Ir para conteúdo

Usar ou não o serviço de um Guia de Turismo. Opine


Posts Recomendados

  • Respostas 94
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

"O que revolta profundamente são as tentativas infames de se criar em certos locais espécies de "re$erva$ de mercado" p/ "agências" e "guias" (seja de que tipo forem: ecológicos, turísticos, monitores ambientais, etc.), obrigando e coagindo as pessoas a contratá-los (sob pena de arbitrária proibição de acesso ao local). Esse comportamento odioso é simplesmente ridículo e deve ser repudiado e combatido pelos que tem o verdadeiro espírito de aventura.

Quem quer, contrate. Quem não quer, vá com Deus. Coagir os outros a contratar, seja qual for o argumento alegado, é desonesto, é indigno, é logro, é trapaça... é muito feio."

 

Concordo com vc Erasmo! Acho que as pessoas são livres pra escolher o que é melhor para elas. Esse tipo de comportamento, pra mim, que sou guia, é pessimo, porque isso arranha a imagem, não só dos que fazem isso, mas de uma classe inteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bobito pra mim é quem paga sem saber quanto, nem pra quem e nem o porquê. Simplesmente paga, não questiona, não contesta.

Se a pessoa prefere o serviço de um guia porque se sente mais segura, ou seja qual for a sua razão, o dinheiro é dela. E se ela prefere viajar com pacote porque simplesmente não "sabe" viajar sozinha, porque ficar discutindo?

O importante é pagar "sabendo" o quanto pagou, e sair satisfeito com o que lhe foi oferecido. Gostou, ponto final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alto Paraiso de Goiás é um local onde o turista tem a opção de escolher se deseja visitar o parque com guia ou se deseja visitar atrações fora do parque com guia opcional.

Campos do Jordão é um local onde se pode ir com uma excursão ou por conta própria. Claro que tem os "pacotes" de agências que lotam as pousadas, mas tem tb a opção da Assefaz que tem excelentes acomodações. Cada um escolhe a melhor opção, mas em Bonito, a estrutura "de exploração do turista", de um modo geral faz o turista de "bobito" e tira dele tudo que pode. Por isso, Bonito me parece uma atração universal !!

Odiliofap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí pessoal.

 

Vou relatar uma situaçao pela qual passei e acredito q é quase um padrão entre alguns guias.

 

A alguns meses atrás fui a Monte Verde/MG. Nao conhecia muita coisa por lá (tinha ido a mais de 5 anos lá).

Fui e com minha namorada e nossa pretensão era fazer a travessia de um extremo ao outro dos picos do alto da Serra.

 

No centro da cidade, paramos em uma bomboniere p/ comprar chocolate (aqueles artesanais) e ficamos conversando (foi uma conversa sobre a região) com o dono do local.

Ele falou q era guia e levava as pessoas p/ os picos da região. Agradecemos e dissemos q já tinhamos o roteiro e iriamos fazer sozinhos.

Nos despedimos e fomos embora.

 

Na subida para o Pico do Selado pegamos um tempo totalmente fechado, nao dando p/ ver nada se estavamos perto ou não.

Qdo estavamos na trilha eis q passa dois guias com um pessoal vindo do pico.

Perguntei a ele qto tempo eles levaram desde o pico. Sabe o q ele respondeu: nada.

Fez q nem ouviu.

Perguntei de novo e de nada adiantou.

Ele gritava tão alto p/ o grupo somente p/ não responder a minha pergunta.

Deixei passar algumas pessoas e aí perguntei p/ uma garota q prontamente respondeu. Até me disse q o tempo de vez em qdo abria e fechava. Procurou atá ajudar.

Deu p/ notar q a mesma não era a guia.

 

Que impressão vcs acham q eu fiquei desse guia q tava guiando o grupo?

A pior possivel, né.

 

Deu a entender q por não estarmos sendo guiados por ninguém, não deveriamos ter acesso a nenhuma info da região. É mole? Deu uma p. raiva, viu.

 

Fizemos a trilha sem problemas e dias depois qdo estavamos retornando da Serra eis quem passa pela gente: o guia q era dono do bomboniere q encontramos lá no centro de Monte Verde. Lembram?

Estavamos parados descansando em uma pedra e ele passou guiando uma pessoa (isso mesmo, somente 1 pessoa).

 

Passou pela gente como se nem tivesse falado com a gente. Cumprimentamos ele e nem deu bola.

Na hora fiquei sem entender.

 

Será q ele nao reconheceu a gente ou tinha memória fraca?

 

Ou será q ele nem quis falar com a gente porque a pessoa q ele tava guiando poderia imaginar q qqer um faria a trilha sem problemas?

 

Eu cheguei a uma conclusão.

E acho q não foi porque ele nao reconheceu.

 

 

Abcs.

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tudo bem , mas pelo menos em M. Verde o guia é opcional ...

Vou muito pra lá , minha mulher é artista plástica e expõe na Chácara Délia e na Pousada Amore Mio , ás vezes tenho que fazer um " sacrifício " e levar os quadros pra lá , heheh ... . Já fui e voltei por vários caminhos .

 

Tenho muitos amigos em MV , são super camaradas , mas tem os " casca de ferida " tbm , como em qqer lugar .

Tem pousada que inclui no preço - guia pras montanhas , massagista , desconto em bares com música ao vivo , Reboque (a estrada é péssima qdo chove) etc... a diária fica pesada pra caramba , mas tem quem paga e curte , fazer o que ???

 

[]s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Minha primeira viagem internacional de 25 dias e com um guia espanhol que falava pelos cotovelos, me ajudaram a decidir. Guia somente em lugares imprecindíveis, é melhor sair para viajar com informações colhidas nos diverssos sites como este, e de consulados. Com um roteiro pré estabelecido sem data e hora, é bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

E aí pessoal.

 

Como muita gente disse aqui, existem sim guias de boa índole, assim como tem muito picareta.

A alguns anos em Ilhabela falei com um guia do parque chamdo Viny. Quem conhece o Parque, sabe bem de quem estou falando..

Pedi infos sobre os picos de Ilhabela (Baepi e São Sebasatião). Ele me passou todas as dicas: de como chegar, onde tinha agua, como tava a trilha, onde iniciar e etc....

E veja bem, forneceu todas as infos possiveis sem se oferecer como guia p/ me levar.

 

Creio q essa é uma atitude q todo guia deveria ter.

Nao acredito q por ele por estar passando infos de algum lugar, ele vai entregar o seu ganha-pão.

 

Se recusando a passar infos, vc fica com mais raiva ainda e aí é q nem vai pensar em contratá-lo.

Fora a anti-propaganda q a pessoa vai fazer daquele guia, né.

Guias q pensam assim, na minha opinião, tem uma visão muito simplista.

Acham q não fornecendo infos do referido lugar, a pessoa irá contratá-lo. Pelo contário.

 

 

 

Como foi comentado já aqui, também existem lugares onde um guia é imprescendível:

PETAR

No dia 20/05 fui com uma galera p/ o Nucleo Santana (localizado no bairro Alto da Serra em Iporanga.

Pela obrigatoriedade do parque, tivemos q contratar um guia, mas não arrependemos.

 

Ele nos levou na Caverna Agua Suja, no local conhecido com Abismo da Divida Externa. É um local super restrito. Tem algumas passagens, como a do Caracol, onde existe risco de vida, mas com suas indicacoes fizemos sem problemas.

Nao acredito q mesmo sem guia conseguiriamos fazer esse trajeto.

 

 

 

É isso.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...