada com aquela presença...

 

Abs

 

Tato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

No meu entender "Guia de Turismo" ou "Guia Turístico" são a mesma coisa e pode ser um livro ou uma pessoa. Será que não é assim ??? :-)

 

Em uma das vezes que fui a Machu Pichu eu acompanhei um guia durante parte do passeio mas achei que muita coisa do que ele falava era mais suposição do que fato histórico; achei válido saber para que servia algumas instalações, coisa que não saberia sem um guia, também alguns pude ver alguns detalhes que passariam desapercebido se não tivesse um guia. Mas sinceramente muita coisa que ele falava pra mim era enrolação.

 

A visita sem o guia também foi legal, pois fiquei livre para andar por onde queria sem ter de ficar seguindo um grupo como criança numa excursão de colégio.

Como já foi dito antes, tem os dois lados da estória ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ever,

 

Como ela explicou é a forma correta.

 

G. turistico= Livro, manual...

G. de turismo= Pessoas, pessoa....

 

Eu quando estive no carnaval do ano passado em Milho verde contratei um que era uma figura, nos divertia e ainda nos levou pra conhecer uma catalogação de pinturas rupestres que ele, sem nenhuma ajuda estava fazendo. Achei muito legal.

 

Em todo caso, é bem melhor sentir-se seguro com um guia.

 

Rog.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu já tive a sorte de conhecer guias maravilhosos e um dos que melhor me recordo é um senhor simpatícissimo que mostrou a mim e mais umas 14 pessoas a maravilhosa Pompéia. Lá o guia é opcional, paga quem quer, vc recebe o mapinha e se vira na boa. Mas eu preferi ter uma guia justamente pra saber mais da história do lugar, saber de detalhes que certamente me escapariam aos olhos. E foi absolutamente sensacional. Recebemos um banho de história que jamais me esquecerei, eu e todos os demais. Valeu cada centavo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by RosanaSpider

 

Me sentindo segura, não estando sozinha, sabendo exatamente por onde começar e aonde terminar iria sem guia sim. Se pintasse medo ou temesse pela minha vida iria com guia sem maiores problemas. Não sou radical.

E convenhamos rapazes, pra vcs é sempre mais fácil estar em algum lugar sem nenhum auxílio, pra mulheres nem sempre.


id="quote">
id="quote">

 

Rosana olha o machismo hemmmmmmmmmmmm!!!!!!!?????????

pra citar duas mulheres: Uma inglesa de 28 anos acaba de bater o recorde mundial de volta ao mundo mais rapida a vela, SOZINHA, várias mulheres escalam grandes montanhas - SOZINHAS, incluisve everest e o K2...

 

Galera, machismo no!!!!!!!...em Rosana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...