Olá viajante!
Bora viajar?
Europa - 25 dias - Portugal e Itália - outubro/novembro 2013
- Respostas 29
- Visualizações 5.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Marthinha29 27 posts
-
filipelyrio 1 post
-
Beatriz Bougleux 1 post
b]Inicio[/b]
Há muito tempo vinha alimentando o desejo de conhecer a Itália e consegui realizar este sonho em outubro de 2013. Inclui no roteiro uma passagem por Portugal e para mim foi uma grata surpresa. Agradeço imensamente a todos que de alguma forma contribuíram para que a esta viagem fosse um sucesso.
O roteiro escolhido, foi o seguinte:
12/10 - Partida - SP - Lisboa - avião
21/10 - Lisboa - Veneza - avião
24/10 - Veneza - Florença - Trem
30/10 - Florença - Roma - Trem
07/11 - Roma - SP - Avião
Comprei as passagens via CVC e os trechos internos fiz de trem. Optei por comprar antecipado no site da Trenitália e consegui preços promocionais. Recomendo também a compra dos museus pela internet, pois realmente as filas são imensas e não dá para viajar e perder tempo em fila, não é mesmo.
Hospedagem - Todas as reservas foram efetuadas através do site da Booking.com com a opção de cancelamento gratuito.
Lisboa - Independent Hostel - 6 diárias - café da manhã incluso - 84 euros
Veneza - City of Art of Venice -3 diárias - café da manhã incluso - Total - 83,76 euros
Florença - Hostel Archi Rossi - 6 diárias - café da manhã incluso - Total- 168,00
Roma - Alessandro Palace - 7 diárias - sem café da manhã - Total - 199,22 - O café era 4,00 euros, mas optávamos por tomar no Mc Donalds da estação Termini.
Passeios e passes comprados antecidamente
Palácio Ducale - http://palazzoducale.visitmuve.it - Total - 20,50
Galeria Uffizi - http://www.b-ticket.com - Total - 15 euros
Academia - http://www.b-ticket.com - Total - 15 euros
Museu do Vaticano - http://www.museivaticani.va - 16 euros
Scavi - Tour Secreto do Vaticano - Enviar email para savi@fsp.va e uff.scavi@fabricsp.va, informando o número de pessoas, datas disponíveis, horário e em qual língua se deseja o tour. Tem em Português. Depois é só aguardar o email do vaticano, confirmando se há disponibilidade para a data. O pagamento é feito diretamente lá no Scavi. Reservei com 3 meses de antecedência, pois é muito concorrido este passeio. Total - 12 euros.
Roma Pass - http://www.romapass.it - 34 euros
Trens - comprados pela Trenitália
Veneza - Florença - 19 euros
Florença - Roma - 19,00 euros
Roma - Napoli - 9,00 euros
PORTUGAL
13/10 - SP - Lisboa
Parti no dia 12/10 de Guarulhos - SP rumo a Lisboa. Viajei pela TAP. Considero o serviço satisfatório. Tive a sorte de na ida pegar uma poltrona na janela e bem na frente. Não havia nenhuma poltrona a minha frente e o espaço para esticar as pernas era maior. A configuração do avião era 2- 4 -2. A comida estava boa, porém a programação da TV péssima. Não consegui dormir direito, apenas cochilei. Cheguei a Lisboa as 07:30 h com um tempo maravilhoso me dando as boas vindas.
Estava um pouco tensa com a imigração, pois era a minha primeira vez na Europa e ouvimos tantas coisas, que não há como não se preocupar. Tinha levado uma pasta com toda a documentação (passagens, tickets de museus, passagens de trens e etc), mas o fiscal me deu Bom dia, e ouvi aquele barulho do carimbo no passaporte, que som maravilhoso!!! Sim, eu estava em solo europeu.
Dei uma volta pelo aeroporto que é bem bonito e depois fui retirar as bagagens. O aeroporto é bem sinalizado, mas mesmo assim perguntei a um segurança onde era a área de retirada das bagagens. Desci umas escadas e quando cheguei no local, não tinha a indicação do meu voo. Havia se não me engano 4 esteiras, andei mais um pouco, perguntei novamente e havia um outro local, bem grande também, com mais esteiras. Depois de um tempo de agonia sem fim, minha mala surge sã e salva na esteira. Que alívio!
Peguei as malas e depois de sair da área desembarque, me dirigi ao posto de informações turísticas para comprar o lisboacard , que é um passe de acesso gratuito aos transportes públicos, museus e monumentos. Super recomendo.
Na saída do aeroporto, já avisei o aerobus, que é um ônibus regular que faz a ligação do aeroporto a vários pontos da cidade. O valor da passagem era 3,50 e com o Lisboa Card, ficou 2,00. Detalhe que o Lisboa card não foi ativado neste momento. O motorista apenas viu que eu estava com o Lisboa card na mão e já meu deu o desconto.
Pedi ao motorista para me informar a parada mais próxima a Rua São Pedro de Alcântara. Ele não esboçou ter muita certeza, mas enfim. O trajeto foi super rápido, e em torno de 20 minutos já estava descendo do ônibus, conhecido como autocarro em Portugal. O motorista me indicou o lugar errado e tive que andar um pouco. Chegando na Rua que me daria acesso a Rua do hostel, me deparo com uma subia de matar e ainda mais com mala, sem condições. Neste local é que fica o ascensor da Glória e ele custa nada mais do que 3,60 euros.
Não tive escolha. Paguei o valor e subi no ascensor. O percurso é de 5 minutos, nem isso, mas foi interessante subir no ascensor. É um bonde amarelo, todo estilizado. Os bancos são de madeira e nos remete sem dúvida a algum lugar do passado....Desci do ascensor e já sai na Rua do hostel.
Deixei a bagagem no hostel, me informei como fazia para chegar a Belém e segui para lá. Peguei o elétrico 15E e depois de uns 20 minutos já estava em Belém. Fiquei encantada com o Mosteiro dos Jerônimos. É uma construção belíssima e imponente. Estava tirando várias fotos e de repente a minha câmera deu pau. Fiquei puta da vida. Todas as fotos que eu tirava, aparecia a msg de não disponível depois quando eu ia checar.

Mesmo assim fui visitar o Museu dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a torre de Belém, mas sem fotos. Passei na famosa loja dos Pastéis de Belém. Dei sorte e nem peguei fila. Comprei os pastéis de Belém e me preparei para me deliciar, porém quando dei a primeira mordida, me decepcionei. O doce é gostoso, mas não achei assim surreal como falam.
Retornei ao hostel e a primeira coisa que fiz foi me informar onde poderia comprar uma câmera. A Ana da recepção do hostel me indicou o Armazém do Chiado, e disse que lá tinha uma loja da FNAC. Segui diretamente para a loja e no caminho tive uma grande surpresa, passei pelo Café A Brasileira, que era frequentado por Fernando Pessoa e tem uma estátua dele na frente. Comprei a máquina, dei uma passeada pela região e voltei para o hostel.
Aproveitei para ligar para casa e uma ótima idéia que tive foi de carregar o Skype com créditos, sendo possível ligar para qualquer telefone a um custo bem baixo. Como estava cansada, resolvi comer no hostel mesmo. Eles tem restaurante no hostel e também tem um menu de funcionários bem baratinho. Este menu é a comida dos funcionários, que também pode ser compartilhada com os hóspedes. Valor 5,00 euros.
Como o dia foi bem cansativo, depois do jantar, foi banho e cama.
Custos
Lisboa card - 39, 00 euros
Aerobus - 2, 00 euros
Elétrico Belém - 2, 85 euros
Almoço -6, 85 euros
Elétrico retorno - 2, 85 euros
Jantar no hostel - 5, 00
Editado por Visitante